Simulado Educação Nutricional | CONCURSO
📚 Simulado Educação Nutricional gratuito | cód.19078
Seu futuro começa com uma escolha: treinar de verdade. E o simulado . Concursos Diversos é o primeiro passo! 🏁
🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Educação Nutricional
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões . Concursos Diversos
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso . Concursos Diversos
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.
Ver apostilas para . Concursos Diversos
📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos
Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para . Concursos Diversos
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #224982
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Com relação à educação nutricional, assinale a alternativa correta.
- a) O profissional nutricionista deve ser autoritário, a fim de conseguir a adesão do paciente na resolução dos problemas alimentares.
- b) Enfatiza o processo de mudança das práticas alimentares em curto prazo.
- c) Preocupa-se apenas com a mudança de práticas e o seguimento da dieta.
- d) Constitui atividade privativa do nutricionista.
- e) Não aceita transgressões e estas se tornam motivo de censura, a fim de que os desvios observados não se repitam.
- #224983
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Segundo Boog (1997), “a educação nutricional é um desafio atual, considerada atividade privativa do nutricionista”.
Considere as frases a seguir.
I - As mudanças relativas à alimentação devem ser obtidas mediante o seguimento da dieta.
II - O processo de modificar e melhorar os hábitos alimentares deve ocorrer a médio e longo prazos.
III - Os aspectos de relacionamento profissional/cliente devem ser enfatizados.
É(São) princípio(s) da educação nutricional:
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #224984
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A alimentação saudável deve ser entendida como direito humano, compreendendo um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas, sociais e culturais dos indivíduos, de acordo com as fases do curso da vida e com base em práticas alimentares que assumam os significados sócioculturais dos alimentos. É correto afirmar que a alimentação saudável nas escolas deve ser promovida com base em
- a) ações de educação alimentar e nutricional, desconsiderando os hábitos alimentares, como expressão de manifestações culturais, regionais e nacionais.
- b) estímulo à produção de hortas escolares, objetivando a venda dos alimentos produzidos e arrecadação de recursos para a escola.
- c) estímulo à implantação de boas práticas de manipulação de alimentos nas casas dos estudantes, evitando o fornecimento de serviços de alimentação do ambiente escolar.
- d) promoção comercial no ambiente escolar de alimentos e preparações com altos teores de gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal e incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras.
- e) monitoramento da situação nutricional dos escolares.
- #224985
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em relação às etapas de uma intervenção em alimentação e nutrição voltada para grupos, assinale a alternativa correta.
- a) O diagnóstico possibilita a identificação do problema e de suas possíveis causas, por isso é a etapa seguinte à definição dos objetivos e das prioridades da intervenção.
- b) Os objetivos constituem a diretriz da ação didática e devem descrever precisa e concisamente o que se deseja realizar ou alcançar, de acordo com os interesses políticos e governamentais.
- c) Orienta-se que esse conteúdo programático seja ministrado de forma unificada, independentemente do grau de dificuldade, da duração do encontro e da relação entre os temas.
- d) Definindo-se o diagnóstico e os objetivos, é imprescindível relacionar as informações técnicas necessárias para as mudanças pretendidas, tomando-se o cuidado de evitar abordagens com excesso de conceitos e de dados.
- e) A avaliação é a última etapa da atividade educativa, e visa a verificar se os objetivos previamente determinados foram alcançados.
- #224986
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sobre as diferenças entre educação e orientação nutricional, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Educação Nutricional.
2. Orientação Nutricional.
A. Ênfase na mudança imediata das práticas alimentares e nos resultados obtidos.
B. Ênfase no processo de modificar e melhorar o hábito alimentar a médio e longo prazo.
C. Preocupação com as representações sobre o comer e a comida, com o conhecimento, as atitudes e a valoração da alimentação para a saúde, além da mudança de práticas alimentares.
D. A preocupação precípua é a mudança de práticas e o seguimento da dieta.
E. O objetivo do processo é estabelecido em função de metas definidas pelo profissional, para controle dos processos patológicos.
F. O objetivo do processo é estabelecido em função das necessidades detectadas que são discutidas com o paciente e das perspectivas e esperanças do cliente ou paciente.
