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Simulado Administração Geral | CONCURSO

Simulado Administração Geral

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Este Simulado Administração Geral foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Administração Geral
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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#215057
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(1,0) 1 - 

Max Weber, ao apresentar os conceitos de burocracia, demonstra pontos relevantes para esse desenvolvimento pessoal. De acordo com Santiago (2011), alguns desses pontos são: tarefas orientadas por tarefas escritas, sistematização da divisão do trabalho, cargos estabelecidos de forma hierarquizada. Da mesma maneira, como consequência humana, surgem distorções ao burocratismo, conforme Santiago. Assinale a alternativa que NÃO representa uma distorção ao burocratismo.

  • a) Problema de poder.
  • b) Fenômenos de coisificação.
  • c) Processo decisório obscuro.
  • d) Profissionalização dos participantes.
  • e) Resiste à mudança e à história.
#215058
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(1,0) 2 - 

Liderança, para Cintra e Dalbem (2016), é a interação entre dois ou mais membros de um grupo que, com frequência, envolve a estruturação ou reestruturação da situação e das percepções e expectativas dos membros. Conforme as autoras, Chiavenato (2014) aponta a pesquisa de Kurt Lewin, em 1930, na Universidade de Iowa, como o primeiro estudo acerca dos estilos de liderança. Foram definidos três estilos de liderança:
I. Liderança liberal ou laissez-faire: dá total liberdade aos colaboradores, exercendo participação mínima nas decisões da equipe, ou regulando as ações do grupo.
II. Liderança autocrática: o líder esboça suas ideias e as expõe aos colaboradores, incentivando todos a participarem das decisões, conduzindo e orientando a equipe.
III. Liderança democrática: poder centralizado no líder, que toma todas as decisões e as impõe aos colaboradores, que devem acatar sem questionar.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas I e II.
  • c) Apenas I e III.
  • d) Apenas II e III.
  • e) I, II e III.
#215059
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(1,0) 3 - 

Stephen P. Robbins, em seu livro Comportamento Organizacional (2005), define motivação como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Para o autor, os elementos-chave dessa definição são:
I. Intensidade.
II. Direção.
III. Persistência.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas I e II.
  • c) Apenas I e III.
  • d) Apenas II e III.
  • e) I, II e III.
#215060
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(1,0) 4 - 

Para os autores Megginson, Mosley e Pietri (1998), o processo de tomada de decisão nas organizações pode ser descrito nas seguintes etapas, EXCETO:

  • a) Reconhecimento e identificação do problema.
  • b) Elaboração de possíveis alternativas de ação.
  • c) Elaboração das vantagens e desvantagens de cada alternativa elaborada.
  • d) Escolha da pior alternativa e sua implementação.
  • e) Avaliação dos resultados da tomada de decisão.
#215061
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(1,0) 5 - 

De acordo com Jannuzzi (2017), indicadores oferecem aos gestores uma representação estruturada passível de ser avaliada comparativamente com outras demandas concorrentes. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Indicadores de eficiência, eficácia e efetividade são utilizados no processo de formulação de políticas públicas.
( ) Indicador é um instrumento para monitorar a realidade.
( ) Os indicadores sociais não auxiliam nas atividades de planejamento público.
( ) Um indicador social é uma medida usada para quantificar um conceito social abstrato.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – V – V – V.
  • b) F – V – F – V.
  • c) F – F – F – F.
  • d) V – F – F – F.
  • e) F – F – V – V.
#215062
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(1,0) 6 - 

A primeira fase do planejamento estratégico é a definição da missão, da visão e dos valores de qualquer organização. No que se refere à visão, assinale a alternativa correta.

  • a) É a razão de ser da empresa: além do porquê, expressa a essência da organização e deve ser orientada para o futuro.
  • b) Trata-se do propósito fundamental e único de a organização existir.
  • c) Refere-se aos princípios, às crenças, às normas e aos padrões que orientam o comportamento e a atuação da organização.
  • d) É como se espera que a organização seja vista e reconhecida por colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes e pela sociedade.
  • e) São virtudes e bens desejáveis, que traduzem um sentido comum, uma visão única a ser compartilhada por diretores, gerentes e funcionários.
#215063
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(1,0) 7 - 

Conforme Lacombe (2015), organograma é uma representação gráfica simplificada da estrutura organizacional de uma instituição, especificando seus órgãos, níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles. Assinale a alternativa que apresenta um item que NÃO é observado pelo organograma.

