Processando...

Simulado AL-RS | Analista Legislativo – Arquiteto | CONCURSO

Simulado AL-RS | Analista Legislativo – Arquiteto

SIMULADO AL-RS | ANALISTA LEGISLATIVO – ARQUITETO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-RS para o cargo de Analista Legislativo – Arquiteto.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDATEC para o concurso AL-RS. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Legislativo – Arquiteto, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-RS | Analista Legislativo – Arquiteto contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-RS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#105065
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Segundo a Constituição Federal (1988) em seu artigo 216, constituem Patrimônio Cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Assinale a alternativa que NÃO se configura em Patrimônio Cultural.

  • a) Os modos de criar, fazer e viver.
  • b) As formas de expressão.
  • c) Espaços destinados às manifestações artístico-culturais.
  • d) Benfeitorias particulares reformadas.
  • e) As criações científicas, artísticas e tecnológicas.
#105066
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

As pavimentações no espaço urbano, segundo Mascaró (2016), contêm características que merecem ser observadas. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Os pavimentos sofrem esforços que se subdividem em duas categorias: os esforços produzidos pelo tráfego de veículos (compressão, tração, flexão e corte) seja em ação estática (nos estacionamentos) ou em ação dinâmica (nas faixas de rolamento) e os esforços produzidos por variações de umidade e temperatura. A repetição e combinação desses esforços que se verificam continuamente produzem fadiga nos materiais.
  • b) A baixa resistência à circulação é uma qualidade da maior importância particularmente nas vias de tráfego intenso de veículos pesados, próprios de áreas residenciais, pois quanto mais pesados os veículos, menor a participação da resistência à tração no consumo de combustível, sendo maior a economia proporcionada.
  • c) Alguns pavimentos possuem uma conservação mais complicada do que outros, como é o caso de reparação de quebras. Os pavimentos de asfalto, pela sua plasticidade, são os mais fáceis de reparar e, uma vez feita a reparação, o tráfego pode ser liberado em poucas horas. Já o pavimento de concreto, quando quebrado, apresenta grande dificuldade para sua correta reparação, sendo necessários em torno de 30 dias para se realize o fraguado do novo concreto.
  • d) Os pavimentos urbanos são permanentemente solicitados por esforços de aceleração, frenagem e mudança de direção dos veículos que por ele trafegam, sendo necessária uma boa aderência dos pneus, quando secos ou molhados para evitar acidentes.
  • e) A importância da cor do pavimento se manifesta em dois aspectos: na visibilidade, sendo consideradas as cores muito escuras aquelas de difícil visualização que obrigam a aumentar as sinalizações e, por consequência, repercutem na poluição visual da cidade, sobretudo a noite; e a temperatura adquirida com a radiação solar, sendo os pavimentos claros os que mais refletem os raios solares.
#105067
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O risco em projeto de obras pode ser gerenciado a partir de diferentes fases, sendo uma delas a formulação da estratégia para redução de risco. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a essa fase.

  • a) Assumir o risco, confiando nas margens de risco embutidas nas estimativas de tempo de duração e de custos do projeto.
  • b) Submeter-se ao risco, minimizando, posteriormente, as consequências das possíveis perdas.
  • c) Investir, com antecedência, em equipamentos ou procedimentos de resolução do risco.
  • d) Reduzir as margens de risco mediante gerenciamento eficaz e acompanhamento passo a passo do projeto.
  • e) Converter o risco em oportunidade, sempre que for possível.
#105068
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Sobre os instrumentos da política urbana, previstos no Estatuto da Cidade (Lei nº 257/2001), relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Planejamento municipal.

2. Institutos tributários e financeiros.

3. Institutos jurídicos e políticos.

Coluna 2

( ) Disciplina do parcelamento, do uso e da ocupação do solo.

( ) Desapropriação.

( ) Tombamento de imóveis ou de mobiliário urbano.

( ) Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana – IPTU.

( ) Plano plurianual.

( ) Contribuição de melhoria.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) 1 – 2 – 2 – 3 – 1 – 3.
  • b) 3 – 2 – 1 – 1 – 3 – 2.
  • c) 1 – 1 – 3 – 2 – 3 – 1.
  • d) 2 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2.
  • e) 1 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2.
#105069
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Saurin & Formoso (2006), citando Illingworth (1993), afirmam que há três tipos de canteiros de obra: restritos, amplos e longos e estreitos. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Restritos.

2. Amplos.

3. Longos e estreitos.

Coluna 2

( ) Há possibilidade de acesso em poucos pontos do canteiro e destinam-se, entre outras obras, a trabalhos em estradas de ferro e rodagem, por exemplo.

( ) A construção ocupa o terreno completo ou uma alta percentagem desse. São adequados para construções em áreas centrais da cidade, ampliações e reformas.

( ) Há disponibilidade de acesso para veículos e áreas de armazenamento. Indicados para conjuntos habitacionais horizontais, por exemplo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) 3 – 1 – 2.
  • b) 3 – 2 – 1.
  • c) 2 – 1 – 3.
  • d) 1 – 2 – 3.
  • e) 2 – 3 – 1.
#105070
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

De acordo com a NBR nº 9050/2015, no que se refere à classificação e categorização de sinalização, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Instrução.

