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Simulado Câmara de Goiânia-GO | Analista de Sistemas | CONCURSO

Simulado Câmara de Goiânia-GO | Analista de Sistemas

SIMULADO CÂMARA DE GOIÂNIA-GO | ANALISTA DE SISTEMAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Câmara de Goiânia-GO para o cargo de Analista de Sistemas.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CS-UFG para o concurso Câmara de Goiânia-GO. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Sistemas, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Câmara de Goiânia-GO | Analista de Sistemas contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Câmara de Goiânia-GO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#52224
Banca
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Goiânia-GO
Tipo
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difícil

(1,0) 1 - 

Os requisitos de software podem ser caracterizados por propriedades (ou atributos). Uma propriedade esperada para qualquer requisito é que este seja

  • a) verificável.
  • b) curto.
  • c) visual.
  • d) funcional.
#52227
Banca
CS-UFG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Goiânia-GO
Tipo
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(1,0) 2 - 

Em um dado documento, lê-se: "O código a ser produzido deve fazer uso da linguagem de programação Java". Essa informação é um requisito

  • a) de confiabilidade.
  • b) funcional.
  • c) de desempenho.
  • d) classificado como restrição.
#52229
Banca
CS-UFG
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Goiânia-GO
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(1,0) 3 - 

Um software é geralmente produzido a partir de um projeto, ao longo do qual

  • a) requisitos permanecem registrados e sem alterações.
  • b) requisitos mudam e outros podem surgir.
  • c) relacionamentos entre requisitos permanecem inalterados.
  • d) requisitos cujo estado vai de aprovado para rejeitado são eliminados dos registros.
#52231
Banca
CS-UFG
Matéria
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Concurso
Câmara de Goiânia-GO
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(1,0) 4 - 

Sejam as classes A e B tais que o relacionamento entre elas é dado pelo fato de A usar (referenciar) a classe B. Dessa forma, qual das refatorações a seguir implementa o princípio da inversão de dependência?

  • a) Cria interface para serviços oferecidos por B; a classe A passa a usar a interface criada; a classe B passa a implementar a interface criada; a classe A não usa mais a classe B.
  • b) Cria interface para serviços oferecidos por A; a classe A passa a implementar a interface criada; a classe B passa a usar a interface criada; a classe A não usa mais a classe B.
  • c) Cria um relacionamento de herança entre as classes A e B (A torna-se uma especialização de B); métodos da classe B empregados pela classe A são migrados para a classe A; a classe A não usa mais a classe B.
  • d) Cria uma referência para a classe B na classe A; cria um método para receber uma instância de B (injeção de dependência) e guarda-a na referência criada; a classe A não usa mais a classe B.
#52232
Banca
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Concurso
Câmara de Goiânia-GO
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(1,0) 5 - 

A construção de um software é precedida pelo seu design (projeto). O design de software inclui

  • a) arquitetura de software e não inclui projeto detalhado.
  • b) arquitetura de software e não inclui projeto de banco de dados.
  • c) gerenciamento de projeto e não inclui projeto detalhado.
  • d) arquitetura de software e não inclui gerenciamento de projeto.
#52234
Banca
CS-UFG
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Concurso
Câmara de Goiânia-GO
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(1,0) 6 - 

Design (projeto) de software é um processo do ciclo de vida de software. A execução desse processo

  • a) só é adequada em projetos de grande porte.
  • b) não possui relação com a Lei de Conway.
  • c) produz artefatos que orientam a organização do código.
  • d) não deve considerar requisitos de testes.
#52235
Banca
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(1,0) 7 - 

Leia o texto a seguir extraído da Internet.

 

Se o débito técnico não é pago, ele pode acumular, tornando mais difícil implementar mudanças posteriores.

