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Simulado Analista Cultural - Música | CONCURSO

Simulado Analista Cultural - Música

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(1,0) 1 - 

O Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura – PROCULTURA – surge em resposta às flagrantes distorções na utilização irrestrita de recursos tanto por instituições ligadas a órgãos públicos quanto por patrocinadores. Em ambos os casos, elas utilizavam aproximadamente trinta por cento dos recursos disponíveis, embora representassem apenas dois por cento do universo de proponentes. Considerando a justificativa de mudança no ordenamento legal da Lei Rouanet (Lei Nº 8.313/1991), assinale a afirmação FALSA.

  • a) A contrapartida privada ao incentivo concedido não ultrapassou a média de 10%, apesar dos ganhos em termos de visibilidade das marcas e ganhos ligados a comercialização auferidos pelas empresas patrocinadoras e investidores culturais.
  • b) Quatro segmentos da produção cultural captam quase metade dos recursos, enquanto 30 outros segmentos de importância estratégica para a cultura brasileira captam 14%; e os investimentos per capita dos recursos públicos incentivados concentram-se em 60% na Região Sudeste.
  • c) Cultura é um bom negócio que tem por objetivo chamar a atenção dos empresários quanto a sua atratividade como uma forma de as empresas investirem e tirarem partido dos benefícios fiscais e também de imagem e promoção de marketing.
  • d) O repasse direto de recursos do FNC para os Estados, Municípios e Distrito Federal, para cofinanciamento de projetos culturais, condicionado à existência, no governo estadual ou local, de um conselho em que a sociedade tenha representação de, no mínimo, 50%.
#258210
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(1,0) 2 - 

Atente para o seguinte enunciado: “Ora, os projetos culturais, exatamente pela sua complexidade, demandam um conhecimento profundo dos arranjos produtivos das artes e da cultura, da lógica própria dos bens e serviços culturais, enfim, é tarefa para experts, indivíduos capazes de compreender as relações entre cultura e mercado, as contribuições do marketing cultural, a gestão administrativo-financeira, de pessoas etc.”.

Plano Estadual de Cultura 2003-2006, Secretaria de Cultura do Governo de Estado do Ceará.

No texto encontra-se uma crítica àqueles que pensam que

  • a) a cultura é coisa de artista.
  • b) a cultura é tudo.
  • c) a cultura é arte para eleitos.
  • d) o fomento à cultura inibe a criatividade.
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(1,0) 3 - 

Relacione corretamente os itens da Coluna I às suas respectivas atribuições, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Lauro Maia

2. Trio Nagô

3. Orquestra Henrique Jorge

4. Luiz Assunção

Coluna II

( ) Orlando Leite, Nabor Pires e Mozart Brandão

( ) “Trem de Ferro” regravada por João Gilberto (1961)

( ) Samba “Adeus praia de Iracema”

( ) Evaldo Gouveia, Mário Alves e Epaminondas de Souza

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • a) 3, 4, 1, 2.
  • b) 2, 3, 4, 1.
  • c) 3, 1, 4, 2.
  • d) 1, 4, 2, 3.
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(1,0) 4 - 

A palavra Metodologia é composta por três vocábulos gregos: metà (para além de), odòs (caminho) e logos (estudo). O conceito faz alusão aos métodos que permitem obter certos objetivos. Com base nisso, é correto dizer que a prerrogativa dos educadores que se valem da arte no processo de ensino/aprendizagem é fundamentada no princípio de que

  • a) a obra artística não trabalha com concretude, por suscitar sensações, emoções, crenças e outros conceitos abstratos transformados por cores, traços, gestos, palavras ou sons.
  • b) se deve aprender uma forma correta de se fazer arte sabendo que tudo o que for feito comunicará algo a alguém.
  • c) a arte deve atuar como atividade complementar voltada para a distração, devendo ser prazerosa e lúdica de modo a atuar como elemento facilitador.
  • d) na obra de arte não há certo nem errado: ela mesma cria as regras enquanto se constrói; o que vai orientar as escolhas do educador serão seus objetivos.
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(1,0) 5 - 

Os procedimentos para avaliação das dimensões simbólica, econômica e social de projetos culturais devem ser realizados mediante utilização dos respectivos critérios, quais sejam:

  • a) geração e qualificação de emprego e renda; incentivo à formação e manutenção de redes, companhias e grupos socioculturais; e redução das formas de discriminação e preconceito.
  • b) contribuição para preservação, memória e tradição; desenvolvimento das cadeias produtivas culturais; e impacto na educação e em processos de requalificação urbana e das relações sociais.
  • c) contribuição à pesquisa e reflexão; expressão da diversidade cultural brasileira; e fortalecimento das empresas culturais brasileiras.
  • d) contribuição para preservação, memória e tradição; internacionalização, exportação e difusão da cultura brasileira no exterior; e sustentabilidade e continuidade dos projetos culturais.