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Simulado Cultura e sociedade | CONCURSO

Simulado Cultura e sociedade

Simulado Cultura e sociedade

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Este Simulado Cultura e sociedade foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Cultura e sociedade
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Cultura e sociedade

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#225104
Banca
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Matéria
Cultura e sociedade
Concurso
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(1,0) 1 - 

A pluralidade cultural consiste na diversidade de culturas e expressões culturais existentes na sociedade. Em diversos países no mundo, cada um possui seus valores, suas culturas e uma forma de ver, entender e agir, formando assim as diferentes aptidões. No Brasil, é possível ver a diversidade existente entre as regiões brasileiras nas manifestações folclóricas, na culinária, na religiosidade, na música, nas festas tradicionais e em outros aspectos. Com base na diversidade cultural, assinale a alternativa correta.

  • a) Ao vivenciar a cultura, o ser humano produz manifestações, como por exemplo, obras de arte (pintura e escultura) e vestuário, que são classificados como cultura imaterial.
  • b) A cultura brasileira reflete os valores unicamente do povo brasileiro.
  • c) A cultura está em transformação permanente, pois é influenciada por novos hábitos e maneiras de pensar que surgem com o desenvolvimento do ser humano e da própria sociedade.
  • d) Uma característica da cultura é o mecanismo adaptativo, onde gerações mais antigas transmitem o conjunto de conhecimentos às gerações seguintes, criando uma continuidade dos costumes naquele grupo.
  • e) A cultura erudita, também conhecida como cultura popular, baseia-se no conjunto de valores relacionados ao comportamento físico dos seres humanos e como eles manifestam os valores culturais de um grupo.
#225105
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Cultura e sociedade
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(1,0) 2 - 

Os Estudos Culturais surgiram na Inglaterra, no final dos anos 1950, através de um grupo que ficou conhecido como Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS). Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as afirmações que seguem sobre os Estudos Culturais.

( ) Os Estudos Culturais configuram-se como um campo de pesquisa com múltiplos objetos, investigando as relações entre cultura, história e sociedade, a partir de um ponto de vista tanto teórico, quanto político.

( ) Os autores britânicos considerados os pais fundadores dos Estudos Culturais são Edward Palmer Thompson, Walter Benjamin e Herbert Marcuse.

( ) Os Estudos Culturais surgiram como contraponto à Escola de Chicago.

( ) O trabalho desenvolvido em torno das questões de gênero, através do feminismo, deu maior visibilidade aos Estudos Culturais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – V – F – F.
  • b) V – F – F – V.
  • c) F – V – V – F.
  • d) V – F – V – V.
  • e) F – F – V – V.
#225106
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(1,0) 3 - 

A Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no seu Art. 26 dispõe: “Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”.
SOBRE o artigo acima, é CORRETO afirmar que:

  • a) Cada escola deverá fazer a sua matriz curricular comum, conforme desejar.
  • b) Na parte diversificada, todas as escolas devem cumprir as mesmas atividades.
  • c) Deve existir uma base nacional comum para todos os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.
  • d) Os currículos devem ser padronizados para todas as escolas.
  • e) As características regionais e locais fazem parte da base nacional comum.
#225107
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(1,0) 4 - 

O conceito de sociedade é fundamental para o estudo das relações que são estabelecidas entre os indivíduos que partilham valores, cultura, território e história. A sua estruturação contribuiu para o desenvolvimento da sociologia como ciência e contou com a contribuição de diversos intelectuais.
(Educa Mais Brasil.)
Sobre as características das sociedades, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Há a presença de uma complexa teia de relações entre os indivíduos. ( ) As interações entre as pessoas de uma sociedade ocorrem, exclusivamente, de forma direta, organizada e consciente. ( ) Os interesses que unem diversas comunidades podem ser localizados na sociedade a que elas fazem parte. ( ) As sociedades podem ser estabelecidas sem que se tenha a delimitação de uma área geográfica.
A sequência está correta em

  • a) F, F, F, F.
  • b) F, V, F, V.
  • c) V, F, V, V.
  • d) V, F, V, F.
  • e) V, V, V, V.
#225108
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(1,0) 5 - 

No atual momento de mundialização do capital, profundas transformações têm ocorrido na sociedade e no mundo do trabalho, com repercussões na cultura organizacional das empresas e nos processos de formação.
Nesse contexto, as atividades do pedagogo na empresa têm como base o desenvolvimento de

