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Simulado AFPR | Advogado | CONCURSO

Simulado AFPR | Advogado

SIMULADO AFPR | ADVOGADO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AFPR para o cargo de Advogado.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COPS-UEL para o concurso AFPR. Estas questões são especificamente para o cargo de Advogado, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AFPR | Advogado contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AFPR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

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#101941
Banca
COPS-UEL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFPR
Tipo
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(1,0) 1 - 

Leia o texto a seguir.

No final de junho de 2012, em Londrina, ocorreu evento organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e pelo Conselho Estadual do Trabalho (CET), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT) e a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo do evento foi debater propostas para definir as prioridades e as estratégias de ação para a promoção do trabalho decente no Paraná.

(Adaptado de: Trabalhadores, governo e empregadores debatem trabalho decente em Londrina. Disponível em:<http://www.sintracomlondrina.c... em: 2 fev. 2012.

Com base no texto e nos conhecimento sobre trabalho decente, assinale a alternativa correta.

  • a) Trata-se de iniciativa da OIT visando acabar com a exploração do trabalho assalariado.
  • b) Orienta-se pelo princípio da abolição efetiva do trabalho infantil e eliminação do trabalho forçado.
  • c) Obriga os governos a reconhecerem os sindicatos e a garantirem negociações coletivas.
  • d) Estabelece normas para a prática de atividades sem reconhecimento social, como a prostituição.
  • e) Defende o respeito da jornada de 40 horas semanais para toda criança que tem um emprego formal.
#101942
Banca
COPS-UEL
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFPR
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(1,0) 2 - 

O recente processo de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do caso conhecido como “Mensalão” trouxe à exposição a interpretação que sugere a presença de uma distorção no equilíbrio e nas funções dos três poderes da estrutura estatal brasileira (Executivo, Legislativo e Judiciário). Essa distorção tem sido designada como “judicialização da política”. Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a que o termo “judicialização da política” se refere.

  • a) À subordinação do Poder Legislativo à pressão da sociedade civil, exigindo justiça no caso conhecido como “Mensalão”.
  • b) À presença na atual composição do Congresso Nacional de um número elevado de bacharéis em Direito, criando um desequilíbrio na representação corporativa no Legislativo
  • c) À influência da mídia sobre o Poder Judiciário, em especial sobre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), comprometendo a isenção e a autonomia de suas decisões.
  • d) À intromissão dos poderes Executivo e Legislativo no aparelho judiciário, visando influenciar suas decisões, por meio de nomeações, lobbies e pressão política.
  • e) Ao recorrente apelo ao Poder Judiciário na resolução de problemas e na tomada de decisões que deveriam ser da competência dos Poderes Legislativo e Executivo, enfraquecendo a autonomia desses dois últimos.
#101943
Banca
COPS-UEL
Matéria
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Concurso
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(1,0) 3 - 

O processo e julgamento dos crimes previstos na Lei Federal nº 9.613/1998, que dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, quando praticados contra o sistema financeiro e a ordem econômico-financeira, ou em detrimento de bens, serviços ou interesses da União, ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, são de competência

    • a) do Conselho Nacional de Justiça.
    • b) dos juizados especiais cíveis.
    • c) da Justiça Militar.
    • d) da Justiça Federal.
    • e) estadual especializada.
    #101944
    Banca
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    (1,0) 4 - 

    A despesa total com pessoal, em cada período de apuração em cada estado membro da federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, em

    • a) 20%
    • b) 30%
    • c) 40%
    • d) 50%
    • e) 60%
    #101945
    Banca
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    (1,0) 5 - 

    De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, Art. 17, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a

    • a) 1 exercício.
    • b) 2 exercícios.
    • c) 3 exercícios.
    • d) 4 exercícios.
    • e) 5 exercícios.
    #101946
    Banca
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    (1,0) 6 - 

    Sobre a frase dita por Cosme da Cunha: “Escolhemos preservar nossa intimidade e segurar as pontas sozinhos.”, assinale a alternativa correta.

