Simulado CIDASC | CONCURSO
📚 Simulado CIDASC-SC gratuito | cód.12130
Um bom desempenho começa com preparação. Faça o simulado CIDASC-SC agora mesmo! 📊
🔗 Vejam mais simulados CIDASC-SC
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado CIDASC-SC foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: CIDASC-SC
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado CIDASC-SC e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões CIDASC-SC
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso CIDASC-SC
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso CIDASC-SC. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre CIDASC-SC
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso CIDASC-SC.
📢 Concursos Abertos para CIDASC-SC
Veja os concursos abertos da instituição CIDASC-SC. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para CIDASC-SC
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #178790
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A doença geralmente ocorre quando fatores de estresse estão envolvidos. O sorotipo dublin, adaptado aos bovinos, tem distribuição geográfica focal. No bovino adulto, a doença começa com febre alta e o aparecimento de coágulos sanguíneos nas fezes, seguido de diarreia profusa e, em seguida, ocorre uma queda na temperatura corporal normal. Os sinais de dor abdominal são muito pronunciados. O aborto é comum. A doença pode ser fatal dentro de alguns dias ou o animal pode se recuperar, tornando-se muitas vezes um portador e novos casos aparecem. Os bezerros são mais suscetíveis que os adultos, e neles a infecção dá origem a verdadeiros surtos epidêmicos, muitas vezes com elevada mortalidade. Septicemia e morte são frequentes em recém-nascidos. O estado portador é menos frequente entre os animais jovens e ocorre principalmente em bovinos adultos. A infecção é quase sempre espalhada pelas fezes de uma vaca que está eliminando o agente, mas também pode ser originária do leite.
Assinale a alternativa que está se referindo corretamente à doença descrita no trecho.
- a) Listeriose.
- b) Pasteurelose
- c) Salmonelose.
- d) Enterotoxemia
- e) Hemoglobinuria bacilar.
- #178791
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O Programa Nacional de Controle HigiênicoSanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB), instituído pela Instrução Normativa Interministerial n° 7, de 8 de maio de 2012, foi elaborado para monitorar toda a produção do setor destinada ao consumo humano, como ostras, berbigões, vieiras e mexilhões.
O monitoramento de ..(1).. em moluscos bivalves será estabelecido por meio da estimativa da densidade média de ..(2).. em 100 gramas da parte comestível dos moluscos bivalves (NMP/100g), utilizando-se metodologia oficial tecnicamente amparada.
O monitoramento de ..(3).. em moluscos bivalves será estabelecido por meio da quantificação de ..(4).. em 1 quilograma (kg) da parte comestível dos moluscos bivalves, utilizando-se metodologia oficial tecnicamente amparada.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
- a) (1) biotoxinas marinhas • (2) biotoxinas produzidas por peixes marinhos • (3) micro-organismos contaminantes • (4) Salmonella spp
- b) (1) micro-organismos contaminantes • (2) Escherichia coli • (3) biotoxinas marinhas • (4) biotoxinas produzidas por microalgas marinhas
- c) (1) biotoxinas marinhas • (2) biotoxinas produzidas por microalgas marinhas • (3) micro-organismos contaminantes • (4) Escherichia coli
- d) (1) micro-organismos contaminantes • (2) biotoxinas produzidas por microalgas marinhas • (3) biotoxinas marinhas • (4) Escherichia coli
- e) (1) micro-organismos contaminantes • (2) Salmonella spp • (3) biotoxinas marinhas • (4) biotoxinas produzidas por peixes marinhos
- #178792
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De acordo com os objetivos da Instrução Normativa n° 46, de 6 de outubro de 2011, quanto aos aspectos ambientais, os sistemas orgânicos de produção devem buscar:
- a) a degeneração de áreas degradadas.
- b) a redução da biodiversidade animal e vegetal.
- c) a assolação das áreas de preservação permanente.
- d) a proteção, a conservação e o uso racional dos recursos naturais.
- e) o aumento da pressão antrópica sobre os ecossistemas naturais e modificados.
- #178793
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
As doenças listadas na Instrução Normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013, são de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal. A notificação da suspeita ou ocorrência dessas doença é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal.
Assinale a alternativa que contém apenas doenças de notificação IMEDIATA de qualquer caso SUSPEITO.
- a) Botulismo, Cisticercose Suína, Coccidiose, Fasciolose Hepática, Leishmaniose, Leptospirose e Toxoplasmose.
- b) Anaplasmose bovina, Anemia Infecciosa das galinhas, Diarreia Viral Bovina, Doença de Marek, Gripe Equina, Piroplasmose Equina e Rinite Atrófica.
- c) Anemia Infecciosa das galinhas, Antraz (carbúnculo hemático), Cisticercose Suína, Diarreia Viral Bovina, Gripe Equina, Leishmaniose e Mormo.
- d) Botulismo, Coccidiose, Doença de Aujeszky, Doença de Marek, Encefalopatia Espongiforme Bovina, Fasciolose Hepática e Toxoplasmose.
- e) Antraz (carbúnculo hemático), Doença de Aujeszky, Doença de Newcastle, Encefalopatia Espongiforme Bovina, Febre Aftosa, Mormo e Raiva.
- #178794
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A infecção clínica nos suínos varia de um rebanho para outro. Em alguns casos, a infecção ocorre subclinicamente, embora os animais possam exibir uma febre que dura alguns dias. Em outros, a infecção produz sintomas como aborto e nascimento de leitões fracos. Também se observou crescimento retardado de leitões, icterícia, hemoglobinúria, convulsões e distúrbios gastrintestinais. Às vezes, a meningite e a sintomatologia nervosa estão presentes. O aborto geralmente ocorre entre 15 e 30 dias após a infecção. Os principais sorovares que causam abortos ou leitões mortos são pomona, tarassovi e canicola. A infecção que ocorre durante o último terço da gravidez é a mais crítica na interrupção da gestação.
