Processando...

Simulado ENEM | BIOLOGIA | ENEM

Simulado ENEM | BIOLOGIA

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.6043

A melhor forma de estudar é praticando. O simulado ENEM está pronto para você! 📚

 

🔗 Vejam mais simulados ENEM

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Enem
  • 🏛️ Instituição: ENEM
  • 👔 Cargo: Aluno ENEM
  • 📚 Matéria: Biologia
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: INEP
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado ENEM e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões ENEM

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso ENEM


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso ENEM. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre ENEM


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso ENEM.

Ver apostilas para ENEM


📢 Concursos Abertos para ENEM

Veja os concursos abertos da instituição ENEM. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para ENEM


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#81858
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 16 - 

Um gel vaginal poderá ser um recurso para as mulheres na prevenção contra a aids. Esse produto tem como princípio ativo um composto que inibe a transcriptase reversa viral.

 

Essa ação inibidora é importante, pois a referida enzima

  • a) corta a dupla hélice do DNA, produzindo um molde para o RNA viral.
  • b) produz moléculas de DNA viral que vão infectar células sadias.
  • c) polimeriza molécula de DNA, tendo como molde o RNA viral.
  • d) promove a entrada do vírus da aids nos linfócitos T.
  • e) sintetiza os nucleotídeos que compõem o DNA viral.
#81859
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 17 - 

A definição de queimadura é bem ampla, porém, basicamente, é a lesão causada pela ação direta ou indireta produzida pela transferência de calor para o corpo. A sua manifestação varia desde bolhas (flictenas) até formas mais graves, capazes de desencadear respostas sistêmicas proporcionais à gravidade da lesão e sua respectiva extensão. Muitas vezes, os primeiros socorros prestados à vítima, ao invés de ajudar, acabam agravando ainda mais a situação do paciente. 
Disponível em: www.bombeiros-bm.rs.gov.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado). 
Ao se deparar com um indivíduo que sofreu queimadura com formação de flictena, o procedimento de primeiros socorros que deve ser realizado antes de encaminhar o paciente ao hospital é

  • a) colocar gelo sobre a flictena para amenizar o ardor.
  • b) utilizar manteiga para evitar o rompimento da flictena.
  • c) passar creme dental para diminuir a ardência da flictena.
  • d) perfurar a flictena para que a água acumulada seja liberada.
  • e) cobrir a flictena com gazes molhadas para evitar a desidratação.
#81860
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 18 - 

Tanto a febre amarela quanto a dengue são doenças causadas por vírus do grupo dos arbovírus, pertencentes ao gênero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para o vírus causador da dengue. A transmissão de ambas acontece por meio da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas características, hoje somente existe vacina, no Brasil, para a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: Instruções para pessoal de combate ao vetor. Manual de Normas Técnicas. Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 7 ago. 2012 (adaptado).



Esse fato pode ser atribuído à

  • a) maior taxa de mutação do vírus da febre amarela do que do vírus da dengue.
  • b) alta variabilidade antigênica do vírus da dengue em relação ao vírus da febre amarela.
  • c) menor adaptação do vírus da dengue à população humana do que do vírus da febre amarela.
  • d) presença de dois tipos de ácidos nucleicos no vírus da dengue e somente um tipo no vírus da febre amarela.
  • e) baixa capacidade de indução da resposta imunológica pelo vírus da dengue em relação ao da febre amarela.
#81861
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 19 - 

Normalmente, as células do organismo humano realizam a respiração aeróbica, na qual o consumo de uma molécula de glicose gera 38 moléculas de ATP. Contudo, em condições anaeróbicas, o consumo de uma molécula de glicose pelas células é capaz de gerar apenas duas moléculas de ATP.

Simulado ENEM 6043  Biologia QUESTAO  19

Qual curva representa o perfil de consumo de glicose, para manutenção da homeostase de uma célula que inicialmente está em uma condição anaeróbica e é submetida a um aumento gradual da concentração de oxigênio?

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
  • e) 5
#81983
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 20 - 

Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais. 
Nessa situação o sistema excretor dos estudantes 

  • a) aumentou a filtração glomerular.
  • b) produziu maior volume de urina.
  • c) produziu urina com menos ureia.
  • d) produziu urina com maior concentração de sais.
  • e) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.