Processando...

Simulado BRDE - Português 1 (Edital 2015) | CONCURSO

Simulado BRDE - Português 1 (Edital 2015)

Simulado conforme Edital do Concurso BRDE 2015

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior/Médio do concurso BRDE.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FUNDATEC, para nível Superior/Médio do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes BRDE.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 1 do concurso BRDE.

  1. Questões de Português conforme edital 2015

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 1.

#37178
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
BRDE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Escola  ensina crianças a programar

No final de setembro, a escola primária St. Saviour, em Londres, viu seu famoso Cantinho da Leitura ser transformado no Cantinho da Programação.

A escola recebeu 30 unidades de Raspberry Pi (placa de computador vendida a um baixo preço) e peças de Lego com sen__or, que se encai__avam para formar um crocodilo de brinquedo. Usando códigos simples, as crianças aprenderam a programar as peças para que a boca do crocodilo se fechasse, “mordendo” seus dedos cada vez que os aproximassem dela.

“Queremos inspirar as crianças a criar e não apenas consumir. Mesmo sendo divertido em pequenas doses, muito tempo gasto em coi__as como Angry Birds e jogos de video-game pode acabar estragando o cérebro desses garotos”, afirmou Nick Corston, cujos filhos estão matriculados no colégio.

Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.

Segundo ele, o resultado foi bastante satisfatório. “Tanto os meninos quanto as meninas adoraram programação. Não houve nenhuma idade que se mostrou desinteressada ou sem habilidade”, disse Corston. “Não tiveram nenhum problema em entender os con__eitos de programação que mostramos a eles.” A escola St. Saviour espera agora que a simplicidade do seu Cantinho da Programação inspire outras escolas primárias a promover atividades semelhantes.

 

http://blogs.estadao.com.br/link/escola-ensina-criancas-a-programar/

As lacunas das palavras nas linhas 04 (duas ocorrências), 08 e 16 ficam correta e respectivamente preenchidas por:

  • a) s – x – s – c
  • b) ss – x – z – c
  • c) ss – ch – z – ss
  • d) s – ch – s – c
  • e) s – x – z – ss
#37179
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
BRDE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Escola  ensina crianças a programar

01 No final de setembro, a escola primária St. Saviour, em Londres, viu seu famoso Cantinho da Leitura ser transformado no Cantinho da Programação.

A escola recebeu 30 unidades de Raspberry Pi (placa de computador vendida a um baixo preço) e peças de Lego com sen__or, que se encai__avam para formar um crocodilo de brinquedo. Usando códigos simples, as crianças aprenderam a programar as peças para que a boca do crocodilo se fechasse, “mordendo” seus dedos cada vez que os aproximassem dela.

07 “Queremos inspirar as crianças a criar e não apenas consumir. Mesmo sendo divertido em pequenas doses, muito tempo gasto em coi__as como Angry Birds e jogos de video-game pode acabar estragando o cérebro desses garotos”, afirmou Nick Corston, cujos filhos estão matriculados no colégio.

Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.

14 Segundo ele, o resultado foi bastante satisfatório. “Tanto os meninos quanto as meninas adoraram programação. Não houve nenhuma idade que se mostrou desinteressada ou sem habilidade”, disse Corston. “Não tiveram nenhum problema em entender os con__eitos de programação que mostramos a eles.” A escola St. Saviour espera agora que a simplicidade do seu Cantinho da Programação inspire outras escolas primárias a promover atividades semelhantes.

 

http://blogs.estadao.com.br/link/escola-ensina-criancas-a-programar/

Qual das palavras abaixo foi formada pelo mesmo processo de formação da palavra divertido (linha 07)?

  • a) Incapaz
  • b) Realizado.
  • c) Amaciar. 
  • d) Pesca. 
  • e)  Envergonhada.
#37180
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
BRDE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Escola  ensina crianças a programar

01  No final de setembro, a escola primária St. Saviour, em Londres, viu seu famoso Cantinho da Leitura ser transformado no Cantinho da Programação.

A escola recebeu 30 unidades de Raspberry Pi (placa de computador vendida a um baixo preço) e peças de Lego com sen__or, que se encai__avam para formar um crocodilo de brinquedo. Usando códigos simples, as crianças aprenderam a programar as peças para que a boca do crocodilo se fechasse, “mordendo” seus dedos cada vez que os aproximassem dela.

07   “Queremos inspirar as crianças a criar e não apenas consumir. Mesmo sendo divertido em pequenas doses, muito tempo gasto em coi__as como Angry Birds e jogos de video-game pode acabar estragando o cérebro desses garotos”, afirmou Nick Corston, cujos filhos estão matriculados no colégio.

10  Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.

