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Simulado ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias | ENEM

Simulado ENEM - Ciências Humanas e suas Tecnologias

📚 Simulado ENEM | INEP | cód.3528

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#39824
Banca
INEP
Matéria
Ciências Humanas e suas Tecnologias (ENEM)
Concurso
ENEM
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(1,0) 1 - 

      A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos, portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados.

                                     RACHELS, J. Os elementos dafilosofia moral. Barueri-SP: Manole, 2006.

 

Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma

  • a) fundamentação científica de viés positivista.
  • b) convenção social de orientação normativa.
  • c) transgressão comportamental religiosa.
  • d) racionalidade de caráter pragmático.
  • e) inclinação de natureza passional.
#39825
Banca
INEP
Matéria
Ciências Humanas e suas Tecnologias (ENEM)
Concurso
ENEM
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(1,0) 2 - 

      Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o lluminismo.

        FORTES, L. R. S. O lluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).

 

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

  • a) modernização da educação escolar.
  • b) atualização da disciplina moral cristã.
  • c) divulgação de costumes aristocráticos.
  • d) socialização do conhecimento científico.
  • e) universalização do princípio da igualdade civil.
#39826
Banca
INEP
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Ciências Humanas e suas Tecnologias (ENEM)
Concurso
ENEM
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(1,0) 3 - 

      A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.

HEGEL, G. W. F. Crítica moderna. In: SOUZA, J. C. (Org.). Os pré-socráticos: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado).

 

O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das coisas” estava representado pelo(a)

  • a) número, que fundamenta a criação dos deuses.
  • b) devir, que simboliza o constante movimento dos objetos.
  • c) água, que expressa a causa material da origem do universo.
  • d) imobilidade, que sustenta a existência do ser atemporal. 
  • e) átomo, que explica o surgimento dos entes.
#39827
Banca
INEP
Matéria
Ciências Humanas e suas Tecnologias (ENEM)
Concurso
ENEM
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(1,0) 4 - 

      Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades, sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a se censurarem. É sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação.

                                                    BRÉHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

 

O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na

  • a)     contemplação da tradição mítica.
  • b) sustentação do método dialético.
  • c) relativização do saber verdadeiro.
  • d) valorização da argumentação retórica.
  • e) investigação dos fundamentos da natureza.
#39828
Banca
INEP
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Concurso
ENEM
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(1,0) 5 - 

      Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991 (adaptado).

 

Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que

  • a) o bem dos indivíduos consiste em cada um perseguir seus interesses.
  • b) o sumo bem é dado pela fé de que os deuses são os portadores da verdade.
  • c) a política é a ciência que precede todas as demais na organização da cidade. 
  • d) a educação visa formar a consciência de cada pessoa para agir corretamente.
  • e) a democracia protege as atividades políticas necessárias para o bem comum.