Simulado Código Brasileiro de Aeronáutica | CONCURSO
Simulado Código Brasileiro de Aeronáutica
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Este Simulado Código Brasileiro de Aeronáutica foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Código Brasileiro de Aeronáutica
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões Código Brasileiro de Aeronáutica
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #239490
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- Código Brasileiro de Aeronáutica
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(1,0) 1 -
Com relação ao conceito de “aeronavegabilidade” contido no Código Brasileiro de Aeronáutica, é correto afirmar que
- a) refere-se à capacidade que uma aeronave possui de voar.
- b) é a condição de voo atestada pela sua certificação na fábrica, não considerando os componentes integrantes do projeto.
- c) aeronaves experimentais somente serão “aeronavegáveis” se possuírem um processo de fabricação homologado pela Autoridade Aeronáutica.
- d) dispõe de legislação específica, onde está estabelecido que deve ser atribuição da autoridade aeronáutica de cada Estado a responsabilidade pela sua fiscalização.
- e) somente é aplicado por ocasião da fabricação da aeronave/emissão do certificado pela Autoridade Aeronáutica, não estando relacionado à necessidade de manutenção da mesma.
- #239491
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(1,0) 2 -
De acordo com o regulamento RBAC 21, é correto afirmar:
- a) devem ser aprovadas as grandes modificações projetadas no Brasil e no exterior, que serão incorporadas no Brasil a aeronaves com marcas brasileiras, mas não àquelas projetadas no exterior e que se pretende incorporar no exterior em aeronaves com marcas brasileiras.
- b) manuais de Manutenção dos Operadores certificados pelos RBAC 121 ou RBAC 135 e Manuais das Empresas/Organizações de Manutenção, certificadas segundo o RBHA 145, são considerados dados técnicos aprovados.
- c) manuais ou publicações técnicas de fabricantes de componentes ou acessórios, mesmo que não aprovados por autoridade de aviação civil, são considerados dados técnicos aceitáveis.
- d) certos modelos de aeronaves, motores ou hélices de aeronaves, exportados para o Brasil, quando um certificado de tipo brasileiro ainda não era exigido, podem ser elegíveis a uma isenção de emissão de tal certificado.
- e) no processo de aeronavegabilidade continuada e dificuldades em serviço, nem todas as falhas estruturais necessitam ser comunicadas, assim, não é necessário comunicar um dano ou defeito de um elemento estrutural que prejudique a correta operação de sistemas da aeronave.
- #239492
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(1,0) 3 -
De acordo com o regulamento RBAC 43, é correto afirmar:
- a) o RBAC 43 se aplica a qualquer aeronave categoria leve esportiva e registros de reparos ou alterações são requeridos, inclusive para produtos não produzidos, segundo uma aprovação da ANAC.
- b) peças irrecuperáveis podem ser aproveitadas para uso legítimo, desde que não sejam utilizadas para voo. A remoção do número de identificação original pode ser utilizada para prevenir o uso errôneo.
- c) peças de reposição estrangeiras novas, para uso em produtos de projeto de tipo aprovado no Brasil, são elegíveis para instalação se satisfizerem os requisitos do RBAC 21, e, obrigatoriamente, fizerem parte do escopo de um acordo bilateral de aeronavegabilidade entre o país de fabricação e o Brasil.
- d) se o nível das avarias sofridas em uma aeronave, após acidente/incidente aeronáutico ou ocorrência de solo, for tal que todos os trabalhos a serem executados sejam pequenos reparos, a empresa certificada poderá, a seu critério exclusivo, iniciar os reparos, executar os serviços e terá competência para liberar a aeronave para retorno ao voo.
- e) existem vários materiais e peças que são distribuídos como excedentes pelas Forças Armadas ou por fabricantes, usualmente marcados como “recondicionado”, que podem ser utilizados em produtos produzidos, segundo uma aprovação da ANAC, bastando ao operador verificar a sua intercambiabilidade com a peça original.
- #239493
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(1,0) 4 -
Segundo o regulamento RBAC 145, são emitidos certificados com categoria/classe limitada à manutenção de um (ou mais) modelo(s) particular de aeronave, motor, hélice, rádio, instrumento ou acessório, de um particular fabricante, ou de um (ou mais) tipo(s) de serviço especializado de manutenção. Em relação às categorias e classes, correlacione as colunas abaixo e ao final assinale a opção que contenha a sequência correta para a Coluna II.
Coluna I
(1) Categoria Rádio: Classe 1
(2) Categoria Instrumento: Classe 4
(3) Categoria Acessório: Classe 3
(4) Categoria Serviços Especializados: Classe Única
Coluna II – Fontes de estresse
( ) Sistemas amplificadores
( ) Sistemas de entretenimento em voo
( ) Shot peening
( ) Sistemas de interfones
- a) 4, 2, 3, 1.
- b) 2, 1, 4, 3.
- c) 2, 3, 4, 1.
- d) 2, 4, 3, 1.
- e) 4, 1, 2, 3.
- #239494
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(1,0) 5 -
Segundo o regulamento RBAC 145, o manual da organização de manutenção deve incluir, exceto:
- a) descrição das operações da organização de manutenção certificada, incluindo os endereços, descrição geral das instalações, recursos, equipamentos e materiais.
- b) procedimentos para manutenção, manutenção preventiva ou alteração, inclusive para gerenciar o trabalho executado em outra localidade.
- c) plano de implementação de um Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), com descrição dos registros requeridos e o sistema de arquivamento usado.
- d) procedimentos para cumprir com as informações de dificuldade em serviço.
- e) procedimentos de recebimento, acesso, emenda e distribuição de todos os dados de aeronavegabilidade necessários, oriundos da ANAC, do detentor do certificado de tipo ou da organização do projeto de tipo, inclusive as Diretrizes de Aeronavegabilidade.