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Simulado Abordagem Humanística da Administração - Teoria das Relações Humanas | CONCURSO

Simulado Abordagem Humanística da Administração - Teoria das Relações Humanas

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(1,0) 1 - 

Relacione a COLUNA II com os princípios das abordagens da Escola Clássica, Administração Humanista e Comportamental e Escola Estruturalista, com suas respectivas teorias, abordagens e escola na COLUNA I.

COLUNA I

1. Abordagem Humanista e Comportamental.
2. Escola Clássica.
3. Escola Estruturalista.

COLUNA II

( ) Defende a importância da análise dos padrões humanos de comportamento e sua difusão na empresa.
( ) Apresenta uma múltipla abordagem englobando a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais.
( ) O Método da Interação e o Método da Barganha são duas contribuições dessa abordagem.
( ) O trabalhador é uma “engrenagem” que pode ser substituída na medida em que não seja mais produtivo.
( ) É uma preocupação constante promover a integração das pessoas para, em seguida, coordenar suas atividades.
( ) Negligencia o fator humano por considerá-lo inerente a um sistema mais mecanicista.
( ) Existe um peso maior na apresentação do ambiente externo que se inter-relaciona diretamente com o ambiente interno.

  • a) 3 2 1 3 2 1 2
  • b) 2 1 2 1 1 2 2.
  • c) 1 3 1 2 1 2 3
  • d) 3 1 1 3 2 1 3
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(1,0) 2 - 

Na literatura que trata da gestão de pessoas, é comum encontrar a tipificação de sistemas administrativos. Quatro são mais comumente mencionados: autoritário-coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo. Dentre as descrições abaixo, qual está relacionada ao sistema administrativo participativo?

  • a) Sistema de comunicações que privilegia informações verticais, descendentes e que comportam ordens.
  • b) Sistema de recompensas com ênfase nas medidas disciplinares, gerando obediência estrita aos regulamentos internos.
  • c) Relações interpessoais toleradas com condescendência em meio a uma organização informal incipiente.
  • d) Relações interpessoais que privilegiam o trabalho em equipes, a criação de grupos informais, a confiança mútua e o envolvimento grupal.
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(1,0) 3 - 

Na teoria de administração de recursos humanos, a tese da reciprocidade significa:

  • a) a organização paga e deve ter obrigatoriamente serviços recíprocos dos seus empregados.
  • b) os empregados devem ter a reciprocidade do salário.
  • c) a organização funciona como uma contra partida recíproca à sociedade.
  • d) a organização funciona como um sistema que recebe contribuições dos participantes em troca de incentivos ou alicientes.
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(1,0) 4 - 

A teoria das relações humanas, dentre outras contribuições, trouxe estudos sobre os tipos de supervisão e diz que pessoas satisfeitas produzem mais, embora se saiba hoje que isso nem sempre é verdade. Para Maslow, o princípio básico da motivação é "uma necessidade satisfeita não é um motivador de comportamento" . Considerando a teoria das necessidades de Maslow, assinale a opção correta.
A maioria das pessoas procura satisfazer as necessidades de:

  • a) status antes das necessidades de associação.
  • b) segurança antes das necessidades de associação.
  • c) autorrealização antes das necessidades de status.
  • d) status antes das necessidades de segurança.
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(1,0) 5 - 

A motivação, dentro do ambiente empresarial, é um elemento fundamental para que os empregados se comprometam com o atingimento dos objetivos organizacionais. Várias são as teorias motivacionais que fundamentam as práticas empresariais visando estimular o empregado a ter maior produtividade e qualidade no desenvolvimento de suas atividades.
Segundo a Teoria de Herzberg, os fatores que levam à satisfação no trabalho são diferentes daqueles que levam à insatisfação. Segundo Maslow, existe uma hierarquia de necessidades, em que, à medida que uma necessidade é satisfeita, a próxima se torna dominante.
Assinale a alternativa que apresente uma prática que possibilita a motivação dos empregados.

  • a) Tratamento igual para todos, homogeneizando as necessidades individuais.
  • b) Dar plena responsabilidade e autonomia a todos os empregados.
  • c) Dissociar a remuneração do desempenho.
  • d) Assegurar que as metas estabelecidas sejam percebidas como factíveis.