Processando...

Simulado ADAGRO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado ADAGRO de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO ADAGRO DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso ADAGRO.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ADAGRO que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores ADAGRO, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado ADAGRO de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso ADAGRO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso ADAGRO. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ADAGRO
Para realizar o simulado ADAGRO você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ADAGRO você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ADAGRO é aqui!


#162866
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

No Programa de Sanidade Avícola, a IN 17 de 2006, que aprovou o Plano Nacional da Influenza Aviária (IA) e do Controle e Prevenção da Doença de NewCastle (DNC), prevê atividades de alguns Departamentos da Secretaria de Defesa Animal (SDA).
Sobre isso, é CORRETO afirmar que

  • a) o DSA implementará o sistema de biosseguridade nas granjas avícolas, visando à prevenção da entrada da Inluenza aviária e DNC.
  • b) o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) identificará casos de doenças nas granjas aviárias, definindo os parâmetros de equivalência de estatus sanitários e de níveis de eficiência da execução das atividades dos serviços de defesa sanitária animal.
  • c) o Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP) realizará o controle de vacinas por Unidade da Federação, além de realizar seus registros.
  • d) a Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários (CGAL) receberá amostras laboratoriais encaminhadas pelos médicos veterinários, responsáveis técnicos pelas granjas avícolas nos laboratórios oficiais do MAPA.
  • e) a CGAL organizará estudo de vigilância ativa para a IA e DNC, abrangendo os estados que dispuserem de cadastro georreferenciado junto com a Coordenação de Sanidade Avícola.
#162867
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Quais medidas devem ser adotadas quando da notificação de uma suspeita de ocorrência da Doença de Newcastle e da Influenza Aviária?
1. Interdição da propriedade ou do estabelecimento avícola, abertura de FORM COM, adoção de medidas sanitárias específicas, com imediata colheita de amostras para remessa ao laboratório da rede oficial, ou quando autorizado pelo MAPA, para laboratório credenciado pelo MAPA para esse fim, acompanhado de uma via do FORM COM.
2. Registro de todas as categorias de aves, indicando-se o número de aves mortas, com e sem sinais clínicos da(s) doença(s) por categoria.
3. Manutenção das aves nos locais de alojamento ou confinadas em outros locais estabelecidos a critério do fiscal federal agropecuário ou do médico veterinário oficial, onde possam permanecer isoladas, sendo proibida a sua movimentação.
4. Controle pelo fiscal federal agropecuário ou pelo médico veterinário oficial de qualquer movimento de pessoas, animais, veículos, carnes, carcaças, detritos, dejetos, camas, fômites e estruturas que possam propagar a(s) doença(s).
5. Utilização dos meios adequados de desinfecção nas entradas e saídas de cada instalação do estabelecimento avícola, de acordo com a recomendação do IBAMA.
Estão CORRETAS

  • a) 1, 2, e 3, apenas.
  • b) 2, 3, e 4, apenas.
  • c) 3, 4, e 5, apenas.
  • d) 1, 4, e 5, apenas.
  • e) todas.
#162868
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Um Manual de Boas Práticas de Fabricação deve retratar o funcionamento de determinado objeto, empresa ou operação, prevenindo a contaminação, presença de substâncias ou agentes de origem biológica, química ou física, estranhas ao alimento que sejam considerados nocivo à saúde humana ou que comprometa sua integridade. Nesse contexto, o Manual deverá empreender os seguintes itens:

  • a) Apenas higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios.
  • b) Apenas o controle da água.
  • c) Apenas o manejo dos resíduos.
  • d) Apenas a higiene e saúde dos manipuladores.
  • e) Todos os itens citados acima.
#162869
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Mel estabeleceu os requisitos mínimos de qualidade que o mel destinado ao consumo humano deve cumprir. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Entende-se por mel o produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores ou partes das plantas vivas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre as partes vivas das plantas.
  • b) O mel unifloral e melato possuem a mesma definição.
  • c) Mel cristalizado ou granulado não deve ser utilizado para consumo humano.
  • d) O mel é uma solução concentrada de açúcares com predominância de glicose e frutose, adicionados após a mistura com a cera da abelha.
  • e) A fermentação do mel consiste em uma etapa da fabricação do mel.
#162870
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Nos machos com brucelose, existe uma fase inflamatória aguda, seguida de cronificação, frequentemente assintomática.
Nesses casos, a bactéria pode se instalar nos órgãos de predileção, que são:

  • a) fígado, intestino grosso, testículos, vesículas seminais.
  • b) pulmão, baço, epidídimos,testículos.
  • c) testículos, epidídimos, vesículas seminais.
  • d) testículos, epididimos, vesículas seminais, pulmão.
  • e) Todasas alternativas corretas.
#162871
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A Instrução Normativa Nº 45, de 29 de agosto de 2006 cria a Área de Proteção Fitossanitária — APF do Vale do São Francisco.
Sobre ela, analise as afirmativas abaixo:
I. Área de Proteção Fitossanitária — APF no Vale do São Francisco objetiva a não entrada das Pragas Quarentenárias Ausentes, o controle das Pragas Quarentenárias Presentes e daquelas com restrição fitossanitária dos países importadores, especialmente as moscas-das-frutas.
II. A Área de Proteção Fitossanitária — APF no Vale do São Francisco compreende os municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó.
III. A ADAGRO - Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco deverá, sob a coordenação da Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco, proceder às ações necessárias à implantação e manutenção da Área de Proteção Fitossanitária.
Está(ão) CORRETA(S)

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#162872
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Sobre a Lei Nº 12.503, de 16 de dezembro de 2003, que institui a Defesa Sanitária Vegetal no Estado de Pernambuco e dá outras providências, analise as afirmativas abaixo:
I. Para o transporte interno ou comercialização de vegetais, suas partes, produtos ou subprodutos, produzidos no território pernambucano, exigir-se-á a Nota Fiscal ou outro documento que identifique a condição de produtor, beneficiador ou comerciante no Estado, excetuando-se aquelas regiões ou áreas onde ocorram pragas quarentenárias A2, exigindo-se, nesses casos, o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO).
II. O comércio de vegetais, suas partes, produtos e subprodutos potenciais veículos de pragas quarentenárias A2 e não quarentenárias regulamentadas, provenientes de outras unidades federativas, somente será permitido no território pernambucano, quando acompanhado de Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).
III. Não será exigida PTV para vegetais, suas partes, produtos e subprodutos potenciais veículos de pragas quarentenárias A2 e não quarentenárias regulamentadas, provenientes de outras unidades federativas, desde que estejam de passagem, não sendo comercializados nem armazenados no território pernambucano.
Está(ão) CORRETA(S)

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#162873
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Analise as afirmativas sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas — SNSM,instituído nos termos da Lei Nº 10.711, de 5 de agosto de 2003 e de seu regulamento.
I. Será facultado ao produtor de sementes ou de mudas certificar a sua própria produção, desde que ele seja credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
II. Compete aos Estados e ao Distrito Federal exercer a fiscalização do comércio estadual. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento poderá exercer a fiscalização do comércio estadual de sementes e mudas quando solicitado pela unidade da Federação.
III. Compete privativamente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a fiscalização do comércio interestadual e internacional de sementes e mudas.
Está(ão) CORRETA(S)

  • a) III, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#162874
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

O vírus da Febre Aftosa afeta, principalmente, os artiodáctilos domésticos e selvagens. Sobre estes, analise os itens abaixo:
1. Bovinos, búfalos do gênero Bubalus, Castores, Capivaras
2. Caprinos, Ovinos, Elefantes, Bovinos
3. Suínos, Ratos, Bovinos, Caprinos
4. Bovinos, Suínos, Caprinos, Ovinos, Búfalos do gênero Bubalus
5. Tatus, Castores, Ratos, Capivaras
Está(ão) CORRETO(S)

  • a) 1 e 2, apenas.
  • b) 3 e 4, apenas.
  • c) 1 e 5, apenas.
  • d) todos.
  • e) 4, apenas.
#162875
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Assinale a alternativa em que as relações de concordância (nominal e verbal) estão apresentadas em consonância com a norma-padrão da língua.

  • a) Até o presente momento, não foi dado a devida atenção aos problemas agropecuários brasileiros.
  • b) É difícil deixar de perceber que houveram muitas falhas na condução da política agrária brasileira.
  • c) Já fazem muitos anos que o desmatamento é considerado crime ambiental em nosso país.
  • d) Infelizmente, percentual significativo de nossas reservas florestais encontra-se seriamente ameaçado.
  • e) Cada vez mais ambientalistas brasileiros tem lutado para que as nossas florestas sejam preservadas.
#162876
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

O controle de alimentos de origem animal nos estabelecimentos tem como um controle de qualidade a coleta de amostras para as diversas análises laboratoriais, prevenindo as fraudes econômicas nos alimentos, além de sua contaminação. Entre os testes para evitar as fraudes mais comumente aplicadas aos alimentos, se destaca(m)-se

  • a) desglaciamento em pescados.
  • b) adição de soro em queijos artesanais.
  • c) fosfatos em frangos.
  • d) presença de amido em presuntos.
  • e) teor de sódio e potássio em bacalhau.
#162877
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

A Instrução Normativa Nº 17, de 31 de maio de 2005 estabelece algumas medidas para controle da doença da bananeira Sigatoka Negra, acrescentadas pela Instrução Normativa 4/2012/SDA/MAPA e Instrução Normativa 21/2005/SDA/MAPA.
Assinale a alternativa que NÃO constitui uma dessas medidas para controle da doença da bananeira Sigatoka Negra.

