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Simulado CELESC | Assistente Social | CONCURSO

Simulado CELESC | Assistente Social

SIMULADO CELESC | ASSISTENTE SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CELESC para o cargo de Assistente Social.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FEPESE para o concurso CELESC. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social, contendo Serviço Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CELESC | Assistente Social contém um total de 10 questões de concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CELESC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#116376
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Para realizar a avaliação de Políticas, Programas e Projetos sociais são usados critérios que permitem acompanhar os resultados alcançados dos objetivos e metas estabelecidos. Relacione as colunas abaixo entre os critérios e seus conceitos:

Coluna 1 Critérios

1. Eficácia

2. Eficiência

3. Efetividade

4. Sustentabilidade

Coluna 2 Conceitos

( ) capacidade de suscitar alterações sociais permanentes, que alteram o perfil da própria demanda por políticas/programas sociais, bem como retroalimentam o sistema de políticas sociais.

( ) capacidade de produzir resultados permanentes, diretos e indiretos.

( ) capacidade de efetuar os resultados esperados.

( ) capacidade de efetuar os resultados desejados com o menor investimento de recursos.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta verdadeira:

  • a) 1 • 3 • 4 • 2
  • b) 2 • 3 • 4 • 1
  • c) 3 • 4 • 1 • 2
  • d) 4 • 2 • 3 • 1
  • e) 4 • 3 • 1 • 2
#116377
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 2 - 

Correlacione as colunas de acordo com os tipos de avaliação de programas e projetos sociais e suas concepções.

Coluna 1 Avaliação

1. Avaliação da necessidade do programa

2. Avaliação de processo

3. Avaliação de resultados e impactos

4. Avaliação da eficiência

Coluna 2 Concepções

( ) realizada quando os problemas de gestão e implementação já foram resolvidos; questiona-se se o problema social foi solucionado.

( ) legitimidade do programa na agenda das políticas públicas.

( ) ex post.

( ) avaliação da implementação do programa; da cobertura do público-alvo atendido, da qualidade dos serviços oferecidos, dos limites na operação do programa.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) 1 • 3 • 4 • 2
  • b) 2 • 4 • 3 • 1
  • c) 3 • 1 • 4 • 2
  • d) 3 • 4 • 1 • 2
  • e) 4 • 2 • 1 • 3
#116378
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

A gestão social demanda refletir para além da gestão de políticas públicas, estabelecendo articulações entre ações de intervenção e de transformação do campo social.

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto

  • a) A esfera privada seria o espaço de intermediação entre Estado e sociedade, bem como a cidadania seria o processo de tomada de decisões e deliberações baseado essencialmente no convencimento entre as partes.
  • b) A gestão social tem no espaço privado o lugar onde se propagam as potencialidades da democracia com o protagonismo da cidadania, onde se fortalecem as demandas da Responsabilidade Social.
  • c) A gestão social é compreendida a partir do processo gerencial dialógico, aquele em que a autoridade decisória é coordenada pelas organizações não governamentais.
  • d) A gestão social se expande no âmbito da esfera pública, na qual se sobressaem as organizações públicas não estatais e o interesse público da sociedade, além de proporcionar condições à emancipação dos indivíduos, baseando-se na democracia deliberativa, na formação da consciência crítica de seres humanos dotados de razão.
  • e) A Gestão Social corresponde então ao modo de gestão próprio às organizações que atuam num contexto que é originariamente aquele do mercado e do Estado, muito embora estas estabeleçam parcerias para consecução de projetos sociais.
#116379
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 4 - 

No que se refere ao trabalho do Adolescente Aprendiz, é correto afirmar:

  • a) O contrato do adolescente aprendiz será realizado apenas pelas entidades sem fins lucrativos, que tenham por objetivo a assistência ao adolescente e à educação profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
  • b) A formação técnico-profissional oferecida aos adolescentes aprendizes caracteriza-se por atividades teóricas e práticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva, desenvolvidas no ambiente de trabalho.
  • c) O contrato de aprendizagem terá validade somente se tiver anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social e inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional.
  • d) Para que a empresa possa selecionar o adolescente aprendiz deve seguir especificamente o princípio constitucional da equidade e a vedação a qualquer tipo de discriminação que transgrida os direitos fundamentais.
  • e) Os adolescentes aprendizes podem ser demitidos quando, por alguma razão, houver redução do quadro de pessoal, pois os contratos de aprendizagem em vigor estão vinculados ao número de empregados existente no momento do cálculo da cota.
#116380
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 5 - 

Sobre a inclusão das pessoas portadoras de deficiência no âmbito das empresas, é necessário compreender os seguintes quesitos:

  • a) É considerada com deficiência mental a pessoa cujo funcionamento intelectual for inferior à média e possuir limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas.
  • b) É considera pessoa com deficiência física quando houver alteração completa de um ou mais partes do corpo humano, promovendo o comprometimento da função física, apresentando-se somente sob a forma de paraplegia, tetraplegia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral e nanismo.
  • c) É considerada pessoa com deficiência visual apenas aquela que possuir alteração grave ou total de uma ou mais das funções fundamentais da visão, afetando a capacidade de perceber o tamanho, a distância e o movimento em um campo mais abrangente.
  • d) É considerada pessoa com deficiência mental aquela que tiver o funcionamento intelectual significativamente superior à média e que tenha limitações associadas a até duas áreas de habilidades adaptativas.
  • e) É considerada pessoa com deficiência auditiva somente aquela que não conseguir ouvir os sons e que precisa aprender a língua dos sinais – libras e realizar a leitura labial para se comunicar socialmente.
#116381
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
CELESC
Tipo
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(1,0) 6 - 

