Processando...

Simulado Colégio Pedro II - Português | CONCURSO

Simulado Colégio Pedro II - Português

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Colégio Pedro II .

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Instituto Acesso, para nível Superior do cargo de . Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Colégio Pedro II .

*Conteúdo Programático do Simulado de Português do concurso Colégio Pedro II .

Textualidade: interpretação; recursos estilísticos (ou figuras de linguagem); Coesão e coerência; Norma padrão e variantes linguísticas; Ortografia: uso dos acentos gráficos; Uso do sinal indicativo de crase; Morfologia: classes gramaticais e processos de flexão das palavras; Sintaxe: de regência verbal e nominal; de concordância verbal e nominal; de colocação; Uso dos sinais de pontuação; Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; polissemia (denotação e conotação); Normas técnicas de redação oficial.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português .

#41362
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Para mostrar que nem sempre é possível utilizar palavras sinônimas de modo automático, o professor mostrou para os alunos as seguintes frases:

I - O juiz apitou/marcou/indicou a falta contra o meu time.

II – O filme se desenvolve/desenrola/passa numa cidade europeia. 

Assinale a única alternativa em que seria coerente repetir a trinca grifada acima. 

  • a) Não entendemos o que se passava ao redor daquelas pessoas. 
  • b) A irmã da vizinha marcou um encontro com o namorado.
  • c) Essas medidas desenvolverão muito a região em que moro.
  • d) Vou desenrolar as coisas na cozinha e volto em instantes.
  • e) Quando o mestre de bateria apitou, toda a escola parou.
#41363
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

As alternativas abaixo mostram trechos de canções de Caetano Veloso. Assinale a única em que há um exemplo de metáfora:

  • a) Você é meu caminho/meu vinho/ meu vício/ desde o início/ estava você.
  • b) Ela me conta que era atriz e trabalhou no Hair / Com alguns homens foi feliz, com outros foi mulher.
  • c) Será que nunca faremos senão confirmar / A incompetência da América católica?.
  • d) Você traz a Coca-Cola eu tomo / Você bota a mesa, eu como, eu como, eu como.
  • e) Segure o meu pierrô molhado / E vamos embora ladeira abaixo.
#41364
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

A agência de publicidade se orgulhava de ter surgido lá a ideia da propaganda da cerveja que desce redondo, frase em que o adjetivo está empregado como advérbio. A frase pode ser original, mas o fenômeno é comum na língua, como mostra o seguinte exemplo:

  • a) Ficam até tarde na esquina da rua bebendo e falando alto com se fossem donos do luar. 
  • b) Chegou cansado, comeu rapidamente sua comida e foi dormir.
  • c) Esse rapaz precisa ficar atento, pois há muita gente querendo o seu lugar.
  • d) Levantou-se no meio da multidão de manifestantes uma pessoa meio desnorteada.
  • e) Nunca vimos um homem infeliz como ele, que todo dia acordava inchado de tanta bebida.
#41365
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

No início do conto O Homem que sabia Javanês, Lima Barreto utilizou uma frase bastante invertida em sua ordem: “Em uma confeitaria, certa vez, ao meu amigo Castro contava eu as partidas que havia pregado às convicções e às respeitabilidades, para poder viver." Como ficaria a primeira oração se reescrita na ordem direta?

  • a) Eu contava as partidas ao meu amigo Castro em uma confeitaria, certa vez.
  • b) Eu contava ao meu amigo Castro as partidas em uma confeitaria, certa vez.
  • c) Certa vez, eu contava as partidas ao meu amigo Castro em uma confeitaria.
  • d) Certa vez, eu contava ao meu amigo Castro as partidas em uma confeitaria.
  • e) Eu contava, certa vez, ao meu amigo Castro as partidas em uma confeitaria.
#41366
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Nas comunicações oficiais de uma instituição de ensino em cuja hierarquia administrativa o cargo máximo é o de Reitor, uma correspondência a ele enviada deve ter o seguinte endereçamento:

  • a) ao Magnífico Reitor.
  • b) ao Magnânimo Reitor.
  • c) ao Ilustríssimo Dr. Reitor.
  • d) ao Eminente Senhor Reitor.
  • e) ao Estimado Prof. Dr. Reitor.
#41367
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

O funcionário encarregado de fazer as placas encomendadas pelos clientes não sabia as regras de emprego do acento de crase e, por isso, só acertou o texto de uma das placas. Qual delas?