2. Advertência.

3. Informativa.

4. Direcional.

5. Emergência.

Coluna 2

( ) Utilizada para indicar as rotas de fuga e saídas de emergência das edificações, dos espaços e do ambiente urbano.

( ) Tem a propriedade de instruir uma ação de forma positiva e afirmativa.

( ) Utilizada para identificar os diferentes ambientes ou elementos de um espaço ou de uma edificação.

( ) Relaciona-se à indicação de percurso ou à distribuição de elementos de um espaço e de uma edificação.

( ) Tem a propriedade de alerta prévio a uma instrução.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) 2 – 1 – 3 – 5 – 4.
  • b) 5 – 2 – 1 – 4 – 3.
  • c) 3 – 1 – 4 – 5 – 2.
  • d) 5 – 1 – 3 – 4 – 2.
  • e) 4 – 5 – 2 – 1 – 3.
#105071
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Sobre o uso da tecnologia do Building Information Modeling (BIM), em projetos de arquitetura, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Há uma crescente expansão da sua utilização a todo o ciclo de vida dos edifícios. Primeiramente, no domínio da concepção pura, seguido pela área do projeto de execução, pelo marketing e nas vendas e por fim, os projetistas da construção em tempo real (o 4D) que também passaram a adotar essa tecnologia.
  • b) Sendo esse processo automático, o usuário apenas necessita definir o tipo de vista pretendido para, assim, definir o modelo a gerar e, isto, inclui plantas, alçados, cortes, pormenores e elementos 3D, sendo, todas as vistas atualizadas em tempo real, o que proporciona consistência do modelo.
  • c) A modelação do edifício ocorre após a elaboração do projeto, através da digitalização de informações via CAD, sendo possível usar sua aplicação para testar tipos de soluções, quando estas estão previamente definidas pelo usuário e demarcadas pelos critérios de consistência de um modelo de construção.
  • d) A quantificação automática e precisa é uma das primeiras e principais vantagens mencionadas quando o tema se refere aos BIM na orçamentação. Os BIM funcionam como um modelo paramétrico que é uma representação de um conjunto de informações, propriedades definíveis pelo utilizador, que tentam figurar a realidade. Isso permite fornecer dados que vão desde o tipo de materiais até ao tempo de construção da obra.
  • e) A ferramenta de documentação de informação permite a captura de todos os dados no momento em que são criados, guardando-os e disponibilizando-os em qualquer altura que sejam precisos. Isso permite que seja muito fácil recolher a informação de todos os elementos do edifício, tendo a hipótese de obter essa informação segundo os critérios pretendidos, como por piso, valor, material, entre outros.
#105072
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Na topografia, os equipamentos são necessários para os levantamentos e locações, dividindo-se em instrumentais e acessórios. Sendo assim, assinale a alternativa correta.

  • a) Teodolitos são utilizados para materializar os pontos topográficos. Eles podem ser feitos artesanalmente em madeira de boa qualidade para penetrar no solo.
  • b) Baliza é o acessório utilizado para facilitar a visualização dos pontos topográficos, no momento da medição dos ângulos horizontais. É utilizada também para auxiliar no alinhamento de uma poligonal, perfil, seção transversal e na medição da distância horizontal através de trena.
  • c) Nível de luneta são réguas centimetradas que servem para auxiliar as medições de distâncias horizontais, através da taqueometria, utilizando os fios superior, médio e inferior e distâncias verticais com o uso do fio médio.
  • d) Piquetes são instrumentos que servem para mensuração de distâncias verticais entre dois ou mais pontos. Também podem ser utilizados para medir distâncias horizontais com auxílio da mira falante, aplicando-se a taqueometria planimétrica.
  • e) Miras falantes são instrumentos eletrônicos utilizados na obtenção de ângulos, distâncias e coordenadas usados para representar graficamente uma área do terreno, sem a necessidade de anotações, pois todos os dados são gravados no seu interior e descarregados para um computador.
#105073
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A depreciação constitui-se em um processo de desvalorização de determinados bens, seja por desgaste do uso ao longo de um dado recorte de tempo, seja por obsolescência de seu uso ou ainda por ação da natureza. A NBR nº 13752/1996 define diferentes tipos de depreciação, apontando suas definições. Analise os conteúdos a seguir e relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Decrepitude.

2. Deterioração.

3. Mutilação.

4. Obsolescência.

5. Desmontagem.

Coluna 2

( ) Depreciação de um bem devido à retirada de sistemas ou componentes originalmente existentes.

( ) Depreciação de um bem devido aos efeitos deletérios decorrentes dos trabalhos normais de desmontagem, necessários para a remoção do equipamento.

( ) Depreciação de um bem devido ao desgaste de seus componentes ou falhas de funcionamento de sistemas, em razão de uso ou manutenção inadequados.

( ) Depreciação de um bem devido à superação da tecnologia do equipamento ou sistema.

