Simulado CORE - SC de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado CORE-SC gratuito | cód.11336
Não deixe a preparação para depois. Treine com o simulado CORE-SC hoje mesmo! ⏱️
🔗 Vejam mais simulados CORE-SC
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado CORE-SC foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: CORE-SC
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado CORE-SC e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões CORE-SC
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso CORE-SC. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre CORE-SC
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso CORE-SC.
📢 Concursos Abertos para CORE-SC
Veja os concursos abertos da instituição CORE-SC. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para CORE-SC
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #167500
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Fundamentando-se no modelo conceitual proposto por Ajzen e Fishbein (1977) e Ajzen (1988), a Escala de Intenções Comportamentais de Compromentimento (EICCO) foi construída, desenvolvida, validada e padronizada tomando o elemento “intenções comportamentais” como um elo que intermedia a relação entre atitude (sentimentos), crenças (cognições) e comportamento propriamente dito e analisa quatro fatores: participação; melhor desempenho e produtividade; empenho extra ou sacrifício adicional; e defesa da organização. (extraído do Livro Medidas do Comportamento Organizacional ferramentas de diagnostico e gestão, de Mirlene Maria Matias Siqueira)
Sobre os fatores citados no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Participação – é composto de fatores relacionados à intenção dos trabalhadores de participar das atividades, das políticas e dos programas da organização da qual fazem parte, de modo a identificar problemas e pontos fracos, bem como fornecer sugestões e resoluções para eles.
II. Melhor desempenho e produtividade – corresponde ao aumento do nível de desempenho e produtividade do funcionário mediante solicitação da organização, bem como sua capacidade de reavaliar as formas de trabalho, modificando-as.
III. Defesa da organização – corresponde à dedicação e ao empenho extra dos funcionários em prol da organização, como respostas às necessidades emergenciais da empresa, bem como à abdicação temporária, ou até mesmo permanente, de benefícios e vantagens.
Está correto o que se afirma somente em:
- a) I.
- b) II.
- c) III.
- d) I e II.
- e) I e III.
- #167501
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Com relação à Educação a Distância (EaD), leia as afirmativas a seguir.
I. A Educação a Distância (EaD) pressupõe um sistema de transmissão e estratégias pedagógicas adequadas às diferentes tecnologias utilizadas.
II. Mesmo apoiada por recursos tecnológicos, a Educação a Distância (EaD) não dá liberdade para os estudantes (tutorandos) criarem novas formas de aprender e entender o conteúdo proposto.
III. A Educação a Distância (EaD) pode se beneficiar com os avanços da internet, na busca por formas mais interativas e cooperadas de aprendizagem, nas quais alunos e professores, ou tutores e tutorandos, estão engajados em tarefas comuns, mesmo que separados espacial ou temporalmente.
Está correto o que se afirma em:
- a) I, somente.
- b) II, somente.
- c) III, somente.
- d) I e III, somente.
- e) todas.
- #167502
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
No que se refere à educação enquanto fenômeno social, considere as afirmativas a seguir.
I. Aprendemos ao longo de nossas vivências sociais.
II. Cabe à educação escolar o aprendizado científico.
III. A educação enquanto fenômeno social manifesta-se durante toda a vida, a todo instante e em todos os espaços.
Está correto o que se afirma em:
- a) I, somente
- b) II, somente
- c) III, somente
- d) II e III, somente
- e) todas.
- #167503
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O ser humano é um ser formado em seu tempo de vivência, portanto, a todo tempo. Tal condição lhe confere o caráter de ser mutável. Em relação à análise das ações e as escolhas do ser humano, analise as afirmativas a seguir.
I. As ações e as escolhas do ser humano só podem ser analisadas fora de seu tempo histórico.
II. As ações e as escolhas do ser humano devem ser analisadas dentro de seu tempo histórico.
III. As ações e as escolhas do ser humano só podem ser analisadas por aqueles que estudam a História.
Está correto o que se afirma somente em:
- a) I.
- b) II.
- c) III.
- d) II e III.
- e) I e III.
- #167504
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A Lei nº 9.394/96 estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto:
- a) igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
- b) desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
- c) liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber
- d) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
- e) consideração com a diversidade étnico-racial.
- #167505
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
As mudanças e as transformações ocorridas no mundo e nas organizações afetaram também os papéis que um gestor de recursos humanos ou gestor de pessoas deve desempenhar na construção de uma organização competitiva. Em relação a tais papéis, leia as afirmativas a seguir.