Assinale a alternativa que está se referindo corretamente à doença descrita no trecho.
- a) Leptospirose
- b) Campilobacteriose
- c) Doença de Aujeszky
- d) Peste Suína Clássica
- e) Tuberculose
- #178795
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a alternativa em que constam apenas doenças de notificação obrigatória de animais aquá- ticos ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), segundo a Portaria MPA n° 19, de 4 de fevereiro de 2015.
- a) Septicemia hemorrágica viral, Necrose pancreática infecciosa, Ictiofitiríase, Doença do sono da truta e Doença viral do bagre-do-canal.
- b) Doença viral do bagre-do-canal, Ictiofitiríase, Doença do rhabdovírus de lúcio, Doença do sono da truta e Doença iridoviral do esturjão branco.
- c) Anemia infecciosa do salmão, Infecção por alphavirus salmonídeo, Septicemia hemorrágica viral, Necrose pancreática infecciosa e Corinebacteriose.
- d) Necrose pancreática infecciosa, Infecção por alphavirus salmonídeo, Doença viral do bagre-do-canal, Doença iridoviral do esturjão branco e Corinebacteriose.
- e) Doença do rhabdovírus de lúcio, Doença iridoviral do esturjão branco, Anemia infecciosa do salmão, Septicemia hemorrágica viral e Ictiofitiríase.
- #178796
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Quanto aos procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais, definidos pelas Instrução Normativa n° 56, de 4 de dezembro de 2007, e Instrução Normativa n° 36, de 6 de dezembro de 2012, assinale a alternativa correta.
- a) Excluem-se da obrigatoriedade do registro os estabelecimentos avícolas que possuam até 10.000 aves.
- b) Deverá ser cumprida a distância mínima de 50 km entre um estabelecimento avícola de reprodução e abatedouros de qualquer finalidade, fábrica de ração, outros estabelecimentos avícolas de reprodução ou comerciais.
- c) Nos Estabelecimentos Incubatórios de Reprodução, proceder-se-á à vacinação obrigatória contra a doença de Gumboro, antes da expedição das aves de um dia.
- d) O médico veterinário Responsável Técnico será o responsável pela execução dos controles higiênico-sanitários dos plantéis dos Estabelecimentos Avícolas de Reprodução e Comerciais.
- e) Mesmo os galpões que utilizam cortinas permanentemente fechadas deverão obrigatoriamente utilizar telas específicas. Também deverão ter telas os galpões de postura comercial do tipo californiano clássico ou modificado.
- #178797
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Segundo a Instrução Normativa 25, de 19 de julho de 2016, ficam declarados como livres de Peste Suína Clássica (PSC) 16 Unidades Federativas e os Municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do Município de Canutama e sudoeste do Município de Lábrea, pertencentes ao Estado do Amazonas.
Assinale a alternativa em que constam apenas as Unidades Federativas livres de PSC.
- a) Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins.
- b) Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.
- c) Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.
- d) Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins.
- e) Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.
- #178798
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A Doença de Aujeszky (DA) causa transtornos nervosos em suídeos lactentes, respiratórios em adultos e problemas reprodutivos em fêmeas gestantes.
Sobre a vacinação dos suídeos contra Doença de Aujeszky, é correto afirmar:
- a) a vacinação apenas é permitida para aquelas propriedades com diagnóstico laboratorial negativo para a Doença de Aujeszky, realizado em laboratório oficial ou credenciado.
- b) apesar de ser uma doença grave, não é de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, pois não se trata de uma zoonose.
- c) as vacinas previnem a infecção pelo vírus da Doença de Aujeszky, porém não reduzem a manifestação dos sinais clínicos.
- d) leitões vacinados com vacina viva atenuada (naquelas Unidades Federativas onde seu uso é previsto pelo Plano Estadual aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior), não devem, sob hipótese alguma, serem abatidos. Seus destinos serão os de reprodutores.
- e) é permitido somente o uso, no país, de vacinas (inativadas ou vivas atenuadas) deletadas pelo menos para a glicoproteína viral gE, assim como de kits para diagnósticos que permitam identificar anticorpos contra essa partícula viral específica, ambos devidamente licenciados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior.
- #178799
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
De acordo com a Portaria SAR n° 60, de 10 de outubro de 2016, que estabelece o Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de Santa Catarina (SRBOV-SC), assinale a alternativa correta.
- a) Os brincos oficiais de identificação animal constam de um brinco maior que será aplicado na orelha direita e um brinco menor que será aplicado na orelha esquerda.
- b) A identificação dos bovinos e bubalinos é facultativa, cabendo aos produtores rurais requerer a quantidade necessária de brincos para identificar os animais nascidos em Santa Catarina, ou para repor brincos eventualmente perdidos ou danificados.
- c) O prazo para a identificação dos animais nascidos em Santa Catarina é de até 365 dias, a contar da data de nascimento, sendo obrigatória a identificação prévia ao trânsito quando houver movimentação dos animais antes dos 365 dias de idade.
- d) Ao Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da SAR, caberá propiciar condições para viabilizar o cadastramento dos produtores rurais que tiverem interesse em identificar seus os bovinos e bubalinos.
- e) Somente serão identificados rebanhos cujo proprietário possua Talão de Nota Fiscal do Produtor Rural.