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Simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social | CONCURSO

Simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social

📚 Simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social | cód.7530

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#110889
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(1,0) 1 - 

Em relação à atuação do BNDES, entre as décadas de 60 e de 90 do século XX, considere as afirmativas abaixo.
I - Na década de 60, o BNDES viabilizou o setor de bens de consumo em nosso país, financiando desde a produção de matérias-primas – como o alumínio e o aço – até a fabricação de bens como a geladeira, o televisor e o automóvel.
II - Na década de 70, o BNDES foi fundamental para a integração do território nacional, financiando desde a construção de estradas vicinais para escoamento da produção agrícola até a modernização das principais rodovias do país.
III - Na década de 80, o BNDES financiou a implantação e a modernização de sistemas de barcas, de trens de passageiros e de metrô em diversos municípios do país, trazendo melhor qualidade de vida a milhões de brasileiros.
IV - Na década de 90, o BNDES foi um dos principais responsáveis pela democratização do acesso dos brasileiros aos serviços de telefonia: apoiou a privatização do setor e financiou a significativa expansão das telecomunicações brasileiras.
Estão corretas as afirmações

  • a) I e II, apenas
  • b) I e III, apenas
  • c) II e III, apenas
  • d) I, II e IV, apenas
  • e) I, II, III e IV
#110890
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(1,0) 2 - 

Um dos fatores de sucesso da comunicação interna é o correto alinhamento da estratégia de comunicação com a realidade do ambiente empresarial. A decisão quanto aos tipos de veículos adequados a esse fim é um dos requisitos para esse sucesso.
Assim, no escopo do público interno,

  • a) o tipo de publicação empresarial é decidido anualmente pela alta direção da organização, em seu planejamento estratégico.
  • b) os veículos jornalísticos são mais eficazes do que a comunicação direta dos chefes com suas equipes.
  • c) a fase inicial de implantação de uma política de comunicação é um período crítico, pois depende das pautas enviadas pelas assessorias de veículos da grande imprensa.
  • d) um veículo tecnológico, como um informativo digital ou TV corporativa, ajusta-se a todos os tipos de públicos de uma organização
  • e) uma estratégia de comunicação equilibrada combina diversos programas para atingir o público interno em diferentes situações.
#110891
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BNDES
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(1,0) 3 - 

Uma montadora de veículos precisa de uma solução de baixo custo e de rápida atualização para reforçar sua comunicação com os operários durante os turnos de trabalho.
O veículo jornalístico de comunicação interna mais indicado nessa situação é a(o)

  • a) revista
  • b) intranet
  • c) jornal
  • d) mural
  • e) informativo digital
#110892
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(1,0) 4 - 

A equipe de comunicação interna de uma empresa está na fase de criação do perfil editorial da nova publicação da empresa.
Essa fase inclui a

  • a) análise do perfil do público-alvo e da necessidade de segmentação.
  • b) definição da tipologia das fontes, das cores e do papel para impressão.
  • c) definição das editorias e dos assuntos que serão tratados na publicação.
  • d) organização do comitê de redação para decidir a periodicidade da publicação e os pontos de distribuição.
  • e) preparação e a revisão textual das reportagens e entrevistas.
#110893
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(1,0) 5 - 

Uma das ações de uma campanha de endomarketing consistiu em distribuir prêmios para os primeiros colocados em um concurso de fotografia.
Nesse caso, o público-alvo dessa campanha era o

  • a) cliente interno
  • b) formador de opinião
  • c) consumidor
  • d) fornecedor
  • e) revendedor
#110894
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(1,0) 6 - 

No ambiente empresarial, a frase que representa de forma mais apropriada o conceito de comprometimento no endomarketing é a seguinte:

  • a) “O esforço e a iniciativa na busca por resultados nem sempre são valorizados.”
  • b) “As pessoas devem limitar-se a fazer aquilo que as normas e a rotina exigem.”
  • c) “Os setores são importantes para delimitar as divisões entre chefes e subordinados.”
  • d) “Os subordinados delegam para cima, levando ao chefe os problemas existentes.”
  • e) “Todos os problemas são problemas de todos, independente da área em que se atua.”
#110895
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(1,0) 7 - 

Em suas ações de branding, uma organização financeira adota um posicionamento por uso/aplicação.
Sendo assim, suas campanhas de comunicação realçam o fato de que ela é a

  • a) concorrente mais próxima da marca líder
  • b) líder em seu segmento de atuação
  • c) instituição preferida dos funcionários públicos
  • d) marca mais adequada para investimentos em previdência
  • e) marca mais antiga e experiente do mercado
#110896
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(1,0) 8 - 

A respeito do planejamento de comunicação e marketing de uma organização, considere as afirmativas abaixo.
I – As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados.
II – As promoções de vendas são instrumentos eficazes na produção de resultados de curto prazo, porque servem de estímulo para que os clientes tomem decisões de compra.
III – As mídias de massa representam um investimento global elevado, que pode ser compensador quando se leva em conta o custo para se atingir cada grupo de mil usuários.
IV – As equipes de atendimento ao público são um instrumento de comunicação e, portanto, precisam transmitir as mesmas mensagens emitidas por outras ferramentas. Estão corretas as afirmativas

  • a) I, apenas
  • b) I e III, apenas
  • c) II e IV, apenas
  • d) II, III e IV, apenas
  • e) I, II, III e IV
#110897
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(1,0) 9 - 

Uma empresa vai participar de uma feira internacional para divulgar seu trabalho e conquistar novos clientes. Para isso, o profissional de criação desenvolveu uma série de materiais gráficos.
Ao enviar os arquivos para a impressão, ele tomou alguns cuidados, tais como os de

  • a) converter as imagens para 200 dpi e ampliar a lineatura do arquivo.
  • b) enviar todas as fontes e converter as imagens para CMYK.
  • c) indicar as referências pantone e aumentar a gramatura do papel.
  • d) marcar todas as correções de texto e converter as imagens para RGB.
  • e) transformar todas as fontes em curvas e as imagens em 72 dpi.
#110898
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(1,0) 10 - 

Todo projeto paginado — livros, revistas ou newsletters —, impresso em gráfica, deve ter o seu número de páginas múltiplo de 4. O motivo é que o processo de impressão do arquivo organiza as páginas em folhas impressas e dobradas para formar uma seção do projeto. Essa seção é chamada de

  • a) caderno
  • b) prelo
  • c) encarte
  • d) fólio
  • e) charneira
#110899
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(1,0) 11 - 

Na elaboração de uma campanha motivacional interna, serão confeccionados cartazes e banners animados para a intranet. Seria possível utilizar o mesmo programa para elaborar todos os layouts, porém o resultado final poderia ficar comprometido.
Nessa situação, os programas indicados para executar cada tipo de material, respectivamente, serão

  • a) Autocad e Ilustrator
  • b) Dreamweaver e Autocad
  • c) Flash e InDesign
  • d) Ilustrator e Flash
  • e) Photoshop e Publisher
#110900
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(1,0) 12 - 

Com a evolução constante da tecnologia, os jogos de computador, sejam eles simples ou complexos, passaram a ocupar um espaço considerável da internet.
Do ponto de vista da atuação publicitária on-line, essa migração significou, entre outras coisas, uma

  • a) dificuldade de comunicação com a faixa etária acima dos 14 anos
  • b) dificuldade na filtragem natural de faixas etárias do público-alvo
  • c) facilidade de comunicação com a faixa etária abaixo dos 14 anos
  • d) possibilidade de maior controle sobre o conteúdo exibido
  • e) seletividade menor de público nos jogos presentes em redes sociais
#110901
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(1,0) 13 - 

Uma agência de publicidade é dividida em departamentos que se complementam na busca do desenvolvimento perfeito da comunicação de seus clientes, seguindo uma ordem lógica própria de procedimentos.
Em uma campanha de desempenho perfeito, com todas as partes acertando suas funções de imediato, duas áreas que atuam tanto antes quanto depois do trabalho da criação são:

  • a) atendimento e mídia
  • b) mídia e prospecção
  • c) planejamento e atendimento
  • d) planejamento e mídia
  • e) produção gráfica e planejamento
#110902
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(1,0) 14 - 

Um site carioca de dicas infantis recebe rotineiramente, via e-mail, divulgação sobre peças de sex shop. O fato revela uma prática condenada pelos modernos manuais de assessoria de imprensa.
Essa prática denomina-se

  • a) abuso na aplicação do follow-up
  • b) exploração de vazios editoriais
  • c) difusão de releases sem critério
  • d) supervalorização do newspeg
  • e) priorização dos veículos especializados
#110903
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(1,0) 15 - 

Uma importante indústria farmacêutica é acusada de fabricar um lote de anticoncepcionais com problemas. No lugar de alguns comprimidos do princípio ativo, foram encontradas cápsulas de placebo.
Diante das denúncias comprovadas, que foram veiculadas pela mídia, a assessoria de imprensa tem como obrigação

  • a) evitar a exposição pública dos dirigentes e de qualquer possível porta-voz da empresa.
  • b) ignorar qualquer aproximação da imprensa até que o tema desapareça dos veículos de comunicação.
  • c) negar veementemente as acusações, ocultando qualquer rastro sobre a falha ocorrida.
  • d) processar o veículo de comunicação que deu origem à crise, exigindo indenização.
  • e) promover uma ampla divulgação das medidas corretivas tomadas e do apoio dado às vítimas do erro.