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Simulado Cuidados Paliativos e da Vida Diária na Terapia Ocupacional e na Interdisciplinaridade | CONCURSO

Simulado Cuidados Paliativos e da Vida Diária na Terapia Ocupacional e na Interdisciplinaridade

Simulado Cuidados Paliativos e da Vida Diária na Terapia Ocupacional e na Interdisciplinaridade

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Este Simulado Cuidados Paliativos e da Vida Diária na Terapia Ocupacional e na Interdisciplinaridade foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Cuidados Paliativos e da Vida Diária na Terapia Ocupacional e na Interdisciplinaridade
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Cuidados Paliativos e da Vida Diária na Terapia Ocupacional e na Interdisciplinaridade

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#250490
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Cuidados Paliativos e da Vida Diária na Terapia Ocupacional e na Interdisciplinaridade
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(1,0) 1 - 

Sobre o papel do terapeuta ocupacional no cuidado paliativo a idosos, conclui-se que:

  • a) Os idosos com doenças terminais são atendidos nos estágios inicial, intermediário e final da doença.
  • b) O processo de avaliação que precede as intervenções tradicionais, perdem sua validade e significado e consequente razão de ser, para o caso de estágio final da doença.
  • c) Visto o estado emocional do familiar/acompanhante, suas informações acerca do paciente não são fundamentais ao processo terapêutico e devem ser dispensadas.
  • d) A dor no idoso não influencia no limite do seu desempenho funcional psíquico e social, mas sim na sua capacidade cognitiva.
  • e) A abordagem da terapia ocupacional no idoso com dor, será sempre individual.
#250491
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Cuidados Paliativos e da Vida Diária na Terapia Ocupacional e na Interdisciplinaridade
Concurso
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(1,0) 2 - 

Considere as assertivas sobre o papel do Terapeuta Ocupacional no Serviço de Acolhimento Institucional, na Modalidade Abrigo Institucional.

I. Facilita e promove a organização cotidiana, criando e valorizando os momentos de convívio e de trocas relacionais e de afeto.

II. Elabora projetos singulares de vida de forma dialogada, focando as estratégias e as atividades capazes de organizar a vida cotidiana, favorecer o pertencimento familiar e grupal e a adesão em projeto futuro.

III. Desenvolve brincadeiras, jogos e atividades criativas como instrumentos importantes para possibilitar a transformação de relações e de espaços indiferenciados em espaços de acolhimento e de produção de vida.

IV. Elabora a grade de atividades institucionais internas do serviço de acolhimento, ofertando alternativas de âmbito educacional, de lazer e de cultura para os acolhidos.

V. Oferece atenção individualizada, de forma a contribuir para a comunicação, expressão e elaboração de conflitos, lançando mão de atividades lúdicas, artísticas, corporais, verbais, entre outras.

VI. Identifica necessidades inerentes e específicas ao processo de envelhecimento biopsicossocial, favorecendo o uso de capacidades bem como redução e ajustes às limitações e restrições na participação em atividades.

VII. Desenvolve atividades que favoreçam a autonomia e a independência em atividades básicas e instrumentais da vida diária requeridas para manter-se na comunidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I, II, IV, VI e VII.
  • b) I, III, V, VI e VII.
  • c) I, II, III, IV e V.
  • d) II, III, V, VI e VII.
  • e) II, III, IV, V, VI e VII.
#250492
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(1,0) 3 - 

A Terapia Ocupacional é especialmente relevante no que diz respeito à vida cotidiana das pessoas e grupos acompanhados, articulando suas expressões culturais e econômicas. Pesquisas desenvolvidas nesse campo têm contribuído para agregar complexidade à compreensão e ao manejo das atividades cotidianas enquanto operadoras da participação social. Em Terapia Ocupacional, as atividades

  • a) são elementos de desorganização da abordagem profissional e, enquanto tecnologias de mediação sócio-ocupacional, podem desconstruir o processo de reconstituição identidades pessoais e coletivas, que incidem na transformação de percursos e histórias de vida.
  • b) desenvolvidas junto às pessoas ou grupos não representam um fim em si mesmo e são alicerçadas na produção de sentidos e na construção da realidade social considerada em sua diversidade e complexidade.
  • c) auxiliam a desorganização da vida cotidiana familiar, tendo em vista a potencialização dos benefícios de proteção social obtidos.
  • d) estimulam a não participação da população aos acontecimentos locais.
  • e) desvalorizam os saberes, os modos de vida e os laços familiares e de apoio existentes.
#250493
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(1,0) 4 - 

A capacidade funcional e o desempenho ocupacional constituem parâmetros centrais do raciocínio clínico de avaliação e intervenção na Terapia Ocupacional. Em relação ao desempenho ocupacional, é correto afirmar que

  • a) são consideradas áreas de desempenho ocupacional as atividades básicas da vida diária, o grau de comunicação verbal e não verbal nos relacionamentos interpessoais, a capacidade de socialização e o trabalho remunerado.
  • b) ele é mensurado por meio de avaliações funcionais que permitem compreender o que o indivíduo faz em seu dia a dia, como faz e qual o significado destas atividades para ele.
  • c) o terapeuta ocupacional iniciará o projeto terapêutico desenvolvendo as atividades instrumentais da vida diária para aumentar a independência nesta área e posteriormente avançar para áreas de trabalho e lazer.
  • d) nas pessoas com doenças neurodegenerativas, a avaliação funcional se sobrepõe a avaliação do desempenho ocupacional, pois o foco será trabalhar com os componentes do desempenho.
  • e) a independência está associada à capacidade do indivíduo fazer escolhas, tomar decisões, de se auto governar.
#250494
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(1,0) 5 - 

As Atividades de Vida Diária (AVD) e as Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) são tarefas de cuidados pessoais, mobilidade funcional, comunicação funcional, administração doméstica e a vida em comunidade que permitem a um indivíduo atingir a independência pessoal. A avaliação e o treinamento no desempenho dessas importantes tarefas da vida tem sido, há muito, aspectos importantes de programas da Terapia Ocupacional em praticamente todos os tipos de atendimento de saúde.

(Adaptado de: PEDRETTI, L.W. Early. MB. Terapia Ocupacional − Capacidades Práticas para Disfunções Físicas)

O papel do Terapeuta Ocupacional é

  • a) traçar metas a curto, médio e longo prazo de reabilitação, estabelecer uma cartilha de atividades de vida diária para o paciente treinar em seu domicilio e retornar para reavaliações.
  • b) determinar os problemas que interferem na independência, estabelecer objetivos de tratamento e proporcionar treinamento para aumentar a independência.
  • c) estabelecer metas a curto prazo para o paciente, de acordo com suas demandas, sem a necessidade do treino de atividades da vida diária.
  • d) treinar o paciente para a mobilidade em cadeira de rodas e encaminhá-lo para o Serviço de Reabilitação.
  • e) confeccionar a órtese de posicionamento de membro superior quando necessário e encaminhá-lo para a reabilitação.