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Simulado AFAP | Analista de Fomento – Crédito | CONCURSO

Simulado AFAP | Analista de Fomento – Crédito

SIMULADO AFAP | ANALISTA DE FOMENTO – CRÉDITO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AFAP para o cargo de Analista de Fomento – Crédito.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AFAP. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Fomento – Crédito, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AFAP | Analista de Fomento – Crédito contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AFAP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#107167
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFAP
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(1,0) 1 - 

Suponha que a Agência de Fomento do Amapá, objetivando aprimorar a gestão de projetos sob sua responsabilidade, tenha adotado a metodologia de gerenciamento de projetos conhecida como Critical Path Method - CPM (método do caminho crítico), o que nos permite concluir que

  • a) serão identificadas as atividades da sequência lógico-evolutiva de cada projeto que não podem sofrer atrasos, integrantes do denominado caminho crítico, sob pena de comprometer o prazo de conclusão do projeto.
  • b) haverá uma análise probabilística para a conclusão do projeto, sopesando as diferentes variáveis do cenário interno e externo que impactam o cronograma de execução, gerando um resultado estatístico.
  • c) todas as ações relacionadas, direta ou indiretamente, com a execução do projeto devem ser monitoradas, pois, se quaisquer delas sofrer atraso, o projeto não será concluído no prazo estabelecido.
  • d) o cronograma não será o foco de atenção na execução do projeto, mas, sim, a qualidade do produto ou serviço final dele resultante.
  • e) o foco do monitoramento de cada projeto será o gerenciamento de riscos, com a adoção de uma matriz de probabilidades denominada caminho crítico.
#107168
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFAP
Tipo
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(1,0) 2 - 

Uma das metodologias consagradas para gestão de recursos humanos nas organizações é a gestão por competências, a qual apresenta, como etapa necessária, o mapeamento de competências,

  • a) que constitui pressuposto para a delimitação das funções inerentes a cada cargo da organização e o seu enquadramento no organograma correspondente.
  • b) que permite identificar o gap (ou lacuna) entre as competências existentes na organização e aquelas necessárias para o exercício dos postos de trabalho correspondentes.
  • c) a partir da prospecção de profissionais de alta performance no mercado de trabalho, geralmente com o apoio de consultorias especializadas.
  • d) identificando as principais habilidades comportamentais de cada integrante da organização de forma a promover a melhor alocação de recursos humanos.
  • e) aplicável exclusivamente às funções gerenciais e de comando, com vistas a identificar os líderes mais eficazes para a organização.
#107169
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFAP
Tipo
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(1,0) 3 - 

Considere que um gestor público, ao assumir a coordenação de determinada equipe de trabalho, tenha se defrontado com problema que, de acordo com o que apontou a equipe, representa uma situação recorrente na organização, podendo ser solucionado a partir da adoção de condutas constantes de um protocolo de atuação já estabelecido. A decisão do gestor pautada pela aplicação de tal protocolo pode ser considerada, de acordo com classificação doutrinária corrente, como uma decisão do tipo

  • a) Diferida.
  • b) Intuitiva.
  • c) Processual.
  • d) Fracionada.
  • e) Programada.
#107170
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFAP
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(1,0) 4 - 

No que concerne ao comportamento humano no trabalho, a motivação é, sem dúvida, um dos principais aspectos que têm merecido estudos, com a apresentação de diferentes teorias. Uma das clássicas abordagens sobre o fenômeno da motivação foi proposta por Abraham Maslow, denominada Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, segundo a qual

