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Simulado ENEM | FILOSOFIA | ENEM

Simulado ENEM | FILOSOFIA

SIMULADO ENEM | FILOSOFIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo FILOSOFIA que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | FILOSOFIA contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#82478
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Concurso
ENEM
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(1,0) 1 - 

Todas as coisas são diferenciações de uma mesma coisa e são a mesma coisa. E isto é evidente. Porque se as coisas que são agora neste mundo — terra, água, ar e fogo e as outras coisas que se manifestam neste mundo —, se alguma destas coisas fosse diferente de qualquer outra, diferente em sua natureza própria e se não permanecesse a mesma coisa em suas muitas mudanças e diferenciações, então não poderiam as coisas, de nenhuma maneira, misturar-se umas às outras, nem fazer bem ou mal umas às outras, nem a planta poderia brotar da terra, nem um animal ou qualquer outra coisa vir à existência, se todas as coisas não fossem compostas de modo a serem as mesmas. Todas as coisas nascem, através de diferenciações, de uma mesma coisa, ora em uma forma, ora em outra, retomando sempre a mesma coisa.

DIÓGENES. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1967.

 

O texto descreve argumentos dos primeiros pensadores, denominados pré-socráticos. Para eles, a principal preocupação filosófica era de ordem

  • a) cosmológica, propondo uma explicação racional do mundo fundamentada nos elementos da natureza.
  • b) política, discutindo as formas de organização da pólis ao estabelecer as regras da democracia.
  • c) ética, desenvolvendo uma filosofia dos valores virtuosos que tem a felicidade como o bem maior.
  • d) estética, procurando investigar a aparência dos entes sensíveis.
  • e) hermenêutica, construindo uma explicação unívoca da realidade.
#82479
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Concurso
ENEM
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(1,0) 2 - 

Enquanto o pensamento de Santo Agostinho representa o desenvolvimento de uma filosofia cristã inspirada em Platão, o pensamento de São Tomás reabilita a filosofia de Aristóteles — até então vista sob suspeita pela Igreja —, mostrando ser possível desenvolver uma leitura de Aristóteles compatível com a doutrina cristã. O aristotelismo de São Tomás abriu caminho para o estudo da obra aristotélica e para a legitimação do interesse pelas ciências naturais, um dos principais motivos do interesse por Aristóteles nesse período.

MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

 

A Igreja Católica por muito tempo impediu a divulgação da obra de Aristóteles pelo fato de a obra aristotélica

  • a) valorizar a investigação científica, contrariando certos dogmas religiosos.
  • b) declarara inexistência de Deus, colocando em dúvida toda a moral religiosa.
  • c) criticar a Igreja Católica, instigando a criação de outras instituições religiosas.
  • d) evocar pensamentos de religiões orientais, minando a expansão do cristianismo.
  • e) contribuir para o desenvolvimento de sentimentos antirreligiosos, seguindo sua teoria política.
#82480
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Concurso
ENEM
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(1,0) 3 - 

Não estou mais pensando como costumava pensar. Percebo isso de modo mais acentuado quando estou lendo. Mergulhar num livro, ou num longo artigo, costumava ser fácil. Isso raramente ocorre atualmente. Agora minha atenção começa a divagar depois de duas ou três páginas. Creio que sei o que está acontecendo. Por mais de uma década venho passando mais tempo on-line, procurando e surfando e algumas vezes acrescentando informação à grande biblioteca da internet. A internet tem sido uma dádiva para um escritor como eu. Pesquisas que antes exigiam dias de procura em jornais ou na biblioteca agora podem ser feitas em minutos. Como disse o teórico da comunicação Marshall McLuhan nos anos 60, a mídia não é apenas um canal passivo para o tráfego de informação. Ela fornece a matéria, mas também molda o processo de pensamento. E o que a net parece fazer é pulverizar minha capacidade de concentração e contemplação.

CARR, N. Is Google making us stupid? Disponível em: www.theatlantic.com. Acesso em: 17 fev. 2013 (adaptado).

Em relação à internet, a perspectiva defendida pelo autor ressalta um paradoxo que se caracteriza por

  • a) associar uma experiência superficial à abundância de informações.
  • b) condicionar uma capacidade individual à desorganização da rede.
  • c) agregar uma tendência contemporânea à aceleração do tempo.
  • d) aproximar uma mídia inovadora à passividade da recepção.
  • e) equiparar uma ferramenta digital à tecnologia analógica.
#82481
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
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ENEM
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(1,0) 4 - 

Sentimos que toda satisfação de nossos desejos advinda do mundo assemelha-se à esmola que mantém hoje o mendigo vivo, porém prolonga amanhã a sua fome. A resignação, ao contrário, assemelha-se à fortuna herdada: livra o herdeiro para sempre de todas as preocupações.

SCHOPENHAUER, A. Aforismo para a sabedoria da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

O trecho destaca uma ideia remanescente de uma tradição filosófica ocidental, segundo a qual a felicidade se mostra indissociavelmente ligada à

  • a) consagração de relacionamentos afetivos.
  • b) administração da independência interior.
  • c) fugacidade do conhecimento empírico.
  • d) liberdade de expressão religiosa.
  • e) busca de prazeres efêmeros.
#82482
Banca
INEP
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Filosofia
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ENEM
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(1,0) 5 - 

A justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é dos sistemas de pensamento. Cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode ignorar. Por essa razão, a justiça nega que a perda de liberdade de alguns se justifique por um bem maior partilhado por todos. HAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (adaptado). 
O filósofo afirma que a ideia de justiça atua como um importante fundamento da organização social e aponta como seu elemento de ação e o funcionamento o

  • a) povo.
  • b) Estado.
  • c) governo.
  • d) indivíduo.
  • e) magistrado.
#82483
Banca
INEP
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(1,0) 6 - 

Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana — transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos. “Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá criá-la, mas vai acontecer”, declarou Zavos. “Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebê clonado saudável ao mundo.” 

