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Simulado APPA-PR | Analista Portuário – Economista | CONCURSO

Simulado APPA-PR | Analista Portuário – Economista

SIMULADO APPA-PR | ANALISTA PORTUÁRIO – ECONOMISTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso APPA-PR para o cargo de Analista Portuário – Economista.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FAFIPA para o concurso APPA-PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Portuário – Economista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado APPA-PR | Analista Portuário – Economista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso APPA-PR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#107724
Banca
FAFIPA
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
APPA-PR
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Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

A atividade portuária é importante para o comércio internacional, que por sua vez, está diretamente relacionado às características de uma economia aberta e dos regimes cambiais. Sobre esses temas, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:

  • a) O balanço de pagamentos divide-se em duas contas principais: as Contas Correntes e a Conta de Capital e Financeira. No entanto, as exportações portuárias não são incluídas em nenhuma dessas, mas sim na conta da balança comercial.
  • b) No regime de câmbio fixo, a autoridade monetária determina o valor da taxa de câmbio e a garantia dessa taxa se dá pela atuação dos agentes privados no mercado.
  • c) No regime de taxa de câmbio flutuante, a taxa de câmbio se ajusta à oferta e à demanda no mercado de divisas de modo que o Balanço de Pagamentos sempre estará em desequilíbrio em virtude dessas oscilações.
  • d) O regime de câmbio fixo não é compatível com uma situação de déficit persistente na Balança de Pagamentos a longo prazo.
#107725
Banca
FAFIPA
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
APPA-PR
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Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

A respeito das estruturas de mercado e suas características, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:

  • a) Escassez e escolha são conceitos incompatíveis com a concorrência perfeita, uma vez que essa estrutura está baseada no sistema de preços.
  • b) Um mercado com poucas empresas, a exemplo do de armadores (empresas que realizam o transporte marítimo de cargas em rotas locais ou internacionais), é usualmente caracterizado como oligopólio e as empresas que o compõem reconhecem a sua interdependência entre si, assim como, sua incapacidade de interferirem nos preços do mercado.
  • c) Na estrutura de monopólio, o monopolista cobra um preço acima do custo marginal e dependente da elasticidade da demanda.
  • d) No oligopólio, assim como no monopólio, a determinação de preço e quantidade da indústria é baseada na tomada de decisão dos ofertantes que têm o poder de mercado, não sendo as características da demanda um aspecto relevante na alocação dessas estruturas de mercado.
#107726
Banca
FAFIPA
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
APPA-PR
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Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

O Brasil exportou 4.304,1 mil toneladas de carne de frango em 2015, sendo que cerca de 35,57% foram realizadas pelo Porto de Paranaguá. O Oriente Médio foi um dos principais destinos dessas exportações (Fonte: ABPA, 2016). Suponha que as seguintes equações descrevem o mercado de frango entre Brasil e Oriente Médio no equilíbrio: QS =2000 + 217P e QD = 3000 – 283P, em que QS e QD são expressos em mil toneladas e P em reais (R$). Se o Oriente Médio aumentar sua demanda por carne de frango em 200 mil toneladas, quais serão os novos preço e quantidades de equilíbrio? Assinale a alternativa CORRETA.

  • a) P = R$2 e QS = QD = 2.434.
  • b) P = R$2 e QS = 2.520,8; QD = 2.634
  • c) P = R$2,4 e QS = QD = 2.520,8; QD = 2.320,8.
  • d) P = R$2,4 e QS = QD = 2.520,8.
#107727
Banca
FAFIPA
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
APPA-PR
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(1,0) 4 - 

Investimentos realizados para expansão do modal ferroviário no Paraná trouxeram uma opção mais econômica para produtores de frango ao canalizarem sua produção para Paranaguá, ou seja, houve redução dos custos. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao deslocamento da curva de oferta de frango.

  • a) A curva de oferta pode se deslocar para a esquerda, com preço maior e quantidade inalterada.
  • b) A curva de oferta pode se deslocar para a esquerda, com preço inalterado e quantidade maior
  • c) A curva de oferta pode se deslocar para a direita, com preço menor e quantidade inalterada.
  • d) A curva de oferta pode se deslocar para a direita, com preço e quantidade maiores.
#107728
Banca
FAFIPA
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APPA-PR
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(1,0) 5 - 

A elasticidade preço da demanda é um importante conceito na esfera de análise microeconômica. Nesse contexto, considere uma demanda por balanças de pesagem de caminhões inelástica em relação ao preço. Assinale a alternativa CORRETA, levando em consideração um aumento no preço dessas balanças.

