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Simulado ENEM - Biologia | ENEM

Simulado ENEM - Biologia

OBJETIVOS | Simulado ENEM - Biologia

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado ENEM - Biologia

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado ENEM - Biologia

Este simulado contém questões da banca INEP, para nível Médio do cargo de . Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes ENEM.

*Conteúdo Programático do Simulado ENEM - Biologia.

Moléculas, células e tecidos - Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo.
Divisão celular.
Aspectos bioquí- micos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. Metabolismo energético: fotossíntese e respiração. Codificação da informação genética. Síntese proteica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e vegetais.
Origem e evolução das células. Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante.
Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos.
Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos. Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico.
Biotecnologia e sustentabilidade.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Biologia.

#43015
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 1 - 

Um pesquisador preparou um fragmento do caule de uma flor de margarida para que pudesse ser observado em microscopia óptica. Também preparou um fragmento de pele de rato com a mesma finalidade. Infelizmente, após algum descuido, as amostras foram misturadas.

 

Que estruturas celulares permitiriam a separação das amostras, se reconhecidas?

  • a) Ribossomos e mitocôndrias, ausentes nas células animais.
  • b) Centríolos e lisossomos, organelas muito numerosas nas plantas.
  • c) Envoltório nuclear e nucléolo, característicos das células eucarióticas.
  • d) Lisossomos e peroxissomos, organelas exclusivas de células vegetais.
  • e) Parede celular e cloroplastos, estruturas características de células vegetais.
#43016
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

Em uma floresta existiam duas populações herbívoras que habitavam o mesmo ambiente. A população da espécie X mostrava um grande número de indivíduos, enquanto a população Z era pequena. Ambas tinham hábitos ecológicos semelhantes. Com a intervenção humana, ocorreu fragmentação da floresta em duas porções, o que separou as populações X e Z. Após algum tempo, observou-se que a população X manteve sua taxa populacional, enquanto a população Z aumentou a sua até que ambas passaram a ter, aproximadamente, a mesma quantidade de indivíduos.

 

A relação ecológica entre as espécies X e Z, quando no mesmo ambiente, é de:

  • a) Predação.
  • b) Parasitismo.
  • c) Competição.
  • d) Comensalismo. 
  • e) Protocooperação.
#43017
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

Nem sempre é seguro colocar vírus inteiros numa vacina. Alguns são tão perigosos que os cientistas preferem usar só um de seus genes - aquele que fabrica o antígeno, proteína que é reconhecida pelas células de defesa. Uma dessas vacinas de alta tecnologia é a anti-hepatite B. Um gene do vírus é emendado ao DNA de um fungo inofensivo, que passa, então, a produzir uma substância que é injetada no corpo humano.

Vírus: guerra silenciosa. Superinteressante, n. 143, ago. 1999 (adaptado).

 

A função dessa substância, produzida pelo fungo, no organismo humano é

  • a) neutralizar proteínas virais.
  • b) interromper a ação das toxinas.
  • c) ligar-se ao patógeno já instalado.
  • d) reconhecer substâncias estranhas.
  • e) desencadear a produção de anticorpos.
#43018
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 4 - 

A Caatinga é um ecossistema que se encontra nos lados equatoriais dos desertos quentes, com índices pluviométricos muito baixos. Chove pouco no inverno e as chuvas, quando ocorrem, acontecem no verão. Apresenta plantas semelhantes às das regiões de deserto quente, do tipo xerófitas, como as cactáceas, com adaptações às condições de escassez de água.

SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).

 

Uma característica que permite a sobrevivência dessas plantas, na condição da escassez citada, é a presença de

  • a) caule subterrâneo.
  • b) sistema radicular fasciculado.
  • c) folhas modificadas em espinhos.
  • d) parênquima amilífero desenvolvido.
  • e) limbo foliar desprovido de estômatos.
#43019
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 5 - 

Após a germinação, normalmente, os tomates produzem uma proteína que os faz amolecer depois de colhidos. Os cientistas introduziram, em um tomateiro, um gene antissentido (imagem espelho do gene natural) àquele que codifica a enzima “amolecedora”. O novo gene antissentido bloqueou a síntese da proteína amolecedora.

