Processando...

Simulado CODATA | CONCURSO

Simulado CODATA

SIMULADO CODATA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CODATA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CODATA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CODATA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CODATA contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CODATA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CODATA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CODATA
Para realizar o simulado CODATA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CODATA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CODATA é aqui!


#179275
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODATA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A Lei n° 11.638/07, que promoveu alterações na Lei n° 6.404/76, com o objetivo de iniciar o processo de convergência da contabilidade brasileira ao padrão internacional (IFRS), entre muitas mudanças, determinou que a dívida dos contratos de leasing financeiro passasse a figurar no passivo da empresa contratante e que o item integrante do contrato fosse contabilizado no at ivo imobilizado. Esse procedimento exemplifica uma das abordagens mais importantes a serem aplicadas ao processo de registro contábil. Assinale a alternativa que contém essa abordagem.

  • a) Avaliação a Valor Justo.
  • b) Avaliação ao valor presente.
  • c) Aplicação do Impairment test.
  • d) Equilíbrio entre custo e benefício.
  • e) Primazia da essência sobre a forma.
#179276
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODATA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A Contabilidade, de um modo geral, presta-se a dar informações sobre a posição patrimonial de uma empresa. Para tanto, apresenta a posição dos ativos da empresa, dos seus passivos e tambémcomo o seu resultado foi formado num determinado período. Nesse sentido, é importante que as contas que compõem os demonstrativos estejam bem apuradas e analisadas. Marque a opção que indica o conhecimento básico necessário para a boa qualidade da informação contida nas contas contábeis.

  • a) Saber debitar e creditar.
  • b) Apurar os indicadores econômicos.
  • c) Saber agrupar corretamente as contas.
  • d) Apurar mensalmente indicadores financeiros.
  • e) Conhecer a função e o funcionamento das contas.
#179278
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODATA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

As técnicas de análise vertical e de análise horizontal permitem informar, por exemplo, quais são os principais tipos de ativos e como a participação/relevância de cada ativo se alterou nos últimos exercícios. Esse mesmo raciocínio pode ser estendido para os itens do Passivo + Patrimônio Líquido e também para as contas de Resultado. Neste contexto, marque a opção que contém o conjunto de respostas corretas.

  • a) Através da análise vertical, é possível detectar os motivos pelos quais o resultado de uma empresa melhora ou piora de um período para outro.
  • b) As análises vertical e horizontal devem ser empregadas de forma complementar, a fim de obter uma visão mais completa da situação da empresa.
  • c) A análise vertical compara os valores de uma demonstração em determinado exercício social comas demonstrações em exercícios anteriores.
  • d) O objetivo da análise horizontal concentra-se na verificação da estrutura de composição de itens dos demonstrativos e a sua evolução no tempo.
  • e) As análises vertical e horizontal da demonstração do resultado permitem avaliar a participação de cada elemento na formação do lucro ou prejuízo do período.
#179279
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODATA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A Lei n° 11.638/07, que iniciou a convergência ao padrão internacional de contabilidade (IFRS), instituiu a aplicação do teste de impairment no ativo imobilizado. Em linhas gerais, a aplicação desse teste consiste no agrupamento do imobilizado em unidades geradoras de caixa e os fluxos futuros de caixa são trazidos a valor presente, tomando como base a vida útil desses itens do imobilizado. Identifique nas opções abaixo, o procedimento correto a ser adotado, nas diversas situações propostas, para aplicação do impairment test.

  • a) No caso da diferença positiva dos fluxos futuros de caixa trazidos a valor presente em relação ao valor contábil das unidades geradoras de caixa, essa diferença é contabilizada.
  • b) No caso da diferença negativa dos fluxos futuros de caixa trazidos a valor presente em relação ao valor contábil das unidades geradoras de caixa, essa diferença não é contabilizada.
  • c) Só deverá ser contabilizada, a título de impairment test, a diferença negativa entre os fluxos futuros de caixa trazidos a valor presente em relação ao valor contábil das unidades geradoras de caixa.
  • d) No caso de não haver diferença entre os fluxos futuros de caixa trazidos a valor presente em relação ao valor contábil das unidades geradoras de caixa, todo o valor do imobilizado deverá ser baixado.
  • e) No caso de diferença positiva ou negativa entre os fluxos futuros de caixa trazidos a valor presente e as unidades geradoras de caixa, essa diferença necessariamente deverá ser contabilizada a título de impairment test.
#179280
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODATA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Apartir de 2008, coma aplicação da Lei n° 11.638/07, o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis – estabeleceu os pressupostos básicos da contabilidade que, em linhas gerais, são considerados como fundamentais para o entendimento do processo contábil. Identifique, nas opções disponibilizadas abaixo, esses pressupostos básicos.

