Processando...

Simulado EMSERH | CONCURSO

Simulado EMSERH

SIMULADO EMSERH

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no EMSERH.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da EMSERH que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores EMSERH, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado EMSERH contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no EMSERH.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no EMSERH. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO EMSERH
Para realizar o simulado EMSERH você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado EMSERH você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para EMSERH é aqui!


#182953
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EMSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A Púrpura Trombocitopênica Imune (PTI) caracteriza-se por uma baixa contagem de plaquetas, medula óssea normal, na ausência de outras causas de trombocitopenia. Em relação à PTI, é correto afirmar que:

  • a) a esplenectomia é contraindicada na PTI.
  • b) pacientes com doença assintomática e contagem plaquetária acima de 50.000/mm³ podem ser acompanhados sem nenhum tratamento específico.
  • c) os corticoesteroides não devem ser utilizados na PTI, pois inibem a produção de plaquetas pela medula óssea.
  • d) A esferocitose hereditária é uma doença autoimune associada à PTI em 30 % dos pacientes.
  • e) a PTI não ocorre em mulheres grávidas, pois o aumento das gonadotrofinas coriônicas impede o desenvolvimento da doença.
#182954
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EMSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A biópsia para confirmar a presença e identificar o tipo de câncer de pâncreas é usualmente requerida antes da terapia radioquimioterápica de tumores pancreáticos irressecáveis, ou tratamento neoadjuvante de tumores ressecáveis. A biópsia pancreática deverá ser realizada de uma das seguintes formas:

  • a) biópsia transduodenal guiada por ultrassom endoscópico.
  • b) biópsia com agulha de Vim-Silverman realizada por videolaparoscopia.
  • c) biópsia com agulha de Menghini por via lombar.
  • d) biópsia com agulha Tru-cut posicionada por mini laparotomia.
  • e) biópsia por via endoscópica com cateterismo do ducto de Wirsung e pinça saca-bocado endoscópica.
#182955
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EMSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Paciente do sexo feminino, 39 anos, foi submetida à colecistectomia videolaparoscópica, obtendo alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia. Uma semana após, procura o hospital apresentando dor no quadrante superior direito, distensão abdominal, febre, anorexia, calafrios e hiperbilirrubinemia. Foram realizadas tomografia computadorizada abdominal e ultrassonografia que revelaram coleção líquida no quadrante superior direito. O estado geral da paciente é muito bom após hidratação venosa e analgesia. O cirurgião assistente diagnosticou uma fístula biliar.Aconduta ideal para a paciente é:

  • a) drenagem percutânea da coleção líquida abdominal acompanhada de stent biliar endoscópico.
  • b) lapatotomia imediata com drenagem da via biliar principal com dreno de Kehr.
  • c) laparotomia imediata com sutura do local da fístula e colocação de drenos de Penrose no leito hepático.
  • d) acesso videolaparoscópico com lavagem simples da cavidade abdominal.
  • e) conduta conservadora com hidratação venosa, antibioticoterapia e dieta zero.
#182956
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EMSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A ascite é frequentemente um indicativo de cirrose avançada e está associada a uma taxa de sobrevida de apenas 50% em 2 a 5 anos. O prognóstico das complicações nesses pacientes é sombrio. Em relação à ascite por hipertensão portal, é correto afirmar que:

  • a) pacientes cirróticos com ascite que desenvolvem febre, tensão abdominal, e piora da função hepática não devem ser puncionados, sendo a paracentese abdominal contraindicada.
  • b) na síndrome hepatorrenal por hipertensão portal e acite, o transplante hepático não deve ser realizado, pois piora muito a função renal por baixo débito na artéria renal.
  • c) a derivação peritoniovenosa é um excelente método cirúrgico de tratamento da ascite refratária, pois raramente apresenta infecção, coagulação intravascular e oclusão.
  • d) em ascites refratárias a tratamento clínico, a paracentese abdominal associada à administração de albumina intravenosa e a derivação portossistêmica transjugular intrahepática são condutas adequadas.
  • e) a retenção de sódio pelos rins é um dos mecanismos de desenvolvimento de ascite, logo o objetivo central do tratamento é atingir um balanço de sódio positivo.
#182957
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EMSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O carcinoma anaplásico da tireoide representa menos de 1% das doenças malignas da glândula. É a forma mais agressiva de câncer da tireoide. Apresenta crescimento muito rápido e é mais encontrado em pessoas idosas. Sobre este tipo de tumor tireoidiano é correto afirmar:

  • a) Os tumores anaplásicos da tireoide são indolores, consistência elástica e com presença de calcificações em seu interior.
  • b) O carcinoma anaplásico da tireoide está associado à secreção de um marcador biológico, a calcitonina.
  • c) Apesar de agressivo, o carcinoma anaplásico da tireoide responde bem ao tratamento cirúrgico.
  • d) Habitualmente o carcinoma anaplásico da tire o id e não invade a traqueia, sendo dispensável a traqueostomia.
  • e) A punção aspirativa com agulha fina para estudo diagnóstico é precisa em 90% dos casos.
#182958
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EMSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A síndrome do intestino curto resulta de um comprimento total de intestino delgado que é inadequado para manter a nutrição. Em geral resultam de uma ressecção intestinal maciça. Sobre esta síndrome, é correto afirmar que:

