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Simulado AFAP | Analista de Fomento – Crédito | CONCURSO

Simulado AFAP | Analista de Fomento – Crédito

SIMULADO AFAP | ANALISTA DE FOMENTO – CRÉDITO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AFAP para o cargo de Analista de Fomento – Crédito.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AFAP. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Fomento – Crédito, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AFAP | Analista de Fomento – Crédito contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AFAP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#107147
Banca
FCC
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Matérias Diversas
Concurso
AFAP
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(1,0) 1 - 

Na condição de professor por vocação e destino, o autor se vê como

  • a) um velho pedagogo odiado pelos deuses, que está se redimindo dos defeitos que demonstrou na condução de sua carreira profissi
  • b) alguém que está envelhecendo na benfazeja companhia de jovens cujo universo, além de tudo, poderia propiciar-lhe farta matéria para a arte da ficção.
  • c) um escritor a quem o destino brindou com o talento da boa pedagogia, fazendo justiça a quem os deuses prezam pelo exercício dessa qualidade.
  • d) um profissional dividido, uma vez que a pedagogia e a arte literária constituem um campo de disputas inconciliáveis entre ficção e ensino.
  • e) alguém a quem foi reservado tanto o privilégio da criação literária como o gosto pela avaliação crítica dos resultados dessa criação.
#107148
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AFAP
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(1,0) 2 - 

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • a) fazem-no pedagogo (1° parágrafo) = incentivam-no a ser um educador.
  • b) expiando algum crime que ignoro (1° parágrafo) = focalizando algum deslize insuspeito.
  • c) cometido porventura (1° parágrafo) = desempenhado afortunadamente.
  • d) fornecer material copioso (2° parágrafo) = implementar objetiva medida.
  • e) utilizo-me desse cabedal (2° parágrafo) = lanço mão dessa riqueza.
#107149
Banca
FCC
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AFAP
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(1,0) 3 - 

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • a) No exercício da dupla função de professor e escritor, o autor do texto avalia que as vantagens que lhe decorrem da primeira poderiam ser úteis para a segunda.
  • b) Tanto têm vantagens a profissão de escritor como de pedagogo, razão por quê sente-se o escritor como uma criatura a quem não faltam o dote dos privilégios.
  • c) Fosse o autor do texto tão-somente um professor, não haveria de passar por sua cabeça as tentações de promover suas experiências pedagógicas as de um criador de literatura.
  • d) Não deixam de ser irônicas, no primeiro parágrafo, que as observações feitas sobre o desprezo dos deuses venha a atingir uma classe nobre como a dos pedagogos.
  • e) O autor admite ser possível que, por eventuais pecados seus, possa ser expiado por conta deles, exercendo contudo um magistério que não conta com o respeito dos deuses.
#107150
Banca
FCC
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AFAP
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(1,0) 4 - 

Há emprego de voz passiva e adequada articulação entre tempos e modos verbais na frase:

  • a) Não lhe havendo estendido os deuses outra pena, o autor teria de amargar a condição de pedagogo.
  • b) Se quisesse se valer de sua condição de professor, o escritor poderá ter aproveitado seu convívio com os jovens.
  • c) Caso fosse dada ao professor a oportunidade da criação literária, proveitoso material é que não lhe faltaria.
  • d) Uma vez que lhe coubesse aproveitar melhor a companhia dos jovens, o autor terá sabido convertê-la em ficção.
  • e) Havendo desprezado o ódio dos deuses, ao professor coubera redimir-se de algum modo no exercício desse ofício.
#107151
Banca
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AFAP
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(1,0) 5 - 

Para integrar adequadamente a frase dada, o verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma

  • a) do plural em Bem (poder) caber ao professor o exercício dos dotes de um talentoso escritor.
  • b) do plural em Não (chegar) aos seus ouvidos de professor qualquer recriminação por parte dos jovens alunos.
  • c) do singular em De todos os castigos que lhe (ocorrer) nenhum poderia ser o da carreira de pedagogo.
  • d) do singular em Dos talentos que lhe (caber) desenvolver, o de professor foi o mais bem-sucedido.
  • e) do singular ou do plural, indiferentemente, em O fato de (haver) tantas profissões permite boas escolhas.
#107152
Banca
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AFAP
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(1,0) 6 - 

