Processando...

Simulado Arquiteto urbanista | CONCURSO

Simulado Arquiteto urbanista

📚 Simulado Arquiteto Urbanista gratuito | cód.26608

Faça parte dos aprovados! Comece pelo simulado Arquiteto Urbanista hoje! ✅

🔗 Veja mais simulados para o cargo Arquiteto Urbanista

🎯 São milhares de simulados para concursos disponíveis para você praticar e conquistar sua vaga no cargo de Arquiteto Urbanista.

🧪 Este Simulado Arquiteto Urbanista foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

🚀 Aproveite este simulado para o cargo Arquiteto Urbanista e saia na frente!


📖 Questões para o Cargo Arquiteto Urbanista

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do cargo Arquiteto Urbanista


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no cargo Arquiteto Urbanista. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Arquiteto Urbanista


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o cargo Arquiteto Urbanista.

Ver apostilas para Arquiteto Urbanista


📢 Concursos Abertos para o Cargo Arquiteto Urbanista

Veja os concursos abertos com o cargo Arquiteto Urbanista. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para o cargo Arquiteto Urbanista


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#264686
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Sobre as etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura é correto afirmar

  • a) O Programa de Necessidades de Arquitetura (PN-ARQ) deve apresentar informações sucintas e suficientes para a caracterização geral da concepção adotada, incluindo indicações das funções, dos usos, das formas, das dimensões, das localizações dos ambientes da edificação, bem como de quaisquer ou outras exigências prescritas ou de desempenho.
  • b) O Estudo de Viabilidade de Arquitetura (EV-ARQ) deve produzir informações necessárias à concepção arquitetônica da edificação (ambiente construído ou artificial) e aos serviços de obra, como nome, número e dimensões (gabaritos, áreas úteis e construídas) dos ambientes, com distinção entre os ambientes a construir, a ampliar, a reduzir e a recuperar, características, exigências, número, idade e permanência dos usuários, em cada ambiente.
  • c) O Anteprojeto de Arquitetura (AP-ARQ) deve fornecer as informações técnicas relativas à edificação (ambientes interiores e exteriores), a todos os elementos da edificação e a seus componentes construtivos considerados relevantes.
  • d) O Projeto Legal de Arquitetura (PL-ARQ) deve apresentar as informações relativas à edificação (ambientes externos e internos) e a todos os elementos da edificação, seus componentes construtivos e materiais de construção.
  • e) O Projeto para Execução de Arquitetura (PE-ARQ) deve apresentar as informações necessárias e suficientes ao atendimento das exigências legais para os procedimentos de análise e de aprovação do projeto da construção, incluindo os órgãos públicos e as companhias concessionárias de serviços públicos, como departamento de obras e de urbanismo municipais, conselho dos patrimônios artísticos e históricos municipais e estaduais, autoridades estaduais e federais para a proteção dos mananciais e do meio ambiente, Departamento de Aeronáutica Civil.
#264687
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

As cidades são percebidas por meio de seus espaços públicos, os quais refletem a qualidade ambiental urbana, com o componente vegetal como suporte aos valores mais significativos da composição paisagística. Na elaboração de projetos paisagísticos de espaços públicos, deve-se observar:
I. A promoção das condições de acessibilidade universal, segurança à localização de playgrounds e separação rigorosa entre atividades conflitantes, como entre carro e pedestre.
II. O emprego de mobiliário adequado aos diferentes usos, em condições que os abriguem do sol, ventos e chuva.
III. A necessidade de emprego de uma estrutura modular do espaço por meio da subdivisão em espaços menores, formando unidades que permitam ao usuário uma escala de uso mais adequada do local.
Está(ão) correto(s)

  • a) II, apenas.
  • b) III, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#264688
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A Política de Patrimônio Cultural Material (PPCM) do Iphan, instituída por meio da Portaria nº 375 de 19/09/2018, define como patrimônio cultural material o universo de bens tangíveis, móveis ou imóveis, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Neste sentido, estabelece diretrizes para a realização de ações visando à conservação de bens culturais materiais. Em relação à necessidade de conservação de bens, analise as afirmações seguintes.
I. A qualificação de intervenções inclui a necessidade de adequação do patrimônio cultural material às necessidades contemporâneas, visando a garantir seu uso e sua apropriação social.
II. A valorização dos sistemas e técnicas tradicionais e dos detentores dos saberes relacionados a essas práticas garante o conhecimento, o aperfeiçoamento tecnológico e a qualificação de profissionais.
III. O registro e a disseminação do conhecimento gerado a partir das ações de conservação estão submetidos ao nível de tutela pelo qual o bem patrimonial está protegido.]
Está(ão) correta(s)

  • a) II, apenas.
  • b) III, apenas.
  • c) I, II e III.
  • d) I e II, apenas.
  • e) I e III, apenas.
#264689
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A comunicação do edifício com o seu usuário se dá através de suportes da comunicação visual que precisam levar em consideração quem é o usuário do ambiente, suas condições fisiológicas e sensoriais para, então, projetar de maneira adequada sua experiência naquele lugar. No que se refere ao desenvolvimento de projetos de comunicação visual, analise as afirmativas seguintes.
I. Os projetos de comunicação visual necessitam de elementos identificativos, como palavras e cores, que dão identidade aos lugares; elementos direcionais, como setas, que organizam o fluxo e a navegação das pessoas por dentro das edificações; e elementos informativos, que, com textos, comunicam quais as rotinas e regramentos do uso do espaço.
II. O projeto de Design Gráfico para Ambientes é pensado para suprir todas as necessidades de comunicação em espaços tridimensionais.
III. O projeto de comunicação visual voltado para ambientação se diferencia dos projetos convencionais de arquitetura de interiores pelo fato de utilizar elementos do design gráfico (marca, cor, tipografia, grafismo e imagem) como recursos para criar ambientes diferenciados e de fácil identificação.
Está(ão) correta(s)

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) I, II e III.
  • d) II e III, apenas.
  • e) III, apenas
#264690
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Conforme especificado na Lei nº 14.133/2021, o conjunto de elementos necessários e suficientes de um projeto básico terá obrigatoriamente que assegurar o(a)

  • a) adequado tratamento ambiental do empreendimento.
  • b) viabilidade técnica por meio do registro do profissional responsável.
  • c) avaliação do custo unitário da fundação adequada da edificação.
  • d) aplicação de métodos construtivos contratados anteriormente pela administração pública.
  • e) comprovação do equilíbrio econômico-financeiro final do contrato.