  • a) o papel do líder ou gestor é identificar em cada grupo de funcionários as principais necessidades a serem supridas, buscando, assim, um perfeito alinhamento entre os objetivos perseguidos pela organização e as recompensas, financeiras ou não, oferecidas aos funcionários.
  • b) o comportamento humano não comporta generalizações, de forma que cada ser humano possui a própria escala de valores e, assim, a hierarquia das necessidades a serem satisfeitas para fomentar a motivação é variável para cada indivíduo.
  • c) existe uma clara prevalência das necessidades psicológicas, intrínsecas a cada indivíduo, como as de estima e pertencimento ao grupo, em relação a necessidades de subsistência, representadas por recompensas estritamente financeiras.
  • d) existe uma escala de valores a serem transpostos e o indivíduo só irá se sentir estimulado a buscar a satisfação de uma necessidade mais elevada, como a de autorrealização, se uma anterior, mais básica, como segurança, já estiver satisfeita.
  • e) o custo de manutenção de uma equipe não satisfeita e desmotivada é, em regra, muito mais elevado do que aquele decorrente do ajuste de salários e benefícios, havendo uma equação matemática que indica o grau máximo da relação direta dessas variáveis.
#107171
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFAP
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(1,0) 5 - 

Suponha que, atuando como Analista junto à Agência de Fomento do Amapá, tenha-lhe sido conferida a incumbência de avaliar a saúde financeira de determinada empresa com vistas ao enquadramento nos critérios estabelecidos para acesso a determinada linha de crédito em condições diferenciadas. Um dos principais requisitos fixados para o referido enquadramento é a existência de um fluxo de caixa futuro compatível com a cobertura das parcelas do financiamento. Em tal análise, a avaliação do indicador conhecido como Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EBITDA) ou Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (LAJIDA)

  • a) revela o grau de risco e exposição da empresa a passivos contingentes não cobertos por provisões e, portanto, é um indicador apenas indireto para avaliar a capacidade de pagamento da empresa.
  • b) é irrelevante, pois está ligada apenas à situação patrimonial da empresa, identificada a partir dos efeitos de seus ativos imobilizados no patrimônio líquido indicado em seu balanço.
  • c) não é determinante para identificar a saúde financeira da empresa, eis que direcionada exclusivamente para a verificação da capacidade de pagamento de tributos e outras obrigações legais.
  • d) afigura-se relevante, pois revela a capacidade de geração de caixa da empresa a partir de suas atividades operacionais, expurgando determinados efeitos financeiros que impactam o resultado contábil apurado nas demonstrações financeiras.
  • e) corresponde à denominada liquidez seca que, em contraposição à liquidez corrente, considera apenas os comprometimentos financeiros de curto prazo (passivo circulante) e não os de longo prazo (passivo não circulante), sendo relevante apenas se a linha de crédito for voltada a capital de giro.
#107172
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFAP
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(1,0) 6 - 

Suponha que os dirigentes da Agência de Fomento do Amapá - AFAP objetivem a implementação de planejamento estratégico para a atuação de longo prazo da entidade. A primeira abordagem adotada para a construção desse planejamento foi a definição da missão e da visão da AFAP, o que

  • a) denota um equívoco conceitual na construção do planejamento estratégico, eis que ambas as definições só podem ser obtidas após o atingimento das metas estabelecidas.
  • b) corresponde à identificação da razão de ser da entidade e da forma como pretende ser reconhecida no futuro, ambas premissas relevantes para a construção do planejamento estratégico.
  • c) significa priorizar a análise externa de cenários prospectivos, em detrimento da análise interna da entidade, sendo, porém, uma opção válida a depender dos objetivos almejados.
  • d) identifica as forças e fraquezas da entidade, a partir de uma perspectiva exclusivamente interna, buscando neutralizar variáveis exógenas.
  • e) corresponde, respectivamente, à definição das metas de longo prazo a serem perseguidas e, de outro lado, aos indicadores que medem seu efetivo atingimento.
#107173
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFAP
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(1,0) 7 - 

Ao se analisar a estrutura e o orçamento de capital de uma empresa,

  • a) a taxa mínima de atratividade é utilizada para apurar o custo do capital de terceiros.
  • b) é desconsiderado o benefício tributário sobre os juros pagos ao capital de terceiros.
  • c) capitais próprios e de terceiros necessariamente apresentam o mesmo custo.
  • d) apura-se a agregação de valor pelo uso de capital de terceiros, que ocorre quando o retorno resultante desse capital é superado pelo seu custo.
  • e) considera-se o retorno exigido pelo acionista.
#107174
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFAP
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(1,0) 8 - 