  • a) A quantidade demandada de balanças de pesagem irá reduzir consideravelmente e o dispêndio com a aquisição das balanças irá diminuir.
  • b) A quantidade demandada de balanças de pesagem irá reduzir, mas a redução será até o ponto em que o dispêndio permanece inalterado.
  • c) A quantidade demandada de balanças de pesagem irá aumentar, mas o dispêndio com a aquisição das balanças irá diminuir.
  • d) A quantidade demandada de balanças de pesagem será relativamente indiferente, mas o dispêndio com a aquisição das balanças irá aumentar.
#107729
Banca
FAFIPA
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Matérias Diversas
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APPA-PR
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(1,0) 6 - 

Suponha que um funcionário do Porto de Paranaguá, que trabalha no setor de transporte e armazenamento, tem uma renda de R$2.500 mensais. Ao receber um aumento salarial de 10%, o funcionário que consumia 10 quilos de carne bovina ao mês, passa a consumir 15 quilos. Com base nessa situação hipotética, analise os seguintes itens e assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Esse aumento no consumo não ocasionará alterações na demanda agregada por se tratar de apenas um indivíduo.
  • b) A elasticidade renda da demanda para a carne bovina é menor que 1 e positiva; nesse caso, a carne bovina é inelástica à renda.
  • c) A elasticidade renda da demanda para a carne bovina é positiva e maior que 1, configurando-se como um bem de luxo ou superior.
  • d) Essa situação hipotética também serve para ilustrar os efeitos renda e multiplicador dos gastos.
#107730
Banca
FAFIPA
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APPA-PR
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(1,0) 7 - 

Suponha que o Porto de Paranaguá esteja estudando a possibilidade de desenvolver um Projeto de Engenharia para a Construção do Novo Corredor de Exportação de Grãos (COREX) - Píer em “T”. Os investimentos nesse novo projeto têm previsão de serem pagos em um horizonte de tempo de 6 anos. A partir das informações dispostas na tabela a seguir, pode se dizer que:

  • a) O projeto será inviável se tiver um custo de R$50.000.000 a uma taxa de juros de 12% ao ano.
  • b) O projeto será viável apenas no caso em que esse custar R$45.000.000 e a taxa de juros for de 10% ao ano
  • c) O projeto será inviável quando o investimento for R$48.000.000 e a taxa de juros for de 12% ao ano.
  • d) O projeto será viável se custar R$48.000.000 a uma taxa de juros de 10% ao ano.
#107731
Banca
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APPA-PR
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(1,0) 8 - 

Suponha que 10 shiploaders (carregadores de navios) trabalhando por 12 horas ao dia, durante 4 dias, consigam carregar 20 navios com soja. Caso um desses shiploaders esteja em manutenção e seja necessário que 30 navios sejam carregados com soja em um período de 6 dias, pergunta-se: quantas horas o restante dos shiploaders devem trabalhar ao dia para que os navios sejam carregados no prazo estabelecido? Assinale a alternativa CORRETA considerando apenas a parte inteira da resposta.

  • a) 13 horas ao dia
  • b) 14 horas ao dia.
  • c) 15 horas ao dia
  • d) 16 horas ao dia.
#107732
Banca
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APPA-PR
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(1,0) 9 - 

Leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I. Uma redução no preço de um bem normal pode ocasionar dois diferentes tipos de efeitos: renda e substituição.

II. Se carne de frango é considerado um bem normal para o consumidor, a diminuição em seu preço faz com que haja uma redução na quantidade consumida.

III. O efeito substituição corresponde a modificações no consumo de carne de frango quando o preço da carne bovina aumenta ou diminui.

  • a) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
  • b) Apenas a assertiva I está correta.
  • c) Todas as assertivas estão erradas.
  • d) Todas as assertivas estão corretas.
#107733
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APPA-PR
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(1,0) 10 - 

A lei 9.966/2000 dispõe em seu artigo 2º definições e classificações. Nessa toada, é de suma importância o conhecimento, na área de legislação portuária, de certas siglas, definições, bem como convenções internacionais relacionadas à área em comento. Ante o exposto, sobre o significado de OPRC/90, assinale a alternativa CORRETA.