SIZER, F.; WHITNEY, E. Nutrição: conceitos e controvérsias. Barueri: Manole, 2002 (adaptado).

 

Um benefício ao se obter o tomate transgênico foi o fato de o processo biotecnológico ter

  • a) aumentado a coleção de proteínas que o protegem do apodrecimento, pela produção da proteína antissentido.
  • b) diminuído a necessidade do controle das pragas, pela maior resistência conferida pela nova proteína.
  • c) facilitado a germinação das sementes, pela falta da proteína que o leva a amolecer. 
  • d) substituído a proteína amolecedora por uma invertida, que endurece o tomate.
  • e) prolongado o tempo de vida do tomate, pela falta da proteína que o amolece. 
#43020
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
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Múltipla escolha
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(1,0) 6 - 

Nos ambientes tropicais, os modelos convencionais de produção agrícola têm gerado degradação dos recursos naturais e um manejo cada vez mais caro e trabalhoso. Pela legislação brasileira, os sistemas agroflorestais (SAFs) são sistemas de uso e ocupação do solo em que plantas lenhosas perenes são manejadas em associação com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas, culturas agrícolas e forrageiras em uma mesma unidade de manejo, de acordo com arranjo espacial e temporal, com alta diversidade de espécies e interações entre esses componentes.

Disponível em: www.ambienteduran.eng.br. Acesso em: 4 ago. 2012 (adaptado).

 

Os SAFs são atualmente muito adotados como estratégia de manejo ambiental no Brasil porque

  • a) garantem a produção de plantas exóticas.
  • b) possibilitam a manutenção de monocultura típica.
  • c) aumentam a produção com culturas transgênicas.
  • d) permitem a utilização do solo com culturas diversas. 
  • e) favorecem a adaptação de plantas lenhosas madeireiras.
#43021
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 7 - 

Os indivíduos de uma população de uma pequena cidade, fundada por uma família de europeus, são, frequentemente, frutos de casamentos consanguíneos. Grande parte dos grupos familiares dessa localidade apresenta membros acometidos por uma doença rara, identificada porfraqueza muscular progressiva, com início aos 30 anos de idade. Em famílias com presença dessa doença, quando os pais são saudáveis, somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados. Mas em famílias cujo pai é acometido pela doença e a mãe é portadora do gene, 50% da descendência, independentemente do sexo, é afetada.

 

Considerando as características populacionais, o sexo e a proporção dos indivíduos afetados, qual é o tipo de herança da doença descrita no texto?

  • a) Recessiva, ligada ao cromossomo X.
  • b) Dominante, ligada ao cromossomo X.
  • c) Recessiva, ligada ao cromossomo Y.
  • d) Recessiva autossômica.
  • e) Dominante autossômica.
#43022
Banca
INEP
Matéria
Biologia
Concurso
ENEM
Tipo
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(1,0) 8 - 

Para o consumidor, é praticamente impossível identificar a diferença entre a sacola biodegradável e a comum, feita de polietileno - derivado do petróleo. Alguns governos municipais já exigem que os supermercados ofereçam sacolas biodegradáveis em substituição às sacolas comuns.

Disponível em: http://epocanegocios.globo.com. Acesso em: 1 ago. 2012.

 

A atitude tomada pelos governos municipais deve-se ao(à

  • a) maior resistência que os materiais biodegradáveis apresentam em relação aos comuns.
  • b) escassez das matérias-primas derivadas do petróleo para produção das sacolas comuns.
  • c) custo consideravelmente menor das sacolas biodegradáveis em relação ao das sacolas comuns. 
  • d) maior capacidade de produção das sacolas biodegradáveis, já que as fontes podem ser renováveis.
  • e) rápida decomposição das sacolas biodegradáveis pela ação de bactérias, em comparação às sacolas comuns.