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Simulado AEB de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado AEB de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO AEB DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso AEB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da AEB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores AEB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado AEB de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso AEB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso AEB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO AEB
Para realizar o simulado AEB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado AEB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para AEB é aqui!


#152693
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(1,0) 1 - 

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 7.
Um Apólogo
Machado de Assis
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
– Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
– Deixe-me, senhora.
– Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
– Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
– Mas você é orgulhosa.
– Decerto que sou.
– Mas por quê?
– É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
– Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?
– Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
– Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...
– Também os batedores vão adiante do imperador.
– Você é imperador?
– Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...
Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
– Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...
A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.
Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe:
– Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.
Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
– Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
– Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!
Texto extraído do livro “Para Gostar de Ler – Volume 9 – Contos”, Editora Ática: São Paulo, 1984, p. 59.
Observe o trecho transcrito do texto e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a que se refere o pronome destacado.
“– Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?”

  • a) Batedores.
  • b) Balaio das mucamas.
  • c) Vestidos e enfeites.
  • d) Babados.
  • e) Caminho.
#152694
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(1,0) 2 - 

A camada de Rede do Modelo OSI apresenta duas funções importantes. Assinale a alternativa que as apresenta.

  • a) Fornecer comunicação lógica entre processos de aplicações que rodam em hospedeiros diferentes; encaminhar pacotes que são enviados pelas aplicações.
  • b) Encaminhar um pacote que chega ao roteador ao seu destino; escolher o melhor caminho para esse encaminhamento
  • c) Escolher o melhor caminho para que pacotes sejam encaminhados entre nós de enlace; definir o formato desses pacotes
  • d) Fornecer comunicação lógica entre processos de aplicações que rodam em hospedeiros diferentes; definir o formato dos pacotes que serão enviados pelas aplicações.
  • e) Definir o formato dos pacotes que serão trocados entre roteadores; encaminhar esses pacotes de um roteador para outro.
#152695
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(1,0) 3 - 

Nos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados, encontram-se inúmeros itens que permitem que eles funcione de forma adequada. Um conceito importante, relacionado a esses sistemas, é aquele relacionado aos metadados. Os metadados são

  • a) os relatórios gerados pelas consultas feitas no Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados
  • b) os dados exatamente como estão gravados (“dados crus”)
  • c) os dados que chegam ao sistema a partir de outros bancos de dados.
  • d) definições relacionadas aos comandos SQL.
  • e) definições relacionadas a outros objetos do sistema.
#152696
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(1,0) 4 - 

O conjunto de protocolos TCP/IP possui diversos protocolos distribuídos ao longo das suas camadas. Na camada de transporte, são disponibilizados dois protocolos. Um deles é o TCP (Transmition Control Protocol) e o outro é o protocolo

  • a) IP (Internet Protocol).
  • b) HTTP (Hypertext Transfer Protocol).
  • c) UDP (User Datagram Protocol)
  • d) ARQ (Automatic Repeat reQuest).
  • e) DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).
#152697
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(1,0) 5 - 

Os data warehouses são ferramentas importantes para a criação de sistemas de Business Intelligence. Essas ferramentas possuem operadores que permitem a obtenção de informações relevantes para as tomadas de decisão de negócios. São os Operadores Dimensionais. Por exemplo, na dimensão “Localização”, poderia se ter uma hierarquia da seguinte maneira: PAÍS > ESTADO > CIDADE > BAIRRO. Neste exemplo, pode-se, então, depois de obter as informações de vendas relacionadas ao País, obter informações relacionadas às vendas por Cidade. É correto afirmar que esse exemplo representa a utilização do seguinte Operador Dimensional

  • a) Operador Slice
  • b) Operador Drill-Across.
  • c) Operador Drill-Up.
  • d) Operador Drill-Down.
  • e) Operador Dice.
#152698
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(1,0) 6 - 

Uma partícula move ao longo de um eixo s com umaaceleração variada no tempo dada pela função α(t) = 3t2 +4t+6. Sabendo que a velocidade inicial da partícula é 20 e sua posição inicial 10 e usando integração, é correto afirmar que a função de posição da partícula é

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
  • e)
#152699
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(1,0) 7 - 

Os veículos lançadores de satélites (VLS-1) contam com motores a propelente sólido divididos em quatro estágios. Acionados um após a queima do outro, oferecem, nas diferentes fases da trajetória do lançador, o impulso necessário à colocação do satélite no espaço. Sobre o que deve ocorrer durante uma missão do VLS-1, assinale a alternativa correta.