  • a) OPRC/90 é a Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios, concluída em Londres, em 2 de novembro de 1973, alterada pelo Protocolo de 1978, concluído em Londres, em 17 de fevereiro de 1978, e emendas posteriores, ratificadas pelo Brasil.
  • b) OPRC/90 é a Convenção Internacional sobre Preparo, Resposta e Cooperação em Caso de Poluição por Óleo, de 1990, ratificada pelo Brasil.
  • c) OPRC/90 é a Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil em Danos Causados por Poluição por Óleo, de 1969, ratificada pelo Brasil.
  • d) OPRC/90 é a autoridade responsável pela administração do porto organizado, competindo-lhe fiscalizar as operações portuárias e zelar para que os serviços se realizem com regularidade, eficiência, segurança e respeito ao meio ambiente.
#107734
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(1,0) 11 - 

A lei 9.966/2000 dispõe sobre a prevenção, o controle e a fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional. Deste modo, esta Lei estabelece os princípios básicos a serem obedecidos na movimentação de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em portos organizados, instalações portuárias, plataformas e navios em águas sob jurisdição nacional. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA. Essa lei aplica-se:

  • a) Quando presentes os pressupostos para aplicação da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios (Marpol 73/78).
  • b) Às embarcações nacionais, portos organizados, instalações portuárias, dutos, plataformas e suas instalações de apoio, em caráter complementar à Marpol 73/78.
  • c) Às embarcações, plataformas e instalações de apoio estrangeiras, cuja bandeira arvorada seja ou não de país contratante da Marpol 73/78, quando em águas sob jurisdição nacional.
  • d) Às instalações portuárias especializadas em outras cargas que não óleo e substâncias nocivas ou perigosas e aos estaleiros, marinas, clubes náuticos e outros locais e instalações similares.
#107735
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(1,0) 12 - 

A lei de improbidade administrativa (Lei 8.429/92) possui três artigos de extrema relevância (artigos 9º, 10 e 11), que tratam dos atos de improbidade administrativa que importam enriquecimento ilícito, dos atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário e dos atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública, respectivamente. Dessa feita, conforme expresso na lei, assinale a alternativa que contém um exemplo do artigo 11, ou seja, de ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.

  • a) Permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de qualquer das entidades referidas nesta lei, ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado.
  • b) Agir negligentemente na celebração, fiscalização e análise das prestações de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.
  • c) Perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza.
  • d) Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo
#107736
Banca
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APPA-PR
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(1,0) 13 - 

A lei de improbidade administrativa (Lei 8.429/92) contém disposições relevantes no âmbito público. Acerca dela, independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito a determinadas cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato. Desse modo, assinale a alternativa CORRETA, que contém punição aplicável ao caso de ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito.

  • a) Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; ressarcimento parcial do dano, quando houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de um a dois anos; pagamento de multa civil de até cinco vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
  • b) Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; ressarcimento integral do dano, quando houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos; pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.
  • c) Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; ressarcimento parcial do dano, quando houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até cinco vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.
  • d) Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; ressarcimento integral do dano, quando houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
#107737
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APPA-PR
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(1,0) 14 - 

Segundo informações oficiais, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) foi criada pelo Governo do Paraná, em 1947. No ano de 2014, o Estado do Paraná, através da Lei n.º 17.895, de 27 de dezembro de 2013, regulamentada pelo Decreto n.º 11.562/14, transformou a Appa de autarquia para empresa pública. Nesse sentido, é importante que o servidor de empresa pública conheça a lei federal 8.429/92, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional. Sobre ela, no que concerne à prescrição, assinale a alternativa CORRETA.

  • a) As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nessa lei podem ser propostas, em regra, até um ano após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.
  • b) As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nessa lei podem ser propostas, em regra, até três anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.
  • c) As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nessa lei podem ser propostas, em regra, até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.
  • d) As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nessa lei podem ser propostas, em regra, até dez anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.
#107738
Banca
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APPA-PR
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(1,0) 15 - 

De acordo com informação oficial, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) é uma empresa pública estadual, subordinada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, que administra os portos D. Pedro II, em Paranaguá, e Barão de Teffé, em Antonina. O contrato de concessão dos portos paranaenses, entre Estado e União, teve início em fevereiro de 1949. Em dezembro de 2001, foi substituído pelo Convênio de Delegação nº. 037/2001, entre Estado e União, que vigora até 2027, podendo ser prorrogado. Deste modo, sabe-se a importância que possui a lei 8.666 para os servidores. Sobre ela, nos termos do artigo 87, no que toca as sanções administrativas, pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções, EXCETO:

  • a) Advertência
  • b) Multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.
  • c) Suspensão definitiva de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 10 (dez) anos
  • d) Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no artigo 87, inciso III da Lei 8.666.