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Simulado Detran-MA | Analista de Trânsito | CONCURSO

Simulado Detran-MA | Analista de Trânsito

📚 Simulado DETRAN-MA | Analista de Trânsito | cód.7399

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#108362
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Para fins de análise econômica de duplicação de um trecho de uma determinada rodovia, é necessário que se faça distinção entre os vários tipos de tráfego, uma vez que os benefícios resultantes da implantação do projeto de duplicação serão diferentes conforme a ocorrência de cada tipo. O tráfego induzido é aquele

  • a) constituído por viagens criadas pelas obras realizadas no trecho.
  • b) que já utiliza determinado trecho, independentemente da realização ou não do investimento.
  • c) que, por razão das melhorias introduzidas em um trecho, é desviado de outras rotas para o trecho em questão.
  • d) criado por modificações socioeconômicas da região de influência do trecho.
  • e) que já utiliza determinado trecho, adicionando-se as viagens criadas pelas obras realizadas nesse trecho.
#108363
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

Para efeito de análise de capacidade, as rodovias pavimentadas com duas faixas e dois sentidos de tráfego são divididas em duas classes. A Classe I compreende:

I. Rodovias nas quais os motoristas esperam poder trafegar com velocidades relativamente elevadas.

II. Rotas de trabalho diário.

III. Rodovias turísticas e recreacionais, que passam por terreno de topografia acidentada.

IV. Rodovias que servem áreas de desenvolvimento moderado.

Está correto o que consta APENAS em

  • a) II e IV.
  • b) I e IV.
  • c) I e II.
  • d) I e III.
  • e) II e III.
#108364
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 18 - 

Velocidade é, dentre as características essenciais do tráfego, uma das mais complexas para se definir. Assume várias formas, de acordo com o tipo de tempo que é utilizado (em movimento, total etc.) e a base espacial sobre a qual é calculada. Velocidade diretriz é a velocidade

  • a) abaixo da qual trafegam 85% dos veículos.
  • b) média dos veículos de uma determinada via, quando apresenta volumes baixos de tráfego e não há imposição de restrições quanto às suas velocidades, nem por interação veicular nem por regulamentação do trânsito.
  • c) em um trecho de uma via, determinada pela razão do comprimento do trecho pelo tempo médio gasto em percorrê-lo, incluindo o tempo em que, eventualmente, os veículos estejam parados.
  • d) instantânea de um veículo quando passa por um determinado ponto ou seção da via.
  • e) selecionada para fins de projeto, da qual se derivam os valores mínimos de determinadas características físicas diretamente vinculadas à operação e ao movimento dos veículos.
#108365
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

Considere um trecho de rodovia de pista simples, com a seguinte frota:

Simulado Detran-MA | Analista de Trânsito E



Pelo método USACE, adotando-se a taxa de crescimento de 0% ao ano e período de 20 anos, o número “N” é:

  • a) 3,4 × 107
  • b) 1,7 × 107
  • c) 1,7 × 106
  • d) 8,5 × 107
  • e) 1,3 × 105
#108366
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-MA
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 20 - 

Polos geradores de tráfego são empreendimentos que atraem ou produzem grande número de viagens, causando reflexos negativos na circulação viária e em seu entorno imediato, e, em certos casos, prejudicando a acessibilidade de toda a região, além de agravar as condições de segurança de veículos e pedestres.

Qualquer que seja a estruturação formal do roteiro para elaboração de estudos de impacto de polos geradores de tráfego, é importante que sejam desenvolvidos segundo os seguintes planos distintos de análise:

I. Análise dos impactos sobre as vias de acesso e adjacentes ao empreendimento em função das prováveis ocorrências de congestionamentos e de pontos críticos de circulação e segurança viárias, pela redução ou esgotamento de sua capacidade de tráfego e assimetria entre oferta e demanda de vagas de estacionamento.

II. Análise dos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.

III. Análise do projeto arquitetônico do empreendimento no que diz respeito às características geométricas e de localização dos acessos, vias internas de circulação, raios horizontais e declividades em rampas e acessos, bem como ao dimensionamento, arranjo funcional e suficiência das vagas de estacionamento e de carga e descarga de veículos, entre outros aspectos.

Está correto o que se afirma em

  • a) I e III, apenas.
  • b) III, apenas.
  • c) II, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) I, II e III.