  • a) O controle do trânsito de frutos de bananeira nas Unidades da Federação
  • b) Proibição do trânsito de mudas de Musa spp. e seus cultivares micropropagados, entre as Unidades da Federação, que não forem pré-aclimatadas ou aclimatadas em estufas ou casas de vegetação, devendo, ainda, ser tratadas com fungicidas registrados, 10 (dez) dias antes de sua expedição para as Unidades da Federação; e transportadas ainda in vitro.
  • c) Exigência de tratamento de mudas de bananeira com brometo de metila.
  • d) Proibição do trânsito de bananas em cacho em todo o território nacional.
  • e) Proibição do trânsito de folhas de bananeira ou parte da planta no acondicionamento.
#162878
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

A brucelose pode se manifestar de maneira distinta, conforme o hospedeiro. Nos bovinos e bubalinos, a principal manifestação clínica é o aborto. Em que período da gestação, geralmente ocorre o aborto?

  • a) Aos 5 meses de gestação
  • b) Aos 6 meses de gestação
  • c) Aos 7 meses de gestação
  • d) Aos 8 meses de gestação
  • e) Aos 9 meses de gestação
#162879
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Relacione adequadamente as colunas.

1. Sirex noctilio

2. Erwinia psidii

3. Anthonomus tomentosus

4. Dactylopius opuntiae

5. Neonectria ditissima

( ) Praga conhecida como bicudo da acerola. A Instrução Normativa N° 19, de 16 de setembro de 2014 estabelece uma zona interditada, por ocorrência da praga nos municípios de Boa Vista, Mucajaí e Pacaraima, no Estado de Roraima e proíbe o trânsito de frutos frescos de acerola (Malpighia spp.) para o exterior da zona interditada.

( ) Agente causal do Cancro Europeu das Pomáceas. A Instrução Normativa N° 20, de 20 de junho de 2013, institui o Programa Nacional de Prevenção e Controle do Cancro Europeu das Pomáceas - PNCEP com a finalidade de estabelecer os critérios e procedimentos para a contenção da praga nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

( ) Agente causai da Seca Bacteriana da Goiabeira, de ocorrência no Estado do Espírito Santo, para a qual não existem variedades de plantas resistentes. A Instrução Normativa N° 1, de 21 de janeiro de 2000 declara interditadas, parcial ou totalmente, as propriedades nas quais, por diagnóstico oficial, fique comprovada a presença da "seca bacteriana da goiabeira" no Estado do Espírito Santo; e determina a imediata erradicação de todos os focos da referida doença, com a eliminação das plantas infectadas.

( ) Praga de Pinus sp., disseminada em estabelecimentos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, cujo trânsito de madeira bruta, serrada e beneficiada é regulado pela Portaria N° 125, de 03 de agosto de 1998.

( ) Praga conhecida como cochonilha-do-carmim. A Instrução Normativa N° 23, de 29 de maio de 2007 regula o trânsito das hospedeiras dessa praga, determinando a destruição imediata, caso seja constatada infestação, não cabendo ao infrator qualquer tipo de indenização.

A sequência está CORRETA em

  • a) 3-1-5-2-4
  • b) 5-3-2-4-1
  • c) 3-1-2-4-5
  • d) 4-1-2-5-3
  • e) 3-5-2-1-4
#162880
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ADAGRO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Sobre a Lei N° 12.503, de 16 de dezembro de 2003, que institui a Defesa Sanitária Vegetal no Estado de Pernambuco e dá outras providências, analise as afirmativas abaixo:

I. Para o transporte interno ou comercialização de vegetais, suas partes, produtos ou subprodutos, produzidos no território pernambucano, exigir-se-á a Nota Fiscal ou outro documento que identifique a condição de produtor, beneficiador ou comerciante no Estado, excetuando-se aquelas regiões ou áreas onde ocorram pragas quarentenárias A2, exigindo-se, nesses casos, o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO).

II. O comércio de vegetais, suas partes, produtos e subprodutos potenciais veículos de pragas quarentenárias A2 e não quarentenárias regulamentadas, provenientes de outras unidades federativas, somente será permitido no território pernambucano, quando acompanhado de Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).

III. Não será exigida PTV para vegetais, suas partes, produtos e subprodutos potenciais veículos de pragas quarentenárias A2 e não quarentenárias regulamentadas, provenientes de outras unidades federativas, desde que estejam de passagem, não sendo comercializados nem armazenados no território pernambucano.

Está(ão) CORRETA(S)

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.