Simulado Analista Cultural - Artes Cênicas | CONCURSO
Simulado Analista Cultural - Artes Cênicas
Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Analista Cultural - Artes Cênicas não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Analista Cultural - Artes Cênicas
São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Analista Cultural - Artes Cênicas foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Analista Cultural - Artes Cênicas
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Analista Cultural - Artes Cênicas
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.
Questões Analista Cultural - Artes Cênicas
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Analista Cultural - Artes Cênicas, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Analista Cultural - Artes Cênicas
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #258214
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em 1973, José Carlos Matos fundou, em Fortaleza, um grupo teatral com forte envolvimento político, de resistência, com atuação significativa em relação aos movimentos sociais urbanos, de periferia, objetivando outros frutos que não apenas os estéticos ou o simples divertimento. Esse grupo foi denominado de
- a) Grupo Teatral Engajado.
- b) Coletivo Teatral Amador.
- c) Grupo Independente de Teatro Profissional.
- d) Grupo Independente de Teatro Amador.
- #258215
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Foi criada em 1948, no Rio de Janeiro, por iniciativa do artista pernambucano Augusto Rodrigues, da artista gaúcha Lúcia Alencastro Valentim e da escultora norte-americana Margareth Spencer, uma escola para formação em artes, que coloca o foco nas distintas expressões artísticas: dança, pintura, teatro, desenho, poesia etc. Atuando plenamente até os dias atuais, essa escola, de fundamental importância para o processo de formação em artes no Brasil, é denominada
- a) Escola de Arte Nacional.
- b) Escolinha de Arte do Brasil.
- c) Espaço de Arte do Brasil.
- d) Escola de Cultura do Brasil.
- #258216
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Eugene O’Neill, um dos primeiros criadores teatrais estadunidenses de estatura internacional, percorre, dentro do compasso de suas próprias obras, todas as fases do drama europeu. Escreveu peças naturalistas, simbolistas, romântico-realistas e expressionistas. Considerando as características do trabalho de Eugene O’Neill, assinale a afirmação verdadeira.
- a) Seu fazer teatral perpassava de forma contundente as comédias, interessavam-lhe os conflitos capazes de provocar riso no espectador e buscava os elementos ridículos presentes na vida comum.
- b) Sua obra revela muito de sua vida pessoal, leveza e inocência estavam sempre presentes, bem como sua preocupação com as questões políticas em geral.
- c) Seu teatro traz elementos de um cotidiano com dramas singelos, sem preocupação com críticas sociais contundentes, buscando situações dramáticas simples.
- d) Sua obra explora a melancolia da vida privada, a exposição de suas mentiras, fazendo uma aplicação dos ensinamentos de Freud na revelação das casualidades psicanalíticas.
- #258217
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em outubro de 1944, surge o Teatro Experimental do Negro (TEN). Tendo como seu expoente maior Abdias do Nascimento, o TEN “visava estabelecer o teatro, espelho e resumo da peripécia existencial humana, como um fórum de ideias, debates, propostas e ação visando à transformação das estruturas de dominação, opressão e exploração raciais implícitas na sociedade brasileira dominante, nos campos de sua cultura, economia, educação, política, meios de comunicação, justiça, administração pública, empresas particulares, vida social, e assim por diante. Um teatro que ajudasse a construir um Brasil melhor, efetivamente justo e democrático, onde todas as raças e culturas fossem respeitadas em suas diferenças, mas iguais em direitos e oportunidades” (Abdias do Nascimento). Dois importantes nomes do Teatro Experimental do Negro são
- a) Ruth Areia e Abelardo Camargo.
- b) Marta Brito e Arnoldo Costa.
- c) Ruth de Souza e Aguinaldo Camargo.
- d) Elia Monteiro e Geraldo Moura.
- #258218
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Cresceu no Brasil, durante o século XIX, o chamado Teatro de Revista. Assinale a opção cujo trecho citado remete a esse gênero teatral.
- a) “É a classificação que se dá a certo gênero de peça, em que o autor critica os costumes de um país ou de uma localidade, ou então faz passar à vista do espectador todos os principais acontecimentos do ano findo: revoluções, grandes inventos, modas, acontecimentos artísticos ou literários, espetáculos, crimes, desgraças, divertimentos, etc.” (Sousa de Bastos: Dicionário do Teatro Português)
- b) “ [...] é um sistema reflexivo e instrumental para o trabalho de criação e de apresentação de espetáculos teatrais. Esse método [...], desenvolvido pelo diretor e pensador brasileiro Augusto Boal [...], foi sendo construído no decorrer de cerca de trinta anos de trabalho do autor com grupos, coletivos e artistas do mundo inteiro.” (Ingrid Dormien Koudela: Léxico de Pedagogia do Teatro)
- c) “Esses dramas supostamente históricos, nos quais a história só entrava como pretexto, passavam-se como regra na Europa; englobavam na mesma trama passado e presente, um repercutindo sobre o outro.” (Décio de Almeida Prado: História Concisa do Teatro Brasileiro)
- d) Esse tipo de teatro “além de deslocar-se pelos espaços públicos, aproximando-se das populações apartadas do acesso aos bens simbólicos – ao ressignificar o locus indistinto da rua e o próprio tempo –, interfere na paisagem histórico-social”. (Ingrid Dormien Koudela: Léxico de Pedagogia do Teatro)