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Simulado CEFET-MG | Pedagogo | CONCURSO

Simulado CEFET-MG | Pedagogo

📚 Simulado CEFET-MG | Pedagogo | cód.7611

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🧪 Este Simulado CEFET-MG foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: CEFET-MG
  • 👔 Cargo: Pedagogo
  • 📚 Matéria: Matérias Diversas
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: CEFET-MG
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

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Questões do concurso CEFET-MG


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#112472
Banca
CEFET-MG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CEFET-MG
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 16 - 

Analise os conceitos que dispõem sobre a estrutura do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, de acordo com a Lei 11.091/2005, e marque (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

( ) Plano de carreira é o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

( ) Nível de classificação é o conjunto de cargos em diferentes hierarquias, distribuídos a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições.

( ) Padrão de vencimento é a posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação.
( ) Nível de capacitação é a posição do servidor na matriz hierárquica dos padrões de vencimento em decorrência da experiência profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso.

A sequência correta encontrada é

  • a) V, V, F, V.
  • b) V, F, F, V.
  • c) F, V, F, V
  • d) F, F, V, F
  • e) V, F, V, F
#112473
Banca
CEFET-MG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CEFET-MG
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

A teoria de Vigotski deixou importantes contribuições para a educação escolar como os estudos sobre o ensino desenvolvimental. Para Davidov (1988), “um dos problemas centrais da psicologia do desenvolvimento e da educação é descobrir conexões entre o desenvolvimento da psique das crianças e sua educação e formação”.

O estudo dessas conexões é necessário para se compreender a(o):

I- vínculo entre o desenvolvimento psicológico e os sistemas educativos.

II- eficácia em relação ao desenvolvimento motricional dos alunos em formação.

III- influência psicossocial da educação e do ensino na formação das pessoas.

IV- relação linear entre a educação formal e informal materializada na vivência humana.

V- dependência interna que o desenvolvimento da psique exerce em relação a um determinado sistema de educação.

VI- construção do conhecimento como uma relação dialética entre a atividade cognitiva e o meio cultural.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • a) I, II e VI.
  • b) I, III e V
  • c) II, III e V
  • d) II, IV e VI
  • e) IV, V e VI
#112474
Banca
CEFET-MG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
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(1,0) 18 - 

Uma teoria se define pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Associe as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas às suas respectivas palavras-chave.

TEORIAS

1. Tradicionais
2. Críticas
3. Pós-críticas

PALAVRAS-CHAVE

( ) multiculturalismo.
( ) ensino e aprendizagem.
( ) identidade, alteridade, subjetividade.
( ) representação, cultura, saber-poder.
( ) capitalismo, currículo oculto, resistência.
( ) metodologia, objetivos, planejamento.
( ) ideologia, reprodução cultural e social.
( ) gênero, raça, etnia, sexualidade.
( ) emancipação e libertação.

A sequência correta encontrada é

  • a) 3, 1, 3, 3, 2, 1, 2, 3, 2
  • b) 3, 1, 3, 2, 2, 1, 3, 3, 2
  • c) 2, 2, 1, 3, 1, 3, 1, 2, 2.
  • d) 2, 1, 3, 2, 3, 2, 2, 3, 3.
  • e) 1, 3, 2, 1, 3, 2, 1, 1, 3.
#112475
Banca
CEFET-MG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CEFET-MG
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(1,0) 19 - 

“Embora Currículo e Didática tenham-se construído como campos independentes, pelo menos no Brasil, tendo em vista, sobretudo o objeto de estudo que vieram enfatizando, a sua complementaridade seria uma necessidade que se impõe, numa concepção dialética da educação e do ensino. Ao lado disso, os campos envolvem interseções pelas quais estudam temas comuns.”
(OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. PACHECO, José Augusto Brito (orgs.). Currículo, didática e formação de professores. Papirus, 2013, p.27.)

No debate entre Currículo e Didática, um dos pontos de convergência é a

  • a) rejeição da razão como critério de orientação da conduta humana.
  • b) condução de múltiplas pesquisas etnográficas sobre o cotidiano escolar.
  • c) indução ao relativismo ético pela contestação ao estabelecimento de fins da ação educativa
  • d) consideração da importância da formação do aluno, pela crença no valor dos conteúdos escolares.
  • e) valorização das questões referentes à aprendizagem, ao desenvolvimento, aos processos cognitivos, à metodologia de ensino.
#112476
Banca
CEFET-MG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CEFET-MG
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(1,0) 20 - 

Segundo Veiga (2002), a abordagem do projeto político-pedagógico como organização do trabalho da escola, em sua totalidade, fundamenta-se em princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.

Um dos princípios apresentados por essa autora é a(o)

  • a) avaliação.
  • b) currículo
  • c) tempo escolar
  • d) processo de decisão
  • e) valorização do magistério.