  • a) Confiabilidade e Materialidade.
  • b) Relevância e Compreensibilidade.
  • c) Relevância e Regime de Competência.
  • d) Regime de Competência e Continuidade.
  • e) Natureza da Informação e Materialidade.
#179284
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODATA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Na mesma linha de outras tantas ciências sociais aplicadas, a Contabilidade também mantém um conjunto de estruturas, como objetivo de atender aos diversos tipos de demandas de informações. Relacione os termos numerados aos seus respectivos conceitos e, em seguida, assinale a opção correta.

I. Contabilidade Fiscal ----------------------------- (a) As informações geradas são utilizadas para a formação do preço de venda, necessário para cobrir os custos e despesas e remunerar o capi tal apl icado no empreendimento.

II. Contabilidade Financeira ou Societária -------- (b) Suas técnicas são necessárias para a exata mensuração dos recursos aplicados na produção dos produtos
vendidos e serviços prestados.

III. Contabilidade Gerencial ----------------------- (c) As informações geradas têm por objetivo atender as exigências do Poder Público em relação a tributação das empresas.

IV. Contabilidade de Custos ----------------------- (d) Sua informação, a priori, é destinada ao público externo à Empresa, e busca orientar investidores e credores ao decidirem onde alocar seus recursos.

  • a) IV-a; II-b; I-c; III-d
  • b) III-a; IV-b; I-c; II-d
  • c) IV-a; III-b; II-c; I-d
  • d) II-a; III-b; IV-c; I-d
  • e) II-a; IV-b; I-c; III-d
#179286
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODATA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A NBC T 16.4 – Transações no Setor Público – Trata dos atos e fatos que promovem alterações no patrimônio das entidades públicas, as quais são objeto de registro contábil e são classificadas em duas naturezas. Identifique, nas opções abaixo, aquela que faz referência à classificação administrativa dessas transações.

  • a) São as que resultem na modificação do orçamento provocado pela sua execução.
  • b) São as que afetam o patrimônio público, em função da sua realização, em decorrência da execução do orçamento.
  • c) Apresentam a movimentação financeira da entidade pública, provocada pelos fundos, programas, projetos etc...
  • d) São originadas de fatos praticados pelos gestores das entidades públicas, provocando alterações no patrimônio da mesma.
  • e) Atos praticados por gestores públicos, com o objetivo de dar cumprimento às metas programadas e o funcionamento das atividades da entidade pública.
#179288
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODATA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

“Até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso. Os recursos legalmente vinculados à finalidade específica, como os fundos especiais, por exemplo, serão utiliizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso”. Esse trecho, que faz referência à programação financeira da execução da despesa pública, está consignado na Lei:

  • a) Complementar n° 101/2000.
  • b) de Diretrizes Orçamentária.
  • c) Federal n° 4.320/1964.
  • d) de Orçamento Anual.
  • e) do Plano Plurianual.
#179291
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODATA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Imediatamente após a promulgação da Lei do Orçamento e com base nos limites nela fixados, o Poder Executivo aprovará um quadro de despesas que cada unidade orçamentária ficará autorizada a utilizar. Esse quadro é conhecido como:

  • a) Quadro anual de despesas.
  • b) Quadro mensal de despesas.
  • c) Quadro trimestral de despesas.
  • d) Quadro bimestral de despesas.
  • e) Quadro semestral de despesas.
#179293
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODATA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

É com a execução das despesas públicas que programas e ações de Governo são realizados e as necessidades da população são atendidas. Tendo como base essa afirmativa, assinale a opção que melhor conceitua “despesa pública”.

  • a) São despesas que contribuemdiretamente para a formação ou aquisição de umbemde capital.
  • b) É aquela paga à margem da lei orçamentária e, portanto, independente de autorização legislativa.
  • c) É aquela cuja realização depende de autorização legislativa, integra o orçamento, e se apresenta fixada e discriminada no orçamento público.
  • d) São gastos fixados na forma da lei orçamentária ou emleis especiais e destinadas à execução, por exemplo, dos serviços públicos e dos aumentos patrimoniais.
  • e) São aquelas que não contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital; na verdade, são gastos realizados pelas instituições públicas para a manutenção e o funcionamento dos seus órgãos.