Ao analisar projetos de investimento, deve-se considerar que

  • a) o tempo de retorno do investimento (payback) utiliza o fluxo de caixa.
  • b) a taxa interna de retorno é a taxa que faz com que o valor presente líquido seja positivo e máximo.
  • c) o tempo de retorno do investimento (payback) leva em conta o valor residual do capital de giro existente ao final da vida útil do projeto.
  • d) a taxa interna de retorno é a taxa relevante, pois caracteriza a taxa exigida pelo investidor para o investimento.
  • e) o valor presente líquido não leva em conta o custo requerido do capital investido.
#107175
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFAP
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(1,0) 9 - 

A taxa anual equivalente a 3,5% ao mês, a juros compostos, e a taxa mensal equivalente a 54% ao ano, a juros simples, são, respectivamente,

  • a) 42,00% e 3,44%.
  • b) 49,51% e 4,12%.
  • c) 42,00% e 3,88%.
  • d) 48,17% e 3,44%.
  • e) 51,11% e 4,50%.
#107176
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
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AFAP
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(1,0) 10 - 

Em relação à responsabilidade dos sócios e dos administradores na falência da sociedade, é certo que

  • a) as sociedades falidas serão representadas na falência por seus administradores ou liquidantes, os quais terão os mesmos direitos, mas não estão sujeitos às mesmas obrigações que cabem ao falido, por serem personalíssima.
  • b) a responsabilidade pessoal dos sócios de responsabilidade limitada, dos controladores e dos administradores da sociedade falida será apurada nos próprios autos da falência, após realização do ativo e da prova da sua insuficiência para cobrir o passivo.
  • c) a decisão que decreta a falência da sociedade com sócios ilimitadamente responsáveis também acarreta a falência destes, que ficam sujeitos aos mesmos efeitos jurídicos produzidos em relação à sociedade falida e, por isso, deverão ser citados para apresentar contestação, se assim o desejarem.
  • d) a ação de responsabilidade pessoal dos sócios de responsabilidade limitada, dos controladores e dos administradores da sociedade falida prescreverá em cinco anos, contados da data do trânsito em julgado da sentença de encerramento da falência.
  • e) o juiz poderá, na ação de responsabilidade pessoal dos sócios, administradores e controladores da sociedade falida, ordenar a indisponibilidade e sequestro de seus bens particulares, desde que e somente se formulado requerimento expresso por parte dos credores.
#107177
Banca
FCC
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AFAP
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(1,0) 11 - 

A atuação da Administração pública direta e indireta está sujeita a diversas formas e dimensões de controle, exercidas por distintos atores, tanto do âmbito público, quanto da iniciativa privada, sendo comum a todas as atuações

  • a) a finalidade de proteção do patrimônio público, o que confere aos órgãos externos, tais como Tribunal de Contas, Poder Judiciário e Ministério Público, a possibilidade de anulação e revogação de atos administrativos que representem prejuízo ao erário.
  • b) o controle formal, que diz respeito à observância de requisitos e procedimentos legalmente previstos, tanto no que diz respeito a atos discricionários, quanto vinculados.
  • c) a possibilidade de exercerem controle material sobre os atos praticados pela Administração pública, o que envolve análise de conveniência, oportunidade, bem como de eficiência dos resultados.
  • d) o exercício de controle a posteriori dos atos praticados pelos agentes públicos, sendo permitido apenas ao Poder Judiciário a verificação de legalidade no exercício do controle prévio à prática de atos e contratos administrativos.
  • e) o controle à semelhança do poder de tutela exercido pela Administração Central em relação aos entes que integram a Administração pública indireta, cingindo-se a aspectos finalísticos e de resultado, para garantir o atendimento do interesse público.
#107178
Banca
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(1,0) 12 - 

A celebração de contrato administrativo entre empresa particular e a Administração pública permite a incidência do poder