14  Segundo ele, o resultado foi bastante satisfatório. “Tanto os meninos quanto as meninas adoraram programação. Não houve nenhuma idade que se mostrou desinteressada ou sem habilidade”, disse Corston. “Não tiveram nenhum problema em entender os con__eitos de programação que mostramos a eles.” A escola St. Saviour espera agora que a simplicidade do seu Cantinho da Programação inspire outras escolas primárias a promover atividades semelhantes.

 

http://blogs.estadao.com.br/link/escola-ensina-criancas-a-programar/

Assinale a alternativa em que o verbo inspirar possui a mesma regência que em Queremos inspirar as crianças a criar (linha 07). 

  • a) Ele inspirou com muita força.
  • b) Deus o inspire. 
  • c) Ela inspira os trabalhadores a serem felizes. 
  • d) O homem inspira confiança e felicidade.
  • e) As crianças inspiram corretamente.
#37181
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
BRDE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Escola  ensina crianças a programar

01  No final de setembro, a escola primária St. Saviour, em Londres, viu seu famoso Cantinho da Leitura ser transformado no Cantinho da Programação.

A escola recebeu 30 unidades de Raspberry Pi (placa de computador vendida a um baixo preço) e peças de Lego com sen__or, que se encai__avam para formar um crocodilo de brinquedo. Usando códigos simples, as crianças aprenderam a programar as peças para que a boca do crocodilo se fechasse, “mordendo” seus dedos cada vez que os aproximassem dela.

07   “Queremos inspirar as crianças a criar e não apenas consumir. Mesmo sendo divertido em pequenas doses, muito tempo gasto em coi__as como Angry Birds e jogos de video-game pode acabar estragando o cérebro desses garotos”, afirmou Nick Corston, cujos filhos estão matriculados no colégio.

10  Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.

14  Segundo ele, o resultado foi bastante satisfatório. “Tanto os meninos quanto as meninas adoraram programação. Não houve nenhuma idade que se mostrou desinteressada ou sem habilidade”, disse Corston. “Não tiveram nenhum problema em entender os con__eitos de programação que mostramos a eles.” A escola St. Saviour espera agora que a simplicidade do seu Cantinho da Programação inspire outras escolas primárias a promover atividades semelhantes.

 

http://blogs.estadao.com.br/link/escola-ensina-criancas-a-programar/

As três vírgulas da linha 01 são utilizadas para separar .

  • a) orações intercaladas.
  • b) adjuntos adverbiais. 
  • c) vocativos. 
  • d) orações adjetivas
  • e) Apostos oracionais.
#37182
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
BRDE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Escola  ensina crianças a programar

01  No final de setembro, a escola primária St. Saviour, em Londres, viu seu famoso Cantinho da Leitura ser transformado no Cantinho da Programação.

A escola recebeu 30 unidades de Raspberry Pi (placa de computador vendida a um baixo preço) e peças de Lego com sen__or, que se encai__avam para formar um crocodilo de brinquedo. Usando códigos simples, as crianças aprenderam a programar as peças para que a boca do crocodilo se fechasse, “mordendo” seus dedos cada vez que os aproximassem dela.

07   “Queremos inspirar as crianças a criar e não apenas consumir. Mesmo sendo divertido em pequenas doses, muito tempo gasto em coi__as como Angry Birds e jogos de video-game pode acabar estragando o cérebro desses garotos”, afirmou Nick Corston, cujos filhos estão matriculados no colégio.

10  Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.

14  Segundo ele, o resultado foi bastante satisfatório. “Tanto os meninos quanto as meninas adoraram programação. Não houve nenhuma idade que se mostrou desinteressada ou sem habilidade”, disse Corston. “Não tiveram nenhum problema em entender os con__eitos de programação que mostramos a eles.” A escola St. Saviour espera agora que a simplicidade do seu Cantinho da Programação inspire outras escolas primárias a promover atividades semelhantes.

 

http://blogs.estadao.com.br/link/escola-ensina-criancas-a-programar/

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os vocábulos retirados do texto às respectivas regras de acentuação. 

 

Coluna 1 

 

1. Monossílabo tônico. 

2. Paroxítono terminado em ditongo crescente. 

3. Proparoxítono. 

4. Oxítono. 

 

Coluna 2 

( ) cérebro. 

( ) colégio. 

( ) é. 

( ) informática. 

( ) satisfatório. 

( ) só. 

( ) robô. 

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) 2 – 3 – 4 – 3 – 1 – 2 – 4.
  • b) 3 – 2 – 1 – 2 – 2 – 3 – 4.
  • c) 1 – 2 – 4 – 3 – 3 – 1 – 3.
  • d)  3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 1 – 4.
  • e) 1 – 2 – 3 – 4 – 1 – 3 – 2
#37183
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
BRDE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Escola  ensina crianças a programar

01  No final de setembro, a escola primária St. Saviour, em Londres, viu seu famoso Cantinho da Leitura ser transformado no Cantinho da Programação.

