Simulado Colégio Pedro II - Engenharia Elétrica | CONCURSO
📚 Simulado Colégio Pedro II | Engenheiro Elétrico | cód.3711
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🧪 Este Simulado Colégio Pedro II foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Colégio Pedro II
- 👔 Cargo: Engenheiro Elétrico
- 📚 Matéria: Engenharia Elétrica
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: Acesso Público
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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📖 Questões Colégio Pedro II
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Questões do concurso Colégio Pedro II
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Concursos abertos para Colégio Pedro II
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- #41412
- Banca
- Acesso Público
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- Engenharia Elétrica
- Concurso
- Colégio Pedro II
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(1,0) 1 -
- a) ponto de entrega
- b) ramal de derivação
- c) ramal de ligação
- d) espera de energia
- e) ramal de entrada
- #41413
- Banca
- Acesso Público
- Matéria
- Engenharia Elétrica
- Concurso
- Colégio Pedro II
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
O dispositivo empregado em uma estação geradora de emergência para alternar o fornecimento de energia de uma carga entre a energia fornecida pela concessionária e a energia produzida pelo grupo gerador é o(a):
- a) chave reversora
- b) chave seccionadora
- c) transformador
- d) disjuntor
- e) alternador
- #41414
- Banca
- Acesso Público
- Matéria
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- Concurso
- Colégio Pedro II
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(1,0) 3 -
- a) à medida que se aproxima de sua velocidade síncrona, o valor da corrente do rotor vai decaindo, ficando praticamente em fase com a tensão do rotor.
- b) se o motor de indução operasse com escorregamento igual a zero, o motor começaria a operar como um gerador.
- c) no momento da partida, o escorregamento do motor vale 1 e a tensão induzida no seu rotor é zero.
- d) o torque do rotor é máximo para o escorregamento igual a 0.
- e) o torque do motor é inversamente proporcional ao quadrado da tensão aplicada em seus terminais.
- #41415
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- Colégio Pedro II
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(1,0) 4 -
- a) transformador de força
- b) chave seccionadora
- c) disjuntor
- d) barramento
- e) transformador de potencial
- #41416
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(1,0) 5 -
Um transformador trifásico de 100 kVA foi submetido aos ensaios em vazio e de curto circuito e foram obtidos os seguintes valores:
I - Perdas no ensaio em vazio: Po = 4 kW
II - Perdas no ensaio em curto circuito: PCC = 10 kW
Este transformador está operando com tensão terminal nominal com 20% de sobrecarga, alimentando uma carga com fator de potência 0,8. Nestas condições de operação o rendimento percentual do transformador é aproximadamente:
- a) 84
- b) 64
- c) 79
- d) 87
- e) 91
- #41417
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(1,0) 6 -
O controle de velocidade de um motor 3? de indução pode ser realizado mediante a variação da sua frequência. Aplicando-se este tipo de controle, o motor pode operar tanto com velocidade acima ou abaixo de sua velocidade nominal. Analisando este tipo de controle, pode-se afirmar que:
- a) para evitar correntes de magnetização excessivas no motor, a tensão de alimentação deve ser reduzida quando o motor opera com velocidades abaixo da nominal.
- b) a velocidade do motor é inversamente proporcional à frequência.
- c) para velocidades abaixo da nominal, a tensão de alimentação deve aumentar para manter-se constante o torque do motor.
- d) o torque do motor é diretamente proporcional à frequencia de alimentação.
- e) para obter-se a frequência variável usa-se um circuito retificador de ponte completa que é conectado aos terminais do motor.
- #41418
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(1,0) 7 -
O circuito utilizado na figura é composto por uma fonte de tensão contínua, uma fonte de corrente controlada por corrente e resistores.
O potencial do nó A, em V, é:
- a) 84/5
- b) 85/10
- c) 85/4
- d) 252/46
- e) 252/23
- #41419
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(1,0) 8 -
O dispositivo da figura é usado para se determinar a temperatura T no interior de uma estufa. O resistor R empregado no dispositivo possui resistência igual a 100 ? a 20 ºC e o seu coeficiente de temperatura para 20 ºC é 4 x 10-3 ºC-1. Para determinar-se o valor de T, a resistência Raj é ajustada até que a leitura do voltímetro seja 0 V, e neste verificou-se que Raj = 8 ?.
Diante do exposto, a temperatura no interior da estufa, em ºC, é:
- a) 395
- b) 167
- c) 177
- d) 355
- e) 375
- #41420
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(1,0) 9 -

Adotando-se a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 , considerando que não há perdas nas engrenagens e que o rendimento do motor é igual a 0,8, a potência do motor, em kW, é:
- a) 25
- b) 1,25
- c) 2,5
- d) 12,5
- e) 32,5
- #41421
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(1,0) 10 -
Um motor universal possui seus terminais de bobina de campo e de induzido acessíveis, conforme apresentado na figura.

De modo a inverter o sentido de rotação do motor em relação ao sentido de rotação da figura, o motor deverá ter seus terminais ligados da forma como apresentado na opção:
- a) terminal positivo de Vdc conectado ao terminal I; terminal II conectado ao terminal IV; terminal III conectado ao terminal negativo de Vdc.
- b) terminal positivo de Vdc conectado ao terminal I; terminal I conectado ao terminal III; terminal negativo de Vdc conectado ao terminal II; terminal II conectado ao terminal IV.
- c) terminal positivo de Vdc conectado ao terminal II; terminal I conectado ao terminal IV; terminal III conectado ao terminal negativo de Vdc.
- d) terminal positivo de Vdc conectado ao terminal IV; terminal negativo de Vdc conectado ao terminal I; terminal II conectado ao terminal III.
- e) terminal positivo de Vdc conectado ao terminal II; terminal negativo de Vdc conectado ao terminal I; terminal I conectado ao terminal III; terminal II conectado ao terminal IV.