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Simulado AFAP | Analista de Fomento Externo | CONCURSO

Simulado AFAP | Analista de Fomento Externo

SIMULADO AFAP | ANALISTA DE FOMENTO EXTERNO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AFAP para o cargo de Analista de Fomento Externo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AFAP. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Fomento Externo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AFAP | Analista de Fomento Externo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AFAP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#101855
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AFAP
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(1,0) 1 - 

No Microsoft Excel 2013, em português, após selecionar uma faixa de células vazias, Denise deseja formatá-la de tal forma que, se um valor numérico negativo for incluído, este seja apresentado com letra vermelha. Denise conseguirá realizar essa formatação a partir das opções

  • a) Página Inicial > Formatar > Definir Regras das Células > É menor do que 0.
  • b) Dados > Formatação Condicional > É menor do que...
  • c) Página Inicial > Formatação Condicional > Realçar Regras das Células > É menor do que...
  • d) Dados > Formatação Condicional > Definir Regras > É menor do que 0.
  • e) Dados > Formatação Condicional > Realçar Regras das Células > É menor do que 0
#101856
Banca
FCC
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Concurso
AFAP
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(1,0) 2 - 

Na área de trabalho do Microsoft Windows 8, Rodrigo deseja visualizar rapidamente o menu que lhe permitirá acessar os principais recursos do Windows, como os Programas e Recursos, o Gerenciador de Dispositivos, as Conexões de Redes, o Gerenciador de Disco, o Prompt de Comando, o Gerenciador de Tarefas, o Painel de Controle, o Explorador de Arquivos, etc. Para visualizar esse menu Rodrigo terá que pressionar simultaneamente

  • a) a tecla com o logotipo do Windows e a letra X.
  • b) a tecla Ctrl e a letra M.
  • c) a tecla com o logotipo do Windows e a tecla F5.
  • d) as teclas Ctrl + Alt + Del.
  • e) a tecla com o logotipo do Windows e a letra T.
#101857
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(1,0) 3 - 

No Explorador de arquivos do Windows 10, em português, Ana clicou com o botão direito do mouse sobre a identificação de unidade de pen drive conectada no computador e selecionou as opções Novo > Pasta, para criar uma nova pasta onde pretende guardar seus documentos. O nome desta pasta poderá ser

  • a) 08-12-2018
  • b) 08/12/2018
  • c) Dia8_12:20
  • d) <08_12_2018>
  • e) 08\12\2018
#101858
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(1,0) 4 - 

Considere que uma auditoria realizada pela área responsável pelo controle interno das entidades da Administração indireta do Estado do Amapá, ao avaliar determinados programas implementados pela Agência X, tenha considerado que a atuação da Agência X em tais programas, embora eficaz, careceu de eficiência. Tal conclusã

  • a) carece de lógica, eis que a eficiência constitui premissa para o reconhecimento da eficácia de uma ação governamental, afastando seus aspectos financeiros.
  • b) aponta para a não consecução dos objetivos almejados pela Agência X, não obstante a adequada aplicação dos seus recursos humanos e financeiros.
  • c) indica uma avaliação negativa dos destinatários das ações a cargo da Agência X, mesmo tendo sido atingidas as metas formais estabelecidas.
  • d) indica que, não obstante atingidos os objetivos propostos, não foi dado o melhor uso aos insumos aplicados na execução dos referidos programas.
  • e) revela que a atuação da Agência X restou comprometida, pois a ausência de eficiência anula a eficácia de tal atuação, ainda que mantida sua efetividade.
#101859
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(1,0) 5 - 

Considere que duas áreas da Agência de Fomento do Amapá (AFAP) estejam disputando uma fatia maior do orçamento da entidade, cada qual sustentando que os projetos por elas desenvolvidos seriam mais relevantes. O gestor responsável pelo gerenciamento do conflito que se instalou nesse cenário adotou uma negociação distributiva, o que nos permite concluir que

