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Simulado Colégio Pedro II - Português | CONCURSO

Simulado Colégio Pedro II - Português

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Colégio Pedro II .

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Instituto Acesso, para nível Superior do cargo de Engenheiro Civil. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Colégio Pedro II .

*Conteúdo Programático do Simulado de Português do concurso Colégio Pedro II .

Textualidade: interpretação; recursos estilísticos (ou figuras de linguagem); Coesão e coerência; Norma padrão e variantes linguísticas; Ortografia: uso dos acentos gráficos; Uso do sinal indicativo de crase; Morfologia: classes gramaticais e processos de flexão das palavras; Sintaxe: de regência verbal e nominal; de concordância verbal e nominal; de colocação; Uso dos sinais de pontuação; Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; polissemia (denotação e conotação); Normas técnicas de redação oficial.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português .

#41372
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
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difícil

(1,0) 1 - 

A primeira palavra do trecho “incluindo jardins e varandas" não tem acento, mas se o redator preferisse escrever “incluídos jardins e varandas", ela seria acentuada, porque?

  • a) a vogal I, segunda do hiato, recebe acento quando está sozinha na sílaba e não está seguida de NH.
  • b) adjetivos têm acento, verbos no gerúndio nunca são acentuados.
  • c) hiatos com I só recebem acento nas formas átonas paroxítonas que têm S na sílaba da vogal.
  • d) os acentos agudos das palavras paroxítonas são obrigatórios e evitam ambiguidades.
  • e) todas as palavras paroxítonas são acentuadas em português, exceto os latinismos.
#41373
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 2 - 

A frase inicial do texto (“Daqui a duas semanas começa a versão capixaba da maior mostra de decoração da América Latina: a Casa Cor Espírito Santo 2012.") só tem um sinal interno de pontuação. Mas ela poderia ter sido escrita, corretamente, de outra forma. Qual?

  • a) Daqui a duas semanas, começa a versão capixaba da maior mostra de decoração da América Latina, a Casa Cor Espírito Santo 2012. 
  • b) Daqui a duas semanas começa a versão capixaba, da maior mostra de decoração da América Latina – a Casa Cor, Espírito Santo 2012.
  • c) Daqui a duas semanas começa, a versão capixaba da maior mostra de decoração da América Latina: a Casa Cor; Espírito Santo 2012.
  • d) Daqui a duas semanas começa a versão capixaba da maior mostra de decoração: da América Latina, a Casa Cor Espírito Santo 2012.
  • e) Daqui a duas semanas começa a versão, capixaba, da maior mostra de decoração da América Latina (a Casa Cor Espírito Santo 2012).
#41374
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 3 - 

Considere esta variação do texto: “A exposição oferece aos visitantes mercadorias de qualidade." As alternativas abaixo mostram possibilidades de continuação para essa frase, mas apenas uma emprega formas pronominais corretas na regência da língua padrão. Qual?

  • a) Eles poderão vê-las e comprá-las em ambientes especiais.
  • b) Conhecer-lhes será fácil e agradável para eles.
  • c) Vendem-nas por bom preço e se as entregam a domicílio.
  • d) Oferece-lhes também amplos espaços para desfrutar-lhes.
  • e) Oferecê-las em condições acessíveis pode lhes surpreender.
#41375
Banca
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Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 4 - 

O tema da mostra deste ano é “Moda, Estilo e Tecnologia". Qual das opções abaixo tem palavras que mantêm, na mesma ordem, relação morfossemântica com cada uma delas?

  • a) modismo, estilística e tecnológico. 
  • b) amoldar, estilete, antitecnologia.
  • c) modelo, destilado, tecnocrata.
  • d) modinha, hostilizar, tecnólogo.
  • e) remodelar, estilingue, técnico.
#41376
Banca
Acesso Público
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Português
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Colégio Pedro II
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(1,0) 5 - 

Pelas informações contidas na notícia, o evento Casa Cor traz o espaço Casa Office como novidade, pois:

  • a) até então ele só havia sido apresentado em São Paulo. 
  • b) está prevista uma exposição inédita com profissionais capixabas.
  • c) há muito tempo os capixabas não recebiam uma exposição tão importante.
  • d) representa o que há de mais sofisticado em matéria de ambiente profissional.
  • e) trata-se da maior mostra de decoração da América Latina.
#41377
Banca
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Português
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 6 - 

No trecho “Dizem também que não se apiedava diante das súplicas dos sentenciados à injeção", há dois verbos e duas orações. Observando-se as regras da língua padrão, é correto dizer que o sujeito de cada uma dessas orações é:

  • a)  indeterminado na primeira e está oculto na segunda.
  • b) composto na primeira e simples na segunda.
  • c) indeterminado em ambas.
  • d) simples e está oculto em ambas.
  • e) simples na primeira e indeterminado na segunda.
#41378
Banca
Acesso Público
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Português
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 7 - 

A injeção de vitamina B era recomendada pelo Coronel Ubaldo Osório como:

  • a) método de punição para qualquer infrator. 
  • b) ameaça à tranquilidade de qualquer pessoa.
  • c) pena aplicável a qualquer criança mal-educada.
  • d) remédio infalível contra qualquer mal-estar.
  • e) terapia recomendável para qualquer enfermidade.
#41379
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 8 - 

O texto nos dá elementos para entender que o Coronel Ubaldo Osório era inderrotável porque?

  • a) nunca aceitava modernizar seus hábitos e manias.
  • b) nunca havia perdido uma partida de dominó.
  • c) nunca tinha sido visto ingerindo leite de magnésia.
  • d) sempre evitara encostar o dedo num interruptor.
  • e) sempre procurava concordar com a opinião dos netos.
#41380
Banca
Acesso Público
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Português
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Colégio Pedro II
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(1,0) 9 - 

Os dois parágrafos do texto mostram aspectos da vida do avô do narrador. Em ambos se percebe que o Coronel Ubaldo Osório tinha as seguintes reações em relação à modernidade em geral:

  • a) resistência, rejeição. 
  • b) cansaço, hostilidade.
  • c) curiosidade, surpresa.
  • d) indiferença, pânico.
  • e) repugnância, revanchismo
#41381
Banca
Acesso Público
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Português
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0) 10 - 

A frase “A gente explicava a ele o que era" (linha 04) tem, no contexto, o seguinte significado:

  • a) Nós lhe mostrávamos como a televisão funcionava e como poderia ser útil. 
  • b) A gente contava para ele as coisas que haviam sido exibidas na tevê.
  • c) A gente lhe falava que podia ver muitos programas interessantes na tevê.
  • d) Nós dizíamos a ele que não tivesse medo porque a televisão não dava choque.
  • e) Nós esclarecíamos suas dúvidas sobre o funcionamento da televisão.