  • a) LOMBADA À FRENTE 
  • b) PÃO À METRO
  • c) ABERTO DE 2ª À 6ª
  • d) PASSEIOS À CAVALO
  • e) VENDEMOS À CRÉDITO
#41368
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

A questão abaixo toma por base dois textos extraídos do Guia do Estudante, da Revista Superinteressante (http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes). 

O Engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. (...) 

O Engenheiro eletricista lida com a geração, a transmissão e a distribuição da energia elétrica. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial. Trabalha também no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em projetos de instalações elétricas. (...) 

No segundo parágrafo, a frase “Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial" mostra duas qualificações do Engenheiro eletricista. Uma das reescrituras propostas abaixo emprega conectivo que compromete o nível informacional da frase original. Assinale-a:

  • a) A despeito de ele estar habilitado a construir sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, pode igualmente aplicá-los. 
  • b) Ele está habilitado tanto a construir como a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial.
  • c) Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas tanto de automação como de controle em linhas de produção industrial.
  • d) Ele está habilitado não só a construir, mas também a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial.
  • e) Além de estar habilitado a construir, ele também está habilitado a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial.
#41369
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

A questão abaixo toma por base dois textos extraídos do Guia do Estudante, da Revista Superinteressante (http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes). 

O Engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. (...) 

O Engenheiro eletricista lida com a geração, a transmissão e a distribuição da energia elétrica. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial. Trabalha também no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em projetos de instalações elétricas. (...) 

Na primeira frase do texto, observa-se que os três verbos têm como complemento a palavra “obras". Uma das reescrituras abaixo transforma esse relacionamento entre os verbos e o substantivo, mas compromete o que estabelecem as regras da língua-padrão. Assinale-a:

  • a) Quanto às obras, o Engenheiro civil deve projetar-lhe, gerenciar-lhe e executar-lhe.
  • b) Quanto às obras, o Engenheiro civil projeta-as, gerencia-as e executa-as.
  • c) Quanto às obras, cabe ao Engenheiro civil projetá-las, gerenciá-las e executá-las.
  • d) Quanto às obras, são os Engenheiros civis que as projetam, gerenciam e executam.
  • e) Quanto às obras, os Engenheiros civis projetam-nas, gerenciam-nas e executam-nas.
#41370
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Uma das frases abaixo contém um desvio quanto à flexão verbal. Qual?

  • a) Quando o professor ver a minha redação, vai gostar muito. 
  • b) A fita métrica diz que eu meço mais do que você.
  • c) Nunca soube explicar como eu cri naquela mentirosa.
  • d) É preciso que apreciemos mais as pequenas coisas da vida.
  • e) Meu avô me disse que estivera naquela casa muitos anos antes.
#41371
Banca
Acesso Público
Matéria
Português
Concurso
Colégio Pedro II
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Considere as seguintes frases, colhidas em locais de lazer e comércio, onde tinham finalidade denotativa:

I – Vamos soltar do ônibus no próximo ponto. 

II – A vendedora colocou balas surtidas no meu pacote. 

III – Aquela menina soa muito no verão. 

IV – Gostei da fragrância desse perfume. 

Palavras parônimas são parecidas quanto à forma ou à pronúncia, embora diferentes quanto à significação. Trocar uma por outra pode gerar confusão ou riso, conforme o caso.

Em quantas das frases acima houve erro no uso de uma palavra?

  • a) I, II e III 
  • b) em nenhuma delas
  • c) todas são corretas
  • d) apenas III e IV
  • e) apenas I e III