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Simulado AFAP | CONCURSO

Simulado AFAP

📚 Simulado AFAP | FCC | cód.11769

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🧪 Este Simulado AFAP foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: AFAP
  • 👔 Cargo: . Cargos Diversos
  • 📚 Matéria: Economia
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: FCC
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

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#175141
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(1,0) 1 - 

A análise das necessidades de financiamento do setor público pode deixar de considerar a informação do cálculo do resultado operacional se

  • a) o efeito inflacionário for considerado irrelevante.
  • b) os juros no país se situarem no nível daqueles praticados nos países industrializados.
  • c) o sistema financeiro não tiver condição de absorver a dívida pública.
  • d) o resultado primário for maior que o resultado nominal.
  • e) a taxa de juros implícita corresponder à taxa média de juros nominal incidente sobre a Dívida Líquida do Setor Público.
#175142
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(1,0) 2 - 

Um exemplo de materialização da função estabilizadora do governo é dada

  • a) pelo provimento de bens meritórios.
  • b) pela redistribuição de renda por meio da política fiscal.
  • c) pela condução da política monetária.
  • d) pela produção de bens públicos.
  • e) pela fixação de impostos progressivos.
#175143
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(1,0) 3 - 

Uma situação passível de consideração na análise dos tipos de bens é a figura do “carona”. Ele

  • a) estimula a produção de bens públicos.
  • b) existe quando os bens são exclusivos.
  • c) dificulta a oferta eficiente de bens pelos mercados.
  • d) não é passível de solução.
  • e) é uma característica inerente aos bens privados.
#175144
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(1,0) 4 - 

Uma das questões habitualmente referidas no contexto das finanças públicas é a chamada Lei de Wagner. Formulada de forma simples [significa que] a procura por bens e serviços fornecidos pelo Estado é elástica em relação ao rendimento. Isso implicaria que a despesa pública poderia ser tratada como um resultado, ou um fator endógeno, e não, por exemplo, uma causa do crescimento do rendimento nacional.

(Adaptado de: PEREIRA, Paulo Trigo; AFONSO, António; ARCANJO, Manuela; SANTOS, José Carlos Gomes. Economia e Finanças Públicas. 5.ed. revisada e atualizada. Lisboa: Escolar, 2016. p. 175/176)

Dito de outra forma, os autores expressam que

  • a) o endividamento público é indutor do crescimento
  • b) as famílias deveriam buscar menos serviços públicos.
  • c) países desenvolvidos tem menor procura por bens e serviços públicos.
  • d) o gasto público cresce com o rendimento das famílias.
  • e) a despesa pública é um fator exógeno à análise.
#175145
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(1,0) 5 - 

Um objetivo contracionista, tudo mais constante, pode ser alcançado por meio de uma política

  • a) monetária, que reduza o recolhimento compulsório.
  • b) fiscal, que aumente o gasto do governo.
  • c) monetária, que aumente a taxa de redesconto.
  • d) fiscal, que reduza os impostos.
  • e) creditícia, que facilite os empréstimos.
#175146
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(1,0) 6 - 

O resultado mais próximo do valor presente de um fluxo de caixa uniforme com 5 termos positivos de R$ 2.000,00, descontado a uma taxa de 2% ao mês, é de R$

  • a) 9.400,00.
  • b) 8.900,00.
  • c) 9.700,00. 
  • d) 9.600,00.
  • e) 9.000,00.
#175147
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(1,0) 7 - 

Ao analisarmos o cumprimento das metas fiscais no Brasil, concluímos que, relativamente ao quanto estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2017,

  • a) o Governo Federal atingiu superávit maior que o previsto na meta.
  • b) as estatais federais contribuíram com superávit.
  • c) a meta de déficit primário originalmente prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios foi cumprida, sendo o resultado final de superávit.
  • d) o Governo Federal poderia ter cumprido com a meta, caso houvesse compensação entre as metas estabelecidas para os Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social e para o Programa de Dispêndios Globais, condição esta ausente na LDO.
  • e) as estatais federais contribuíram com déficit superior ao previsto na LDO.
#175148
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(1,0) 8 - 

Conforme dados do Banco Central do Brasil, as necessidades de financiamento do setor público, em fluxo de 12 meses na posição de abril de 2018, apresentaram resultado nominal de R$ 499.255 milhões e resultado primário de R$ 118.397 milhões. Com isso,

  • a) a diferença entre os resultados nominal e primário corresponde aos juros reais.
  • b) os juros reais superaram os juros nominais.
  • c) o resultado operacional foi superior ao resultado nominal.
  • d) no resultado primário estão adicionados os juros nominais.
  • e) no período o setor público apresentou déficit.
#175149
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(1,0) 9 - 

Com relação aos gastos públicos, pode-se dizer que, no século XX,

  • a) o mundo não presenciou aumento de sua participação no PIB, com exceção do Brasil.
  • b) os países europeus, destacando-se a Alemanha, reduziram fortemente os gastos públicos ao longo do período.
  • c) verifica-se aumento proporcional ao PIB em vários países, distribuído ao longo do período.
  • d) seu aumento ocorre em vários países, porém apenas na primeira metade do século, no contexto do fortalecimento do modelo de economia do bem-estar.
  • e) sua redução foi generalizada no mundo todo, nas últimas décadas do século, o que pode ser atribuído às diversas crises ocorridas, destacando-se a crise do petróleo.
#175150
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(1,0) 10 - 

Com relação à tributação,

  • a) o princípio do benefício pode ser de difícil aplicação individual para o financiamento de qualquer bem público.
  • b) um imposto como o sobre a renda não tem como atender o princípio da capacidade de pagar.
  • c) a progressividade de um imposto contraria por completo o princípio da equidade.
  • d) o princípio da neutralidade é encontrado em um imposto sobre bebidas para fins de redução do consumo destas.
  • e) um incentivo fiscal caracteriza o cumprimento pleno do princípio da neutralidade.