I. Algoz dos colaboradores para treinar e incentivar as pessoas.
II. Parceiro estratégico para ajudar a alcançar objetivos organizacionais.
III. Especialista administrativo para reduzir custos e aumentar valor.
Está correto o que se afirma somente em:
- a) I.
- b) II.
- c) III.
- d) II e III.
- e) I e III.
- #167506
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O tema da qualidade de vida no trabalho não é uma preocupação exclusiva dos pesquisadores atuais. Na verdade, desde os primórdios da civilização, o homem tem buscado formas de tornar mais amena sua luta pela sobrevivência. A História e a Paleontologia, por exemplo, dão inúmeras provas de que o homem, desde os tempos mais remotos, tem buscado desenvolver artefatos, ferramentas e métodos que possibilitem minimizar os desgastes decorrentes do trabalho e/ou mesmo torná-lo mais prazeroso. (extraído do Livro Qualidade de Vida no Trabalho Abordagens e Fundamentos, de Anderson S. Sant’Anna e Zélia M. Kilimnik)
Acerca dos pilares da qualidade de vida no trabalho, assinale a alternativa incorreta.
- a) Resolução de problemas envolvendo membros da organização em todos os níveis (participação, sugestões, inovações).
- b) Reestruturação da natureza básica do trabalho (enriquecimento de tarefas, redesenho de cargos, rotação de funções, grupos autônomos ou semiautônomos).
- c) Inovação no sistema de recompensas (remunerações financeiras e não financeiras).
- d) A prosperidade financeira, tanto do empregado quanto do empregador, em conformidade com as normas e os métodos da administração científica, de forma que o empregado receba mais do que outros que ocupem a mesma função em outras organizações em razão de sua produtividade.
- e) Melhoria do ambiente de trabalho (clima, cultura, meio ambiente físico, aspectos ergonômicos e assistenciais).
- #167507
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No que se refere à comunicação operacional interna, à operacional externa e à interpessoal, ocorridas na organização, leia as afirmativas a seguir.
I. Comunicação operacional interna – toda forma de comunicação na condução de negócios dentro da empresa é do tipo operacional interna, sendo esta a comunicação que ocorre entre os funcionários para criar, implementar e monitorar o sucesso do plano operacional da empresa.
II. Comunicação operacional externa – é a comunicação relacionada ao trabalho que uma empresa faz com pessoas e grupos fora dela; sendo assim, é a comunicação da empresa com seu público, fornecedores, empresas de serviços, clientes, agências governamentais e a sociedade em geral.
III. Comunicação Interpessoal – é a troca de informações e sentimentos entre seres humanos sempre que se encontram. Embora não seja parte óbvia do planejamento empresarial, a comunicação interpessoal pode ter um efeito significativo no sucesso desse planejamento.
Está correto o que se afirma em:
- a) I, somente.
- b) II, somente.
- c) III, somente.
- d) I e III, somente.
- e) todas.
- #167508
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Em relação à comunicação, leia as afirmativas a seguir.
I. Com a tecnologia digital, emergiu a figura do hipertexto, o qual reúne em uma mesma mensagem a experiência visual, verbal impressa, verbal oral e do movimento em vídeo.
II. Qualquer estudo, proposta ou projeto de comunicação deve, inicialmente, especificar a natureza do emissor, do receptor e do canal, o nível de observação (código) em que se coloca, a constituição dos sinais utilizados e, em seguida, estabelecer a frequência relativa desses sinais num grande número de transmissões.
III. Um ato de comunicação caracteriza-se pela função física exercida, pela natureza do canal utilizado, pela natureza sociométrica dessa comunicação (emissão, recepção, transferência ou difusão e feedback).
Está correto o que se afirma em:
- a) I, somente.
- b) II, somente.
- c) III, somente.
- d) I e III, somente.
- e) todas.
- #167509
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Para sobreviver, a empresa necessita criar mecanismos de informação que lhe capacitem conhecer o ambiente onde atua, o mercado no qual deverá competir e o próprio ambiente interno que congrega sua estrutura. Daí por que a existência de uma empresa está sempre correlacionada à sua necessidade de recepção e/ou emissão de informações para os três sistemas: competitivo, ambiental e organizacional. (extraído do Livro Comunicação nas Organizações: empresas privadas, instituições e setor público, de Glaudêncio Torquarto)
Em relação aos sistemas comentados no texto, analise as afirmativas a seguir.
