Simulado Analista Legislativo - Pesquisador Legislativo | CONCURSO
📚 Simulado Analista Legislativo - Pesquisador Legislativo gratuito | cód.24582
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🧪 Este Simulado Analista Legislativo - Pesquisador Legislativo foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: Analista Legislativo - Pesquisador Legislativo
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 5
- ⏱️ Tempo do Simulado: 15 minutos
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Questões do cargo Analista Legislativo - Pesquisador Legislativo
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- #254377
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(1,0) 1 -
Um instituto de pesquisa realizou uma investigação para apurar e explicar as razões de, em determinado município do estado de Goiás, 60% das mulheres na faixa etária de 20 a 30 anos estarem desempregadas. Os dados apurados revelaram que 90% das mulheres desempregadas têm pelo menos dois filhos, 70% não concluíram o ensino médio e 80% têm mães analfabetas. Procura-se dimensionar o impacto dos dados apurados no nível de desemprego deste grupo de mulheres. Qual é a variável dependente desta pesquisa?
- a) O nível de escolaridade das mães das mulheres na faixa de 20 a 30 anos.
- b) O nível de escolaridade das mulheres na faixa de 20 a 30 anos.
- c) O nível de desemprego das mulheres na faixa de 20 a 30 anos.
- d) O número de filhos das mulheres na faixa de 20 a 30 anos.
- #254378
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(1,0) 2 -
Pesquisas científicas são realizadas tendo como base uma metodologia quantitativa ou qualitativa. Uma pesquisa é quantitativa quando existe a possibilidade de medidas quantificáveis de variáveis e inferências com base em amostras aleatórias de uma população. Esse tipo de pesquisa usa medidas numéricas para testar constructos científicos e hipóteses, ou busca padrões numéricos relacionados a conceitos cotidianos (DIAS, 2000, p. 1). Uma das principais técnicas de coleta de dados de uma pesquisa quantitativa é:
- a) grupo focal.
- b) entrevista individual.
- c) pesquisa etnográfica.
- d) estudo de caso.
- #254379
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(1,0) 3 -
A Associação dos Arquivistas do Brasil (AAB) prescreve um conjunto de regras de conduta para orientar o arquivista no exercício da profissão. Segundo a normatividade oriunda da AAB, considera-se arquivista o profissional que atua na guarda, conservação, organização, controle e administração de arquivos. Esse profissional tem como dever e obrigação
- a) restringir o acesso aos arquivos a um seleto número de pessoas, uma vez que em seu trabalho, em larga medida, lida com documentação antiga, que requer maiores cuidados.
- b) atender com parcialidade seletiva às pessoas que procuram a documentação sob sua responsabilidade, já que há um elenco de agentes públicos e privados que, em virtude da função de seu cargo, tem prioridade sobre documentação específica.
- c) tornar públicas informações contidas em documento cujo acesso é restrito por lei, quando se tratar de assunto que compromete a segurança nacional.
- d) garantir a autenticidade e a integridade dos documentos nos trabalhos de processamento técnico e de conservação.
- #254380
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(1,0) 4 -
O Decreto n. 4.073 de 2002 dispõe, entre outras matérias, sobre a “declaração de interesse público e social de arquivos privados”. Essa legislação define que são automaticamente considerados documentos privados de interesse público e social:
- a) arquivos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas.
- b) arquivos dos presidentes da República.
- c) arquivos de entidades religiosas.
- d) arquivos privados produzidos antes de 1916.
- #254381
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(1,0) 5 -
Leia o texto a seguir
O clientelismo é um sistema de controle do fluxo de recursos materiais e de intermediação de interesses, no qual não há número fixo ou organizado de unidades constitutivas. As unidades constitutivas do clientelismo são agrupamentos, pirâmides ou redes baseados em relações pessoais que repousam em troca generalizada. As unidades clientelistas disputam frequentemente o controle do fluxo de recursos dentro de um determinado território. A participação em redes clientelistas não está codificada em nenhum tipo de regulamento formal; os arranjos hierárquicos no interior das redes estão baseados em consentimento individual e não gozam de respaldo jurídico.
NUNES, Edson. A gramática política do Brasil. São Paulo: Garamond, 2010. p. 63.
No texto, Edson Nunes apresenta as características específicas do clientelismo, concebido como uma estrutura de relacionamento entre Estado e sociedade no Brasil. Contrapondo-se ao clientelismo, o “universalismo de procedimentos" é também uma estrutura de relacionamento entre Estado e sociedade. Levando em consideração essa oposição, pode-se conceber que no universalismo de procedimentos um dos princípios que orienta a relação entre Estado e sociedade é o
- a) da informalidade.
- b) do insulamento.
- c) da pessoalidade.
- d) da igualdade.