A escola recebeu 30 unidades de Raspberry Pi (placa de computador vendida a um baixo preço) e peças de Lego com sen__or, que se encai__avam para formar um crocodilo de brinquedo. Usando códigos simples, as crianças aprenderam a programar as peças para que a boca do crocodilo se fechasse, “mordendo” seus dedos cada vez que os aproximassem dela.

07   “Queremos inspirar as crianças a criar e não apenas consumir. Mesmo sendo divertido em pequenas doses, muito tempo gasto em coi__as como Angry Birds e jogos de video-game pode acabar estragando o cérebro desses garotos”, afirmou Nick Corston, cujos filhos estão matriculados no colégio.

10  Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.

14  Segundo ele, o resultado foi bastante satisfatório. “Tanto os meninos quanto as meninas adoraram programação. Não houve nenhuma idade que se mostrou desinteressada ou sem habilidade”, disse Corston. “Não tiveram nenhum problema em entender os con__eitos de programação que mostramos a eles.” A escola St. Saviour espera agora que a simplicidade do seu Cantinho da Programação inspire outras escolas primárias a promover atividades semelhantes.

 

http://blogs.estadao.com.br/link/escola-ensina-criancas-a-programar/

Analise as afirmações que são feitas abaixo, a respeito do seguinte fragmento do texto: Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar. (linhas 12 e 13) .

 

I. Há duas orações, sendo uma delas reduzida de infinitivo. 

II. A oração sublinhada funciona como complemento adverbial. 

III. O fragmento constitui-se em um período composto por coordenação. 

 

Quais estão corretas? 

  • a) Apenas I. 
  • b) Apenas II
  • c) Apenas I e II.
  • d)  Apenas I e III. 
  • e) Apenas II e III.
#37184
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
BRDE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Escola  ensina crianças a programar

01  No final de setembro, a escola primária St. Saviour, em Londres, viu seu famoso Cantinho da Leitura ser transformado no Cantinho da Programação.

A escola recebeu 30 unidades de Raspberry Pi (placa de computador vendida a um baixo preço) e peças de Lego com sen__or, que se encai__avam para formar um crocodilo de brinquedo. Usando códigos simples, as crianças aprenderam a programar as peças para que a boca do crocodilo se fechasse, “mordendo” seus dedos cada vez que os aproximassem dela.

07   “Queremos inspirar as crianças a criar e não apenas consumir. Mesmo sendo divertido em pequenas doses, muito tempo gasto em coi__as como Angry Birds e jogos de video-game pode acabar estragando o cérebro desses garotos”, afirmou Nick Corston, cujos filhos estão matriculados no colégio.

10  Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.

14  Segundo ele, o resultado foi bastante satisfatório. “Tanto os meninos quanto as meninas adoraram programação. Não houve nenhuma idade que se mostrou desinteressada ou sem habilidade”, disse Corston. “Não tiveram nenhum problema em entender os con__eitos de programação que mostramos a eles.” A escola St. Saviour espera agora que a simplicidade do seu Cantinho da Programação inspire outras escolas primárias a promover atividades semelhantes.

 

http://blogs.estadao.com.br/link/escola-ensina-criancas-a-programar/

Em qual das frases abaixo, todas retiradas do texto, a forma verbal sublinhada admite flexão da voz passiva?

  • a) O resultado foi bastante satisfatório. 
  • b) Corston é cofundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. 
  • c) Tanto os meninos quanto as meninas adoraram programação. 
  • d) As crianças aprenderam a programar. 
  • e)  ...que mostramos a elas.
#37185
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
BRDE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

Escola  ensina crianças a programar

01  No final de setembro, a escola primária St. Saviour, em Londres, viu seu famoso Cantinho da Leitura ser transformado no Cantinho da Programação.

A escola recebeu 30 unidades de Raspberry Pi (placa de computador vendida a um baixo preço) e peças de Lego com sen__or, que se encai__avam para formar um crocodilo de brinquedo. Usando códigos simples, as crianças aprenderam a programar as peças para que a boca do crocodilo se fechasse, “mordendo” seus dedos cada vez que os aproximassem dela.

07   “Queremos inspirar as crianças a criar e não apenas consumir. Mesmo sendo divertido em pequenas doses, muito tempo gasto em coi__as como Angry Birds e jogos de video-game pode acabar estragando o cérebro desses garotos”, afirmou Nick Corston, cujos filhos estão matriculados no colégio.

10  Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.