  • a) A ignição do próximo estágio sempre ocorre depois do fim da queima do estágio anterior, de modo a propiciar um controle mais efetivo do empuxo.
  • b) A ignição do próximo estágio sempre ocorre antes do fim da queima do estágio anterior, de modo a propiciar um controle mais efetivo do empuxo.
  • c) No sétimo estágio, solta a coifa de proteção do satélite e, com o fim da queima do propulsor, ocorre a separação para colocá-lo em órbita.
  • d) Um computador determina a orientação e o instante da ignição, seguido de manobra basculamento para posicionar o conjunto do quarto estágio. Após orientação do veículo, este é colocado em rotação que é importante para conseguir a estabilidade giroscópica.
  • e) Ao fim do primeiro estágio, os quatro motores são separados seguidos pela separação da coifa de proteção do satélite. No início do segundo estágio, em uma atmosfera rarefeita, a coifa não é necessária, e ao ser separada diminui a massa, aumentando o desempenho do lançador.
#152700
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(1,0) 8 - 

A força de um foguete com peso 1,5 X104N é 2,4X104N. Assinale a alternativa que apresenta quanto tempo mais é necessário para aumentar a velocidade do foguete de 12m/s para 36m/s, na decolagem, próximo à superfície da Terra. (g=10m/s2 )

  • a) 0,62s
  • b) 0,78s.
  • c) 1,5s.
  • d) 3,8s.
  • e) 15s.
#152701
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(1,0) 9 - 

Uma amostra de gás foi comprimida de V1 para V2, usando uma pressão constante P1. Então, a amostra foi resfriada para que a pressão fosse de P1 para P2, enquanto que o volume permaneceu constante em V2. Por fim, foi permitido à amostra expandir de V2 para V1, enquanto que a pressão sobe de P2 retornando à P1, como mostra o gráfico.

Diante do exposto, sobre a energia, é correto afirmar que o(a

  • a) gás não perdeu e nem ganhou energia neste ciclo.
  • b) área A + B representa a energia que o gás ganhou neste ciclo
  • c) área A + C representa a energia que o gás ganhou neste ciclo.
  • d) área B + D representa a energia que o gás ganhou neste ciclo
  • e) área A representa a energia que foi perdida pelo gás neste ciclo.
#152702
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(1,0) 10 - 

Uma equipe deseja descobrir a altura máxima alcançada pelo foguete com variação na massa e diferentes tipos de propulsão. Todos os foguetes foram lançados, partindo de uma posição inicial vertical perpendicular ao solo com velocidade positiva. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a velocidade e a aceleração de todos os foguetes quando estes atingiram a elevação máxima

  • a) Velocidade positiva; aceleração positiva.
  • b) Velocidade zero; aceleração negativa.
  • c) Velocidade negativa; aceleração negativa.
  • d) Velocidade positiva; aceleração negativa.
  • e) Velocidade zero; aceleração zero.
#152703
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(1,0) 11 - 

Sobre circuitos capacitivos, reativos e indutivos, assinale a alternativa correta.

  • a) Em um circuito indutivo, a tensão está atrasada em relação à corrente, apresentando uma reatância capacitiva menor do que a indutiva.
  • b) Em um circuito capacitivo, a tensão está adiantada em relação à corrente, apresentando uma reatância capacitiva maior do que a indutiva.
  • c) Em um circuito puramente resistivo, a tensão aplicada e a corrente estarão em fase, isso porque a ação da reatância capacitiva e indutiva é nula ou inexistente.
  • d) O circuito é capacitivo-indutivo quando a reatância capacitiva e a reatância indutiva se anulam.
  • e) A ressonância em um circuito ocorre quando a impedância do circuito oscila devido a reatâncias capacitivas e indutivas provocadas pela frequência da tensão de corrente alternadas.
#152704
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(1,0) 12 - 

