Simulado CMR de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado CMR-RO gratuito | cód.10658
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🧪 Este Simulado CMR-RO foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: CMR-RO
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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- #155306
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(1,0) 1 -
Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de peças. Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a lenda, um imperador chinês quebrou um espelho, e, ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com os cacos.

De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.
Adaptado de http://www.mundoeducacao.c:om/... temos um exemplo de tangram com 15 peças poligonais construído sobre uma malha quadriculada formada por 64 quadrados, cada um com 1 decímetro de lado.
Observação: os algarismos estão localizados no interior das figuras, de acordo com a legenda a seguir.

Observando o tangram acima, a fração que representa a soma das áreas dos triângulos pequenos em relação à área total da malha quadriculada, que contém 64 quadrados, é igual a
- a) 5/8
- b) 3/4
- c) 15/64
- d) 5/32
- #155307
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(1,0) 2 -
O pedreiro Joaquim vai construir um muro com tijolos de três cores (amarelo, marrom e vermelho), de maneira que dois tijolos que se tocam sempre são de cores diferentes. A figura abaixo está representando uma parte do muro e o modo de distribuição dos tijolos. Para a representação, foram utilizados 22 tijolos. Os preços dos tijolos variam de acordo com a cor: o amarelo custa R$ 5,00 cada; o marrom custa R$ 6,00 cada; e o vermelho, R$ 7,00 cada. Para construir só uma parte do muro com esses 22 tijolos, como mostra a figura, o menor preço que se gastará, equivale a

- a) R$ 139,00
- b) R$ 134,00
- c) R$ 133,00
- d) R$ 130,00
- #155308
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(1,0) 3 -
O aluno Rafael criou a "pirâmide das médias", em que cada número de uma linha é média aritmética dos números que se encontram imediatamente à esquerda e imediatamente à direita na linha inferior, como se pode constatar observando atentamente a representação abaixo. Assim, temos a "pirâmide das médias" construída por Rafael.

O professor ficou muito interessado na criação do aluno Rafael e construiu uma outra pirâmide:

Sabendo que a pirâmide construída pelo professor é uma "pirâmide das médias", o valor do produto de X por Y, onde X e Y representam números naturais, é igual a
- a) 35
- b) 40
- c) 42
- d) 48
- #155309
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(1,0) 4 -
Um latifundiário quer murar um grande terreno utilizando pedras em forma de cubos de 3 metros de aresta. A altura máxima do muro é igual a 6 metros. O muro será construído em formato de pontas, conforme a figura abaixo:

Sabendo que este muro teve um total de 1500 pontas, quantos cubos de 3 metros de aresta foram necessários para construí-lo?
- a) 3000
- b) 3999
- c) 4499
- d) 4500
- #155310
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(1,0) 5 -
Quatro pessoas chamaram o elevador em andares diferentes. Milena foi a primeira a entrar, e o elevador desceu 6 andares, e entrou Lucas. Em seguida, o elevador subiu 8 andares, e entrou Jéssica. Em seguida, o elevador desceu 9 andares, e, por último, entrou Caio. Finalmente o elevador subiu 10 andares e parou no 16° andar. Em que andares entraram Milena e Jéssica, respectivamente?

- a) 13° e 15°
- b) 14° e 16°
- c) 10° e 13°
- d) 6° e 10°
- #155311
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(1,0) 6 -
Michele montou 64 cubinhos, todos com as faces na cor branca e formou um cubo maior. Depois, ela pintou todas as faces do cubo na cor azul. Um dia, ela desmontou o cubo maior e espalhou os 64 cubinhos. A fração que representa a quantidade de cubinhos com todas as faces na cor branca pela quantidade de cubinhos com apenas uma de suas faces pintadas na cor azul, equivale a

- a) 1/8
- b) 1/6
- c) 1/5
- d) 1/3
- #155312
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(1,0) 7 -
Fazendo uma atividade de matemática com cartolina e tesoura, uma professora mandou que todos os seus alunos desenhassem um quadrado e em seguida, o dividissem em quatro retângulos com mesma altura: 2 centímetros, conforme a figura abaixo.

Depois, a professora solicitou que os alunos separassem, com a tesoura, os quatro retângulos, e formassem uma nova figura, representada abaixo.

A professora, então, pediu para que os alunos calculassem a soma dos perímetros do quadrado maior e do quadrado menor dessa nova figura. Sabendo que todos os alunos acertaram a resposta, o valor encontrado por eles, foi igual a
- a) 16 centímetros.
- b) 20 centímetros.
- c) 40 centímetros.
- d) 64 centímetros.
- #155313
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(1,0) 8 -
Felipe tinha quatro objetos - um lápis, um cabo da vassoura, um cano e um pedaço de fio, e queria descobrir a medida de comprimento de cada um deles. Como não tinha nenhum instrumento de medida padronizado, resolveu usar os próprios objetos, um com o outro, como unidade de medida de comprimento. Veja abaixo o que ele descobriu.

''A medida do comprimento do lápis corresponde à oitava parte da medida do comprimento do cabo da vassoura. Se somar a medida do comprimento do pedaço de fio com a medida do comprimento do cano, terei a medida do comprimento do cabo da vassoura. O comprimento da medida do cabo da vassoura menos o comprimento da medida do lápis é igual à medida do comprimento do cano. ''
Felipe resolveu, então, medir com uma régua o comprimento do maior objeto, e descobriu que ele tem 1,20 metro de comprimento. Usando os dados que ele descobriu, sabemos que a medida do comprimento do pedaço de fio, equivale a
- a) 120 centímetros.
- b) 1 metro.
- c) 105 centímetros.
- d) 1,5 decímetro.
- #155314
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(1,0) 9 -
Da rodoviária saem três linhas de ônibus para uma determinada cidade. Os ônibus da linha A saem de 30 em 30 minutos; os da linha B, de 40 em 40 minutos; e os da linha C, em 45 em 45 minutos. Se três ônibus, um de cada linha, saíram juntos às 9 horas e 15 minutos da manhã, em qual horário dessas mesmas três linhas voltarão a sair juntos novamente?

- a) 15 horas e 15 minutos.
- b) 14 horas e 15 minutos.
- c) 13 horas e 45 minutos.
- d) 12 horas e 45 minutos.
- #155315
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(1,0) 10 -
Os símbolos

representam algarismos pertencentes ao conjunto {1,2,3,4,5,6,7,8,9}. Na adição abaixo, de quatro números naturais, cada parcela está escrita no sistema de numeração decimal.

Sabendo que figuras iguais representam algarismos iguais, e observando a situação acima, podemos afirmar que o resultado da expressão abaixo

equivale a
- a) 15
- b) 17
- c) 22
- d) 23