Simulado Assistente Educacional - Agente Administrativo | CONCURSO
Simulado Assistente Educacional - Agente Administrativo
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Este Simulado Assistente Educacional - Agente Administrativo foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Assistente Educacional - Agente Administrativo
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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Questões Assistente Educacional - Agente Administrativo
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
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(1,0) 1 -
Inicialmente, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode simbolizar um grande desafio para professores e instituições. Com isso, estabelecer maneiras de potencializar o processo de ensino e aprendizagem dessas crianças é a melhor alternativa. No entanto, diante de tanta informação, muitos pais e professores ainda não sabem como proceder para suprir essa demanda. Assim, pensar em estratégias que valorizem o percurso educacional do pequeno funciona como uma excelente maneira de proporcionar progressos pedagógicos. Portanto, o contexto da sala de aula encontra um tipo de serviço que contribui com o desenvolvimento da criança e o trabalho do professor. Essa atividade é o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Assinale a alternativa que esclarece o que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
- a) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um direcionamento quanto às necessidades educacionais especiais dos alunos, com efeito, o decreto 7611 não estabelece os objetivos deste tipo de atendimento
- b) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) está incluído na Educação Especial. Em outras palavras, é um serviço voltado para suprir as demandas de alunos com necessidades educativas especiais. Isso significa que durante o trajeto pedagógico da criança, uma série de ações será realizada com o intuito de promover avanços em aspectos relacionados a competências, habilidades, interação social e autonomia
- c) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um direito de todos os estudantes brasileiros, do ensino fundamental ao ensino de nível superior, público e privado. A política surge da necessidade de atender ao público com especificas deficiência
- d) O AEE é destinado somente para alunos com deficiência visual, intelectual e auditiva
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(1,0) 2 -
Escola de Rio Branco (AC), Clarisse Fecury reverbera práticas inclusivas estimulando trabalho colaborativo, engajando famílias e valorizando aprendizagem de todos. “Nós não podemos parar o processo de inclusão. Pelo contrário, precisamos aperfeiçoá-lo e melhorá-lo a cada dia: ele é real e importante para todos”. É assim que Assis da Silva Ribeiro, diretor da Escola Estadual Clarisse Fecury, de Rio Branco (AC), descreve o aprendizado adquirido pelos profissionais da escola desde que a unidade se tornou referência em educação inclusiva no Acre, em 2012. De acordo com o trabalho realizado na Escola de Rio Branco (AC), Clarisse Fecury, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Assis reconhece a importância de potencializar práticas inclusivas para não excluir ninguém do processo de aprendizagem. Ele explica que o processo inclusivo vai muito além de proporcionar o acesso dos alunos à escola. Reconhece a importância de potencializar práticas inclusivas para não excluir ninguém do processo de aprendizagem. Ele explica que o processo inclusivo vai muito além de proporcionar o acesso dos alunos à escola.
( ) Para se tornar referência de respeito à aprendizagem no estado, Assis cita a importância da adaptação de determinadas atividades, levando em conta o currículo escolar e as especificidades de cada aluno. As crianças recebem os mesmos conteúdos curriculares. Desconsiderar isso na elaboração das atividades não é inclusão e sim exclusão. Como fator relevante para a realização de um planejamento pedagógico que considere as individualidades e potencialidades dos alunos, a escola valoriza o trabalho colaborativo entre os educadores.
( ) Como exemplo de estratégia pedagógica inclusiva realizada pela escola, as oficinas pedagógicas desestimulam o protagonismo dos estudantes no processo educativo.
( ) Além da integração entre educadores, a escola também conta com a participação ativa dos familiares nas etapas de decisão e na elaboração de propostas. Segundo o diretor da Clarisse Fecury, cerca de 70% das mães e dos pais são ativos nos processos decisórios. Colocando em prática um modelo de gestão democrática, os familiares têm representatividade nos conselhos e comitês escolares, opinando sobre as prioridades da escola e discutindo sobre a alocação de recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- a) V - V - V - V
- b) V - V - F - V
- c) F - F - V - F
- d) V - V - F - F
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(1,0) 3 -
A atuação de uma equipe multiprofissional, composta por educadores especializados, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas e outros é muito importante no processo de ______ da criança com deficiência física. O aluno não deve deixar de frequentar a escola enquanto realiza seu processo de reabilitação. Ao contrário, a família e os educadores devem estimulá-lo a participar de todas as atividades ______, porque o contato com seus colegas e professores contribui com a reabilitação e gradativamente com a ______. Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
- a) reabilitação / curriculares / inclusão escolar
- b) inclusão / extracurriculares / integração escolar
- c) inserção / interdisciplinares / adaptação escolar
- d) adaptação / multidisciplinares / educação especial
- #252959
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(1,0) 4 -
A Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. No capítulo IV - da acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, Art. 11. A construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Parágrafo único. Para os fins do disposto neste artigo, na construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser observados, pelo menos, os seguintes requisitos de acessibilidade. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Nas áreas externas ou internas da edificação, destinadas a garagem e a estacionamento de uso público, deverão ser reservadas vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção permanente.
II. Pelo menos um dos acessos ao interior da edificação deverá estar livre de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
III. Pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata esta Lei.
IV. Os edifícios deverão dispor, pelo menos, de um banheiro acessível, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Estão corretas as afirmativas:
- a) I, II e III apenas
- b) I e IV apenas
- c) I, II e IV apenas
- d) I, II, III e IV
- #252960
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(1,0) 5 -
O conceito de Desenho Universal para Aprendizagem - DUA (Universal Design for Learning) surgiu em 1999 nos Estados Unidos, proposto por David Rose e Anne Meyer, pesquisadores que faziam parte do “Center for applied special technology” (NELSON, 2014). Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
- a) DUA considera as diferentes formas de aprender e as habilidades do sujeito. Com isso, contempla também a especificidade de aprender das pessoas com deficiência, preocupando-se com suas habilidades e necessidades. Para que isso seja possível a principal característica do DUA é a flexibilidade, no ambiente educativo, a metodologia, a composição e forma de apresentação dos conteúdos devem ser flexíveis e oportunizar diferentes recursos pedagógicos para atender aos diferentes perfis de aprendizagem
- b) O conceito do DUA consiste em inviabilizar estratégias de acessibilidade facilitada a todos, no que se referem a estruturas físicas, serviços, produtos e soluções educacionais. Dessa maneira, pensa-se em múltiplos meios de oferecer a aprendizagem, reduzindo assim as barreiras impostas pelo ambiente educacional tradicional (CAST, 2013)
- c) Proporcionar flexibilidade nas formas que as informações são apresentadas, nos modos que os estudantes respondem ou demonstram seus conhecimentos e habilidades, e nas maneiras que os estudantes não são motivados e não se comprometem com seu próprio aprendizado
- d) Reduz as barreiras na forma de ensinar, proporciona adaptações, apoios/ajudas e desafios apropriados, e mantem altas expectativas de êxito para todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiências e os que se encontram limitados por sua competência linguística no idioma da aprendizagem