14  Segundo ele, o resultado foi bastante satisfatório. “Tanto os meninos quanto as meninas adoraram programação. Não houve nenhuma idade que se mostrou desinteressada ou sem habilidade”, disse Corston. “Não tiveram nenhum problema em entender os con__eitos de programação que mostramos a eles.” A escola St. Saviour espera agora que a simplicidade do seu Cantinho da Programação inspire outras escolas primárias a promover atividades semelhantes.

 

http://blogs.estadao.com.br/link/escola-ensina-criancas-a-programar/

O vocábulo dela (linha 06) é formado pela ___________da __________ com o pronome ________________ ela, retomando a expressão ________________. 


Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

  • a) contração – preposição – possessivo – as crianças 
  • b) combinação – conjunção – demonstrativo – a boca do crocodilo 
  • c)  contração – conjunção – possessivo – a boca do crocodilo 
  • d) combinação – preposição – pessoal – as crianças 
  • e) contração – preposição – pessoal – a boca do crocodilo
#37186
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
BRDE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Escola  ensina crianças a programar

01  No final de setembro, a escola primária St. Saviour, em Londres, viu seu famoso Cantinho da Leitura ser transformado no Cantinho da Programação.

A escola recebeu 30 unidades de Raspberry Pi (placa de computador vendida a um baixo preço) e peças de Lego com sen__or, que se encai__avam para formar um crocodilo de brinquedo. Usando códigos simples, as crianças aprenderam a programar as peças para que a boca do crocodilo se fechasse, “mordendo” seus dedos cada vez que os aproximassem dela.

07   “Queremos inspirar as crianças a criar e não apenas consumir. Mesmo sendo divertido em pequenas doses, muito tempo gasto em coi__as como Angry Birds e jogos de video-game pode acabar estragando o cérebro desses garotos”, afirmou Nick Corston, cujos filhos estão matriculados no colégio.

10  Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.

14  Segundo ele, o resultado foi bastante satisfatório. “Tanto os meninos quanto as meninas adoraram programação. Não houve nenhuma idade que se mostrou desinteressada ou sem habilidade”, disse Corston. “Não tiveram nenhum problema em entender os con__eitos de programação que mostramos a eles.” A escola St. Saviour espera agora que a simplicidade do seu Cantinho da Programação inspire outras escolas primárias a promover atividades semelhantes.

 

http://blogs.estadao.com.br/link/escola-ensina-criancas-a-programar/

Na frase o resultado foi bastante satisfatório (linha 14), o verbo está conjugado em qual tempo e modo verbal? 

  • a) Pretérito Perfeito do Indicativo. 
  • b) Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo.
  • c) Futuro do Subjuntivo. 
  • d) Pretérito Imperfeito do Subjuntivo. 
  • e) Presente do Infinitivo.
#37187
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
BRDE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Escola  ensina crianças a programar

01  No final de setembro, a escola primária St. Saviour, em Londres, viu seu famoso Cantinho da Leitura ser transformado no Cantinho da Programação.

A escola recebeu 30 unidades de Raspberry Pi (placa de computador vendida a um baixo preço) e peças de Lego com sen__or, que se encai__avam para formar um crocodilo de brinquedo. Usando códigos simples, as crianças aprenderam a programar as peças para que a boca do crocodilo se fechasse, “mordendo” seus dedos cada vez que os aproximassem dela.

07   “Queremos inspirar as crianças a criar e não apenas consumir. Mesmo sendo divertido em pequenas doses, muito tempo gasto em coi__as como Angry Birds e jogos de video-game pode acabar estragando o cérebro desses garotos”, afirmou Nick Corston, cujos filhos estão matriculados no colégio.

10  Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.

14  Segundo ele, o resultado foi bastante satisfatório. “Tanto os meninos quanto as meninas adoraram programação. Não houve nenhuma idade que se mostrou desinteressada ou sem habilidade”, disse Corston. “Não tiveram nenhum problema em entender os con__eitos de programação que mostramos a eles.” A escola St. Saviour espera agora que a simplicidade do seu Cantinho da Programação inspire outras escolas primárias a promover atividades semelhantes.

 

http://blogs.estadao.com.br/link/escola-ensina-criancas-a-programar/

Analise as seguintes assertivas em relação ao texto:

 

I. A iniciativa de inserir programação na escola visa incentivar as crianças a serem mais criativas e não apenas consumistas. 

II. Jogos de videogames e de celulares fazem com que o cérebro das crianças seja corroído definitivamente. 

III. As crianças da escola St. Saviour entenderam e adoraram aprender programação, mas os mais novos tiveram problemas de concentração. 

 

Quais estão corretas? 

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II. 
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e III.
  • e) I, II e III.