  • a) de polícia em relação aos atos praticados pela contratada para a execução do objeto contratual, incluindo a aplicação de penalidades.
  • b) normativo, diante da necessidade de aditamento do contrato para estabelecimento de alterações de ordem qualitativa.
  • c) disciplinar em relação à contratada, tendo em vista que essa atuação abrange relações jurídicas que excedem o vínculo funcional, tal como vínculo contratual.
  • d) hierárquico, tendo em vista que esta prerrogativa confere posição de supremacia do poder público contratante em relação à contratada, admitindo inclusive alterações unilaterais do contrato.
  • e) regulatório, tendo em vista que o vínculo contratual entre a Administração pública e o particular admite alterações unilaterais por parte do contratante sempre que o interesse público assim recomendar, independentemente de concordância do contratado.
#107179
Banca
FCC
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AFAP
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(1,0) 13 - 

A prestação de serviços públicos pela iniciativa privada é medida

  • a) obrigatória nos casos de serviços públicos que permitam o regime de lucratividade, para garantir competição e vantajosidade para o usuário.
  • b) passível de ser implementada mediante descentralização da Administração, outorgando-se a titularidade e a execução sob regime de parceria público-privada.
  • c) que não altera a titularidade do serviço, mas permite a exploração da execução, inclusive de forma lucrativa em determinados setores, devendo ser preservada a competitividade no certame de seleção e a modicidade tarifária, em benefício dos administrados.
  • d) adotada pelo poder público quando celebra contrato de concessão comum ou de concessão patrocinada, ainda que esses modelos possam contar com aporte do poder concedente para execução das obras.
  • e) que pode ser viabilizada em contraponto à prestação direta, excluídos os serviços públicos de caráter essencial, que são obrigatoriamente responsabilidade do titular do serviço público em questão.
#107180
Banca
FCC
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AFAP
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(1,0) 14 - 

Durante a execução de um contrato administrativo celebrado entre determinado órgão da Administração pública e uma empresa prestadora de serviços, foi apurada insuficiência do atendimento do objeto contratado, pois a contratada não estava dando atendimento a todas as unidades abrangidas pelo contrato. Diante de tal cenário, com base no disposto na Lei no 8.666/1993, a Administração pública

  • a) deve primeiramente impor multa contratual à empresa, para, na recorrência da infração contratual, notificá-la sobre a rescisão do contrato.
  • b) deve acionar a garantia obrigatoriamente concedida pela empresa em favor do contratante, para que o valor se consubstancie em forma de remuneração da próxima empresa contratada, o que se dará mediante sucessão administrativa, escolhida em procedimento informal de seleção.
  • c) deve encampar o serviço outrora contratado, para garantir a continuidade e a não interrupção, sem prejuízo da imposição de multa à contratada, que também não faz jus ao recebimento de nenhuma remuneração.
  • d) deve rescindir o contrato unilateralmente, demonstrada a ocorrência de situação que autorize tal medida, providenciando o pagamento da contratada pelos serviços já executados, sem prejuízo da possibilidade de imposição de sanções à mesma.
  • e) pode optar entre a rescisão unilateral do contrato ou a imposição de sanções legais ou contratuais à contratada, caso em que será necessário aguardar nova hipótese para extinção do contrato.
#107181
Banca
FCC
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AFAP
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(1,0) 15 - 

A aquisição de bens, pela Administração pública, que demande periódica reposição, para garantir o adequado estoque e sua qualidade

  • a) exige o emprego obrigatório da modalidade licitatória pregão, pois esta permite a disputa entre os concorrentes e sempre a menor periodicidade de realização.
  • b) permite a licitação em quantidade maior que a necessária, a título de reserva, contemplando a possibilidade de perda parcial, mas garantindo o pleno suprimento das necessidades de interesse público.
  • c) pode se dar mediante a realização de procedimento de pregão, tanto quanto para os bens inservíveis que demandem alienação.
  • d) pode ser feita sob o sistema de registro de preços, que pode ser contratado mediante realização de pregão, permitindo que o contrato seja efetivamente firmado quando os bens se mostrarem necessários.
  • e) deve ser feita pelo sistema de registro de preços, fazendo constar do contrato com o vencedor a periodicidade da entrega dos bens objeto de aquisição, desde que não sejam de natureza comum, hipótese que obriga a realização de leilão.