G. As mudanças necessárias ao controle das doenças, entre elas as relativas à alimentação, devem ser buscadas em uma perspectiva de integração e de harmonização nos diversos níveis: físico, emocional e intelectual.
H. As mudanças relativas à alimentação devem ser obtidas mediante o seguimento da dieta.
- a) 1C – 1E – 1F – 1H – 2A – 2B – 2D – 2G.
- b) 1A – 1B – 1G – 1H – 2C – 2D – 2E – 2F.
- c) 1A – 1B – 1F – 1G – 2C – 2D – 2E – 2H.
- d) 1B – 1C – 1F – 1G – 2A – 2D – 2E – 2H.
- e) 1B – 1C – 1D – 1E – 2A – 2F – 2G – 2H.
- #224987
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Em relação à educação nutricional, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Ênfase na mudança imediata das práticas alimentares e nos resultados obtidos.
- b) Preocupação com as representações sobre o comer e a comida, com o conhecimento, as atitudes e a valorização da alimentação para a saúde, além da mudança de práticas alimentares.
- c) Busca-se a autonomia do paciente.
- d) As mudanças necessárias ao controle das doenças, entre elas as relativas à alimentação, devem ser buscadas em uma perspectiva de integração e de harmonização nos diversos níveis: físico, emocional e intelectual.
- e) Ênfase nos aspectos do relacionamento entre o profissional e o paciente e na dialogicidade.
- #224988
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Qual é o objetivo principal do nutricionista como educador em alimentação e nutrição?
- a) Praticar ética profissional.
- b) Mudar o comportamento alimentar dos indivíduos quando inadequado a saúde, ou promover a saúde dos indivíduos pela introdução de práticas alimentares saudáveis e adequadas, trabalhando assim a prevenção.
- c) Avaliar a aceitação e efetividade dos programas, principalmente em termos de qualidade e de mudança de comportamento dos educandos.
- d) Selecionar métodos e técnicas do conhecimento da população-alvo, viáveis, dinâmicos, ativos e passíveis de avaliação
- e) Ser um profissional educador impregnado de amorosidade e conhecedor da complexidade humana.
- #224989
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em relação ao Conteúdo Programático inserido no Planejamento de Programas para Educação alimentar, assinale a alternativa correta.
- a) Determina o que deve ser modificado, baseado no diagnóstico.
- b) Verifica se os objetivos do programa foram atingidos ou não.
- c) O que será feito através de um conjunto de métodos e recursos utilizados para que a informação seja absorvida de modo lógico e didaticamente coerente para refletir na educação alimentar.
- d) Determina os assuntos a serem abordados no programa para que as informações orientadas contribuam no sentido de condicionar as mudanças do comportamento alimentar positivamente.
- e) Identifica os problemas a serem solucionados naquela coletividade a que se destina a orientação.
- #224990
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A adoção de um conceito de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) considera aspectos que contemplam sua evolução histórica e política no Brasil. EAN é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, dentro do contexto:
- a) do direito humano à alimentação adequada e seus significados;
- b) da garantia e interações da segurança alimentar e nutricional;
- c) do direito humano à alimentação adequada e da garantia da segurança alimentar e nutricional;
- d) da abordagem de recursos educacionais problematizadores do sistema alimentar;
- e) das etapas do sistema alimentar e as interações e significados.
- #224991
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) alia diferentes saberes e práticas para o desenvolvimento de ações que promovem hábitos alimentares saudáveis. Para a realização de tais ações, é necessário definir os seguintes elementos didáticos:
(1) Conteúdos
(2) Método de ensino
(3) Recursos do processo de ensino-aprendizagem
(4) Objetivos
Relacione cada um dos elementos didáticos aos conceitos e princípios que lhes são constituintes.
( ) Humanos, materiais, visuais, auditivos e audiovisuais.
( ) Comportamentos dos educandos.
( ) Atividade, forma de raciocínio, ligação com o indivíduo, fatos e forma de obtenção e comunica- ção dos resultados.
( ) Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais.
A sequência correta é
- a) 2 1 3 4.
- b) 2 1 4 3.
- c) 3 4 1 2.
- d) 3 4 2 1.
- e) 4 3 2 1.