Simulado CMJF | CONCURSO
SIMULADO CMJF
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CMJF.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CMJF que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CMJF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CMJF contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CMJF.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CMJF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO CMJF
Para realizar o simulado CMJF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CMJF você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para CMJF é aqui!
- #179145
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- . Bancas Diversas
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- CMJF
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(1,0) 1 -
História da Matemática
"Em geometria plana, as figuras como retângulos, triângulos, trapézios, ângulos retos, círculos são conhecidas talvez em ligação com o uso de utensílios como a roda do oleiro, a cadeia de agrimensor e o esquadro do pedreiro. A ideia de semelhança é atestada nos Babilônios, nos quais um texto enuncia que, numa escada, a razão entre a altura e a largura de um degrau é a mesma que a da altura total da escada com a sua projeção horizontal. Por outro lado, os Gregos atribuíram a Tales um processo de medida da altura de uma pirâmide sem dúvida conhecido dos Egípcios: observa-se o comprimento da sua sombra, e a razão entre a altura e esta sombra [...]",
(Adaptado de: DIEUDONNÉ, Jearv A Formação da Matemática Contemporânea. Dom Quixole; Lisboa. 1990).
Dentre as opções abaixo, a que representa e pode servir de base para demonstrar a ideia central desse texto, sobre História da Matemática é:
- a)
- b)
- c)
- d)
- #179146
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(1,0) 2 -
Deseja-se cercar, com 10 voltas de arame farpado, uma região plana delimitada por 4 pontos sendo: A(0; -4), B(7;0) e os simétricos A’ em relação à ordenada e B' em relação à abscissa. Sabe-se que um rolo de 500 m do material a ser utilizado tem um custo de R$ 200,00, e o metro, avulso, tem um custo de R$ 0,90. Use: √5 = 2,2 e √13 = 3,6
Podemos afirmar que:
- a) um rolo de 500 m não é suficiente para cercar toda a região conforme o desejado.
- b) é mais vantajoso comprar o rolo de 500 m do que comprar o necessário e pagar por metro avulso.
- c) um rolo de 500 m é suficiente e ainda sobram menos de 25% de arame.
- d) será mais vantajoso comprar o material avulso, se o desconto for de 20% por metro.
- #179147
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(1,0) 3 -
Assinale a única alternativa correta :
- a) resolvendo a inequação
encontramos valores de x tais que x < - 14
- b) a equação x2 = 2 admite solução em Q
- c) 0 < x < y, se e somente se, 0 < 1/y < 1/x, quaisquer que sejam os reais x e y
- d) Quaisquer que sejam x e y, x < z e 0 > z , então xz < yz
- #179148
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(1,0) 4 -
Uma fábrica de camisas tem a receita financeira dada pela função R(x) = 3x2 + 16x + 8 e o custo de produção das camisas dado pela função C(x) = 2x2 + x - 6, em que a incógnita x representa o número de cam isas fabricadas e vendidas. Sabendo que o lucro é dado pela receita menos o custo de fabricação das camisas, podemos dizer que os valores válidos de x para que a fábrica tenha lucro estão na alternativa:
- a) x pertencente a R, tal que x < -1
- b) x pertencente a R. tal que x < -14 ou x > -1
- c) x pertencente a R. tal que x > 0
- d) x pertencente a R, tal que -14 < x < -1
- #179149
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(1,0) 5 -
Considere um quadrado de 10 cm de lado. Inscreve-se um quadrado menor cujos vértices interceptam seus lados. É correto afirmar que a menor área possível deste quadrado inscrito em cm2 é:
- a) 50
- b) 58
- c) 35
- d) 82
- #179150
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(1,0) 6 -
Dentre as afirmativas abaixo, marque a única opção correta.
- a) A quantidade de divisores do número 150 é um número que pode ser escrito na forma 2n+1, com n ∈ N.
- b) √17 é um número irracional, pois pode ser escrito na forma P/q, com p e q ∈ Z e q ≠ 0.
- c) Sabendo que ax + by = c tem solução inteira se, e somente se, d é divisor de c, sendo d = mdc(a,b), podemos dizer que 172x + 20y = 1043 tem soluções inteiras.
- d) 0,999....= 1
- #179151
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(1,0) 7 -
Em um mesmo plano cartesiano, são representadas duas funções, sendo uma do primeiro grau e outra do segundo grau, com as seguintes características:
Função do 1o grau: variável: x coeficiente numérico da variável x: 2 termo independente: -4
Função do 2o grau: variável: x coeficiente numérico em x2 : 1 coeficiente numérico em x: -2 termo independente: 0 (zero)
Podemos afirmar que o ponto de intersecção da reta com a parábola tem:
- a) abscissa 2
- b) ordenada 2
- c) coordenadas (0.2)
- d) coordenadas (0, -2)
- #179152
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(1,0) 8 -
Efetuando os cálculos adequados para resolver a expressão numérica 2-3 -2-2 - (1/2)-3 + (- 1/2)-2 , o inverso do resultado é:
- a) 93/8
- b) - 33/8
- c) - 8/93
- d) - 8/33
- #179153
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(1,0) 9 -
Assinale a alternativa em que a correspondência entre o termo destacado e o sentido que ele expressa está correta.
- a) “Nêmesis apiedou-se delas e induziu Narciso, depois de uma caçada num dia muito quente, a debruçar-se numa fonte para beber água” - relação de explicação.
- b) “A resposta foi que ele teria uma longa vida se nunca visse a própria face” - relação de contradição.
- c) “Muitas moças e ninfas apaixonaram-se por Narciso, quando ele chegou à idade adulta. Porém, o belo jovem não se interessava por nenhuma delas” - relação de oposição.
- d) “Por ocasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino” - relação de causa.
- #179154
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(1,0) 10 -
Na lápide do sepulcro de Diofanto (Matemático Grego), foi colocada a seguinte escrita:
" Deus concedeu-lhe passar a sexta parte de sua vida na juventude; um duodécimo na adolescência; um sétimo, em seguida, foi passado num casamento estéril. Decorreram mais cinco anos, depois do que lhe nasceu um filho. Mas esse filho desgraçado e, no entanto, bem amado! - apenas tinha atingido a metade da idade de seu pai e morreu. Quatro anos ainda passou-os, Diofanto, antes de chegar ao termo da existência".
Das frações destacadas no texto, indique a menor delas, é:
- a) 1/2
- b) 1/6
- c) 1/7
- d) 1/12
- #179155
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(1,0) 11 -
Um número natural é um número perfeito quando esse número é igual à soma dos seus próprios divisores positivos - excluindo-se, é claro, dentre esses divisores, o próprio número. Assim, por exemplo, o número 6 apresenta três divisores positivos menores que 6. São eles: 1, 2 e 3. A soma desses divisores é 6. Veja: 1 + 2 + 3 = 6. Logo, 6 é um número perfeito.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica um número perfeito
- a) 28;
- b) 20;
- c) 30;
- d) 45;