Sobre Responsabilidade Social, é correto afirmar:

  • a) A empresa tem o compromisso de propiciar o desenvolvimento econômico sustentável promovendo ações em conjunto com os empregados, suas famílias e a comunidade local para melhorar sua qualidade de vida desde que os resultados sejam bons, especialmente para a empresa.
  • b) Cabe a empresa adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando exclusivamente a qualidade de vida de seus empregados.
  • c) A empresa que tem a habilidade de maximizar os lucros em curto prazo, obedecendo às normatizações vigentes e considerando o impacto mercadológico de suas decisões, porém procurando desenvolver ações sociais pontuais no território de abrangência de seus negócios.
  • d) A empresa que tem a habilidade de ouvir os interesses das diferentes partes envolvidas em seu negócio e consegue agregar as sugestões em suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.
  • e) A empresa deve desenvolver um conjunto de ações sociais desenvolvidas pela empresa para beneficiar a sociedade, levando em consideração apenas os quesitos economia, educação, meio ambiente, saúde e atividade locais, criando assim programas que trazem benefício para a comunidade.
#116382
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
CELESC
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(1,0) 7 - 

A Lei 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, reserva nos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) os cuidados que devem ser tomados com a saúde do trabalhador. A saber:

  • a) O SUS tem apenas a responsabilidade de normatizar sobre as condições de produção, armazenamento, distribuição e manuseio de substâncias e de equipamentos que apresentam riscos à saúde do trabalhador.
  • b) Garantia de assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.
  • c) Participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivamente em estudos e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.
  • d) O poder público é obrigado a informar ao trabalhador e às empresas somente sobre os riscos de acidentes de trabalho, doença profissional e do trabalho, respeitados os preceitos da ética profissional.
  • e) O Poder Público tem como atribuição exclusiva fiscalizar e controlar os serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.
#116384
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
CELESC
Tipo
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(1,0) 8 - 

Sobre a atuação do Serviço Social em empresas, é correto afirmar:

  • a) Para assumir o espaço no ínterim das empresas, os Assistentes Sociais tiveram que assumir nova postura profissional requerida para a área de Recursos Humanos, pautada exclusivamente nos seguintes quesitos: visão generalista e interdisciplinaridade.
  • b) Ao trabalhar no cenário das empresas, o Assistente Social deve ter capacidade para se manter informado especificamente sobre a realidade social e econômica em que a organização atua.
  • c) No âmbito da área de Gestão de Pessoas o Serviço Social vem assumindo papel de assessor nas questões relacionadas ao gerenciamento dos trabalhadores, à integração dos trabalhadores aos novos requisitos da produção, ao encaminhamento das questões sociais que permeiam o cotidiano dos trabalhadores.
  • d) Nas empresas, o Assistente Social assume obrigatoriamente a Gerência de Recursos Humanos. Nesse contexto desenvolve atividades de recrutamento e seleção dos trabalhadores, de treinamento e desenvolvimento e coordena os programas de saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.
  • e) Os Assistentes Sociais, para assumirem área de Recursos Humanos, são obrigados a cursar a graduação de Administração de Empresas para conseguirem compreender a complexidade da estrutura organizacional .
#116390
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
CELESC
Tipo
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(1,0) 9 - 

Sobre os Programas de Preparação para a Aposentadoria, é correto afirmar:

  • a) O coordenador do Programa de Preparação para a Aposentadoria deve se dedicar somente a estratégias que promovam reflexões sobre o projeto de vida profissional e, a partir de tal reflexão, auxiliar as pessoas na busca de novas alternativas.
  • b) As empresas são obrigadas a oportunizar espaços para os trabalhadores pensarem as dificuldades encontradas para se engajarem no Programa de Preparação para a Aposentadoria em face das metas estabelecidas por eles.
  • c) Nos Programas de Preparação para a Aposentadoria deve-se, obrigatoriamente, trabalhar com ementas que discutam questão das escolhas profissionais realizadas ao longo da vida, a identidade do aposentado e estabelecer um plano novo de vida.
  • d) Os Programas de Preparação para a Aposentadoria devem firmar um convênio com o INSS, pois assim técnicos especializados no assunto devem auxiliar os pré-aposentados a fazer os cálculos e saber realmente o quanto vai receber de aposentadoria.
  • e) Os Programas de Preparação para a Aposentadoria propiciam o bem-estar dos futuros aposentados, evidenciando os aspectos positivos e promovendo reflexões sobre os aspectos negativos deste processo, bem como pensando alternativas de como lidar com eles.
#116392
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Serviço Social
Concurso
CELESC
Tipo
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(1,0) 10 - 

Iamamoto (2000) afirma que um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo.

Assim sendo, é correto afirmar:

  • a) O Assistente Social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas.
  • b) O exercício da profissão exige apenas do Assistente Social competência para negociar com a instituição os seus projetos, bem como para defender o seu campo de trabalho.
  • c) O Serviço Social tem na ação social a base de sua fundação como especialização do trabalho. Ação social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista.
  • d) Cabe aos assistentes sociais buscar qualificação para acompanhar e explicar as especificidades da questão social meramente em nível nacional, diante das estratégias de descentralização das políticas públicas.
  • e) O grande desafio para a profissão de Serviço Social é fazer a passagem entre a bagagem teórica acumulada, dando uma atenção maior para os instrumentos técnico-operativos .