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Simulado A Experiência do Sagrado para o Enem | ENEM

Simulado A Experiência do Sagrado para o Enem

SIMULADO A EXPERIÊNCIA DO SAGRADO PARA O ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de A Experiência do Sagrado, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado A Experiência do Sagrado para o Enem contém um total de 7 questões de com um tempo estimado de 21 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de A Experiência do Sagrado, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno ENEM. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno ENEM não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#200151
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Experiência do Sagrado
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

De fato, não é porque o homem pode usar a vontade livre para pecar que se deve supor que Deus a concedeu para isso. Há, portanto, uma razão pela qual Deus deu ao homem esta característica, pois sem ela não poderia viver e agir corretamente. Pode-se compreender, então, que ela foi concedida ao homem para esse fim, considerando-se que se um homem a usa para pecar, recairão sobre ele as punições divinas. Ora, isso seria injusto se a vontade livre tivesse sido dada ao homem não apenas para agir corretamente, mas também para pecar. Na verdade, por que deveria ser punido aquele que usasse sua vontade para o fim para o qual ela lhe foi dada?

AGOSTINHO. O livre-arbítrio. In: MARCONDES, D. Textos básicos de ética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

Nesse texto, o filósofo cristão Agostinho de Hipona sustenta que a punição divina tem como fundamento o(a)

  • a) desvio da postura celibatária.
  • b) insuficiência da autonomia moral.
  • c) afastamento das ações de desapego.
  • d) distanciamento das práticas de sacrifício.
  • e) violação dos preceitos do Velho Testamento.
#200153
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Experiência do Sagrado
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre, já que Deus vê esse ato livre com antecedência.

SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado).

Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma

  • a) natureza condicionada.
  • b) competência absoluta.
  • c) aplicação subsidiária.
  • d) utilização facultativa.
  • e) autonomia irrestrita.
#200157
Banca
. Bancas Diversas
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A Experiência do Sagrado
Concurso
ENEM
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(1,0) 3 - 

Pude entender o discurso do cacique Aniceto, na assembleia dos bispos, padres e missionários, em que exigia nada mais, nada menos que os índios fossem batizados. Contestava a pastoral da Igreja, de não interferir nos costumes tribais, evitando missas e batizados. Para Aniceto, o batismo aparecia como sinal do branco, que dava reconhecimento de cristão, isto é, de humano, ao índio.

MARTINS, J. S. A chegada do estranho. São Paulo: Hucitec, 1993 (adaptado).

O objetivo do posicionamento do cacique xavante em relação ao sistema religioso externo às tribos era

  • a) flexibilizar a crença católica e seus rituais como forma de evolução cultural.
  • b) acatar a cosmologia cristã e suas divindades como orientação ideológica legítima.
  • c) incorporar a religiosidade dominante e seus sacramentos como estratégia de aceitação social.
  • d) prevenir retaliações de grupos missionários como defesa de práticas religiosas sincréticas.
  • e) reorganizar os comportamentos tribais como instrumento de resistência da comunidade indígena.
#200161
Banca
. Bancas Diversas
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A Experiência do Sagrado
Concurso
ENEM
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(1,0) 4 - 

Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto.
Essa regra pode ser entendida como

  • a) uma demonstração de que o islamismo é um ramo do judaísmo tradicional.
  • b) um indício de que a carne de porco era rejeitada em toda a Ásia.
  • c) uma certeza de que do judaísmo surgiu o islamismo.
  • d) uma prova de que a carne do porco era largamente consumida fora das regiões áridas.
  • e) uma crença antiga de que o porco é um animal impuro.
#200165
Banca
. Bancas Diversas
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(1,0) 5 - 

A Experiência do Sagrado para o Enem + IMAGEM 1

Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que

  • a) eram baseadas nas ciências da natureza.
  • b) refutavam as teorias de filósofos da religião.
  • c) tinham origem nos mitos das civilizações antigas.
  • d) postulavam um princípio originário para o mundo.
  • e) defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.
#200166
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. Bancas Diversas
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A Experiência do Sagrado
Concurso
ENEM
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(1,0) 6 - 

Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.

TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002.

O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por

  • a) reiterar a ortodoxia religiosa contra os heréticos.
  • b) sustentar racionalmente doutrina alicerçada na fé.
  • c) explicar as virtudes teologais pela demonstração.
  • d) flexibilizar a interpretação oficial dos textos sagrados.
  • e) justificar pragmaticamente crença livre de dogmas.
#200170
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. Bancas Diversas
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A Experiência do Sagrado
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ENEM
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(1,0) 7 - 

Tomás de Aquino, filósofo cristão que viveu no século XIII, afirma: a lei é uma regra ou um preceito relativo às nossas ações. Ora, a norma suprema dos atos humanos é a razão. Desse modo, em última análise, a lei está submetida à razão; é apenas uma formulação das exigências racionais. Porém, é mister que ela emane da comunidade, ou de uma pessoa que legitimamente a representa. GILSON, E.; BOEHNER, P. História da filosofia cristã. Petrópolis: Vozes, 1991 (adaptado).
No contexto do século XIII, a visão política do filósofo mencionado retoma o

  • a) pensamento idealista de Platão.
  • b) conformismo estoico de Sêneca.
  • c) ensinamento místico de Pitágoras.
  • d) paradigma de vida feliz de Agostinho.
  • e) conceito de bem comum de Aristóteles.