  • a) Deficiências da estrutura: superposições, duplicações e lacunas de atribuições.
  • b) Excesso de níveis hierárquicos.
  • c) Excesso de subordinados para um mesmo chefe.
  • d) Subordinações inadequadas.
  • e) Organização informal.
#215064
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(1,0) 8 - 

De acordo com Chiavenato (2010), o Balanced Scorecard – BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e que se baseia em quatro perspectivas básicas: Finanças, Clientes, Processos Internos e Aprendizagem Organizacional. O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas com as operações cotidianas possam ser alinhadas com a estratégia e a visão organizacional. Sobre o assunto, analise as assertivas a seguir:

I. Traduzir a estratégia em termos operacionais: transmitindo e comunicando às pessoas de maneira consistente e significativa os objetivos globais. Para alcançar sucesso, a estratégia organizacional deve ser descrita e comunicada de maneira significativa por meio de um mapa estratégico que permita mostrar uma arquitetura lógica sobre como os ativos intangíveis podem ser transformados em ativos tangíveis (ou financeiros).
II. Alinhar a organização com a estratégia: para obter sinergia, todas as unidades organizacionais devem estar alinhadas com a estratégia. As organizações consistem em numerosos setores, unidades de negócios e departamentos, cada qual com sua estratégia. Para que o desempenho organizacional seja mais do que a soma de suas partes, as estratégias individuais devem ser vinculadas e integradas.
III. Fazer da estratégia a tarefa diária dos executivos. As organizações focadas na estratégia requerem que apenas os executivos compreendam à estratégia e conduzam suas atividades, de maneira que as demais pessoas cumpram as ordens definidas pela cúpula organizacional, mesmo que não entendam à estratégia definida.
IV. Mobilizar a mudança por meio da liderança de executivos: Trata-se de envolver a equipe de executivos no sucesso da estratégia. A estratégia requer espírito de equipe para coordenar as mudanças e sua implementação precisa da atenção contínua e foco na iniciativa de mudanças.

São princípios para focar a estratégia:

  • a) Apenas I, II e III.
  • b) Apenas I, II e IV.
  • c) Apenas I, III e IV.
  • d) Apenas II, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.
#215065
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(1,0) 9 - 

O Ciclo PDCA visa identificar e organizar as atividades de um processo de solução de problemas de modo a garantir, de maneira eficaz, o desenvolvimento de uma atividade planejada. A utilização correta dessa ferramenta permite à empresa crescer sempre com uma base sólida, promovendo a melhoria contínua do processo" (LOBO, 2020). Sobre o PDCA, assinale a alternativa correta.

  • a) É uma ferramenta de gestão que foi desenvolvida para se tornar um complemento da Reengenharia.
  • b) É uma ferramenta que ajuda as organizações a implementar soluções de maneira rigorosa e metódica, seguindo quatro passos: planejamento (plan), execução (do), checagem (check) e ação corretiva (act).
  • c) Trata-se de uma metodologia que tem como principal objetivo auxiliar nos processos de mudança radical dos processos de trabalho.
  • d) Trata-se de uma ferramenta que deixou de ser utilizada nos anos 1990, pois é incompatível com as premissas do Balanced Scorecard – BSC.
  • e) É uma metodologia que visa minimização de estoques, objetivando a redução de custos de estocagem.
#215066
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(1,0) 10 - 

"Trata-se da mudança que tem por objetivo ampliar o sistema decisório estrutura abaixo até o menor nível possível na pirâmide organizacional, dando aos grupos de trabalho o poder e a autonomia de como realizar suas tarefas, reforçando-os com credibilidade e encorajando sua criatividade" (MARRAS, 2016). O texto descrito apresenta o conceito de:

  • a) Benchmarking.
  • b) Empowerment.
  • c) Reengenharia.
  • d) Qualidade Total.
  • e) Downsizing.