    • a) O uso da primeira pessoa do plural deve-se à necessidade de enfatizar ser ele um representante da nova condição masculina.
    • b) A preservação da intimidade representa a justificativa para resguardar a condição econômica da família.
    • c) A solidão do trabalho doméstico é minimizada na frase subsequente pela ideia de reunião familiar.
    • d) A expressão “segurar as pontas” tem sentido conotativo, equivalente a “aguentar o rojão”.
    • e) A frase contraria o argumento de que é difícil ajustar-se aos novos padrões da vida doméstica.
    #101947
    Banca
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    (1,0) 7 - 

    A respeito da família de Cosme da Cunha, considere as afirmativas a seguir.

    I. A rotina doméstica de Cosme exemplifica trechos iniciais do texto, como a terceira e a quinta frases.

    II. Os hábitos dessa família ratificam a permanência de papéis tradicionais na vida doméstica das famílias brasileiras em geral.

    III. O destaque atribuído à vida doméstica atribulada de Marta reforça a tese da sobrecarga das mulheres apontada pelo sociólogo.

    IV. O investimento em tecnologia feito pela família reflete a adesão à resposta do mercado para a reconfiguração da vida doméstica.

    Assinale a alternativa correta.

    • a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
    • b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
    • c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
    • d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
    • e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
    #101948
    Banca
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    (1,0) 8 - 

    Observe as frases atribuídas ao sociólogo Alexandre Fraga, reproduzidas entre as linhas 13 e 15: “Em alguns lares, filhos e homens ganham mais responsabilidades. Mas, na maioria, é a mulher que fica sobrecarregada”.

    Assinale a alternativa correta sobre o efeito proporcionado pela seguinte mudança em sua estrutura: “Na maioria dos lares, é a mulher que fica sobrecarregada. Mas, em alguns, filhos e homens ganham mais responsabilidades.”

    • a) O sentido e a ênfase se manteriam os mesmos em relação ao trecho original.
    • b) Haveria substancial alteração de sentido e de ênfase em relação ao trecho original.
    • c) Haveria brusca alteração de sentido e sutil alteração de ênfase em relação ao trecho original.
    • d) Haveria alteração de ênfase em relação ao trecho original
    • e) Haveria inversão de sentido em relação ao trecho original.
    #101949
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    (1,0) 9 - 

    Quanto ao uso do conectivo “mas”, que aparece três vezes no decorrer do texto (linhas 14, 16 e 20), assinale a alternativa correta.

    • a) Na linha 14, o conectivo indica o disparate entre lares que aderem a novos arranjos e famílias que se mantêm apegadas a tradições de desigualdade.
    • b) Na linha 14, o conectivo indica a relação entre o ganho de responsabilidades para filhos e homens e o efeito pouco significativo disso nos lares habitados por eles.
    • c) Na linha 16, o conectivo indica as oposições entre mulheres sobrecarregadas com o trabalho doméstico e mulheres com tempo livre para o lazer.
    • d) Na linha 20, o conectivo indica as contradições entre união e desunião dos integrantes da família.
    • e) Na linha 20, o conectivo indica o contraste entre o desempenho das atividades domésticas e a satisfação de ver as incumbências concluídas.
    #101950
    Banca
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    (1,0) 10 - 

    Quanto ao termo “porém”, na linha 13, assinale a alternativa correta.

    • a) Indica a oposição entre os termos “estatísticas” e “mudança”.
    • b) Indica a oposição entre os ritmos da mudança referidos na frase.
    • c) Pode ser deslocado, no interior da frase, para ficar entre “mostram” e o trecho “que essa mudança...”, sem prejuízo do sentido original.
    • d) Seu deslocamento para o início da frase é possível, mas acarreta mudança substancial no sentido do conjunto da frase.
    • e) Pode ser substituído por “portanto”, na mesma posição, sem necessidade de alterar a pontuação e sem prejuízo do sentido original.
    #101951
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    (1,0) 11 - 

    A palavra “cresceu” aparece duas vezes no texto: na linha 9 e na linha 24. Sobre essa palavra, assinale a alternativa correta.

