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Simulado CEPEL | Arquivista | CONCURSO

Simulado CEPEL | Arquivista

SIMULADO CEPEL | ARQUIVISTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CEPEL para o cargo de Arquivista.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca BIO-RIO para o concurso CEPEL. Estas questões são especificamente para o cargo de Arquivista, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CEPEL | Arquivista contém um total de 10 questões de concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CEPEL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#119485
Banca
BIORIO
Matéria
Português
Concurso
CEPEL
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

A conclusão do texto permite reconhecer que o objetivo do texto é:

  • a) condenar as declarações do presidente Obama.
  • b) defender as liberdades individuais.
  • c) criticar a condenação generalizada da maconha.
  • d) advogar em favor dos mais pobres
  • e) alertar as autoridades para os desvios de conduta.
#119486
Banca
BIORIO
Matéria
Português
Concurso
CEPEL
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

“Ora, se uma atividade deve ser proibida ou autorizada...”; o vocábulo “ora”, nesse segmento do texto, tem valor de:

  • a) oposição
  • b) explicação
  • c) conclusão
  • d) comparação
  • e) concessão
#119487
Banca
BIORIO
Matéria
Português
Concurso
CEPEL
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

A alternativa em que a equivalência das estruturas não é verdadeira é:

  • a) proibir uma atividade / proibição de uma atividade
  • b) ingerir álcool / a ingerência de álcool
  • c) defender a criminalização / defesa da criminalização
  • d) buscar a felicidade / busca da felicidade
  • e) escolher nosso próprio caminho / escolha de nosso próprio caminho
#119488
Banca
BIORIO
Matéria
Português
Concurso
CEPEL
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 4 - 

O primeiro é cientificamente controverso e o segundo, embora verdadeiro, é tosco, uma vez que, no limite, pode ser usado para defender a descriminalização de qualquer atividade ilícita, inclusive os crimes contra a vida e a propriedade”. Nesse caso, o argumento do autor do texto apela para:

  • a) uma analogia indevida.
  • b) uma estatística falsa.
  • c) uma simplificação exagerada.
  • d) uma fuga do assunto.
  • e) uma fragmentação argumentativa.
#119489
Banca
BIORIO
Matéria
Português
Concurso
CEPEL
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(1,0) 5 - 

Segundo o texto, os argumentos do presidente Obama devem ser considerados

  • a) igualmente errados.
  • b) atualmente ultrapassados.
  • c) cientificamente ultrapassados.
  • d) diferentemente condenados.
  • e) socialmente preconceituosos.
#119490
Banca
BIORIO
Matéria
Português
Concurso
CEPEL
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(1,0) 6 - 

Observe as frases abaixo:
I. “...a criminalização dessa droga prejudica mais os jovens negros...".
II. “...a legalização beneficiará os mais pobres..."
III. “...costumam ser punidos com mais rigor pela lei..."
Sobre o emprego do vocábulo sublinhado, podemos afirmar com correção que:

  • a) todas as frases apresentam formas de comparativo ou superlativo.
  • b) em todas as frases o vocábulo sublinhado pertence à mesma classe.
  • c) na frase III, o vocábulo “mais" pertence a uma classe diferente das demais.
  • d) nas frases II e III, o vocábulo “mais" pertence à classe dos advérbios.
  • e) em todas as frases o vocábulo “mais" apresenta classes diferentes.
#119491
Banca
BIORIO
Matéria
Português
Concurso
CEPEL
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(1,0) 7 - 

“Adepto do que se convencionou chamar de Estado-babá...”; a designação se prende ao fato de as autoridades

  • a) “Adepto do que se convencionou chamar de Estado-babá...”; a designação se prende ao fato de as autoridades
  • b) se atribuírem a proteção de todos os cidadãos.
  • c) considerarem os jovens como adultos em miniatura.
  • d) decidirem os pleitos sem consulta à população.
  • e) informarem continuamente à população os problemas encontrados.
#119492
Banca
BIORIO
Matéria
Português
Concurso
CEPEL
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(1,0) 8 - 

A frase abaixo que NÃO está estruturada na voz passiva é:

  • a) “...pode ser usado para defender a descriminalização de qualquer atividade...”.
  • b) “...se a maconha é menos nociva que o tolerado álcool, pode ser liberada”.
  • c) “Se tais atividades são admitidas,...”,
  • d) “O consumo e comercialização da maconha devem ser liberados sim...”.
  • e) “A questão relevante aqui deveria ser: devemos criminalizar atividades...”.
#119493
Banca
BIORIO
Matéria
Português
Concurso
CEPEL
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Múltipla escolha
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(1,0) 9 - 

Infere-se da declaração inicial do presidente Obama que:

  • a) fumar maconha e ingerir álcool são atos de diferentes graus de nocividade.
  • b) fumar maconha é mais benéfico do que ingerir bebida alcoólica.
  • c) devemos fumar maconha, mas não ingerir álcool.
  • d) fumar maconha é menos nocivo do que ingerir álcool, desde que em uso recreativo.
  • e) ingerir álcool é tão nocivo quanto fumar maconha, mas deve-se preferir aquele a essa.
#119494
Banca
BIORIO
Matéria
Português
Concurso
CEPEL
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(1,0) 10 - 

Os termos do título – maconha / classe social aparecem relacionados, no texto, do seguinte modo:

  • a) os mais ricos fumam mais maconha que os pobres, mas são menos penalizados.
  • b) os mais pobres fumam maconha, mas por uso recreativo.
  • c) o uso da maconha está disseminado por todas as classes sociais.
  • d) os mais pobres são mais penalizados que os que pertencem à classe média.
  • e) os mais ricos defendem a legalização do uso recreativo da maconha.