  • a) será adotada uma solução ganha-ganha, com distribuição equilibrada dos recursos disponíveis.
  • b) haverá um lado vencedor e um lado perdedor, em face da impossibilidade de expansão dos recursos disputados.
  • c) haverá, necessariamente, o envolvimento de um mediador para a solução do conflito em face do impasse identificado.
  • d) os ganhos e as perdas serão proporcionalmente alocados a cada uma das partes conflitadas, afastando o efeito perde-ganha.
  • e) ocorrerá a opção pela desativação ou desescalonização do conflito, dada a impossibilidade material de sua resolução.
#101860
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AFAP
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(1,0) 6 - 

Considere que tenha sido contratada uma consultoria especializada em recursos humanos para aprimoramento da liderança dos gestores da Agência de Fomento do Amapá. Referida consultoria utilizou, como embasamento teórico, a Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo, desenvolvida por Robert House com base nos estudos da Universidade de Ohio, o que significa, entre outros aspectos,

  • a) considerar fatores contingenciais ambientais e fatores contingenciais dos subordinados para apontar o estilo de liderança mais adequado à situação identificada.
  • b) escolher o líder diretivo como o mais eficaz em quaisquer situações, salvo quando as tarefas são ambíguas e estressantes, quando cabe então adotar a liderança participativa.
  • c) optar pela liderança apoiadora, em contraposição à liderança diretiva, esta que foi o modelo clássico adotado pela anterior estrutura de iniciação preconizada pela escola de Michigan.
  • d) optar pelo fortalecimento da eficácia gerencial, somente obtida a partir da liderança autocrática, fundada nas habilidades do líder e desvinculada de fatores ambientais ou contingenciais.
  • e) apostar em uma liderança carismática, fundada no reconhecimento da superioridade do líder por seus subordinados.
#101861
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AFAP
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(1,0) 7 - 

A extinção antecipada de um contrato de concessão, realizada pelo poder concedente após comprovação de que o concessionário havia paralisado os serviços há determinado tempo,

  • a) pode exigir a delimitação dos valores devidos pelo poder concedente, impondo-lhe demanda judicial para o pedido, para analisar a possibilidade de prosseguir com a extinção.
  • b) configura hipótese de encampação da concessão, que exige autorização legislativa, na qual será fixado eventual valor a ser pago ao concessionário.
  • c) enquadra-se na hipótese de caducidade, o que prescinde de lei específica para tanto, sendo suficiente a comprovação da interrupção injustificada.
  • d) é faculdade do poder concedente, ainda que não haja previsão legal expressa, na medida em que a demonstração de culpa por parte do concessionário é o único fundamento necessário para tanto.
  • e) é caso de anulação do contrato, por vício de legalidade identificado pelo poder concedente, o que exige medida judicial para fixação de indenização à Administração estadual, pois administrativamente só é possível implementar a extinção antecipada em caso de dolo ou fraude.
#101862
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(1,0) 8 - 

O proprietário de um terreno vizinho a uma estação de metrô apresentou requerimento à empresa que operava aquele serviço de transporte mediante concessão comum, regida pela Lei nº 8.987/1995, oferecendo seu imóvel à venda por determinado valor. A empresa, que já estava desenvolvendo projeto de expansão e melhorias da estação, interessou-se pelo mesmo, determinando a avaliação do bem por sua área técnica. O valor apurado, no entanto, foi inferior ao solicitado pelo proprietário, que então enviou comunicado desistindo da intenção da venda. À empresa é legalmente permitido