  • a) indiferença à organização
  • b) incentivo ao conflito
  • c) cultura de cooperação
  • d) ação inflexível
  • e) demanda sem planejamento
#225109
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(1,0) 6 - 

As Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena na educação básica pública e privada no Brasil. A promulgação dessas leis foi uma resposta à percepção de uma persistente necessidade educacional da sociedade brasileira.
Essa necessidade seria:

  • a) ter maior acesso, por meio de informações acerca das crenças, costumes e comportamentos desses povos, ao conhecimento sobre o passado da nação brasileira;
  • b) criar uma maior aproximação entre o povo brasileiro e os seus parceiros comerciais, de modo a aprofundar as relações diplomáticas por meio de pontes culturais;
  • c) entender, por meio do estudo da formação histórica nacional, de que modo o Brasil conseguiu produzir relações étnico-raciais igualitárias após o período colonial;
  • d) superar as imagens estereotipadas sobre essas populações, que foram tradicionalmente transmitidas pelos antigos paradigmas historiográficos e pela mídia;
  • e) reconhecer a riqueza cultural com que as culturas afro-brasileira e indígenas contribuíram na constituição da cultura brasileira no campo da religião, dança e culinária.
#225110
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(1,0) 7 - 

De acordo com Neira (2014) na Educação Física escolar, o trabalho pedagógico com as práticas corporais objetiva, principalmente, auxiliar as crianças a analisá-las, significá-las e produzi-las, pois, afinal, constituem-se em textos elaborados pela linguagem corporal. A contribuição que isso pode oferecer para o entendimento da sociedade atual consiste, exatamente, na leitura dos significados e na compreensão das representações que os diferentes grupos sociais veiculam através da sua cultura do corpo, bem como na ampliação das possibilidades e formas de expressão corporal das crianças. Desse modo, na perspectiva do autor:

  • a) Aqui se complementam a noção psicológica que explica o movimento como resultado de estímulos neurais, com a concepção cultural, na qual os movimentos são portadores de significados culturais.
  • b) Organizados de forma sistemática, os movimentos configuram as práticas corporais, que nada mais são do que parte de uma cultura pouco prestigiada socialmente.
  • c) Os problemas gerados pela convivência social podem ser identificados na cultura corporal de todas as sociedades. Cada grupo social atribui sentidos e significados diferentes às práticas corporais, portanto não é possível problematizá-las.
  • d) A cultura corporal se constitui em um terreno de conflitos expresso na intencionalidade comunicativa dos gestos que caracterizam as brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas.
  • e) É por meio de suas produções que as pessoas estabelecem uma relação comunicativa com a sociedade. Isso implica o entendimento dos movimentos corporais como práticas ligadas ao lúdico e a o cuidado com o corpo.
#225111
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(1,0) 8 - 

Leia o trecho extraído da Lei n° 11.645/08:

Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

§ 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a _____________________, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

A lacuna se refere ao trecho apresentado pela alternativa:

  • a) Formação da população brasileira.
  • b) Democracia racial brasileira.
  • c) Proposta eugênica brasileira
  • d) Definição eurocêntrica brasileira.
  • e) Distribuição espacial da população brasileira.
#225112
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(1,0) 9 - 

De acordo com os termos do Estatuto Nacional da Igualdade Racial, __________ tem direito a participar de atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer adequadas a seus interesses e condições, de modo a contribuir para o patrimônio cultural de sua comunidade e da sociedade brasileira.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • a) a população negra
  • b) o estrangeiro
  • c) o cidadão
  • d) o brasileiro
  • e) a pessoa de baixa renda
#225113
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(1,0) 10 - 

Sobre os direitos culturais, de acordo com a Constituição Federal Brasileira e a jurisprudência atualizada:
I. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem, por exemplo: os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
II. É constitucional a chamada “cota de tela”, que obriga os cinemas brasileiros a exibir filmes nacionais durante um número mínimo de dias por ano.
III. A “cota de tela” promove intervenção voltada a viabilizar a efetivação do direito à cultura, sem, por outro lado, atingir o núcleo dos direitos à livre iniciativa, à livre concorrência e à propriedade privada, apenas adequando as liberdades econômicas à sua função social.
IV. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, bem como apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

Marque a alternativa CORRETA:

  • a) II e III apenas.
  • b) II, III e IV apenas.
  • c) I, III e IV apenas.
  • d) I, II, III e IV
  • e) I e IV apenas.