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Simulado AL-MS | Jornalista | CONCURSO

Simulado AL-MS | Jornalista

SIMULADO AL-MS | JORNALISTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-MS para o cargo de Jornalista.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AL-MS. Estas questões são especificamente para o cargo de Jornalista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-MS | Jornalista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-MS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#103993
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 1 - 

Considere:

Produtos

I. Press-release

II. Press-kit

III. Coletiva de imprensa

Aplicações

1. Entrega, para os jornalistas, de amostras dos novos produtos criados.

2. Explicação à comunidade, por meio da mediação dos jornalistas, sobre um acontecimento que envolveu a instituição.

3. Comunicado à imprensa para anunciar um novo produto.

Os produtos e suas respectivas aplicações estão correlacionadas corretamente em

  • a) I-2; II-1; III-3
  • b) I-3; II-2; III-1
  • c) I-1; II-2; III-3
  • d) I-3; II-1; III-2
  • e) I-1; II-3; III-2
#103994
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 2 - 

A assessoria de imprensa pode

  • a) incluir no mailing jornalistas de todas as editorias e veículos, mesmo que não sejam ligados à área da instituição, afinal quanto maior o número de jornalistas atingidos melhor para a distribuição do release.
  • b) incluir no release, além das informações pedidas pelo jornalista, outras informações complementares que mostrem aspectos positivos da instituição.
  • c) desprezar o monitoramento constante das redes sociais, e realizar apenas de veículos da chamada grande imprensa.
  • d) atrasar o retorno para os jornalistas até o limite do fechamento da edição para evitar novas perguntas por parte da imprensa.
  • e) divulgar nota dizendo que a instituição não vai comentar o caso para evitar outros constrangimentos se a reportagem da instituição for negativa.
#103995
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 3 - 

O presidente da instituição na qual você atua vai receber um prêmio e o único profissional disponível para fazer as fotos está com um aparelho celular pelo qual vai lhe enviar as fotos para publicar no site da instituição e vão compor a reportagem que será publicada no jornal mensal da instituição. As fotos

  • a) para o site podem permanecer em RGB e se estiverem na resolução de 72 dpi. Para o jornal impresso poderão ser aproveitadas se estiverem com resolução de 300 dpi e devem ser convertidas para o formato CMYK.
  • b) com celular não podem ser aproveitadas para o impresso, pois os celulares não salvam no formato TIF, que é o único aceito para separar o CMYK na impressão. Já para o site, é possível aproveitar as fotos da maneira que chegaram.
  • c) para o site devem ser convertidas do formato RGB, que é o padrão das câmeras de celular, para o CMYK. Já para o jornal impresso é preciso verificar se estão com resolução de 300 dpi e com extensão .jpg.
  • d) não poderão ser aproveitadas para o impresso pois os celulares não produzem imagens em alta resolução. Para o site, o cuidado é verificar se estão em RGB com resolução mínima de 300 dpi.
  • e) para o site podem permanecer em RGB mas devem ser convertidas para o formato TIF, que é o mais leve para ser carregado na internet. Para o jornal impresso deve-se verificar se estão com resolução de 300 dpi e podem ficar no formato RGB.
#103996
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 4 - 

Sobre as declarações dos entrevistados para um texto jornalístico noticioso impresso, segundo princípios e orientações gerais de redação,

  • a) as declarações entre aspas devem transcrever com fidelidade as palavras do entrevistado, inclusive reproduzindo eventuais erros gramaticais e de concordância.
  • b) as declarações entre aspas devem transcrever com fidelidade as palavras do entrevistado, mas podem ser acertadas as normas gramaticais, corrigindo concordâncias e vícios de linguagem.
  • c) se o entrevistado cometeu erros de concordância ou utiliza vícios de linguagem, essas declarações não devem ser colocadas entre aspas e sim no discurso indireto.
  • d) as declarações entre aspas devem transcrever com fidelidade as palavras do entrevistado, mas apenas vícios de linguagem devem ser corrigidos. Os erros gramaticais são mantidos com a expressão sic à frente.
  • e) se o entrevistado cometeu erros de concordância ou utiliza vícios de linguagem, deve-se tentar trocá-lo por outro que não cometa erros nestes campos.
#103997
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 5 - 