 

No contexto desta informação, o débito técnico

 

 

  • a) pode ser eliminado durante a construção de software sem dependência do projeto (design) do software.
  • b) pode ser eliminado por alteração no projeto (design) sem repercussão na implementação.
  • c) é uma questão de projeto (design) com repercussão na funcionalidade do software.
  • d) tem impacto na evolução do software.
#52236
Banca
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(1,0) 8 - 

A tecnologia da informação (TI) representa um enorme mercado, estimado por alguns em trilhões de dólares. Nesse valioso mercado, a governança de TI é

  • a) um estilo de gestão (liderança) de profissionais de TI.
  • b) o gerenciamento de projeto de TI.
  • c) a contemplação de interesses de negócio em decisões de TI.
  • d) a gestão de TI por meio de líderes natos.
#52237
Banca
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(1,0) 9 - 

A governança de TI e o gerenciamento de TI promovem a socialização de "boas práticas" por meio de normas, padrões e frameworks. Qual é a referência associada à governança de TI e ao gerenciamento de TI, respectivamente?

  • a) COBIT e TOGAF.
  • b) ISO 38500 e ITIL.
  • c) ITIL e ISO 38500.
  • d) ITIL e COBIT.
#52238
Banca
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(1,0) 10 - 

A governança de TI está associada ao uso eficiente e eficaz da TI. Em consequência, várias questões fazem parte do cotidiano de quem exerce tal governança. Dentre os itens a seguir, qual é o que provoca menor impacto se não for do conhecimento de quem exerce tal governança?

  • a) Riscos.
  • b) Princípios de projeto (design) de software.
  • c) Segurança.
  • d) Gerenciamento de serviços.
#52240
Banca
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(1,0) 11 - 

Teste de regressão refere-se ao processo de retestar software que tenha sido modificado. Nesse contexto, um conjunto de teste que é adequado a uma versão do software não é necessariamente adequado à versão subsequente do software. O testador selecionou um critério de teste, que representa uma exigência para os casos de teste de regressão a cada nova versão do software. Dentre as opções a seguir, a mais exigente é

  • a) todos-os-usos
  • b) todos-os-comandos
  • c) todos-os-caminhos
  • d) todos-os-arcos
#52242
Banca
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(1,0) 12 - 

A UML possui um conjunto de diagramas que podem ser usados para visualizar, especificar, construir e documentar artefatos de software. No contexto do envio de mensagens entre objetos durante a execução de uma tarefa, considere dois interesses do projetista: evidenciar os relacionamentos entre objetos e realçar a ordem temporal de mensagens. Dois diagramas para lidar primariamente com esses interesses são, respectivamente:

  • a) Diagrama de Comunicação e Diagrama de Sequência.
  • b) Diagrama de Objetos e Diagrama de Comunicação.
  • c) Diagrama de Sequência e Diagrama de Atividades.
  • d) Diagrama de Atividades e Diagrama de Sequência.
#52243
Banca
CS-UFG
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(1,0) 13 - 

Polimorfismo é um conceito usado em programação orientada a objetos, e envolve a seleção dinâmica baseada

  • a) no objeto referenciado em vez do tipo da referência ao objeto, quando há a sobrescrita (overriding) de métodos.
  • b) no objeto referenciado em vez do tipo da referência ao objeto, quando há a sobrecarga (overloading) de métodos.
  • c) no tipo da referência ao objeto em vez do objeto referenciado, quando há a sobrescrita (overriding) de métodos.
  • d) no tipo da referência ao objeto em vez do objeto referenciado, quando há a sobrecarga (overloading) de métodos.
#52246
Banca
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(1,0) 14 - 

Em programação orientada a objetos, se a classe Y estende a classe X enquanto a classe Z estende a classe Y, então

  • a) Y é um subtipo de X e Z.
  • b) Y é uma subclasse de Z.
  • c) Z é uma herança de Y
  • d) Y é superclasse de X.
#52247
Banca
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(1,0) 15 - 

Sejam as classes seguintes escritas em Java:

 

class A {int x; A(){setX(10);} int getX(){return x;} void setX(int y) {x=y;}}

class B extends A {B(){ x+=100; }}

class C extends B { C(){ this(10); x*=2; } C(int y) {setX(y+getX());}}

 

A execução da sentença new C().getX() retorna o valor

 

  • a) 110
  • b) 120
  • c) 220
  • d) 240