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Simulado Educação Nutricional | CONCURSO

Simulado Educação Nutricional

📚 Simulado Educação Nutricional gratuito | cód.19078

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(1,0) 1 - 

Com relação à educação nutricional, assinale a alternativa correta.

  • a) O profissional nutricionista deve ser autoritário, a fim de conseguir a adesão do paciente na resolução dos problemas alimentares.
  • b) Enfatiza o processo de mudança das práticas alimentares em curto prazo.
  • c) Preocupa-se apenas com a mudança de práticas e o seguimento da dieta.
  • d) Constitui atividade privativa do nutricionista.
  • e) Não aceita transgressões e estas se tornam motivo de censura, a fim de que os desvios observados não se repitam.
#224983
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Educação Nutricional
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(1,0) 2 - 

Segundo Boog (1997), “a educação nutricional é um desafio atual, considerada atividade privativa do nutricionista”.

Considere as frases a seguir.

I - As mudanças relativas à alimentação devem ser obtidas mediante o seguimento da dieta.

II - O processo de modificar e melhorar os hábitos alimentares deve ocorrer a médio e longo prazos.

III - Os aspectos de relacionamento profissional/cliente devem ser enfatizados.

É(São) princípio(s) da educação nutricional:

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#224984
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Educação Nutricional
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(1,0) 3 - 

A alimentação saudável deve ser entendida como direito humano, compreendendo um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas, sociais e culturais dos indivíduos, de acordo com as fases do curso da vida e com base em práticas alimentares que assumam os significados sócioculturais dos alimentos. É correto afirmar que a alimentação saudável nas escolas deve ser promovida com base em

  • a) ações de educação alimentar e nutricional, desconsiderando os hábitos alimentares, como expressão de manifestações culturais, regionais e nacionais.
  • b) estímulo à produção de hortas escolares, objetivando a venda dos alimentos produzidos e arrecadação de recursos para a escola.
  • c) estímulo à implantação de boas práticas de manipulação de alimentos nas casas dos estudantes, evitando o fornecimento de serviços de alimentação do ambiente escolar.
  • d) promoção comercial no ambiente escolar de alimentos e preparações com altos teores de gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal e incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras.
  • e) monitoramento da situação nutricional dos escolares.
#224985
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(1,0) 4 - 

Em relação às etapas de uma intervenção em alimentação e nutrição voltada para grupos, assinale a alternativa correta.

  • a) O diagnóstico possibilita a identificação do problema e de suas possíveis causas, por isso é a etapa seguinte à definição dos objetivos e das prioridades da intervenção.
  • b) Os objetivos constituem a diretriz da ação didática e devem descrever precisa e concisamente o que se deseja realizar ou alcançar, de acordo com os interesses políticos e governamentais.
  • c) Orienta-se que esse conteúdo programático seja ministrado de forma unificada, independentemente do grau de dificuldade, da duração do encontro e da relação entre os temas.
  • d) Definindo-se o diagnóstico e os objetivos, é imprescindível relacionar as informações técnicas necessárias para as mudanças pretendidas, tomando-se o cuidado de evitar abordagens com excesso de conceitos e de dados.
  • e) A avaliação é a última etapa da atividade educativa, e visa a verificar se os objetivos previamente determinados foram alcançados.
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(1,0) 5 - 

Sobre as diferenças entre educação e orientação nutricional, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Educação Nutricional.
2. Orientação Nutricional.

A. Ênfase na mudança imediata das práticas alimentares e nos resultados obtidos.
B. Ênfase no processo de modificar e melhorar o hábito alimentar a médio e longo prazo.
C. Preocupação com as representações sobre o comer e a comida, com o conhecimento, as atitudes e a valoração da alimentação para a saúde, além da mudança de práticas alimentares.
D. A preocupação precípua é a mudança de práticas e o seguimento da dieta.
E. O objetivo do processo é estabelecido em função de metas definidas pelo profissional, para controle dos processos patológicos.
F. O objetivo do processo é estabelecido em função das necessidades detectadas que são discutidas com o paciente e das perspectivas e esperanças do cliente ou paciente.
G. As mudanças necessárias ao controle das doenças, entre elas as relativas à alimentação, devem ser buscadas em uma perspectiva de integração e de harmonização nos diversos níveis: físico, emocional e intelectual.
H. As mudanças relativas à alimentação devem ser obtidas mediante o seguimento da dieta.