Satélites artificiais são objetos colocados em órbita intencionalmente e são utilizados com vários propósitos. Sobre eles, é correto afirmar que

  • a) Satélites de comunicação distribuem sinais de televisão e telefonia. Geralmente, estão em órbita polar. Também distribuem dados coletados pelo Sistema Brasileiro de Coletas de Dados Ambientais.
  • b) Satélites meteorológicos monitoram as condições meteorológicas do planeta. Usam as órbitas geoestacionárias e as polares. Os que estão em orbitas polares, monitoram movimento das nuvens por estarem mais distantes da Terra.
  • c) Satélites de exploração do Universo carregam telescópios para observar o céu. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está desenvolvendo, em conjunto com a China, o Satelite Brasilsat para ajudar as pesquisas na área de Clima Espacial e Astronomi
  • d) Satélites militares são utilizados somente para captar e retransmitir a comunicação entre os militares, evitando vazamento de informações confidenciais. Os satélites de reconhecimento são utilizados para reconhecer e gerar os sinais do Sistema de Posicionamento Global (GPS).
  • e) Estações espaciais são satélites utilizados para estudar os efeitos causados pela longa permanência de seres humanos no espaço. Servem também como plataforma para diversos estudos.
#152705
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(1,0) 13 - 

Os veículos lançadores de satélites brasileiros VLS utilizam motores foguetes carregados com propelente sólido do tipo compósito poliuretânico. Um dos reagentes químicos presentes neste propelente é o perclorato de amônio. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a fórmula química que representa o perclorato de amônio.

  • a) NH4ClO3.
  • b) NH4ClO.
  • c) NH4ClO4.
  • d) NAClO4.
  • e) NH4ClO2
#152706
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(1,0) 14 - 

Flywheel, ou roda de inércia, é qualquer roda ou disco giratório usado para armazenamento ou transferência de momento angular (momentum). Roda de inércia refere-se somente à roda, sem considerar eletrônica ou outros dispositivos associados. Sobre os diversos dispositivos que utilizam a roda de inércia com base, assinale a alternativa correta.

  • a) Flywheel Energy Storage mantém a energia no sistema como energia rotacional por meio da aceleração da roda de inércia a uma velocidade muito alta. Como consequência do princípio de conservação de energia, a velocidade de rotação da roda é reduzida quando a energia é extraída do sistema; e a adição resulta em aumento da velocidade da roda.
  • b) Roda de reação é um dispositivo de segurança para lançamento e eletrônica de controle. Consiste de uma roda de inércia e suas partes associadas: mancais, torqueadores, tacômetros e sensores
  • c) Momentum Wheel Assembly é um dispositivo com uma roda montada sobre um ou mais balancins, girando com velocidade constante. As estruturas permitem controlar a direção do satélite.
  • d) Girotorqueador (Control Moment Gyro - CMG) é um dispositivo que armazena um momento angular variável em torno de seu eixo de rotação. Foi projetado para operar em um momento angular diferente de zero
  • e) Volante de inércia (Momentum Wheel) é um dispositivo projetado para operar em torno do momento angular nulo. Consiste de uma roda de inércia com o eixo fixo no veículo.
#152707
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(1,0) 15 - 

Sobre uma arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer) típica, é correto afirmar que

  • a) a cada geração, os chips com arquitetura RISC têm disponíveis um maior e mais vantajoso conjunto de instruções, possibilitando a redução no tamanho dos códigos, recorrendo menos à memória para guardar instruções.
  • b) seu objetivo primário é completar uma tarefa com o menor número de linhas de programação possível, tendo assim os códigos mais compactos.
  • c) em ênfase no software, mantendo o hardware simples. Cada instrução tem tamanho uniforme e é efetuada em um ciclo de clock. Pode usar o método pipeline, que permite execução simultânea de instruções
  • d) reduz o trabalho do compilador em converter uma declaração em linguagem de alto nível para código Assembly
  • e) tem um conjunto limitado de instrução e seus códigos são mais longos, usando mais ciclos por instrução