    • a) Na linha 9, a palavra está no singular por motivo facultativo, pois a flexão no plural seria possível para estabelecer a concordância com a expressão mais próxima: “três vezes e meia”.
    • b) Na linha 9, a palavra está no singular para concordar com o sujeito, também no singular, posposto à forma verbal.
    • c) Na linha 9, a palavra aparece no singular para concordar com “uma funcionária”, que também está no singular
    • d) Na linha 24, a palavra tem como complemento verbal a expressão “a procura por produtos de limpeza menos agressivos”.
    • e) Na linha 24, a palavra está no singular porque sua concordância independe da existência de sujeito e de complemento verbal na oração.
    #101952
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    (1,0) 12 - 

    Quanto ao segundo parágrafo, assinale a alternativa correta.

    • a) O aumento de “responsabilidades” de filhos e homens em algumas famílias é um ponto de convergência entre a visão do sociólogo e a opinião da economista.
    • b) O “custo do serviço” doméstico é compensado, segundo a economista, através do equilíbrio dos integrantes da família.
    • c) As “relações familiares mais igualitárias” são comprovadas pelas estatísticas de cujos resultados o sociólogo discorda
    • d) Os resultados das “estatísticas” contrariam o argumento de que as famílias conseguem se adequar à elevação dos custos da manutenção da empregada doméstica.
    • e) O “ritmo lento” da mudança corresponde ao fato de a saída das empregadas domésticas do mercado de trabalho ser menos expressiva do que o que se alardeia.
    #101953
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    (1,0) 13 - 

    Sobre as possibilidades de substituição de termos sem prejuízo do sentido original, considere as afirmativas a seguir.

    I. “Escassez” (linha 3) pode ser substituído por “carência”.

    II. “Curso” (linha 16) pode ser substituído por “voga”.

    III. “Aptidões” (linha 19) pode ser substituído por “habilidades”.

    IV. “Avantajado” (linha 21) pode ser substituído por “volumoso”.

    Assinale a alternativa correta.

    • a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
    • b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
    • c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
    • d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
    • e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
    #101954
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    (1,0) 14 - 

    Quanto aos termos: “mulheres” (linha 04), “mulher” (linha 12), “mulher” (linha 14), “esposa” (linha 16) e “elas” (linha 26), assinale a alternativa correta.

    • a) As “mulheres” citadas na linha 4 são donas de casa que abandonaram sua ocupação desestimuladas pela sobrecarga de trabalho.
    • b) A “mulher” citada na linha 12 é uma funcionária que acentuava as diferenças entre a rotina de donas de casa com tempo livre e a de homens atribulados.
    • c) A “mulher” citada na linha 14 é a pessoa que, no interior da família, é a mais penalizada com o afastamento das empregadas domésticas.
    • d) A “esposa” citada na linha 16 é um exemplo de mulher que se exime de responsabilidades domésticas.
    • e) O termo “elas” citado na linha 26 é uma retomada do novo modelo feminino que passou da condição de empregada doméstica à condição de patroa.
    #101955
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    (1,0) 15 - 

    De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

    • a) A referência à educação no texto serve para explicar sua independência em relação ao funcionamento das dinâmicas comerciais.
    • b) A educação à qual as empregadas domésticas tiveram acesso desencadeou um processo ganancioso e mercantilista na constituição das famílias.
    • c) A educação alterou a natureza das relações familiares ao possibilitar novas perspectivas profissionais para as donas de casa.
    • d) A educação mais liberal dos homens é reconhecida como decisiva para consolidar a ascensão profissional das empregadas domésticas.
    • e) A educação interferiu na relação entre as empregadas domésticas e seus horizontes de expectativas no universo do trabalho.