( ) Depreciação de um bem pela idade, no decorrer de sua vida útil, em consequência de sua utilização, desgaste e manutenção normais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) 4 – 3 – 2 – 1 – 5.
  • b) 3 – 5 – 2 – 4 – 1.
  • c) 3 – 2 – 4 – 5 – 1.
  • d) 2 – 5 – 4 – 1 – 3.
  • e) 5 – 4 – 1 – 3 – 2.
#105074
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

De acordo com a NBR nº 13752/1996, existem diferentes tipos de perícias. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Arbitramentos: envolve a tomada de decisão ou posição entre as alternativas tecnicamente controversas ou que decorrem de aspectos subjetivos.
  • b) Avaliações: atividade que envolve a determinação técnica do valor qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento.
  • c) Formal de partilha: discrimina os bens atribuídos ao herdeiro, transferindo-lhe o domínio do bem e a sua posse, quando feita de forma litigiosa.
  • d) Exames: inspeção, por meio de perito, sobre pessoa, coisas, móveis e semoventes, para verificação de fatos ou circunstâncias que interessem à causa.
  • e) Vistorias: constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem.
#105075
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

A Constituição Brasileira (1988) aponta para competências exclusivas conferidas a cada um dos entes integrantes da Federação Brasileira (União, Estados e Municípios), sobretudo no que se refere ao planejamento e gestão do território. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. União.

2. Estado.

3. Município.

Coluna 2

( ) Zoneamento urbano.

( ) Definição dos critérios de outorga de direito de uso dos recursos hídricos.

( ) Legislação edilícia.

( ) A instituição de regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões.

( ) Instituição de diretrizes para o desenvolvimento urbano.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) 3 – 1 – 3 – 2 – 1.
  • b) 1 – 2 – 3 – 1 – 3.
  • c) 3 – 1 – 2 – 1 – 2.
  • d) 3 – 3 – 1 – 2 – 3.
  • e) 2 – 1 – 2 – 1 – 3.
#105076
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

A NBR nº 9077/2001, que trata de saídas de emergência em edifícios, apresenta um conjunto de definições. Sobre os diferentes tipos de escada, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Escada de emergência.

2. Escada não enclausurada ou escada comum.

3. Escada enclausurada à prova de fumaça.

4. Escada enclausurada protegida.

Coluna 2

( ) Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.

( ) Escada cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso é por antecâmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaça em caso de incêndio.

( ) Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada.

( ) Escada que, embora possa fazer parte de uma rota de saída, comunica-se diretamente com os demais ambientes, como corredores, halls e outros, em cada pavimento, não possuindo portas cortafogo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) 2 – 1 – 4 – 3.
  • b) 4 – 1 – 3 – 2.
  • c) 3 – 2 – 1 – 4.
  • d) 4 – 3 – 1 – 2.
  • e) 3 – 1 – 2 – 4.
#105077
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Com base na NBR nº 5.626/1998, assinale a alternativa INCORRETA quanto às informações que devem ser previamente levantadas pelo arquiteto/projetista no que se refere ao abastecimento d'água em uma edificação.

  • a) Características do consumo predial (volumes, vazões máximas e médias, características da água).
  • b) Características da oferta de água (disponibilidade de vazão, faixa de variação das pressões, constância do abastecimento, características da água, etc.).
  • c) Necessidades de reservação, inclusive para combate a incêndio.
  • d) No caso de captação local de água, verificação de características da água e a posição do nível do lençol subterrâneo.
  • e) Medição de contaminação e de compartilhamento de reservação com edificações de entorno.
#105078
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Em uma condição de clima quente úmido, o projeto arquitetônico tem que levar em consideração diversos fatores que influenciam na qualidade do projeto. Frota & Schiffer (2003), no Manual de Conforto Térmico, apontam para vários aspectos que devem ser observados, sendo assim, analise as assertivas abaixo:

I. Como a variação da temperatura noturna é muito significativa, a ventilação noturna não interfere na qualidade térmica da edificação.

II. Deve-se prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.

III. Deve-se proteger as aberturas da radiação solar indireta, e gerar condições de obstáculos aos ventos.

IV. As construções não devem ter uma inércia muito grande, pois isso dificulta a retirada do calor interno armazenado durante o dia.

Quais estão INCORRETAS?

  • a) Apenas II.
  • b) Apenas I e III.
  • c) Apenas I, II e III.
  • d) Apenas I, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.
#105079
Banca
FUNDATEC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

No livro "Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos", Corbela & Yannas (2010) afirmam que o projeto de iluminação elétrica deve integrar-se às condições de iluminação natural do edifício projetado. Seguindo essa ideia, analise as estratégias para uma boa iluminação natural em um edifício:

I. Organização dos espaços interiores compatível com a forma e a melhor orientação.

II. Estudo da geometria e cores das superfícies internas, para conseguir uma distribuição heterogênea da luz no exterior do edifício.

III. Conhecimento das propriedades térmicas e lumínicas dos materiais transparentes utilizados.

IV. Decisão sobre controle da iluminação, passivo ou ativo, manual ou computadorizado.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas II.
  • b) Apenas I e III.
  • c) Apenas I, II e III.
  • d) Apenas I, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.