Simulado Arquiteto - Planejamento Físico de Aeroportos | CONCURSO
Simulado Arquiteto - Planejamento Físico de Aeroportos
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Este Simulado Arquiteto - Planejamento Físico de Aeroportos foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Arquiteto - Planejamento Físico de Aeroportos
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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Questões Arquiteto - Planejamento Físico de Aeroportos
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
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(1,0) 1 -
As informações referentes ao embarque e desembarque de passageiros em determinado aeroporto são dados fundamentais na composição da base de dados de suporte para a tomada de decisão na definição da infraestrutura de transporte necessária. Para a obtenção desses dados, um dos fatores a ser considerado é
- a) a distância a ser percorrida entre o terminal e o estacionamento.
- b) a dimensão da área percorrida pelos ocupantes do transporte.
- c) a ocupação por tipo de veículo, incluindo passageiros e visitantes.
- d) a proporção de voos que fazem escala no aeroporto.
- e) o volume médio de bagagem transportado por passageiro no desembarque do voo.
- #257355
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(1,0) 2 -
Em relação ao planejamento territorial do uso do solo, é correto concluir:
- a) Nas Zonas de Proteção de helipontos não há restrição para o gabarito de altura.
- b) As propriedades vizinhas dos aeródromos e das instalações de auxílio à navegação aérea não estão sujeitas a restrições especiais.
- c) Mesmo que as construções dentro da Zona de Proteção de Aeródromo tenham sido feitas antes da aprovação das medidas restritivas, não caberá indenização pelo poder público.
- d) A autoridade aeronáutica não tem competência para embargar a obra ou a construção de qualquer natureza que contrarie os Planos Básicos ou os Específicos de cada aeroporto.
- e) As Administrações Públicas, inclusive as municipais, deverão compatibilizar o zoneamento do uso do solo, nas áreas vizinhas dos aeródromos e helipontos em geral, às restrições constantes do Plano Básico de Zona de Proteção.
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(1,0) 3 -
Para elaborar o Plano Diretor Urbano, o poder público municipal deve considerar as restrições que a presença de aeródromos e helipontos impõe ao uso do solo. Dentre as causas dessas limitações está a emissão de ruídos produzidos pelas aeronaves. Com o objetivo de ordenar a implantação do uso e desenvolvimento de atividades nas proximidades dos aeródromos e helipontos, são instituídos os
- a) Centros de Distribuição de EPI.
- b) Planos de Zoneamento de Ruídos.
- c) Programas de Conservação da Audição.
- d) Requisitos de Emissão de Ruídos por Aeronaves.
- e) Tratamentos para Surdez nas populações que habitam essas áreas.
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(1,0) 4 -
Quando da elaboração de seus Planos Diretores, os municípios devem observar a existência de restrições de utilização da Área de Segurança Aeroportuária (ASA), tais como
- a) construção de escolas, hospitais e asilos.
- b) construção de prédios com mais de 15 andares.
- c) estabelecimento de indústrias têxteis, olarias e usinas de reciclagem.
- d) instalação de matadouros, vazadouros de lixo e culturas agrícolas que atraiam pássaros.
- e) estabelecimento de sedes esportivas, estádios de futebol, casas de show, teatros e cinemas.
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(1,0) 5 -
A demanda por transporte aéreo tem apresentado índices elevados de crescimento, sobretudo na última década, com a implantação de políticas de low cost e low fare em algumas empresas do setor. Estimar a demanda futura é essencial para o planejamento de construções e ampliações da infraestrutura aeroportuária, exigindo análises de demanda com a maior precisão possível. Sobre as técnicas de análise de demanda, é correto afirmar:
- a) O Recurso da Identificação do Principal Gerador de Demanda deve ser aplicado em aeroportos que possuem uma série histórica consistente.
- b) O modelo top down, utilizado pela OACI, analisa uma parcela do mercado em relação ao todo. Sua principal vantagem está na independência da estabilidade e na certeza das porções do mercado em relação às quais as previsões são feitas.
- c) O Capital Asset Pricing Model (CAPM), de forma análoga ao procedimento top-down, possibilita prever a demanda por transporte aéreo para cada tráfego com base no que ocorre na demanda agregada.
- d) O emprego de Modelos Econométricos permite construir um portfólio de aeroportos com características semelhantes ao aeroporto em estudo e determinar a demanda do portfólio. Com base nesses dados, estima-se a demanda do aeroporto em estudo.
- e) A Previsão por Julgamento pressupõe a existência de uma relação funcional do tráfego anual com uma variável independente, com base numa série histórica.