O autor do texto se posiciona claramente contra

  • a) os efeitos nocivos da propaganda, quando se vale de recursos das artes tradicionais para vender produtos de grande significação social.
  • b) as teses idealistas acerca do que seja o belo, que propagam modelos estéticos ligados a um passado clássico que hoje não guardam qualquer sentido.
  • c) a exploração comercial de produtos ligados à estética feminina, como os cosméticos, que ele julga perverter o padrão ideal de beleza.
  • d) a disseminação de padrões de beleza inatingíveis que atendem a um ávido interesse econômico e acarretam infelizes obsessões às mulheres.
  • e) a reprodução de modelos de beleza que levam as mulheres a encontrar em si mesmas uma fonte de prazer sem qualquer relevância social.
#107153
Banca
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AFAP
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(1,0) 7 - 

A estratégia exposta com brutal franqueza pelo presidente da Allied Stores (2° parágrafo) consiste em admitir que

  • a) a indução a um sentimento de insuficiência e de mal-estar nas mulheres é o método próprio da indústria da beleza.
  • b) os insistentes gastos das mulheres com produtos de beleza dão origem aos altos investimentos desse setor industrial.
  • c) um mau negócio seria provocar nas mulheres alguma obsessão por um ideal de beleza que não têm como atingir.
  • d) um bom negócio implica sempre uma satisfação objetiva dos anseios dos clientes, despertados por um produto.
  • e) a ansiedade feminina deve ser canalizada para os produtos que efetivamente possam satisfazer a mulher de imediato.
#107154
Banca
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AFAP
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(1,0) 8 - 

O autor do texto explora com alguma frequência expressões com clara oposição de sentido, tal como ocorre entre

  • a) crescente padronização e popularização da fotografia.
  • b) coincide com a decolagem e vertiginosa ascensão.
  • c) premissa oculta e brutal franqueza.
  • d) variam ao infinito e a mais diabólica.
  • e) insegurança estética e hesitações femininas.
#107155
Banca
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(1,0) 9 - 

Uma nova redação na qual se mantêm a correção, a clareza e o sentido da frase A exploração metódica das hesitações femininas abre as portas ao infinito apresenta-se na seguinte versão:

  • a) Uma vez que se abra, as portas da exploração metódica tornam-se infinitas ao que há de hesitante nas mulheres.
  • b) Conquanto hajam hesitações femininas, a exploração metódica destas portas podem ser infinitas.
  • c) Os titubeios femininos visam à abrir as portas ao infinito para sua exploração metódica.
  • d) Abrem-se infinitamente as portas das dúvidas femininas quando explorado com método.
  • e) São portas para o infinito as que abre a exploração sistemática das inseguranças femininas.
#107156
Banca
FCC
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(1,0) 10 - 

É plenamente regular o emprego das formas sublinhadas na frase:

  • a) Compara-se os atrativos dos cosméticos para com a “esperança dentro de um pote”.
  • b) Associam-se os atrativos dos cosméticos à “esperança dentro de um pote”.
  • c) Aproximam-se o que há de atrativo nos cosméticos diante da “esperança dentro de um pote”.
  • d) Podem equiparar-se a atração dos cosméticos como uma “esperança dentro de um pote”.
  • e) Estabeleceu-se no texto os nexos dos cosméticos à uma “esperança dentro de um pote”.
#107157
Banca
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(1,0) 11 - 

Observe o gráfico abaixo para responder à questão.

Simulado AFAP | Analista de Fomento – Crédito A



A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a economia brasileira permitem afirmar que o PIB

  • a) em 2017 começou a se recuperar da queda dos anos anteriores devido ao forte impulso do agronegócio e ao início da retomada do consumo das famílias, que esteve em baixa nos anos anteriores.
  • b) dos anos de 2015 e 2016 foi resultado de uma conjunção de fatores, como as crises geopolíticas internacionais e os problemas ambientais que provocaram quebras recordes na agropecuária, principal elemento do PIB.
  • c) em 2016 mostrou o início de um período de recessão econômica que teve impacto sobre o setor de comércio e de serviços, mas não chegou a gerar crise nos setores da indústria e da administração pública.
  • d) em 2017 e 2018 apresentou crescimento robusto e possibilitou ao governo brasileiro honrar os compromissos financeiros assumidos com o Fundo Monetário Internacional (FMI) nos anos anteriores.
  • e) dos anos de 2014 a 2016 foram reflexos das baixas taxas de juros estabelecidas pelo Banco Central e que somente passaram a ser corrigidas a partir de meados do ano de 2017.
#107158
Banca
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(1,0) 12 - 

Em 2017 quando o movimento #MeToo foi formalmente lançado, as notícias se sucediam a toda velocidade, e carreiras inteiras desmoronavam. Pouco a pouco, 12 meses depois, os detalhes escabrosos foram dando lugar à reflexão. Agora, esse movimento (# MeToo) começa a ser o que sempre desejou. Um diálogo de todos como sociedade. Uma enorme mudança cultural.