No final do século XIX, nos EUA, a chamada imprensa amarela era vista como sensacionalista, ao exagerar na cobertura de fatos ou fazer relatos de situações fictícias. Em reação a esse sensacionalismo, foram aperfeiçoadas técnicas que impuseram ao estilo noticioso

  • a) elementos literários que trazem ao lide elementos de contextualização e de sensações do repórter que se transformaram no chamado new journalism.
  • b) restrições na linguagem para torná-lo mais seco e forte, privilegiando a informação transmitida de forma objetiva.
  • c) incorporação de elementos da linguagem radiofônica que se configuraram na chamada técnica da pirâmide invertida.
  • d) restrições no uso de advérbios e adjetivos que permitiam, assim, a inclusão de opiniões no primeiro parágrafo.
  • e) incorporação de elementos literários que substituíram o sensacionalismo pelo new journalism, que seriam a marca do jornalismo norte-americano.
#103998
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 6 - 

Sobre a linguagem jornalística, considere:

I. A linguagem jornalística deve ser referencial, o modo verbal preferencial é o indicativo e os adjetivos e advérbios devem ser evitados, assim como os pontos de exclamação.

PORQUE

II. A linguagem jornalística prioriza procurar reforçar o caráter participante do redator, de modo que o leitor reconheça a marca de cada jornalista mesmo sem sua assinatura.

No caso,

  • a) A primeira afirmativa é verdadeira, a segunda falsa e não há relação de causalidade entre elas.
  • b) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma explicação da primeira.
  • c) As duas afirmativas são falsas e não há relação de causalidade entre elas.
  • d) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não explica a primeira.
  • e) As duas afirmativas são verdadeiras e a primeira é consequência da segunda.
#103999
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 7 - 

A comunicação organizacional

    • a) é o conjunto de meios utilizados por uma organização para relacionar-se e interagir com os jornalistas da imprensa que entram em contato para fazer suas reportagens.
    • b) é a área responsável pela criação de meios de comunicação para o público interno. O público externo é de responsabilidade da assessoria de imprensa
    • c) cuida da publicidade institucional para o público externo, pois a comunicação interna é de responsabilidade do setor de recursos humanos.
    • d) cuida da comunicação com os diversos stakeholders do público interno, pois os stakeholders externos são de responsabilidade da comunicação empresarial.
    • e) é o conjunto de métodos, técnicas, recursos e meios utilizados por uma organização para relacionar-se e interagir com seus diversos stakeholders.
    #104002
    Banca
    FCC
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    Concurso
    AL-MS
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    (1,0) 8 - 

    Você está em uma equipe de comunicação de instituição pública que edita um jornal semanal com notícias gerais, internacionais e também da instituição que sejam de interesse da comunidade. Em uma das reuniões de pauta, surge a sugestão de cobertura para um fato em outra comunidade.

    Considere as afirmações abaixo, sobre a correta ação da equipe para esta sugestão de pauta:

    I. A análise do fato deve levar em consideração os critérios de noticiabilidade relevância, proximidade e novidade.

    PORQUE

    II. A relevância é a capacidade de o fato ter impacto sobre a vida da comunidade; a proximidade estará na possibilidade de uma abordagem que possa fazer o público comparar a situação do fato com a da própria comunidade e a novidade é o quanto o fato é atual ou ter algum aspecto que o torne novo.

    Sobre a proposição apresentada:

    • a) As duas afirmações são falsas e não há relação de causalidade entre elas.
    • b) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma explicação correta da primeira.
    • c) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma explicação correta da primeira.
    • d) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa e não é uma explicação correta da primeira.
    • e) As duas afirmações são verdadeiras e não há relação de causalidade entre elas.
    #104004
    Banca
    FCC
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    AL-MS
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    (1,0) 9 - 

    A Comunicação Pública

    • a) é o conjunto de produções jornalísticas que ficam sob a responsabilidade dos jornalistas concursados para atuarem nas empresas públicas, de economia mista ou nos diversos órgãos da Administração pública, federal, estadual ou municipal.
    • b) refere-se à comunicação das empresas públicas estatais e de economia mista com o objetivo de reforçar a imagem positiva destas instituições na sociedade e conduzir o processo de gerenciamento das crises de imagem dos entes públicos.
    • c) é um processo centrado no cidadão, garantindo não só acesso à informação, mas também pelo incentivo ao diálogo e à participação do público em vários estágios deste processo, tornando-o também responsável por decisões, como inclusão de temas e pautas ou aumento de investimentos, por exemplo.
    • d) é a garantia de acesso à informação promovida por veículos de comunicação controlados pelo estado e que, por sua vez, possam fazer o controle das informações estratégicas que possam prejudicar a condução das diferentes esferas da Administração pública.
    • e) é a garantia de acesso à informação quando há crises de imagem das instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal. É feita por profissionais de carreira e concursados para garantir a isenção da informação da influência política.
    #104006
    Banca
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    (1,0) 10 - 

    Sobre a estrutura do texto jornalístico informativo, é correto afirmar:

    • a) O último parágrafo contém desdobramentos dos fatos já anunciados nas seis perguntas do lide, o que permite, nos momentos do fechamento, a edição mais acelerada do texto.
    • b) Redigir de acordo com as técnicas da pirâmide invertida significa colocar na ponta da pirâmide (o vértice) as informações mais importantes. Por isso, o texto deve conter parágrafos que prendam a atenção do leitor até o final.
    • c) Redigir de acordo com as técnicas da pirâmide invertida significa colocar na base da pirâmide as informações de contextualização do fato (ambiente, histórico, declarações de efeito) e depois partir para as informações.
    • d) O nariz de cera, primeiro parágrafo com informações de contextualização do fato (ambiente, histórico, sensações do repórter, etc), é recurso moderno e muito utilizado para atração do leitor em razão da concorrência com as redes sociais.
    • e) O lide vem do inglês, to lead (guiar). Isso sugere o que a redação do texto deve conduzir o leitor dos fatos menos importantes (colocado no início do texto) para os mais importantes (colocados no último parágrafo), como forma de garantir a audiência.
    #104007
    Banca
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    AL-MS
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    (1,0) 11 - 

    Considere a notícia abaixo.

    Tóquio será governada por uma mulher pela primeira vez

    Das Agências de Notícias

    Domingo, 31/07/2016

    Pela primeira vez uma mulher, Yuriko Koike, foi eleita, neste domingo, governadora da cidade de Tóquio, que se prepara para acolher os Jogos Olímpicos de 2020.

    Sobre ela, é correto afirmar:

      • a) Os valores-notícia deste fato são proximidade (Tóquio e Rio de Janeiro são cidades olímpicas) e conflitos e controvérsias ao apelar para a existência de conflitos na participação desigual de homens e mulheres na política.
      • b) Os valores-notícia que transformam este fato em notícia são as proximidades econômica (pois Brasil e Japão têm relações comerciais) e cultural (o Brasil tem colônias japonesas). Além disso, há a referência a nações de elite (o Japão é considerado um dos países do centro do capitalismo e relevante na geopolítica internacional).
      • c) O fato se tornou notícia pelo apelo sensacional. Ao redigir a notícia desta forma, destacando a eleição de uma mulher, o que é fato corriqueiro na política, aposta-se no apelo sensacionalista, supervalorizando o acontecimento.
      • d) O fato se tornou notícia pelo dia noticioso fraco. Domingo é, geralmente, dia de plantão nas redações, portanto qualquer fato tem grande possibilidade de se tornar notícia. Outro valor-notícia deste fato é a proximidade com o Brasil, que também foi governado por uma mulher.
      • e) Os valores-notícia que transformaram este fato em notícia são novidade (a primeira vez é sempre importante para a tribo jornalística) e a referência a nações de elite (o Japão é considerado um dos países do centro do capitalismo e relevante na geopolítica internacional).
      #104009
      Banca
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      (1,0) 12 - 

      Considere a seguinte notícia:

      No Afeganistão, nos 6 meses de 2016, 338 crianças são mortas

      BBC − 27 julho 2016

      <Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/... ONU, que reúne periodicamente estatísticas sobre vítimas civis no Afeganistão, classificou a situação como "alarmante e vergonhosa". Outras 1.121 ficaram feridas só neste ano.