  • a) se assim prevista no contrato de concessão, ajuizar a competente ação para expropriação do imóvel, ofertando o valor do laudo elaborado, sem prejuízo do Judiciário apurar valor distinto.
  • b) desapropriar o bem administrativamente, independentemente da concordância do proprietário, pelo valor apurado em seu laudo, cabendo ao proprietário buscar, no Judiciário, eventual diferença de valores que comprove fazer jus.
  • c) negociar o valor do imóvel para atendimento do preço exigido pelo proprietário, desde que comprove ser inafastável a necessidade do bem, considerando que somente o poder concedente poderia desapropriar bens de particulares.
  • d) ocupar o imóvel e dar início às obras que reputar necessárias, regularizando posteriormente a aquisição mediante desapropriação, desde que também lhe tenha sido delegada atribuição para declarar o bem de utilidade pública.
  • e) solicitar ao poder concedente que providencie a aquisição do terreno compulsoriamente, posto inexistir fundamento legal para a concessionária de serviço público realizar desapropriações.
#101863
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(1,0) 9 - 

Ezequiel é servidor público de uma empresa pública cujo objeto social abrange serviços de informática, com desenvolvimento de softwares, manutenção de computadores, dentre outras atividades. Atuando no setor de desenvolvimento de sistemas, Ezequiel instalou em seu computador de trabalho uma versão piloto de um software para gestão financeira dos recursos da empresa, cuja finalidade era agilizar o pagamento de despesas e o recebimento de receitas. Durante a execução dos testes, acabou havendo indevido creditamento de valor significativo na conta pessoal do diretor da empresa, que, constatando o ocorrido, determinou a apuração da conduta do servidor, precedida da restituição do montante ao caixa da empresa. Dessa narrativa é possível concluir que

  • a) o servidor Ezequiel pode ser responsabilizado por ato de improbidade, na modalidade que gera enriquecimento ilícito, esta que prescinde de dolo do autor, sendo suficiente demonstrar conduta culposa.
  • b) o diretor da empresa também poderá figurar como sindicado para apuração de ato de improbidade, na medida em que se beneficiou da conduta de Ezequiel, ainda que não seja comprovada sua participação direta no ocorrido.
  • c) o servidor Ezequiel praticou ato de improbidade, seja na modalidade que gera prejuízo ao erário ou que atenta contra os princípios da Administração, diante da comprovada conduta culposa do mesmo.
  • d) inexistem fundamentos para condenação por ato de improbidade, pois não houve demonstração de dolo do servidor, tampouco houve prejuízo ao erário, o que exclui a tipificação de qualquer das modalidades de improbidade previstas na lei.
  • e) o servidor Ezequiel cometeu infração disciplinar, o que suspende o processamento de procedimento para apuração de ato de improbidade, o que demandaria, ademais, para configuração de dolo por parte do diretor beneficiado com a conduta de Ezequiel.
#101864
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(1,0) 10 - 

De acordo com a Lei nº 13.303/2016,

  • a) as empresas estatais devem ser constituídas sempre sob a forma de sociedades anônimas, regidas pela legislação privada aplicada ao setor.
  • b) deverão divulgar documento com as políticas e práticas de governança corporativa, destinada não só à Administração pública, mas ao público em geral.
  • c) as sociedades de economia mista não podem desempenhar papel distinto do que está descrito no objeto do contrato, o que afasta o exercício do poder de tutela pela Administração pública.
  • d) as sociedades de economia mista devem observar critérios específicos para a nomeação de servidores, não se compatibilizando com a regra de concurso público para contratação de servidores, especialmente diretores.
  • e) os empregados das empresas estatais, contratados mediante concurso público, não podem ocupar funções de direção, porque estas são privativas de servidores comissionados.
#101865
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(1,0) 11 - 

Um participante de pregão presencial que discorde do resultado anunciado ou mesmo de alguma conduta do pregoeiro

  • a) deve aguardar a homologação da licitação e a celebração do contrato para impugnar judicial e administrativamente o procedimento, dado que este não contempla a possibilidade de interposição de recurso em momento anterior.
  • b) deve deduzir irresignação judicial contra a decisão proferida no curso do procedimento, tendo em vista que o presidente da comissão de licitação não detém poderes para revisão dos próprios atos.
  • c) pode apresentar recurso administrativo contra cada decisão que repute ilegal ou inadequada, sendo dever do pregoeiro suspender o procedimento para prévia análise das impugnações.
  • d) pode apresentar recurso oral, cujas razões serão reduzidas a termo pelo pregoeiro e decididas antes da nomeação do vencedor.
  • e) deve, após a declaração do vencedor, manifestar sua irresignação, consignando intenção de recorrer, quando lhe será concedido prazo, nos termos da lei, para apresentar as respectivas razões, sem prejuízo de poder deduzir pleito judicial para eventual anulação do certame.
#101866
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(1,0) 12 - 

