Processando...

Simulado ANAC  | Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4 | CONCURSO

Simulado ANAC  | Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4

📚 Simulado ANAC | Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4 | cód.7293

Quer ser destaque no concurso ANAC? Comece por este simulado agora mesmo! 🎓

 

🔗 Vejam mais simulados ANAC

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado ANAC foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado ANAC e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões ANAC

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso ANAC


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso ANAC. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre ANAC


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso ANAC.

Ver apostilas para ANAC


📢 Concursos Abertos para ANAC

Veja os concursos abertos da instituição ANAC. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para ANAC


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#106302
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

O Plano Diretor Aeroportuário (PDIR) é o documento elaborado pelo operador de aeródromo, que estabelece o planejamento para a expansão da infraestrutura aeroportuária em consonância com a regulamentação de segurança operacional expedida pela ANAC. Sobre o PDIR, assinale a opção correta.

  • a) A aprovação do PDIR pela ANAC é requisito obrigatório somente para aeródromos que recebam voos de empresas aéreas prestando serviço de transporte aéreo regular de passageiros ou carga.
  • b) A documentação que constitui o PDIR deverá conter apenas informações que permitam a caracterização atual da área de movimento do aeroporto.
  • c) O PDIR não poderá ser aprovado com restrições, determinando-se a correção das inconformidades identificadas e a reapresentação do PDIR.
  • d) A aprovação do PDIR dispensa o operador de aeródromo dos requisitos de licenciamento ambiental, de uso do solo e de zoneamento urbano e outras posturas, bem como da aprovação do planejamento proposto junto ao órgão responsável pelo controle do espaço aéreo.
  • e) É responsabilidade do operador de aeródromo manter o PDIR atualizado, sem necessidade da revisão pela ANAC quando ocorrer alteração do planejamento para expansão da infraestrutura aeroportuária.
#106303
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

A ANAC estabelece regulação para o planejamento, o projeto e a operação de aeroportos. Com base nos regulamentos RBAC 139, RBAC 154 e RBAC 153, analise os itens abaixo e assinale a opção correta. I. Operadores de aeródromos que tenham embarcado e desembarcado mais de um milhão de passageiros no ano anterior ao corrente devem ser titulares de Certificado Operacional de Aeroporto. II. Quando um aeródromo não atender às normas vigentes, poderá ser autorizada a adoção de procedimentos especiais pelo operador de aeródromo, que deverá elaborar e apresentar um Estudo Aeronáutico, indicando um nível de segurança operacional equivalente. III. Uma área de segurança de fim de pista (RESA) deve ser disponibilizada nas extremidades da faixa de pista, de toda pista construída até a data de publicação do RBAC 154, quando o número de código for 3 ou 4, ou o número de código for 1 ou 2 e a pista for do tipo por instrumento. IV. Para o atendimento à emergência aeroportuária, o operador aeroportuário deve prover e manter operacional um Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromo Civil (SESCINC), que poderá até ter um nível de proteção contra incêndio requerido (NPCR) com categoria abaixo da categoria da maior aeronave a ser operada com regularidade. Estão corretos apenas os itens

  • a) I, II, III.
  • b) I, III.
  • c) I, II, IV.
  • d) II, III.
  • e) Todos os itens estão corretos.
#106304
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA instituiu a Resolução 01/1986, que estabelece que o licenciamento ambiental dependerá da elaboração de Estudo de Impacto Ambiental ─ EIA ─ e respectivo Relatório de Impacto Ambiental ─ RIMA ─, inclusive no caso de aeroporto. Para atender ao Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos Regionais, o CONAMA instituiu a resolução 470/2015, que estabelece procedimento simplificado para o licenciamento ambiental de aeroportos regionais, considerados de baixo potencial de impacto ambiental. Assinale, entre as opções que se seguem, aquela que não seria um exemplo de documento com o qual o processo simplificado para ampliação dos aeroportos regionais deverá ser instruído:

  • a) Relatório de Controle Ambiental (RCA).
  • b) Relatório Ambiental Simplificado (RAS).
  • c) Plano de Controle Ambiental (PCA).
  • d) Estudo preliminar de engenharia, contendo, no mínimo, a localização, a descrição e as plantas da situação existente e das atividades a serem executadas, bem como a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
  • e) Documentos, autorizações e outorgas legalmente exigíveis, conforme o caso, por força de normas federais, estaduais e municipais circunscritas ao licenciamento ambiental.
#106305
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. A licença ambiental dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA). De acordo com a resolução CONAMA n. 237/1997, o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades localizados ou desenvolvidos em mais de um Município, ou cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municípios, compete

  • a) ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
  • b) à Fundação Nacional do Índio (Funai).
  • c) ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
  • d) a Órgãos estaduais de meio ambiente (Oemas).
  • e) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
#106306
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

O ruído aeronáutico decorre de eventos sonoros pelo movimento de aeronaves, ou outras atividades afins, tais como taxiamento e testes de motores. Aeródromos adotam diversas medidas de mitigação de ruído, mas também é necessário o zoneamanto do entorno para assegurar o convívio com a comunidade em um ambiente adequado. De acordo com o regulamento RBAC 161, o operador de aeródromo deve elaborar e aplicar um Plano de Zoneamento de Ruído (PZR), composto por curvas de ruído, e por compatibilizações e incompatibilizações ao uso do solo, estabelecidas para as áreas delimitadas por essas curvas. Em relação ao PZR, assinale a opção incorreta

  • a) O operador de aeródromo deve utilizar critérios para definir a obrigatoriedade de aplicação de um Plano Específico de Zoneamento de Ruído (PEZR).
  • b) O PEZR possui curvas de ruído de 75 e 65 com formas geométricas simplificadas.
  • c) Para aeródromos com média anual de movimento de aeronaves dos últimos 3 (três) anos superior a 7.000 (sete mil), deve ser aplicado um PEZR.
  • d) Para os demais aeródromos não enquadrados, na opção "c" acima, é facultado ao operador de aeródromo escolher o tipo de plano a ser elaborado, Plano Básico de Zoneamento de Ruído (PBZR) ou (PEZR).
  • e) A ANAC poderá solicitar a elaboração de um PEZR a qualquer aeródromo.