      Sobre os critérios de noticiabilidade, a

      • a) notícia apresenta relevância, pelo número de mortes e pelas vítimas serem crianças. A novidade está em ser o Afeganistão, que se considerava pacificado desde a intervenção norte-americana. O principal valor-notícia deste fato é a proximidade, pois notícias do Oriente Médio interessam muito ao Brasil.
      • b) notícia apresenta relevância, pelo número de mortes, pelas vítimas serem crianças e na divulgação do relatório da ONU, organismo internacional importante. O redator construiu a proximidade ao destacar as vítimas crianças, que se tornam apelo para a sensibilidade do público.
      • c) notícia não apresenta novidade e nem proximidade, dois critérios importantes de noticiabilidade, pois a violência no Afeganistão se tornou banal desde a intervenção norte-americana. Além disso, a realidade afegã não pode ser comparada com a brasileira.
      • d) notícia apresenta proximidade cultural pois o país sofreu ataques dos EUA recentemente e, no noticiário internacional, fatos ligados à política externa norte-americana têm grande peso na cobertura. O fato, porém, carece de novidade, pois notícias de mortes no Afeganistão não têm mais interesse jornalístico.
      • e) manchete deveria dar destaque para o número de feridos que é maior do que o de mortos, pois o número é o principal critério de noticiabilidade. Quanto maior, mais chance daquele fato ganhar relevância e apelo para o público.
      #104011
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      (1,0) 13 - 

      De acordo com Nelson Traquina, os jornalistas veem certas coisas e não outras e veem de certa maneira as coisas que veem. (TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Florianópolis, Insular, 2005).

      Acerca deste pensamento é correto afirmar:

      • a) A organização do trabalho na redação, a concorrência com outros veículos e o dia em que o fato acontece não fazem parte da noticiabilidade, pois não interferem no processo de seleção das notícias.
      • b) Os critérios de noticiabilidade contextuais se referem à avaliação direta do acontecimento em termos da sua importância ou interesse, enquanto que os critérios substantivos sugerem o que deve ser realçado, omitido ou prioritário na abordagem do que será notícia.
      • c) Os valores-notícia conhecidos como consonância se referem à seleção dos fatos entre aqueles que podem ou não ser explicados por ideias preestabelecidas. Já critérios como visualidade e disponibilidade implicam a construção dos fatos já selecionados como notícia.
      • d) Os critérios de noticiabilidade podem ser divididos entre critérios de seleção, que dizem respeito à análise dos fatos com potencial para se tornarem notícia e os de construção, que se referem à forma da construção da notícia a partir desta seleção.
      • e) Os valores-notícia são categorias de seleção e construção das notícias impostos pela direção do veículo por meio do Manual de Redação que impedem que a influência ideológica de cada jornalista interfira no processo de seleção e construção do noticiário.
      #104012
      Banca
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      (1,0) 14 - 

      Em uma reunião de pauta, o editor de um caderno da editoria geral de um jornal de grande circulação no Estado, está diante de duas sugestões de reportagem: a primeira traz uma planilha com os gastos da prefeitura de uma cidade do interior com os gastos no cachê de artistas que se apresentaram em festas na cidade. A segunda mostra, com fotos, os momentos de lazer dos artistas contratados para as festas desta cidade.

      De acordo com o código de Ética dos Jornalistas profissionais, o tratamento mais adequado para cada uma dessas sugestões é

      • a) A primeira é de interesse público e contribui para o exercício da cidadania; a segunda pode ser de interesse do público, mas não contribui para a cidadania.
      • b) Ambas as pautas são de interesse público e devem ganhar grande destaque na cobertura.
      • c) Ambas as pautas são de interesse do público e vão contribuir para o exercício da cidadania.
      • d) A primeira é de interesse público enquanto que a segunda pode até ser de interesse do público. Mas ambas desrespeitam o direito à intimidade dos artistas.
      • e) Nenhuma pauta é de interesse público ou do público, pois não trazem nem fatos relevantes para a cidadania e nem trazem informações que despertem a curiosidade do público.
      #104014
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      (1,0) 15 - 

      Ao retornar à presidência da república pelo voto popular, Getúlio Vargas sofreu desde o primeiro dia de seu mandato uma campanha difamatória conduzida por jornais do Rio de Janeiro, liderados pela Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda, que, com acusações aleatórias de corrupção, pretendia colocar a opinião pública contra o governo e, assim, derrubá-lo a qualquer custo. Vargas ajudou Samuel Wainer a criar um jornal que servisse de contraponto aos veículos de publicismo de oposição. Este veículo, fundado em 1951, era chamado

      • a) Voz do Brasil.
      • b) Jornal do Brasil.
      • c) Última Hora.
      • d) Folha da Manhã.
      • e) Correio Braziliense.