I. Sistema Competitivo: em que estão insertos os padrões sociais, culturais, políticos e econômicos – ambiente de atuação.
II. Sistema Ambiental: que agrupa a estrutura industrial do ambiente, o relacionamento e os tipos de relações entre a produção e o consumo – ambiente de competição.
III. Sistema Organizacional: que se refere às suas próprias estruturas internas, com objetivos, programas e políticas – ambiente interno da organização.
Está correto o que se afirma em:
- a) I, somente.
- b) II, somente.
- c) III, somente.
- d) I e III, somente.
- e) todas.
- #167510
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A Teoria da Hierarquia das necessidades, apresentada por Maslow, é uma teoria que aborda a questão da motivação humana. Sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Necessidades Fisiológicas são as necessidades básicas de sobrevivência biológica e incluem fome, sede, sono, sexo e outras necessidades corporais.
II. Necessidades de Segurança buscam assegurar a estabilidade das pessoas e incluem segurança, proteção contra ameaça ou perigo físico e emocional.
III. Necessidades Sociais envolvem a necessidade de amor, de pertencimento e de relacionamento humano e incluem afeição, filiação, aceitação social e amizade.
Está correto o que se afirma em:
- a) I, somente.
- b) II, somente.
- c) III, somente.
- d) I e III, somente.
- e) todas.
- #167511
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Referente ao processo de evolução da área de gestão de pessoas do século XX para o século XXI, analise as afirmativas a seguir.
I. No século XX havia uma ênfase no comando e no controle de cima para baixo; já no século XXI, Empowement e liderança de todos.
II. No século XX havia tolerância à ambiguidade e no século XXI há necessidade de certeza.
III. No século XX havia foco na organização como um todo, ou seja, inteira, enquanto no século XXI o foco está no ambiente competitivo.
Está correto o que se afirma em:
- a) I, somente.
- b) II, somente.
- c) III, somente.
- d) I e III, somente.
- e) todas.
- #167512
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
As seguintes afirmativas dizem respeito a métodos de avaliação de desempenho. Assinale a que está incorreta.
- a) Escalas Gráficas – o método consiste num formulário de dupla entrada, no qual as linhas representam os fatores que estão sendo avaliados e as colunas, os graus de avaliação.
- b) Escolha Forçada – consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos mediante a escolha de frases que descrevem seu desempenho individual. O avaliador recebe formulários organizados em blocos de duas ou quatro frases. Em cada bloco, ele deve forçosamente escolher uma ou duas que melhor se aplica(m) ao desempenho do empregado avaliado.
- c) Lista de Verificação – baseado em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados (check-list) a respeito de cada colaborador. Cada um desses fatores de desempenho recebe uma avaliação quantitativa.
- d) Pesquisa de Campo – baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e da função de staff no processo de avaliação de desempenho. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação (staff) e os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos colaboradores.
- e) Avaliação de 360° – baseado em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados (check list) a respeito de cada colaborador. Cada um desses fatores de desempenho recebe uma avaliação qualitativa. Tal método funciona como uma espécie de lembrete para o gerente avaliar as características de produtividade de um colaborador.
- #167513
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Considerando a adaptação das condições de trabalho aos trabalhadores, em relação aos equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo, julgue as afirmativas a seguir com o sendo verdadeira (V) ou falsa (F) assinale a alternativa:
( ) Condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos proporcionando corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador.
( ) Não há obrigatoriedade de o teclado ser independente.
( ) A tela e o teclado precisam ter a garantia do Inmetro e o certificado de aprovação do Ministério da Saúde.
( ) A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais.
( ) O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas.
De acordo com a Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia, a sequência correta é:
- a) V, V, F, V, V.
- b) F, F, V, F, V.
- c) V, F, F, V, V.
- d) V, V, V, V, F.
- e) F, F, F, V, V.
- #167514
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CORE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas, dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Os assentos utilizados nos postos de trabalho, por exemplo, devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto, exceto um. Qual?
- a) Altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida.
- b) Características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento.
- c) Borda frontal arredondada.
- d) Encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.
- e) Selo de Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Inmetro e aprovado pelo Ministério da Saúde.