Simulado CREF - 7ª Região (DF) | CONCURSO
SIMULADO CREF - 7ª REGIÃO (DF)
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CREF - 7ª Região (DF).
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO Este simulado contém questões da CREF - 7ª Região (DF) que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CREF - 7ª Região (DF), portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO O Simulado CREF - 7ª Região (DF) contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CREF - 7ª Região (DF).
RANKING DO SIMULADO Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CREF - 7ª Região (DF). Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO CREF - 7ª Região (DF) Para realizar o simulado CREF - 7ª Região (DF) você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CREF - 7ª Região (DF) você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para CREF - 7ª Região (DF) é aqui!
- #180399
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(1,0) 1 -
Entre as atividades inerentes às rotinas administrativas e financeiras está a de fazer levantamentos de pagamentos e recebimentos, constatar as irregularidades e emitir relatórios parar subsidiar as decisões gerenciais e da chefia. A elaboração de relatórios técnico-gerenciais deve ser cuidadosamente planejada, seguindo algumas etapas básicas (apresentadas a seguir). Identifique a que está incorreta.
- a) Iniciar definindo, com clareza, os objetivos do relatório. Para tanto, é preciso identificar o público a que se destina, preocupar-se com sua utilização e forma de apresentação.
- b) Selecionar as informações relevantes que comporão o relatório. A missão da empresa e seus objetivos sociais e estratégicos são fontes importantes para essa seleção.
- c) Escolher indicadores de desempenho da empresa. Para definir esses indicadores, recomenda-se utilizar alguns critérios básicos, tais como: importância, simplicidade, abrangência, acessibilidade, comparabilidade, estabilidade, baixo custo.
- d) Optar por uma linguagem mais adequada. Não é recomendável utilizar termos técnicos, só entendidos por profissionais da área. O conteúdo é importante, mas a forma também contribui para o melhor entendimento do relatório. Na apresentação dos dados, por exemplo, preferencialmente incluindo gráficos, é primordial se ter um grosso volume, somente com dados analíticos, para uma melhor visão global do desempenho da empresa.
- e) Identificar previamente as pessoas responsáveis pelo levantamento de informações, consolidação e análise dos dados. Deve-se, também, estabelecer quem os fornecerá e qual a periodicidade, formato e como eles deverão estar disponíveis para elaboração do documento.
- #180400
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(1,0) 2 -
Henry Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Ford introduziu conceitos modernos, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos. Estabeleceu, portanto, três princípios pelos quais deve se orientar a produção:
- a) de intensificação; de economicidade; e de produtividade.
- b) de constância do trabalho; de retorno do capital investido; e de efetividade.
- c) de divisão do trabalho; de treinamento e seleção do trabalhador; de coordenação entre as atividades.
- d) de centralização; de cadeias hierárquicas; e de subordinação do interesse individual ao coletivo.
- e) de estabilidade; de cooperação; e de iniciativa.
- #180401
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(1,0) 3 -
A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da instituição têm, entre outras, a finalidade de identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com o intuito de corrigi-los e de evitar suas reincidências. Existem três conceitos inerentes à ideia de controle e avaliação: eficiência, efetividade e eficácia. Alguns aspectos podem prejudicar tais conceitos, como os listados a seguir, exceto:
- a) inadequação no processo de feedback aos profissionais envolvidos nos trabalhos.
- b) sistemas de controle complicados.
- c) frequência constante das informações.
- d) estrutura organizacional inadequada.
- e) incapacidade de recursos humanos.
- #180402
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(1,0) 4 -
A primeira tentativa de definir e estabelecer racionalmente cargos e tarefas aconteceu com a Administração Científica. Nesse aspecto, Frederick Taylor foi o pioneiro. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas.
I. O conceito de eficiência é fundamental para a Administração Científica. A análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do operário. A eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de produção) disponíveis.
II. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou à simplificação dos cargos no intuito de obter o máximo de especialização de cada trabalhador: cada operário ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que deveria ser executada cíclica e repetitivamente para aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefas são desenhados para uma execução automatizada por parte do trabalhador: ele deve fazer e não pensar ou decidir.
III. A Administração Científica baseou-se no conceito de homo economicus, isto é, do homem econômico. Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.
Pode-se afirmar que:
- a) somente I está correta.
- b) somente II está correta.
- c) somente III está correta.
- d) há apenas duas afirmativas corretas.
- e) todas estão corretas.
- #180403
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(1,0) 5 -
Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:
- a) mista.
- b) matricial.
- c) por clientes.
