Simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social | CONCURSO
📚 Simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social | cód.7531
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🧪 Este Simulado BNDES foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: BNDES
- 👔 Cargo: Profissional Básico - Comunicação Social
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESGRANRIO
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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📢 Concursos Abertos para BNDES
Veja os concursos abertos da instituição BNDES. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #110924
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
Há muitos pontos em comum na redação de matérias jornalísticas destinadas às revistas semanais, aos jornais diários e aos noticiários de TV. Existe, porém, uma prática condenada em dois desses meios de comunicação e aceita em apenas um.
Tal prática consiste em
- a) abreviar nomes de instituições.
- b) começar com um nariz de cera.
- c) identificar os entrevistados.
- d) inventar as declarações.
- e) redigir em forma de escalada.
- #110925
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 17 -
O profissional tem a obrigação de traduzir em linguagem simples o emaranhado de siglas, códigos e termos técnicos, comuns em relatórios estatísticos, que recebe da fonte. Ele jamais deverá repassar a informação ao leitor da forma como a recebeu do entrevistado. Tal recomendação deve ser seguida por todos os repórteres, mas deve receber uma atenção especial no caso de o jornalista ser da área
- a) cultural
- b) econômica
- c) esportiva
- d) investigativa
- e) internacional
- #110926
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 18 -
Uma prática apontada como o futuro do jornalismo e que já chegou a muitas empresas de comunicação é a chamada convergência de mídias.
Uma notícia produzida dessa forma
- a) agrega elementos de diferentes mídias, os quais se associam e se completam para compor uma apresentação única.
- b) constitui um produto que pode ser consumido através de diferentes mídias, sem perda de qualidade ou de informação.
- c) reproduz, em um único produto final, os elementos em comum encontrados nas matérias produzidas originalmente para diversos meios.
- d) requer a participação de profissionais de diferentes áreas, para que o produto final esteja de acordo com cada uma delas.
- e) reúne versões da mesma notícia, produzidas para mídias diferentes, que podem assim ser comparadas e avaliadas pelo público.
- #110927
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
A redação da notícia em formato de pirâmide invertida é uma técnica fundamental do jornalismo.
Nesse formato, após o lide, o restante do texto da notícia deve ser estruturado conforme uma ordem
- a) cronológica, com o desenrolar dos fatos que levaram ao acontecimento descrito no lide.
- b) expositiva, com o último parágrafo obrigatoriamente retomando e concluindo a ideia introduzida no lide.
- c) indutiva, com os fatos apresentados de forma a persu- adir o leitor sobre o que foi exposto no lide.
- d) lógica, com os fatos apresentados segundo uma ordenação por relevância e interesse.
- e) objetiva, com a apresentação dos fatos ordenada segundo critérios de isenção e neutralidade.
- #110928
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Nos sites e portais dedicados ao jornalismo, é comum o leitor encontrar, lado a lado, notícias sobre assuntos diversos, como tragédias, acontecimentos políticos nacionais e internacionais, registros de aberrações da natureza e particularidades sobre a vida de artistas, entre outros.
Essa miscelânea pode ser vista como um resultado da
- a) descaracterização dos veículos e do abandono da objetividade
- b) equiparação entre notícia, entretenimento e consumo
- c) exacerbação da função social do jornalismo
- d) personalização das notícias oferecidas segundo perfis individuais
- e) virtualização das fontes de informação e dos públicos