Considere a edição de ato administrativo indeferindo pedido administrativo de particular para que o poder público municipal promova urgentes reparos no leito da rua onde está situada sua residência, em razão do aparecimento de uma rachadura que vem progressivamente aumentando de tamanho, ocasionando risco a ele e demais moradores do local. Essa medida

  • a) constitui regular exercício de poder disciplinar, tendo em vista que não são somente os servidores públicos destinatários dessa atuação, que abrange decisões relativas a outros vínculos jurídicos.
  • b) deve ser impugnada judicialmente, posto que somente com autorização judicial o ente público poderia realizar contratação para aquela finalidade sem a realização de licitação.
  • c) admite revisão pela própria Administração pública em caso de constatação de inadequação, desde que se trate de juízo discricionário, vedado sanar vício de legalidade diretamente.
  • d) pode ser objeto de recurso administrativo, o que permite à Administração pública superior convalidar ou anular o ato administrativo, caso reste demonstrada sua inadequação e inconveniência diante da situação fática.
  • e) demandará a interposição de recurso administrativo por parte do requerente, sem prejuízo de poder adotar medidas judiciais para intervenção da obra, diante da situação emergencial caracterizada.
#101867
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(1,0) 13 - 

A Administração pública celebrou um contrato de concessão administrativa para prestação de serviços de gestão administrativa, realização de reformas e melhorias, ampliação das edificações e manutenção predial de unidades escolares, excluído do objeto o aspecto pedagógico referente ao ensino público. A natureza jurídica desse contrato indica que

  • a) o concessionário do serviço público deverá encontrar formas de se remunerar diretamente pela prestação dos serviços, na medida em que ao poder público só é permitido o pagamento de eventuais obras realizadas pelo parceiro privado.
  • b) se trata de contrato regido pela Lei nº 8.666/1993, pois pertinente à prestação de serviços públicos, ainda que não exclusivos e essenciais.
  • c) se trata de uma Parceria Público-Privada, tendo o poder concedente como usuário indireto da prestação dos serviços, devida contraprestação ao concessionário pelas obras e serviços prestados.
  • d) há irregularidade no objeto da Parceria Público-Privada contratada, pois não poderia ter havido contratação de obras e de serviço conjuntamente, ensejando restrição à competição que constitui premissa das licitações públicas.
  • e) caberia a celebração de um contrato de concessão comum, regido pela Lei nº 8.987/1995, contemplando o pagamento de tarifa pelo poder público pelos serviços e de contraprestação para remuneração das obras.
#101868
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(1,0) 14 - 

Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, compete privativamente ao Presidente da República

  • a) sancionar, promulgar e fazer publicar as leis e emendas à Constituição, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.
  • b) nomear os Ministros de Estado, após aprovação pelo Senado Federal.
  • c) editar medidas provisórias e decretos-lei, com força de lei.
  • d) celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional, podendo essa atribuição ser delegada aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
  • e) conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei.
#101870
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FCC
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(1,0) 15 - 

Considerando os dispositivos constitucionais a respeito do Poder Legislativo,

  • a) o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, eleitos segundo o princípio majoritário.
  • b) cada unidade da Federação com representação no Senado Federal elegerá 3 Senadores, com mandato de 8 anos.
  • c) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema majoritário, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
  • d) o número de representantes de cada unidade da Federação na Câmara dos Deputados será estabelecido de forma paritária, por meio de lei complementar, no ano anterior às eleições, a fim de garantir o equilíbrio da Federação.
  • e) cada Senador será eleito com 3 suplentes.