  • a) 1C – 1E – 1F – 1H – 2A – 2B – 2D – 2G.
  • b) 1A – 1B – 1G – 1H – 2C – 2D – 2E – 2F.
  • c) 1A – 1B – 1F – 1G – 2C – 2D – 2E – 2H.
  • d) 1B – 1C – 1F – 1G – 2A – 2D – 2E – 2H.
  • e) 1B – 1C – 1D – 1E – 2A – 2F – 2G – 2H.
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(1,0) 6 - 

Em relação à educação nutricional, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Ênfase na mudança imediata das práticas alimentares e nos resultados obtidos.
  • b) Preocupação com as representações sobre o comer e a comida, com o conhecimento, as atitudes e a valorização da alimentação para a saúde, além da mudança de práticas alimentares.
  • c) Busca-se a autonomia do paciente.
  • d) As mudanças necessárias ao controle das doenças, entre elas as relativas à alimentação, devem ser buscadas em uma perspectiva de integração e de harmonização nos diversos níveis: físico, emocional e intelectual.
  • e) Ênfase nos aspectos do relacionamento entre o profissional e o paciente e na dialogicidade.
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(1,0) 7 - 

Qual é o objetivo principal do nutricionista como educador em alimentação e nutrição?

  • a) Praticar ética profissional.
  • b) Mudar o comportamento alimentar dos indivíduos quando inadequado a saúde, ou promover a saúde dos indivíduos pela introdução de práticas alimentares saudáveis e adequadas, trabalhando assim a prevenção.
  • c) Avaliar a aceitação e efetividade dos programas, principalmente em termos de qualidade e de mudança de comportamento dos educandos.
  • d) Selecionar métodos e técnicas do conhecimento da população-alvo, viáveis, dinâmicos, ativos e passíveis de avaliação
  • e) Ser um profissional educador impregnado de amorosidade e conhecedor da complexidade humana.
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(1,0) 8 - 

Em relação ao Conteúdo Programático inserido no Planejamento de Programas para Educação alimentar, assinale a alternativa correta.

  • a) Determina o que deve ser modificado, baseado no diagnóstico.
  • b) Verifica se os objetivos do programa foram atingidos ou não.
  • c) O que será feito através de um conjunto de métodos e recursos utilizados para que a informação seja absorvida de modo lógico e didaticamente coerente para refletir na educação alimentar.
  • d) Determina os assuntos a serem abordados no programa para que as informações orientadas contribuam no sentido de condicionar as mudanças do comportamento alimentar positivamente.
  • e) Identifica os problemas a serem solucionados naquela coletividade a que se destina a orientação.
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(1,0) 9 - 

A adoção de um conceito de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) considera aspectos que contemplam sua evolução histórica e política no Brasil. EAN é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, dentro do contexto:

  • a) do direito humano à alimentação adequada e seus significados;
  • b) da garantia e interações da segurança alimentar e nutricional;
  • c) do direito humano à alimentação adequada e da garantia da segurança alimentar e nutricional;
  • d) da abordagem de recursos educacionais problematizadores do sistema alimentar;
  • e) das etapas do sistema alimentar e as interações e significados.
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(1,0) 10 - 

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) alia diferentes saberes e práticas para o desenvolvimento de ações que promovem hábitos alimentares saudáveis. Para a realização de tais ações, é necessário definir os seguintes elementos didáticos:

(1) Conteúdos

(2) Método de ensino

(3) Recursos do processo de ensino-aprendizagem

(4) Objetivos

Relacione cada um dos elementos didáticos aos conceitos e princípios que lhes são constituintes.

( ) Humanos, materiais, visuais, auditivos e audiovisuais.

( ) Comportamentos dos educandos.

( ) Atividade, forma de raciocínio, ligação com o indivíduo, fatos e forma de obtenção e comunica- ção dos resultados.

( ) Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais.

A sequência correta é

  • a) 2 1 3 4.
  • b) 2 1 4 3.
  • c) 3 4 1 2.
  • d) 3 4 2 1.
  • e) 4 3 2 1.