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Simulado Cultura e sociedade | CONCURSO

Simulado Cultura e sociedade

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Este Simulado Cultura e sociedade foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Cultura e sociedade
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Cultura e sociedade

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#245003
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(1,0) 1 - 

Com relação ao método de pesquisa, conforme o Ensaio sobre a Dádiva, de Marcel Mauss, assinale a opção correta.

  • a) A teoria comparada, econômica ou não, pode prescindir do uso do método etnográfico.
  • b) O método comparativo de Marcel Mauss, em consonância com os antievolucionistas, exclui a dimensão histórica.
  • c) A história social é distinguida da sociologia teórica e das conclusões de moral e de prática política e econômica.
  • d) O estudo da circulação de riquezas por meio da dádiva oferece a base de comparação inicial entre diferentes sociedades.
  • e) A origem religiosa da noção de valor econômico é rejeitada por Marcel Mauss.
#245004
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(1,0) 2 - 

A mercadoria, nas sociedades pós-modernas, promove um “domínio sobre as pessoas, exercido em virtude de sua fascinação pelas aparências artificiais tecnicamente produzidas” (HAUG, Wolfgang Fritz (1996) Crítica da Estética da Mercadoria. São Paulo, Unesp, p.67).

Essa reflexão do pensador alemão e crítico da cultura contemporânea Wolfgang Fritz Haug tem sua melhor expressão no conceito de tecnocracia:

  • a) da vitalidade.
  • b) da ciência.
  • c) política.
  • d) da sensualidade.
  • e) da economia.
#245005
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(1,0) 3 - 

Figura como tendência recorrente aos especialistas em conflitos de classe a percepção de que, nos marcos das sociedades contemporâneas, a dimensão econômica, outrora essencial, constitutiva, e dinamizadora das lutas classistas, vem sendo suplantada por uma outra, a qual, embora nem sempre se manifeste de modo explícito, pode ser claramente percebida. Recentemente, Klaus Eder, em uma importante apreciação sistemática da questão, expressou sua aquiescência a tal imperativo, ecoando uma espécie de consenso acerca de referido tópico. Diz ele: “a classe e a ação coletiva podem ser analisadas através de uma perspectiva reconstrutivista. A conexão entre elas nos forçou a introduzir um nível mediador de análise...” Esse nível é a:

  • a) natureza.
  • b) cultura.
  • c) sexualidade.
  • d) saúde.
  • e) apatia.
#245006
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(1,0) 4 - 

Cultura é um dos termos de maior dificuldade de conceituação nas Ciências Sociais. Visto que há uma pluralidade de definições acerca do que seja cultura, é correto afirmar que o conceito de cultura é definido como

  • a) aspectos da sociedade humana que são antes, majoritariamente, herdados do que aprendidos
  • b) aspectos tangíveis, tais como a tecnologia, e intangíveis, tais como as crenças.
  • c) elementos compartilhados apenas por membros cultos da sociedade.
  • d) elementos estáticos que deixam de se modificar ao longo do tempo.
  • e) elementos que impossibilitam a cooperação e a comunicação entre membros de uma sociedade.
#245007
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(1,0) 5 - 

Leia o texto abaixo.

[...] Realizada oficialmente há 84 anos, a Festa do Pau da Bandeira está em processo de tombamento como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que concluiu um relatório a favor. A festa foi oficializada em 1928, em homenagem ao padroeiro da cidade, Santo Antônio. Segundo historiadores, a devoção pelo santo é anterior à fundação de Barbalha, há cerca de 300 anos, mantida pelos moradores da região [...].

Disponível em: http://g1.globo.com/ceara/noti.... Acesso em 30 de março de 2016.

A manifestação cultural descrita acima permite associar que

  • a) a religiosidade brasileira esteve por muito tempo atrelada à vida social e, consequentemente, à formação, em alguns casos, dos núcleos populacionais no Brasil.
  • b) as regiões interioranas do Brasil mantêm aspectos religiosos, ainda que não conservem uma inevitável influência católica com o Estado.
  • c) o Estado colabora com a continuidade de expressões culturais que reafirmem a influência da religião católica.
  • d) os interesses públicos e privados são desvinculados no que concerne às expressões religiosas no país.
  • e) as festividades brasileiras mantêm certa distância dos aspectos religiosos, uma vez que o Estado é laico.
#245008
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(1,0) 6 - 

Apesar da centralidade do Estado na vida política desde a era moderna, as formulações que o conceituam ainda são objeto de atenção em razão das transformações pelas quais o Estado e suas relações com a sociedade civil passam ao longo da história. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • a) A despeito da grande diversidade de conceitos de Estado, o exercício do poder político e da autoridade jurisdicional sobre um território e sua população, em bases soberanas e com vistas ao bem comum do povo, é aspecto essencial ao conceito de Estado.
  • b) Por ser crescentemente limitada e relativizada em um mundo interdependente, a soberania não é mais considerada atributo indispensável para a compreensão, no plano conceitual, da natureza e da atuação do Estado contemporâneo.
  • c) Conceitualmente a sociedade é tributária do Estado, razão pela qual, na atualidade, as instâncias e os instrumentos de representação e participação política da sociedade têm sido elementos constitutivos dos Estados democráticos.
  • d) A crescente porosidade das fronteiras frente aos fluxos transnacionais e os processos de integração política e econômica no plano internacional são fatores que suprimem a territorialidade como dimensão constitutiva do Estado contemporâneo.
  • e) A definição de sociedade civil se fundamenta, tradicionalmente, na diferenciação e contraposição desta ao Estado, o que consagra a natureza apolítica das instituições sociais.
#245009
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(1,0) 7 - 

Sobre ao conceito de Cidadania, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
  • b) Cidadania é o exercício dos direitos sociais, culturais e econômicos estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos.
  • c) Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.
  • d) Teoricamente, a aplicação do conceito de cidadania é imprescindível para que haja uma melhor organização social. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática.
  • e) Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
#245010
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(1,0) 8 - 

Sobre ao conceito de Cidadania, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
  • b) Cidadania é o exercício dos direitos sociais, culturais e econômicos estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos.
  • c) Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.
  • d) Teoricamente, a aplicação do conceito de cidadania é imprescindível para que haja uma melhor organização social. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática.
  • e) Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
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(1,0) 9 - 

Sobre ao conceito de Cidadania, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
  • b) Cidadania é o exercício dos direitos sociais, culturais e econômicos estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos.
  • c) Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.
  • d) Teoricamente, a aplicação do conceito de cidadania é imprescindível para que haja uma melhor organização social. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática.
  • e) Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
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(1,0) 10 - 

Para Antônio Carlos Diegues “Tradição é entendida não como algo imutável, mas como um processo histórico pelo qual elementos da cultura chamada moderna são continuamente reinterpretados e incorporados ao modo de vida” (DIEGUES, 2004, p.23) Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:

  • a) A cultura tradicional deve ser conservada, evitando o contato da mesma com elementos perturbadores
  • b) Por meio dos saberes tradicionais os distintos grupos humanos organizaram suas práticas entre si e com o meio que produziram
  • c) No mundo contemporâneo todos os saberes são considerados de forma horizontal, não havendo hierarquia entre os mesmos
  • d) A adaptabilidade entre tradição e modernidade é sempre harmonioso e natural
  • e) As culturas ditas tradicionais são aquelas sem resiliência