- d) por processos.
- e) territorial.
- #180404
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(1,0) 6 -
“Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais.” Na Departamentalização por produtos ou serviços, o agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Assinale a alternativa que não apresenta uma das vantagens desse tipo de departamentalização.
- a) Propicia a alocação de capital especializado para cada um dos grupos de produtos ou serviços.
- b) É de fácil coordenação, quando do estabelecimento das políticas gerais da empresa, o que resulta na redução dos custos nos vários grupos de produtos ou serviços.
- c) Facilita a utilização máxima da capacitação dos recursos, inclusive os humanos, por meio de seu conhecimento especializado.
- d) Permite maior flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional.
- e) Propicia condições favoráveis para a inovação e a criatividade.
- #180405
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(1,0) 7 -
No desenvolvimento de uma estrutura organizacional, devem-se considerar seus componentes, condicionantes, níveis de influência e níveis de abrangência. São três os componentes da estrutura organizacional: sistema de responsabilidades, sistema de autoridades e sistema de comunicações. A autoridade é o direito estabelecido de se designar o que – e, se necessário, como, por quem, quando e por quanto – deve ser realizado em sua área de responsabilidade na empresa. Sobre autoridade, leia as seguintes afirmativas.
I. A autoridade formal representa a estabelecida pela estrutura hierárquica da empresa, e pode ser delegada pelo superior hierárquico imediato.
II. A autoridade informal é uma espécie de “autoridade adquirida” a qual é desenvolvida por meio de relações informais entre as pessoas da empresa, que o fazem voluntariamente e por deferência à sua posição ou status.
III. A autoridade informal serve para modificar a autoridade formal na determinação do quanto esta terá de aceitação por parte dos vários subordinados nos diferentes níveis hierárquicos da empresa.
Pode-se afirmar que:
- a) somente I está correta.
- b) somente II está correta.
- c) somente III está correta.
- d) há apenas duas afirmativas corretas.
- e) todas estão corretas.
- #180406
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(1,0) 8 -
Administração Federal compreende: a Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios; e a Administração Indireta, que compreende as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas, todas dotadas de personalidade jurídica própria. As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:
- a) planejamento; coordenação; descentralização; orçamento; metodologia.
- b) plano geral e programação financeira; coordenação; descentralização; competência; interesse público.
- c) planejamento; coordenação; descentralização; delegação de competência; controle.
- d) plano geral e programação financeira; coordenação; descentralização; delegação de competência; autonomia.
- e) planejamento; coordenação; supremacia; delegação de competência; interesse público.
- #180407
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(1,0) 9 -
Tendo em vista a Gestão da qualidade – análise de melhoria de processos, considere a proposição I e a razão II a seguir.
I. Um princípio fundamental do método científico e do PDCA é a iteração (repetição), ou seja, uma vez que uma hipótese é confirmada ou negada, a continuidade do ciclo vai ampliar o conhecimento, evitando que os mesmos erros aconteçam novamente.
PORQUE
II. A repetição reforça as melhorias do sistema, aumentando o conhecimento dele sobre o problema existente e ajustando a melhoria contínua para sua resolução. Dessa forma, com o conhecimento melhorado, pode-se optar por refinar ou alterar o estado atual e fazer com que seu executor fique ainda mais próximo da meta que enseja.
Assinale a alternativa correta.
- a) A proposição é verdadeira, mas a razão é falsa.
- b) A proposição é falsa, mas a razão é verdadeira.
- c) A proposição e a razão são falsas.
- d) proposição e a razão são verdadeiras, mas a razão não justifica a proposição.
- e) A proposição e a razão são verdadeiras, e a razão justifica a proposição.
- #180408
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(1,0) 10 -
A administração pública gerencial surgiu em decorrência dos avanços tecnológicos e da necessidade do Estado de competir a níveis de igualdade econômica e social com outros. Sobre ela, leia as seguintes afirmativas. I. É muito focada em descentralizações políticas e administrativas. II. Possui poucos níveis hierárquicos, boa flexibilidade organizacional, controle dos resultados, confiança limitada e uma administração voltada ao atendimento do cidadão. III. Procura adequar as organizações públicas a seu objetivo primário – excelência nos resultados. Também busca manter uma boa identificação com seus usuários e incrementa sua concorrência com mecanismos de quase mercado ou concorrência administrada (Nova Política de Recursos Humanos).
Está correto o que se afirma em:
- a) I e II, somente.
- b) II e III, somente.
- c) I e III, somente.
- d) todas.
- e) nenhuma.