Processando...

Simulado Concepções teóricas do marxismo | CONCURSO

Simulado Concepções teóricas do marxismo

Simulado Concepções teóricas do marxismo

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Concepções teóricas do marxismo não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Concepções teóricas do marxismo

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Concepções teóricas do marxismo foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Concepções teóricas do marxismo
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Concepções teóricas do marxismo

  1. Todos Simulados Concepções teóricas do marxismo
  2. Simulados
  3. Questões de Simulados

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Concepções teóricas do marxismo e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Concepções teóricas do marxismo

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Concepções teóricas do marxismo, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Concepções teóricas do marxismo

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#236204
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Concepções Teóricas do Marxismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Nos últimos anos, o conceito de Capital Social tem ocupado espaço crescente no debate político, devido à percepção de seus impactos na reformulação das políticas de desenvolvimento. Todos os enunciados abaixo sobre capital social estão corretos, exceto:

  • a) o principal obstáculo à formação do capital social são os comportamentos maximizadores dos indivíduos e a ação egoística dos pequenos grupos, para os quais os custos da participação tornam mais vantajoso transferir para terceiros a ação coletiva para conquista de bens públicos.
  • b) no plano coletivo, o capital social ajudaria a manter a coesão social, pela obediência às normas e leis, pela negociação em situação de conflito e pela prevalência da cooperação sobre a competição, o que resultaria em um estilo de vida baseado na associação espontânea e no acatamento às normas de comportamento cívico, tais como os cuidados com os espaços públicos e os bens comuns.
  • c) o capital social se fundamenta nas relações entre os atores sociais que estabelecem obrigações e expectativas mútuas, que estimulam a confiabilidade nas relações sociais e agilizam o fluxo de informações internas e externas.
  • d) o conceito de capital social admite aplicação ao plano individual, apontando a capacidade de relacionamento do indivíduo, sua rede de contatos sociais baseada em expectativas de reciprocidade e comportamento confiáveis que, no conjunto, melhoram a eficiência individual.
  • e) o Estado desempenha um papel relevante na criação do capital social, já que evidencia-se uma correlação significativa entre o grau de confiança geral, as normas de cooperação prevalecentes na sociedade e o desenvolvimento econômico e social.
#236205
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Concepções Teóricas do Marxismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Acerca da práxis política em nosso país, tal como vem ocorrendo no último quarto de século, é correto afirmar que:

  • a) a despeito de sua discutível quantidade, certo é que as dezenas de partidos políticos ora existentes albergam programas e princípios ideológicos que os tornam claramente identificáveis e inconfundíveis entre si diante dos eleitores.
  • b) uma das principais críticas ao modelo brasileiro refere-se ao elevado custo ético e financeiro de sua manutenção, calcada na distribuição de ministérios, cargos e orçamentos entre os diversos partidos integrantes da coalizão.
  • c) as posições dos partidos no cenário político-eleitoral são claras, assim como é firme e contínuo no tempo o vínculo dos políticos que lhes são filiados.
  • d) a apresentação midiática dos objetivos partidários, para o eleitor, caracteriza-se pelo racionalismo, passando ao largo de apelos emocionais ao imaginário coletivo.
  • e) a vitória conjunta, nas urnas, do candidato ao Poder Executivo e sua coligação partidária, é garantia de uma forte coalizão governamental e, por conseguinte, ensejadora de governabilidade.
#236206
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Concepções Teóricas do Marxismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Sobre o Marxismo, assinale a alternativa correta.

  • a) Não considera a historicidade dos processos sociais e dos conceitos.
  • b) É uma teoria quantitativa importante.
  • c) Enquanto método, propõe a abordagem dialética.
  • d) Apenas os “dados visíveis e identificáveis” são reais, valores e crenças devem ser desprezados como objetos específicos de pesquisa.
  • e) Os dados recolhidos da realidade empírica das estruturas e instituições são suficientes para explicar a realidade social.
#236207
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Concepções Teóricas do Marxismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Cisne (2012) resgata as concepções teóricas sobre gênero a fim de problematizar a atuação do(a) Assistente Social na atualidade. Analise as assertivas abaixo sobre a construção teórica acerca da categoria gênero, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A categoria gênero reflete sobre o corpo da mulher ser suficiente para definí-la como mulher. ( ) O Marxismo é uma perspectiva teórica que propõe uma análise crítica acerca das relações sociais dentro de uma perspectiva de totalidade, sendo assim, essa teoria social não tem contribuições ao estudo do fenômeno do machismo e do feminismo. ( ) O crescimento da corrente denominada feminismo culturalista oferece bases teóricas para o enfrentamento das desigualdades de gênero e fortalece o movimento, pois as desigualdades são culturais e não globais. ( ) As lutas contra as opressões culturais (de raça, etnia, gênero, orientação social, ambiental, etc.) na atualidade são, fundamentalmente, recortes das desigualdades sociais – de classe, ou seja, não são novas questões sociais. ( ) O gênero é compreendido, pois, como uma relação sócio-histórica que remete às relações de poder de caráter transversal, atravessando os limites sociais, as práticas, instituições e subjetividades.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – V – V – V – F.
  • b) F – F – F – V – V.
  • c) F – F – V – V – F.
  • d) V – V – F – F – V.
  • e) F – V – V – F – F.
#236208
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Concepções Teóricas do Marxismo
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Sobre os fundamentos do Serviço Social, assinale a alternativa correta.

  • a) É na relação com a teoria social positivista que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais, orientando‐se por posicionamentos de cunho humanista e técnico-científico.
  • b) A apreensão instrumental da matriz positivista não ofereceu suporte teórico‐metodológico ao Serviço Social.
  • c) A legitimação do Serviço Social, expressa em seu assalariamento e ocupação de um espaço na divisão sociotécnica do trabalho, vai colocar o emergente Serviço Social brasileiro frente à matriz positivista, na perspectiva de ampliar seus referenciais técnicos para a profissão.
  • d) A vertente inspirada na fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica no Serviço Social brasileiro, vai priorizar as concepções de transformação societária e de classes sociais.
  • e) É no âmbito da adoção do marxismo como referência analítica que o Serviço Social brasileiro se apropriará do trabalho com as relações aparentes dos fatos, as abstrações e as relações invariáveis.