CONNOR, S. Disponível em: www.independent.co.uk. Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado)


A clonagem humana é um importante assunto de reflexão no campo da bioética que, entre outras questões, dedica-se a

  • a) refletir sobre as relações entre o conhecimento da vida e os valores éticos do homem.
  • b) legitimar o predomínio da espécie humana sobre as demais espécies animais no planeta.
  • c) relativizar, no caso da clonagem humana, o uso dos valores de certo e errado, de bem e mal.
  • d) legalizar, pelo uso das técnicas de clonagem, os processos de reprodução humana e animal.
  • e) fundamentar técnica e economicamente as pesquisas sobre células-tronco para uso em seres humanos.
#82484
Banca
INEP
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Filosofia
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ENEM
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(1,0) 7 - 

Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira. 

VERNANT, J . P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado)


Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:

  • a) Isonomia — igualdade de tratamento aos cidadãos.
  • b) Transparência — acesso às informações governamentais.
  • c) Tripartição — separação entre os poderes políticos estatais.
  • d) Equiparação — igualdade de gênero na participação política.
  • e) Elegibilidade — permissão para candidatura aos cargos públicos.
#82485
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(1,0) 8 - 

Simulado ENEM 6075 FILOSOFIA   QUESTAO 08

Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vínculo entre o seu pensamento político e o humanismo renascentista ao

  • a) valorizar a interferência divina nos acontecimentos definidores do seu tempo. 
  • b) rejeitar a intervenção do acaso nos processos políticos. 
  • c) afirmar a confiança na razão autônoma como fundamento da ação humana. 
  • d) romper com a tradição que valorizava o passado como fonte de aprendizagem.
  • e) redefinir a ação política com base na unidade entre fé e razão. 
#82486
Banca
INEP
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Filosofia
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(1,0) 9 - 

Simulado ENEM 6075 FILOSOFIA   QUESTAO 09

A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança

  • a) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
  • b) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional. 
  • c) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
  • d) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional. 
  • e) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada. 
#82487
Banca
INEP
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(1,0) 10 - 

Simulado ENEM 6075 FILOSOFIA   QUESTAO 10

Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa

  • a) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade. 
  • b) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas. 
  • c) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma. 
  • d) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento. 
  • e) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão.
#82488
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(1,0) 11 - 

Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento. 
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984. 

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre

  • a) fé e misticismo.
  • b) ciência e arte.
  • c) cultura e comércio.
  • d) política e economia.
  • e) astronomia e religião.
#82489
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(1,0) 12 - 

O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as “marchas-à-ré” que a “natureza” nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas. 
GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado). 

O texto trata do aparato técnico-científico e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento

  • a) defina seus proj etos a partir dos interesses coletivos.
  • b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.
  • c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.
  • d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.
  • e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.
#82490
Banca
INEP
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Filosofia
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(1,0) 13 - 

Quando analisamos nossos pensamentos ou ideias, por mais complexos e sublimes que sejam, sempre descobrimos que se resolvem em ideias simples que são cópias de uma sensação ou sentimento anterior. Mesmo as ideias que, à primeira vista, parecem mais afastadas dessa origem mostram, a um exame mais atento, ser derivadas dela.

HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

 

Depreende-se deste excerto da obra de Hume que o conhecimento tem a sua gênese na

  • a) convicção inata.
  • b) dimensão apriorística.
  • c) elaboração do intelecto.
  • d) percepção dos sentidos.
  • e) realidade trascendental.
#82491
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INEP
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(1,0) 14 - 

Jamais deixou de haver sangue, martírio e sacrifício, quando o homem sentiu a necessidade de criar em si uma memória; os mais horrendos sacrifícios e penhores, as mais repugnantes mutilações (as castrações, por exemplo), os mais cruéis rituais, tudo isto tem origem naquele instinto que divisou na dor o mais poderoso auxiliar da memória.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

 

O fragmento evoca uma reflexão sobre a condição humana e a elaboração de um mecanismo distintivo entre homens e animais, marcado pelo(a)

  • a) racionalidade científica.
  • b) determinismo biológico.
  • c) degradação da natureza.
  • d) domínio da contingência.
  • e) consciência da existência.
#82492
Banca
INEP
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Filosofia
Concurso
ENEM
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(1,0) 15 - 

Demócrito julga que a natureza das coisas eternas são pequenas substâncias infinitas, em grande número. E julga que as substâncias são tão pequenas que fogem às nossas percepções. E lhes são inerentes formas de toda espécie, figuras de toda espécie e diferenças em grandeza. Destas, então, engendram-se e combinam-se todos os volumes visíveis e perceptíveis. SIMPLÍCIO. Do Céu (DK 68 a 37). In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (adaptado).

 

A Demócrito atribui-se a origem do conceito de

  • a) porção mínima da matéria, o átomo.
  • b) princípio móvel do universo, a arché.
  • c) qualidade única dos seres, a essência.
  • d) quantidade variante da massa, o corpus.
  • e) substrato constitutivo dos elementos, a physis.