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Simulado AFPR | CONCURSO

Simulado AFPR

SIMULADO AFPR

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso AFPR.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da AFPR que foi organizado pela COPS-UEL. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores AFPR, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado AFPR contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso AFPR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso AFPR. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Advogado. Se você esta estudando para ser aprovado para Advogado não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO AFPR
Para realizar o simulado AFPR você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado AFPR você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para AFPR é aqui!


#175151
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Matéria
Matérias Diversas
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AFPR
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(1,0) 1 - 

Leia o texto a seguir.

No final de junho de 2012, em Londrina, ocorreu evento organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e pelo Conselho Estadual do Trabalho (CET), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT) e a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo do evento foi debater propostas para definir as prioridades e as estratégias de ação para a promoção do trabalho decente no Paraná.

(Adaptado de: Trabalhadores, governo e empregadores debatem trabalho decente em Londrina. Disponível em:<http://www.sintracomlondrina.c... em: 2 fev. 2012.

Com base no texto e nos conhecimento sobre trabalho decente, assinale a alternativa correta.

  • a) Trata-se de iniciativa da OIT visando acabar com a exploração do trabalho assalariado.
  • b) Orienta-se pelo princípio da abolição efetiva do trabalho infantil e eliminação do trabalho forçado.
  • c) Obriga os governos a reconhecerem os sindicatos e a garantirem negociações coletivas.
  • d) Estabelece normas para a prática de atividades sem reconhecimento social, como a prostituição.
  • e) Defende o respeito da jornada de 40 horas semanais para toda criança que tem um emprego formal.
#175152
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(1,0) 2 - 

De acordo com os dados e conhecimentos sobre economia no Paraná, considere as afirmativas a seguir.

I. A diferença do PIB per capta entre a mesorregião mais rica e a mais pobre do Estado é superior a cento e cinquenta por cento.

II. O setor secundário continua a ser fundamental para melhor índice de PIB e PIB per capta.

III. O PIB per capta nas mesorregiões é homogêneo, resultado das práticas de sustentabilidade adotadas pelo Governo Estadual.

IV. A posição econômica do Noroeste é favorecida pela presença da Usina de Itaipu e os royalties recebidos pelas cidades da mesorregião.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  • c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  • e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
#175153
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(1,0) 3 - 

O recente processo de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do caso conhecido como “Mensalão” trouxe à exposição a interpretação que sugere a presença de uma distorção no equilíbrio e nas funções dos três poderes da estrutura estatal brasileira (Executivo, Legislativo e Judiciário). Essa distorção tem sido designada como “judicialização da política”. Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a que o termo “judicialização da política” se refere.

  • a) À subordinação do Poder Legislativo à pressão da sociedade civil, exigindo justiça no caso conhecido como “Mensalão”.
  • b) À presença na atual composição do Congresso Nacional de um número elevado de bacharéis em Direito, criando um desequilíbrio na representação corporativa no Legislativo
  • c) À influência da mídia sobre o Poder Judiciário, em especial sobre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), comprometendo a isenção e a autonomia de suas decisões.
  • d) À intromissão dos poderes Executivo e Legislativo no aparelho judiciário, visando influenciar suas decisões, por meio de nomeações, lobbies e pressão política.
  • e) Ao recorrente apelo ao Poder Judiciário na resolução de problemas e na tomada de decisões que deveriam ser da competência dos Poderes Legislativo e Executivo, enfraquecendo a autonomia desses dois últimos.
#175154
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(1,0) 4 - 

O processo e julgamento dos crimes previstos na Lei Federal nº 9.613/1998, que dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, quando praticados contra o sistema financeiro e a ordem econômico-financeira, ou em detrimento de bens, serviços ou interesses da União, ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, são de competência

  • a) do Conselho Nacional de Justiça.
  • b) dos juizados especiais cíveis.
  • c) da Justiça Militar.
  • d) da Justiça Federal.
  • e) estadual especializada.
#175155
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(1,0) 5 - 

A despesa total com pessoal, em cada período de apuração em cada estado membro da federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, em

  • a) 20%
  • b) 30%
  • c) 40%
  • d) 50%
  • e) 60%
#175156
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(1,0) 6 - 

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, Art. 17, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a

  • a) 1 exercício.
  • b) 2 exercícios.
  • c) 3 exercícios.
  • d) 4 exercícios.
  • e) 5 exercícios.
#175157
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(1,0) 7 - 

Quanto ao segundo parágrafo, assinale a alternativa correta.

  • a) O aumento de “responsabilidades” de filhos e homens em algumas famílias é um ponto de convergência entre a visão do sociólogo e a opinião da economista.
  • b) O “custo do serviço” doméstico é compensado, segundo a economista, através do equilíbrio dos integrantes da família.
  • c) As “relações familiares mais igualitárias” são comprovadas pelas estatísticas de cujos resultados o sociólogo discorda
  • d) Os resultados das “estatísticas” contrariam o argumento de que as famílias conseguem se adequar à elevação dos custos da manutenção da empregada doméstica.
  • e) O “ritmo lento” da mudança corresponde ao fato de a saída das empregadas domésticas do mercado de trabalho ser menos expressiva do que o que se alardeia.
#175158
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(1,0) 8 - 

Sobre as possibilidades de substituição de termos sem prejuízo do sentido original, considere as afirmativas a seguir.

I. “Escassez” (linha 3) pode ser substituído por “carência”.

II. “Curso” (linha 16) pode ser substituído por “voga”.

III. “Aptidões” (linha 19) pode ser substituído por “habilidades”.

IV. “Avantajado” (linha 21) pode ser substituído por “volumoso”.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
  • c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  • e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
#175159
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(1,0) 9 - 

Quanto aos termos: “mulheres” (linha 04), “mulher” (linha 12), “mulher” (linha 14), “esposa” (linha 16) e “elas” (linha 26), assinale a alternativa correta.

  • a) As “mulheres” citadas na linha 4 são donas de casa que abandonaram sua ocupação desestimuladas pela sobrecarga de trabalho.
  • b) A “mulher” citada na linha 12 é uma funcionária que acentuava as diferenças entre a rotina de donas de casa com tempo livre e a de homens atribulados.
  • c) A “mulher” citada na linha 14 é a pessoa que, no interior da família, é a mais penalizada com o afastamento das empregadas domésticas.
  • d) A “esposa” citada na linha 16 é um exemplo de mulher que se exime de responsabilidades domésticas.
  • e) O termo “elas” citado na linha 26 é uma retomada do novo modelo feminino que passou da condição de empregada doméstica à condição de patroa.
#175160
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(1,0) 10 - 

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

  • a) A referência à educação no texto serve para explicar sua independência em relação ao funcionamento das dinâmicas comerciais.
  • b) A educação à qual as empregadas domésticas tiveram acesso desencadeou um processo ganancioso e mercantilista na constituição das famílias.
  • c) A educação alterou a natureza das relações familiares ao possibilitar novas perspectivas profissionais para as donas de casa.
  • d) A educação mais liberal dos homens é reconhecida como decisiva para consolidar a ascensão profissional das empregadas domésticas.
  • e) A educação interferiu na relação entre as empregadas domésticas e seus horizontes de expectativas no universo do trabalho.