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Simulado ENEM | FILOSOFIA | ENEM

Simulado ENEM | FILOSOFIA

SIMULADO ENEM | FILOSOFIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo FILOSOFIA que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | FILOSOFIA contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#82533
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 16 - 

O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). 
FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são

  • a) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
  • b) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.
  • c) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
  • d) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
  • e) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente
#82534
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a mãe. Para evitá-la, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que, perambulando pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito, que, insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem até chegar a Tebas, dominada por uma Esfinge. Ele decifrou o enigma da Esfinge, tornou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a mãe que desconhecia. 
Disponível em: http://www.culturabrasil.org. Acesso em: 28 ago. 2010 (adaptado). 
No mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é:

  • a) "Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo." Jean Paul Sartre
  • b) “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser." Santo Agostinho
  • c) "Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte." Arthur Schopenhauer
  • d) "Não me pergunte quem sou eu e não me diga para permanecer o mesmo.” Michel Foucault
  • e) "O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança.” Friedrich Nietzsche
#82535
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Concurso
ENEM
Tipo
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(1,0) 18 - 

A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. Aética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política. CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado) O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como

  • a) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
  • b) mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
  • c) meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
  • d) parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
  • e) aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.
#82536
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Concurso
ENEM
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(1,0) 19 - 

A lei não nasce da natureza, junto das fontes freqüentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999. O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é

  • a) combater ações violentas na guerra entre as nações.
  • b) coagir e servir para refrear a agressividade humana.
  • c) criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.
  • d) estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos
  • e) organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.
#82537
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Concurso
ENEM
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(1,0) 20 - 

O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo. MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Martin Claret, 2009. No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, reflexão sobre a Monarquia e a função do governante. A manutenção da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na

  • a) inércia do julgamento de crimes polêmicos.
  • b) bondade em relação ao comportamento dos mercenários.
  • c) compaixão quanto à condenação de transgressões religiosas.
  • d) neutralidade diante da condenação dos servos.
  • e) conveniência entre o poder tirânico e a moral do príncipe.