  • a) a ressecção do intestino proximal é pior tolerada do que a ressecção distal, pois a capacidade de adaptação do íleo é menos eficiente que do jejuno.
  • b) inicialmente uma dieta com baixo teor de carboidratos e baixo teor protéico é apropriada para melhorar a absorção nos pacientes com intestino curto.
  • c) apesar da variação individual, a ressecção de até 70% do intestino delgado pode ser tolerada se o íleo terminal e a válvula ileocecal forem preservados.
  • d) a nutrição parenteral total não deve ser iniciada precocemente na síndrome do intestino curto, devendo ser reservada para a fase mais tardia do tratamento.
  • e) o aumento na administração de gordura dietética deve ser realizada com o uso de triglicerídeos de cadeia longa que são melhor absorvidos no estômago.
#182959
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EMSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A doença ulcerosa péptica ainda representa a causa mais frequente de hemorragia gastrointestinal alta, sendo responsável por cerca de 40% de todos os casos. Cerca de 10% a 15% dos pacientes com doença ulcerosa péptica desenvolvem sangramento em algum momento de sua doença. Na abordagem cirúrgica da úlcera duodenal sangrante, é correto afirmar que:

  • a) a via de acesso ao duodeno deve ser através de uma gastrotomia longitudinal para evitar a abertura do duodeno e a prevenção de fístulas duodenais.
  • b) como a maioria dessas lesões se localiza no bulbo duodenal, realiza-se piloroduodenotomia longitudinal na parede anterior.
  • c) a vagotomia troncular com piloroplastia é a cirurgia menos utilizada atualmente para o manejo da úlcera duodenal sangrante.
  • d) a sutura do ponto de sangramento é contraindicada, sendo realizada de modo preferencial a eletrocauterização.
  • e) o fechamento da piloroduodenotomia deve ser feito longitudinalmente, sendo a técnica de Heineke-Mickulicz inadequada.
#182960
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EMSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Paciente do sexo masculino, 34 anos, é recebido no hospital com quadro clínico de hematêmese, melena, e dor em cólica intensa no quadrante superior direito do abdome. O paciente relata que sofreu acidente automobilístico com contusão abdominal três semanas antes do aparecimento dos sintomas. O exame clínico demonstra icterícia 3+/4+, e palidez cutâneo-mucosa. A hipótese diagnóstica do cirurgião assistente é:

  • a) hemoperitônio.
  • b) colangite supurativa aguda.
  • c) hemobilia.
  • d) doença ulcerosa péptica sangrante.
  • e) coleperitônio.
#182961
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EMSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Paciente do sexo masculino, 65 anos, foi recebido no hospital com quadro de pancreatite aguda alcoólica. Ao ser investigado nas 48 iniciais, apresentou os seguintes resultados: Leucócitos - 24.000 mm3, Glicose - 900 mg/100mL, Desidrogenase lática - 1200UI/L, Aspartato transaminase -1000U/100 mL, Cálcio - 6,5 mg/100mL, Hematócrito - 18%, Sequestro líquido para terceiro espaço -16 litros, Déficit de base - 5 mEq/L, PaO2 - 40 mmHg. Segundo os sinais prognósticos de Ranson para a pancreatite aguda, o paciente se apresenta:

  • a) estado moderadamente grave, necessitando de cuidados de terapia intensiva.
  • b) estado grave, porém com possibilidades de boa evolução, com taxa de mortalidade de 9%.
  • c) estado regular com possibilidade de tratamento em enfermaria sem cuidados intensivos.
  • d) estado gravíssimo com a taxa de mortalidade podendo chegar a 90% neste caso.
  • e) estado grave, necessitando de unidade intermediária de cuidados, com taxa de mortalidade de 15%.
#182962
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EMSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Pacientes submetidos a cirurgias de derivação do trânsito colônico com desfuncionalização de segmentos do cólon podem apresentar colite de derivação, cursando com descarga mucosa e sangramento. Em relação ao mecanismo de produção da colite de derivação, é correto afirmar que a(o):

  • a) nutrição das células epiteliais do cólon é principalmente realizada pelos ácidos graxos de cadeia curta produzidos pela fermentação bacteriana na luz do cólon.
  • b) ausência de material fecal no cólon derivado leva à atrofia da mucosa do cólon, com rebaixamento das criptas e perda da capacidade de proteção contra as bactérias da flora colônica.
  • c) uso de antibióticos nas cirurgias de derivação do cólon seleciona a flora intestinal, com proliferação de patógenos que agridem a parede do cólon derivado.
  • d) diminuição da peristalse no cólon derivado leva à estase sanguínea na parede colônica, acarretando sangramento das criptas e produção aumentada de muco.
  • e) presença de fezes impactadas no cólon derivado leva à proliferação bacteriana, com consequente lesão da mucosa colônica por patógenos de superfície.