(Texto adaptado. Disponível em: https://brasil.elpais.com/bras... 10/04/actualidad/1538678547_217451.html)

O movimento # MeToo

  • a) desenvolveu-se nos Estados Unidos com o apoio de artistas e intelectuais com o objetivo de descriminalizar alguns tipos de drogas utilizadas com fins medicinais, como a maconha.
  • b) foi criado nos antigos países socialistas europeus para denunciar crimes e perseguições étnicas e religiosas promovidas pelo exército soviético, depois russo, contra minorias pobres.
  • c) nasceu na Europa ocidental e foi criado para denunciar os grupos de extrema direita que influenciaram governos a assumir políticas de restrição à entrada de imigrantes e refugiados.
  • d) surgiu nos Estados Unidos e teve como um dos objetivos iniciais incentivar as mulheres a mostrarem solidariedade umas com as outras, especialmente quando se tratava de casos de assédio sexual.
  • e) teve origem simultaneamente nos Estados Unidos e países ricos da Europa para desenvolver políticas de inclusão social destinadas às mulheres chefes de família em países pobres.
#107159
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(1,0) 13 - 

A partir dos anos de 2015 e 2016, as agências Standard & Poor's, Fitch e Moody's passaram a ser citadas inúmeras vezes pela mídia brasileira, geralmente acompanhada de preocupações do governo federal e da sociedade como um todo.

Em 2018, as agências continuam atuando no Brasil e mantendo as preocupações devido

  • a) à retirada do Brasil da lista dos países que são bons pagadores de dívidas e atrativos para investidores.
  • b) aos frequentes surtos de doenças transmissíveis decorrentes do déficit no saneamento básico nas áreas urbanas.
  • c) à dependência da economia brasileira das exportações de commodities com baixo valor agregado
  • d) ao aumento das áreas de desmatamento na Amazônia, promovido pela ausência de políticas ambientais eficazes.
  • e) ao crescimento dos níveis de poluição atmosférica em desrespeito aos compromissos climáticos assinados pelo governo.
#107160
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(1,0) 14 - 

No âmbito das relações internacionais, o Acordo de Paris é

  • a) uma Convenção Internacional de proteção aos direitos das minorias étnicas e sexuais, visando à igualdade de direitos de todos os povos independentemente de cor, origem, religião ou condição econômica.
  • b) um Tratado Internacional que mantém a integridade da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), pelo qual os países europeus e os Estados Unidos comprometem-se a proteger os países membros de agressões externas.
  • c) um Tratado Internacional no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês), que rege medidas de redução de emissão de dióxido de carbono a partir de 2020.
  • d) um Pacto de Proteção Mútua dos povos ocidentais em ratificação aos direitos humanos e em defesa da democracia pluralista.
  • e) um Tratado Internacional celebrado em 2017 para proteção do equilíbrio ecológico do planeta, tendo em vista o avanço do efeito estufa e a extinção de espécimes da fauna e da flora.
#107161
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(1,0) 15 - 

Tendo em vista as normas do Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar:

  • a) O fornecedor do produto só será responsabilizado pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos se estes não tiverem patrimônio próprio para arcar com os danos que tenham causado.
  • b) A garantia contratual do produto é facultativa e pode ser conferida aumentando ou diminuindo o prazo da garantia legal, mediante termo escrito em língua portuguesa ou em espanhol se o produto for importado de país pertencente ao MERCOSUL.
  • c) As cláusulas do contrato podem transferir a responsabilidade pela qualidade do produto a terceiros, desde que tenham endereço conhecido e se encontrem no exercício regular de suas atividades.
  • d) O consumidor pode desistir do produto em trinta dias a contar de seu recebimento, sempre que sua aquisição tenha ocorrido virtualmente ou por telefone.
  • e) Os produtos colocados no mercado de consumo não deverão acarretar riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os que forem considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito.